Começar pelo fim
Se fizer uma comparação visual do IE6 (WIn98) com o Edge (Win10), dá pra ver que alguma (ou muita) coisa mudou. A realidade hoje é outra, com a net “10mega”, os smartphones, 3D etc.
Visual ganhando de 7x1 de textos longos (“uma imagem vale mais do que mil palavras”). Informação rápida, visual, nada de muita perfumaria, nada de poluição visual desnecessária. To the point, fast. Este é o ponto fundamental.
Então, continuar usando as telas típicas do Dbedit do Clipper, com linhas verticais, é meio vintage, né não?, cópia fiel daqueles exemplos dos livros antigos do Clipper Summer.
A salvação? Hoje, mesmo com o Clipper 52e, dá pra mostrar a coisa de uma maneira mais moderna. É só querer.
Nem só de clientes vivem as notas.
Tem cliente, fornecedor, armazém, assistência técnica, etc.
E nem precisa considerar notas recebidas pra ter isso.
O EXEMPLO que montei com o Photoshop, sobre a tela do Andrioli, foi só um exemplo.
Óbvio que a informação tem que informar. O core da questão é que, se estou na rotina Cadastro de Clientes e lá em cima da tela diz ”Cadastro de Clientes”, eu não preciso colocar, no topo da coluna respectiva, o texto “Nome do Cliente”. Basta “Nome”.
Menos poluição visual. Menos chover no molhado.
Sobre os traços, uma opção que uso em algumas telas é usar uma cor mais leve para os traços.
Tem horas que os traços ajudam muito.
Eu nunca tive nenhuma reclamação ou demanda de nenhum cliente quando aboli os traços verticais e/ou horizontais. A indentação dos campos, justificados à direita ou esquerda, junto com headers, resolveram a charada, pra mim, em 100%.
Fiz pesquisa a respeito? Sim, fiz. Cliente nenhum tava preocupado com as linhas separadoras. Do mesmo jeito que fiz pesquisa sobre o relógio na tela. O usuário sentado, usando o programa, eu perguntava "que horas são?". Todos (101%) consultaram o relógio grudado no braço. Nenhum, nunca, olhou as horas no meu programa (ou no Windows).
Aliás, nesse grupo de trabalho do novo software que citei, estamos debruçados sobre telas de dezenas de software e uma das premissas é que linhas separadoras, verticais ou horizontais, nem pensar. Como substituir? Cores. Em blocos, como no Win10.
Igual usar cores:
Se usar tudo muito colorido, nunca vai conseguir chamar a atenção para determinada informação da tela.
Se usar cores limitadas, vai conseguir destacar alguma coisa sempre que foi necessário.
Um alerta de data vencida , por exemplo.
Concordo. É igual o cara que, ao fazer o currículo no Word, usa BOLD em quase tudo, ressalta tudo e mais um pouco. No fim, o BOLD some, não ressalta nada.
Sobre ressaltar data vencida, eu uso o seguinte: uma opção no menu principal, chamada HOJE. O cliente entra nela e o software varre tudo o que é contas a pagar, contas a receber, aniversário, furos no fluxo de caixa, o que for, e mostra o que e onde a coisa tá pegando (ou vai pegar). É algo com um “/scannow”.
Levei essa idéia pro grupo de trabalho do novo sofware, virou um dos núcleos.
Por que? Porque software gerencial não é pra colecionar informação. Quem faz isso é o contador e o software dele. Software gerencial ajuda a gerenciar, mostra onde a coisa tá pegando, no conjunto.