Ola!
se tem um minimo de conhecimento do que é um BD vai torcer o nariz,
Ninguém pergunta nada sobre isso. Isso foi lá nos anos 90, hoje ninguém liga, só quer que funcione. Tenho clientes a 600/800Km vou lá 1 vez por ano para passear, 3 telefonemas por mês é muito! e não é uma loja tão pequena, tem 9/10 CPUs, emite NFCe, NFe compras, receber etc...
Esse cliente mesmo, todo sábado reindexava o DBF, migrei o sistema dele para Harbour+LetoDbf, ficou super rápido com Windows Server, até agora nunca corrompeu nada, já tem 3 anos rodando sem reindexar nada. E é grande com vários relatórios.
Ele está satisfeito, pq ele usa 100% todo o sistema ele tem seus 65 anos de idade e não quer reaprender, redigitar, etc trocar um sistema com mais de 26 anos clipper e agora harbour. Fiz algumas mudanças, aumento dos campos numéricos, estava saindo ****.***,** em alguns relatórios...
Não vejo problema nenhum com DBF, desde que conheci o LetoDB[f]. Já ia mudar para algum SGBD, mas fiquei no DBF. Esse ano começo mudar para o MariaDb, talvez use SQLMIX.
DBF é super confiável. Funciona desde priscas eras, desde que saibamos fazer corretamente a engenharia das estruturas.
Falar que mudou de DBF, pequeno "estrutura" para algum SGBD blz, mas um programa que emite NFe por exemplo é enorme. Não é uma tarefa simples.
Com n detalhezinhos, construídos ao longo dos anos. No meu caso tenho que fazer outro paralelo ao que usa DBF, ai nem sei se usarei Hwgui, se vou para Html, PHP etc..., Temos que gerar SPED, leis, etc, ainda dar manutenção do que já está pronto.
DBF não é antiquado, é sólido, confiável, muitos ainda usam, vai perdurar por muito tempo. Tem gente que usa COBOL BD em COBOL!
O problema do DBF era pq não tinha servidores, agora tem. O ADS mesmo é um exemplo, é super caro!
Ainda tenho que ver os custos para manutenção do SGBD nos clientes, cópia de segurança etc... Hoje ninguém quer saber de nada o programa tem que fazer tudo.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.