Mouse x Read

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

alemao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mouse x Read

Mensagem por alemao »

Olá,

Estou usando a Lib Clipmous e não funciona o mouse quando há um READ na execução. Nas telas onde havia prompt fui obrigado a eliminar o menu e deixar apenas a opção com o mouse. Ou seja, criei um recurso novo mas precisei sacrificar o antigo. Gostaria de poder usar as duas opções (prompt e mouse).

Outra coisa, nos formulários de entrada de dados que usam read após os gets, o mouse também não funciona, talvez pelo mesmo problema do prompt, que na verdade não é o prompt o problema e sim o read.

Dessa forma o mouse só funciona para navegar entre os menus, e nas telas de dados não posso usar.

1. Como faço para eliminar este problema?
2. Como faço para tornar o cursor do mouse tipo gráfico e não aquele █ igual ao edit do dos.

O compilador é o 5.2

Obrigado.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Prezado,

Para realizar o que vc deseja, deve passar a usar o Clipper 5.3, que tem suporte ao mouse, tanto no modo texto como no modo gráfico (usando a LLIBG).
Abaixo segue um código fonte para teste das funções do mouse em Clipper 5.3 com o uso da LLIBG.

[set videomode to 18
MSHOW(MAXCOL()/2,MAXROW()/2,.T.)
dispbox(0,0,MAXROW(),79,CHR(4)+CHR(8))
@1,4 say "Arquivo Edicao Ver Sair" Color "n/w"
DO WHILE INKEY()!=27
aMSTATE=MSTATE()
@24,05 say MROW() color "b/w" Pict "99"
@24,10 say MCOL() color "b/w" Pict "99"

@24,16 SAY "Esq."+if(aMSTATE[5]==1," Sim"," Nao") color "b/w"

@24,25 SAY "Dir."+if(aMSTATE[6]==1," Sim"," Nao") color "r/w"

If aMSTATE[5] == 1 .And. MROW() == 10 .And. MCOL() == 40
Alert("Voce pressionou o Mouse;e apareceu esta janela")
Endif

ENDDO
set videomode to 3
CLS]

Abraços[/code]
messenger : software_facil@hotmail.com
alemao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por alemao »

Como eu faço para Linkeditar esse exemplo usando a LLIBG.CH?

USO O BLINKER OU EXOSPACE?

Tentei linkeditar meu soft com o 5.3 e recebo a msg:

BLINKER :
1115 - arquivo.obj(arquivo) '_caplengt': unresolved external
1121 - This is not a Clipper 5.3. application

EXOSPACE :

#4008 - FILE EXOSPACE.LIB - Can't find indicated file
#4056 - Abort error level exceeded

Sempre usei RTlink. Não entendo muito de 5.3. Se alguém puder me ajudar a compilar com o 5.3 agradeço

Para rodar este exemplo de mouse, como devo especificar o arquivo LLIBG.CH? Com #include ? Aguardo dicas.

Abraços.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Prezado,

Desculpe não ter explicado como compilar e linkar o exemplo.

Para Compilar :
CLIPPER MOUSE

Para Linkar :
BLINKER FILE MOUSE LIB LLIBG

Para realizar as duas tarefas acima, vc deve ter o Clipper 5.3 e uma versão do Blinker superior ou igual a 5.1 instalados em sua máquina.
Para conseguir o Clipper 5.3, acesse o site www.upseros.com para conseguir o Blinker, pesquise aqui mesmo no fórum que encontrará um link para baixá-lo, se não me engano é a versão 7.0

Como uso muito o Clipper 5.3 com a LLIBG, gostaria de incentivar a quem está lendo essa postagem, a ir atrás de coisas melhores, pois se vc ainda não pensou em passar para 32bits e "for Windows" ou "for Linux", use o que há de melhor em 16bits, que é o nosso bom e velho Clipper 5.3 usando recursos da lib Light Lib Graphics (LLIBG) juntamente com o linkeditor Blinker, veja abaixo algumas considerações que talvez possam lhe esclarecer e ajudar na sua decisão, ou ao menos, em testes isolados para ver como funciona :

1- Se vc usa Clipper 5.01, 5.2, não muda nada, pois todos os comandos e funções que essas versões mais antigas possuem, o 5.3 tbem tem ;
2- O que muda, é que o Clipper 5.3 tem comandos e funções novos para manipular a parte gráfica do DOS, o mouse, listbox, checkbox, radiobutton, menu pull-down com letras em destaque, botões, 80 colunas por 30 linhas, etc ;
3- O Clipper 5.3 é a versão mais estável e confiável, e isso não sou eu quem diz, e sim a CA, pois houveram mudanças em seu núcleo e ele foi compilado com uma versão de C mais atual (para a época) ;
4- Muitas pessoas tem dificuldade em usar o Blinker, mas ele é somente um linkador, como o Rtlink, a diferença é que ele tem muitos recursos, tanto para gerar EXE para DOS como para Windows, então é preciso saber contruir um script de linkedição bem feito, e pronto, tudo está resolvido, inclusive, no site do Vagner www.vagucs.com.br tem um exemplo de script para o Clipper 5.3 usando a LLIBG

Abraços

PS: Não misture arquivos do Clipper 5.x com os do Clipper 5.3
alemao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por alemao »

Legal. Muito obrigado pelas dicas. Mas vamos às dúvidas.

Algumas Considerações:

- Meu sistema atual é todo feito em Clipper Summer. Recebo erros ao compilar com o 5.3 conforme descrito anteriormente. Um sistema em Summer pode ser compilado com o 5.3? Se não pode, é uma tremenda sacanagem, visto que as versões mais recentes deveriam agragar tudo que foi criado em versões anteriores, para evitar que o código seja todo refeito.

- Baixei o 5.3 no site indicado e o pacote já vem com o Blinker (agora não sei qual versão). Posso utilizar esse linkador ou tenho que pegar realmente a versão 7.0?

- Se eu não puder compilar meu programa de Summer com o 5.3, infelizmente não vou poder implementar novos recursos, visto que vai ser uma grande mão de obra reescrever o sistema todo em 5.3 apenas para ele aceitar recursos gráficos e de mouse. O crime não compensa.. hehe.

- Na verdade estou fazendo alterações no sistema e tenho que dar uma "garibada" geral nele. Criar novas rotinas, alterar rotinas anteriores e criar novos relatórios. Por isso, se tiver que mudar alguma coisa tem que ser agora, mas reescrever o sistema todo será inviável.

- Agora uma questão polêmica: Vale a pena tudo isso? Veja, certa vez, para brincar, peguei todos os DBF e converti para um banco Access. Depois criei uma interface em VB5 e pode utilizar o banco de dados todo com interface de Win. Tudo estava indo bem até o dia em que precisei formatar a máquina, e esqueci de fazer o backup do sistema :( . Perdi tudo!.... Não seria difícil fazer o sistema em VB com banco Access, mas vou te falar um negócio.... É um grande pé-no-saco programar em Windows. :)) . Estou sem coragem de começar tudo de novo a refazer o sistema em VB ou Delphi ou qq chatice do Windows. Prefiro dar uma geral nele com o Clipper mesmo. E cá pra nós, programar em Clipper é divertido, vc tem o domínio do sistema (única coisa chata é a parte gráfica, ficar determinando @ L,C nos gets, says, criar as telas e etc...) Isso é chato, mas para trabalhar com banco de dados é extremamente confiável. Não confio muito em sistemas feitos em Windows. Deve ser falta de costume, sei lá.

É mais ou menos assim: Vale a pena passar para 5.3, criar interface gráfica, usar mouse e etc, sendo que na prática, o sistema atual (summer) vai fazer as mesmas coisas que um em 5.3 com a diferença da parte gráfica? Eu acho que não, é apenas uma questão de perfumaria.

Resumindo: 5.3 só se compilar meu sistema feito em Summer (mas compilado e linkeditado com o 5.2). Caso contrário, mantenho os mesmos recursos e apenas desenvolvo as rotinas necessárias.

Abs,

Marcelo
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Vamos as respostas,

"- Meu sistema atual é todo feito em Clipper Summer. Recebo erros ao compilar com o 5.3 conforme descrito anteriormente. Um sistema em Summer pode ser compilado com o 5.3? Se não pode, é uma tremenda sacanagem, visto que as versões mais recentes deveriam agragar tudo que foi criado em versões anteriores, para evitar que o código seja todo refeito."
= não existe sacanagem entre o Summer e o 5.3, porém, detalhes mudaram, então, preciso que vc diga todos os erros que ocorreram durante a compilação, caso contrário, impossível ajudar.

"- Baixei o 5.3 no site indicado e o pacote já vem com o Blinker (agora não sei qual versão). Posso utilizar esse linkador ou tenho que pegar realmente a versão 7.0?"
= eu indico o Blinker a partir da versão 5 em diante, e para ver qual é a versão do Blinker que veio no pacote, basta digitar Blinker+ENTER no prompt do DOS que vc verá de que versão se trata. O fato de usar a versão 7.0, consiste simplesmente do fato de usar uma versão do linkador mais atual.

"- Se eu não puder compilar meu programa de Summer com o 5.3, infelizmente não vou poder implementar novos recursos, visto que vai ser uma grande mão de obra reescrever o sistema todo em 5.3 apenas para ele aceitar recursos gráficos e de mouse. O crime não compensa.. hehe."
= neste caso o crime compensa, quanto a compilação e os erros, veja a resposta na primeira pergunta.

"- Na verdade estou fazendo alterações no sistema e tenho que dar uma "garibada" geral nele. Criar novas rotinas, alterar rotinas anteriores e criar novos relatórios. Por isso, se tiver que mudar alguma coisa tem que ser agora, mas reescrever o sistema todo será inviável."
= vc não precisa reescrever tudo, como disse anteriormente, deverá ver quais os erros e fazer mínimas alterações para compilar com o 5.3, isso se realmente estiver ocorrendo erros do compilador, veja se vc fez tudo correto, somos humanos e podemos errar.

"- Agora uma questão polêmica: Vale a pena tudo isso? Veja, certa vez, para brincar, peguei todos os DBF e converti para um banco Access. Depois criei uma interface em VB5 e pode utilizar o banco de dados todo com interface de Win. Tudo estava indo bem até o dia em que precisei formatar a máquina, e esqueci de fazer o backup do sistema . Perdi tudo!.... Não seria difícil fazer o sistema em VB com banco Access, mas vou te falar um negócio.... É um grande pé-no-saco programar em Windows. . Estou sem coragem de começar tudo de novo a refazer o sistema em VB ou Delphi ou qq chatice do Windows. Prefiro dar uma geral nele com o Clipper mesmo. E cá pra nós, programar em Clipper é divertido, vc tem o domínio do sistema (única coisa chata é a parte gráfica, ficar determinando @ L,C nos gets, says, criar as telas e etc...) Isso é chato, mas para trabalhar com banco de dados é extremamente confiável. Não confio muito em sistemas feitos em Windows. Deve ser falta de costume, sei lá."
= quanto a questão polêmica, depende de cada um, e da necessidade, no seu caso, por tudo o que vc explanou, vale a pena sim, pois o seu trabalho será mínimo, e o resultado final será compensador. Quanto a programar para Windows, é tudo uma questão de saber usar a ferramenta, existem excelentes e confiáveis programas feitos com C, Delphi, VB, Harbour+MiniGUI, xHarbour+HwGUI, e se vc quer sempre ter o domínio do que está fazendo (nesse caso entendo programar ao estilo Clipper), vá aos poucos testando Harbour/xHarbour, vc verá que o controle continua todo com vc, linha a linha, e da falta de costume, com certeza é isso mesmo, falta de costume.

"É mais ou menos assim: Vale a pena passar para 5.3, criar interface gráfica, usar mouse e etc, sendo que na prática, o sistema atual (summer) vai fazer as mesmas coisas que um em 5.3 com a diferença da parte gráfica? Eu acho que não, é apenas uma questão de perfumaria."
= não é uma questão de perfumaria, e ilustro a questão : imagine vc ter que escolher entre uma senhora de 70 anos e a Grazi (ex BBB 5 e capa da Playboy) ! as duas são do sexo feminino, e tem as mesmas funcionalidades, mas qual vc prefere ???

"Resumindo: 5.3 só se compilar meu sistema feito em Summer (mas compilado e linkeditado com o 5.2). Caso contrário, mantenho os mesmos recursos e apenas desenvolvo as rotinas necessárias."
= resumindo, esse seu resumo foi realmente assustador, vc tem um fonte escrito em Summer, quer usar o 5.3 mas só se compilar e linkar com o 5.2, percebeu as incoerências ?

Espero ter ajudado nas suas dúvidas, e só para ter uma idéia do que é possível fazer com o 5.3, e sem malabarismos na programação, visite o meu site e veja as telas, depois baixe os demos e analise !

Abraços
alemao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por alemao »

Operação Inversa:

= não existe sacanagem entre o Summer e o 5.3, porém, detalhes mudaram, então, preciso que vc diga todos os erros que ocorreram durante a compilação, caso contrário, impossível ajudar.
==>> Para Compilar não ocorre erros. Para Linkeditar, o erro é este:
BLINKER :
1115 - nome_arquivo.obj(nome_arquivo) '_CAPLENGT': unresolved external
1121 - This is not a Clipper 5.3. application

<b> Veja: "This is a not Clipper 5.3 application" </b>

= eu indico o Blinker a partir da versão 5 em diante, e para ver qual é a versão do Blinker que veio no pacote, basta digitar Blinker+ENTER no prompt do DOS que vc verá de que versão se trata. O fato de usar a versão 7.0, consiste simplesmente do fato de usar uma versão do linkador mais atual.
==>> Esse Blinker do pacote é 1.0 - Onde posso baixar mais recente mesmo?

= neste caso o crime compensa, quanto a compilação e os erros, veja a resposta na primeira pergunta.
==>> Aguardo sua ajuda quanto ao erro descrito acima.

= quanto a questão polêmica, depende de cada um, e da necessidade, no seu caso, por tudo o que vc explanou, vale a pena sim, pois o seu trabalho será mínimo, e o resultado final será compensador. Quanto a programar para Windows, é tudo uma questão de saber usar a ferramenta, existem excelentes e confiáveis programas feitos com C, Delphi, VB, Harbour+MiniGUI, xHarbour+HwGUI, e se vc quer sempre ter o domínio do que está fazendo (nesse caso entendo programar ao estilo Clipper), vá aos poucos testando Harbour/xHarbour, vc verá que o controle continua todo com vc, linha a linha, e da falta de costume, com certeza é isso mesmo, falta de costume.
==>> Harbour e XHarbour parece interessante. Vou procurar literatura a respeito. Tentei usar VFP mas não gostei.

= não é uma questão de perfumaria, e ilustro a questão : imagine vc ter que escolher entre uma senhora de 70 anos e a Grazi (ex BBB 5 e capa da Playboy) ! as duas são do sexo feminino, e tem as mesmas funcionalidades, mas qual vc prefere ???
==>> Sou mais a Angelina Jolie!!! rs. Vou tentar o 5.3 pensando na Amgelina. Meu sistema tá mais pra Derci Gonçalves do que pra Grazi... hehe.

= resumindo, esse seu resumo foi realmente assustador, vc tem um fonte escrito em Summer, quer usar o 5.3 mas só se compilar e linkar com o 5.2, percebeu as incoerências ?
==>> Talvez eu não tenha explicado direito. Ele é feito em Summer mas compilado com o 5.2 e Linkado com o Rtlink. Pronto!

=Espero ter ajudado nas suas dúvidas, e só para ter uma idéia do que é possível fazer com o 5.3, e sem malabarismos na programação, visite o meu site e veja as telas, depois baixe os demos e analise !
==> Eu vi os exemplos no teu site e gostei muito. Só não baixei as demos para analisar com calma. Tem os fontes lá?

O mais importante é eu conseguir Linkeditar com o Blinker ou Exospace, o resto vou acertando aos poucos. Veja lá em cima os erros que ocorrem. Obrigado.

Abs.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Continuando com as respostas,

Para linkar, vc precisa seguir esses passos :
1- Baixar uma versão mais atual do Blinker, o que pode ser feito no endereço www.escape.com.br/util/blinker7.exe que o colega Augusto aqui do fórum disponibilizou ;
2- Instalar o Blinker e direcionar o path para o local onde está essa nova versão, caso contrário vc ainda vai estar chamando o Blinker 1.0 ;
3- Usar um script de linkedição, que vc encontra no site do colega Vagner www.vagucs.com.br

Seguindo isso, o seu erro desaparecerá, se ele não desaparecer, das duas uma, ou vc fez algo incorretamente ou dentro do seu código fonte existem chamadas a libs que não foram linkadas no seu script.

Só corrigindo a frase "Ele é feito em Summer mas compilado com o 5.2 e Linkado com o Rtlink. Pronto!", não existe código fonte escrito em Clipper puro com versão, e sim, compilador com versão !

Quando vc escreveu "Eu vi os exemplos no teu site e gostei muito. Só não baixei as demos para analisar com calma. Tem os fontes lá?", fiquei feliz em saber que gostou do meu trabalho, obrigado, e quanto aos fontes, eles não estão para download, pois se vc ler bem o que fala no site, eu vendo um CD, o que mostro é para dar noção do que o programador está adquirindo, caso tenha interesse, é só entrar em contato, ou pelo e-mail ou messenger.

Espero que consiga o resultado que deseja, e nunca esqueça, vida de programador não é fácil, moleza, só em BRASÍLIA/DF !!!!

Abraços
Responder