Firebird com xHarbour

Forum sobre SQL.

Moderador: Moderadores

ip_ram
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Firebird com xHarbour

Mensagem por ip_ram »

Olá!

Preciso migrar as tabelas de DBF para um banco de dados. No caso, escolhi o Firebird 2.5.

Não consegui acessar as tabelas do Firebird através do exemplo que está na pasta \Contrib\Firebird do xHarbour.

Alguém poderia me ajudar enviando como faço a conexão ao banco e o acesso às tabelas e demais funções?

Obrigado!

Rodrigo Melo
Belo Horizonte / MG
xHarbour 121 / FWH 1202 / BCC582
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Firebird com xHarbour

Mensagem por Poka »

Rodrigo, não sei se já resolveu o seu problema ou não.
Já passei vários arquivos de dbf para firebird 2.5 e vice versa, utilizando ODBC.

As tabelas que você vai criar no Firebird , vão ter os mesmos nomes e campos dos DBFs?.
Esta semana não vai dar tempo , mas a semana que vem coloco aqui os exemplos já funcionando num sisteminha para vc ter uma idéia.
Vou abrir um outro tópico, porque também tenho alguma dúvidas, visto que comecei a estudar à somente alguns meses o firebird 2.5, e estou gostando bastante.

Poka
ip_ram
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Firebird com xHarbour

Mensagem por ip_ram »

Poka e Kapiaba,

Depois de muito pesquisar e perguntar em espanhol, inglês e português, consegui acessar tabelas no Firebird.

Usei o exemplo que está na pasta \contrib\firebird (Rodrigo Moreno) e o roteiro do Ruy Maurício (http://www.girashop.com.br/xharbour/Firebird.htm).

Também recebi do Linhares um link para acessar o exemplo do Rodrigo Moreno (https://github.com/vszakats/harbour-cor ... ib/hbfbird).

Vou juntar todos os códigos que usei para fazer o acesso e publicarei aqui em breve.

No mais, agradeço a colaboração de todos!

Rodrigo Melo
Belo Horizonte / MG
vilian
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Firebird com xHarbour

Mensagem por vilian »

Amigos,

Estou precisando acessar um banco Firebird e pesquisando achei a HBFBird com a qual já consegui avançar um pouco. Agora estou com um problema relacionado aos campos do tipo DATA.
Se incluo qualquer campo deste tipo numa query, retorna sempre um erro -206, se pego a mesma query e executo no IBExpert , passa sem problema.

Ex: SELECT id_ponto,nosso_numero,dt_emissao FROM BOLETO_BANCARIO

Alguma ideia de como resolver isso ?
alxsts
Colaborador
Colaborador

Firebird com xHarbour

Mensagem por alxsts »

Olá!

Este erro -206 não é do FireBird. Portanto, deve ser da HBFBird. Tem alguma mensagem associada ao código de erro? Está usando a HBFBird mais atual?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
vilian
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Firebird com xHarbour

Mensagem por vilian »

Alxsts,

Um detalhe que percebi, é que o problema só acontece quando incluo na query campos dos tipos DATE ou NUMERIC, se tiver apenas campos do tipo CHAR vai normal.
Inspecionando o objeto Query consigo ver isso:

Imagem

Ajuda?
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Firebird com xHarbour

Mensagem por JoséQuintas »

Não mexo com firebird, então um chute:
Será que a biblioteca está preparada pra campos com conteúdo NULO?
Pelo menos no MySQL, como exemplo, deixar um campo numérico vazio não significa que seja zero, e nem mesmo que seja conteúdo numérico.
E os programas de gerenciamento geralmente sabem como trabalhar com isso, por isso lá funciona.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Responder