Tendências para o futuro (meus dois centavos)
Moderador: Moderadores
O problema é o nível de dependência, se o cara da ponta ficar doente todo o resto cai.
Alguns podem sobreviver porque vão dar um jeitinho, mas os que só funcionam através do outros, estão lascados. (minha opinião)
Alguns podem sobreviver porque vão dar um jeitinho, mas os que só funcionam através do outros, estão lascados. (minha opinião)
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense em um servidor local e os clientes. No servidor pode ter a aplicação servindo páginas javascript que usam PWA e os celulares acessam essas páginas. Por exemplo: um sistema de pedidos em um restaurante. O cliente faz o pedido pelo celular e o servidor pode estar local. Não é obrigatório a outra ponta estar na web.
Outro exemplo: um controle de estoque em rede local que realiza o cadastro com fotos. A aplicação PWA controla a câmera do smartphone e envia a foto do produto para o banco de dados.
Um sistema de rastreamento que armazena as coordenadas obtidas pelo celular. Por exemplo: uma ordem de serviço pode ser criada por um técnico no local de atendimento, as coordenadas GPS são gravadas e podem ficar no banco local até a internet voltar. O Pwa obtem as coordenadas e pode até armazenar localmente caso o servidor esteja inacessível.
- JoséQuintas
- Administrador

Tendências para o futuro com o (X)Harbour:
Se considerarmos que o Clipper 5.0 introduziu o make pra compilação, e até hoje tem gente usando BAT, 40 anos depois....
Se considerarmos que o Clipper mostrava que faltavam funções, que só poderiam existir em fonte ou lib, e até hoje tem gente com dúvida nisso....
Se considerarmos que o HBMK2 é insuperável, pra Harbour e XHarbour, e é mais simples do que tudo que existe, e muitos não usam...
Se considerarmos que GCC tem pra tudo que é plataforma, mas insistem em outros compiladores...
Se considerarmos que existem grupos divididos em grupos cada vez menores....
Vai acabar morrendo tudo, programadores, aplicativos, e linguagens.
Se considerarmos que o Clipper 5.0 introduziu o make pra compilação, e até hoje tem gente usando BAT, 40 anos depois....
Se considerarmos que o Clipper mostrava que faltavam funções, que só poderiam existir em fonte ou lib, e até hoje tem gente com dúvida nisso....
Se considerarmos que o HBMK2 é insuperável, pra Harbour e XHarbour, e é mais simples do que tudo que existe, e muitos não usam...
Se considerarmos que GCC tem pra tudo que é plataforma, mas insistem em outros compiladores...
Se considerarmos que existem grupos divididos em grupos cada vez menores....
Vai acabar morrendo tudo, programadores, aplicativos, e linguagens.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Eu mesmo posso fazer muita coisa apenas com HTML + CGI. CGI pode ser até com .BAT .EXE etc...
O problema é que poucos entendem quê, quem está ditando tudo isso são os navegadores.
Se vc programa para navegadores vc tem tudo!
Posso melhorar mais ainda com conhecimentos em JAVA/JavaScript/Perl/Python etc,etc, até Harbour.
O Harbour sem IDE como tem o Free Pascal LAZARUS vai sempre fica no fogo baixo, só cozinhado o galo. Porquê para o Harbour crescer como linguagem precisa se emancipar do Fivewin/Xailer/etc... essas ferramentas pagas são ancoras, que não deixam o Harbour partir, continua PORTO, e não cresce muito.
Por isso a Minigui tem muito mais usuários que o próprio Harbour. Tem gente que nem usa o modo gráfico, só usa a IDE para gerar o antigo programa em modo console. Escondendo o HBMK2 e outras coisas como por exemplo enviar email ou usando BCC 5.8 e não sabem como encontrar uma função, não sabem de qual LIB tal função pertence. Misturando versões de BCC e até presos(sem saberem) as diferentes extensões x.a, x.lib, x.so, x.dll ou 32Bits com 64Bits, pq sem IDE padrão temos que aprender tudo isso.
Vamos pensar positivo e aguardar essa movimentação do Victor Szakats, sem roupa(IDE/RAID) o harbour não consegue andar mais rápido.
O Viktor começou a fazer ela com o HBMK2 mas até hoje tem gente que gosta de .bat. Imagine uma IDE que gera EXE para o Win/Linux/Android... Pega o fontes do Harbour gera o .EXE as LIBS e podemos adicionar várias LIBS, igual existe com o Lazarus. Imagine uma IDE similar ao Lazarus, importando a grosso modo(exemplo) recursos da HWGUI/Minigui/FiveWin...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
No fim, faz quem sabe, não importa como ou linguagem, se funciona e atende o cliente então tudo bem.Vai acabar morrendo tudo, programadores, aplicativos, e linguagens.
Eu mesmo posso fazer muita coisa apenas com HTML + CGI. CGI pode ser até com .BAT .EXE etc...
O problema é que poucos entendem quê, quem está ditando tudo isso são os navegadores.
Se vc programa para navegadores vc tem tudo!
Posso melhorar mais ainda com conhecimentos em JAVA/JavaScript/Perl/Python etc,etc, até Harbour.
O Harbour sem IDE como tem o Free Pascal LAZARUS vai sempre fica no fogo baixo, só cozinhado o galo. Porquê para o Harbour crescer como linguagem precisa se emancipar do Fivewin/Xailer/etc... essas ferramentas pagas são ancoras, que não deixam o Harbour partir, continua PORTO, e não cresce muito.
Por isso a Minigui tem muito mais usuários que o próprio Harbour. Tem gente que nem usa o modo gráfico, só usa a IDE para gerar o antigo programa em modo console. Escondendo o HBMK2 e outras coisas como por exemplo enviar email ou usando BCC 5.8 e não sabem como encontrar uma função, não sabem de qual LIB tal função pertence. Misturando versões de BCC e até presos(sem saberem) as diferentes extensões x.a, x.lib, x.so, x.dll ou 32Bits com 64Bits, pq sem IDE padrão temos que aprender tudo isso.
Vamos pensar positivo e aguardar essa movimentação do Victor Szakats, sem roupa(IDE/RAID) o harbour não consegue andar mais rápido.
O Viktor começou a fazer ela com o HBMK2 mas até hoje tem gente que gosta de .bat. Imagine uma IDE que gera EXE para o Win/Linux/Android... Pega o fontes do Harbour gera o .EXE as LIBS e podemos adicionar várias LIBS, igual existe com o Lazarus. Imagine uma IDE similar ao Lazarus, importando a grosso modo(exemplo) recursos da HWGUI/Minigui/FiveWin...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

Como assim imaginar?Itamar M. Lins Jr. escreveu:Imagine uma IDE similar ao Lazarus, importando a grosso modo(exemplo) recursos da HWGUI/Minigui/FiveWin...
Isso existe faz anos, só não é em formato IDE.
Até tú.....
O que sempre atrapalha é o XHarbour.... infelizmente....
No dia que as LIBs enxergarem alguma coisa, vai ser tarde demais.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Lembram do videocassete
?
Tinha relógio, mas acabava a luz, ele não tinha mais horário.
Então...
Agora acontece isso também com o microondas, com o fogão, e outras coisas mais.
A pilha do computador seria uma boa solução, mas....
Sei lá o que dizer do futuro, se algo simples assim, que já tem solução, não é resolvido....
Tinha relógio, mas acabava a luz, ele não tinha mais horário.
Então...
Agora acontece isso também com o microondas, com o fogão, e outras coisas mais.
A pilha do computador seria uma boa solução, mas....
Sei lá o que dizer do futuro, se algo simples assim, que já tem solução, não é resolvido....
José M. C. Quintas