Acesso remoto.
Moderador: Moderadores
Acesso remoto.
Para atualizar o sistema eu uso o google drive que está instalado no servidor do cliente, no servidor do cliente eu tenho um aplicativo que faz tudo, atualiza o exe, base de dados e qualquer outra informação necessária para o sistema. É um utilitário estilo canivete e manda emal para eu saber quando terminou as tarefas.
Só tenho que gravar os arquivos nas pastas sincronizadas do google drive, inclusive recebo backup de base quando preciso.
Obs.: google drive te dá 15gb de armazenamento e é de graça, mas tem outras opções na internet, e não tem problema com o firewall do windows.
Só tenho que gravar os arquivos nas pastas sincronizadas do google drive, inclusive recebo backup de base quando preciso.
Obs.: google drive te dá 15gb de armazenamento e é de graça, mas tem outras opções na internet, e não tem problema com o firewall do windows.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
- JoséQuintas
- Administrador

Acesso remoto.
O sistema atualizar tudo automático não é muito complicado, mas precisa tomar cuidado imaginando tudo que poderia acontecer.
1. Obrigar todos a saírem do aplicativo
2. Fazer um backup de tudo, antes de mexer
3. Alterar estrutura e demais coisas.
Um jeito simples: criando a estrutura nova.
Mas tem que lembrar que se tiver campo memo tem o DBT ou FPT.
Talvez testar espaço em disco, nunca se sabe.
E é muito bom criar número de versão, porque se o cara lá usar uma versão velha, vai estragar toda estrutura.
O backup vai salvar problemas.
O backup... é bom não manter só o último, porque o cara lá pode tentar várias vezes fazer a besteira.
Aqui gravo com data/hora. EMPRESA-20160211-1656.zip
Se o cara fizer a besteira várias vezes, tem vários backups.
Nessa rotina de backup vou apagando os antigos, pra não encher o HD de backups.
Uso o critério de deixar sempre o primeiro de cada mês, além de todos os últimos.
É só ir criando as rotinas, preparando o sistema pra isso, e ir colocando uma coisa de cada vez.
No final é uma ajuda grande tudo isso, de backup, e outras coisas mais.
Minha rotina de backup expulsa todos do aplicativo pra fazer backup.
E não deixa ninguém entrar enquanto o backup estiver sendo feito.
O aplicativo também obriga a sair quando instala versão nova.
No final, uma coisa complementa a outra.
Não precisa fazer tudo de uma vez, vai preparando o aplicativo pra essas operações, uma de cada vez.
Mesmo que demore um mês ou mais pra ficar pronto, algum dia vai ficar pronto, e passa a tirar proveito.
Vai eliminando trabalho que hoje faz manualmente.
Por exemplo:
Se fizer o sistema expulsar quem está usando, já vai te tirar um trabalho manual.
Se fizer o backup pelo sistema, outro trabalho manual eliminado.
Se atualizar o sistema pela internet, outro trabalho manual eliminado.
e por aí vai, até terminar.
1. Obrigar todos a saírem do aplicativo
2. Fazer um backup de tudo, antes de mexer
3. Alterar estrutura e demais coisas.
Um jeito simples: criando a estrutura nova.
Código: Selecionar todos
dbCreate( "novodbf.dbf", aEstrutura )
USE novodbf
APPEND FROM dbfvelho
COPY TO dbfvelho
fErase( "novodbf.dbf" )
Mas tem que lembrar que se tiver campo memo tem o DBT ou FPT.
Talvez testar espaço em disco, nunca se sabe.
E é muito bom criar número de versão, porque se o cara lá usar uma versão velha, vai estragar toda estrutura.
O backup vai salvar problemas.
O backup... é bom não manter só o último, porque o cara lá pode tentar várias vezes fazer a besteira.
Aqui gravo com data/hora. EMPRESA-20160211-1656.zip
Se o cara fizer a besteira várias vezes, tem vários backups.
Nessa rotina de backup vou apagando os antigos, pra não encher o HD de backups.
Uso o critério de deixar sempre o primeiro de cada mês, além de todos os últimos.
É só ir criando as rotinas, preparando o sistema pra isso, e ir colocando uma coisa de cada vez.
No final é uma ajuda grande tudo isso, de backup, e outras coisas mais.
Minha rotina de backup expulsa todos do aplicativo pra fazer backup.
E não deixa ninguém entrar enquanto o backup estiver sendo feito.
O aplicativo também obriga a sair quando instala versão nova.
No final, uma coisa complementa a outra.
Não precisa fazer tudo de uma vez, vai preparando o aplicativo pra essas operações, uma de cada vez.
Mesmo que demore um mês ou mais pra ficar pronto, algum dia vai ficar pronto, e passa a tirar proveito.
Vai eliminando trabalho que hoje faz manualmente.
Por exemplo:
Se fizer o sistema expulsar quem está usando, já vai te tirar um trabalho manual.
Se fizer o backup pelo sistema, outro trabalho manual eliminado.
Se atualizar o sistema pela internet, outro trabalho manual eliminado.
e por aí vai, até terminar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Acesso remoto.
As atualizações que eu faço são no incio do dia quando o servidor é ligado, o sistema só é liberado após o backup, atualizações do sistema principal e/ou base de dados se houver.
Acesso remoto.
Eu não uso campos memo (dbt/fpt) por ter tido muita dor de cabeça n passado corrigindo, eu uso um dbf para gravar os textos esse dbf tem 4 campos: chave, num_linha e linha_memo (observação) são 10 anos sem um registros se quer perdido.
- JoséQuintas
- Administrador

Acesso remoto.
É por aí mesmo.
As atualizações no meu caso, são em qualquer dia e qualquer hora, na prática nem sei quando o cliente faz isso.
Vou alterando e deixando disponível na internet.
É o mesmo EXE pra todo mundo, então não há horário específico.
Se depender do meu servidor, dependendo do caso, aí sim obrigo a atualização em todo mundo.
As atualizações no meu caso, são em qualquer dia e qualquer hora, na prática nem sei quando o cliente faz isso.
Vou alterando e deixando disponível na internet.
É o mesmo EXE pra todo mundo, então não há horário específico.
Se depender do meu servidor, dependendo do caso, aí sim obrigo a atualização em todo mundo.
José M. C. Quintas
Acesso remoto.
E por exemplo se o cliente deixar o terminal aberto?
Exemplo q acontece muito aki tipo fica 1 terminal aberto ai vira o dia e o cara no outro dia segue trabalhando... como vcs fazem a nivel de data e hora?
E se for uma conveniência q usa e fica aberta 24h... como fazem ...
Exemplo q acontece muito aki tipo fica 1 terminal aberto ai vira o dia e o cara no outro dia segue trabalhando... como vcs fazem a nivel de data e hora?
E se for uma conveniência q usa e fica aberta 24h... como fazem ...
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Acesso remoto.
O sistema que eu fiz que é um utilitário, ele atualiza o sistema principal, esse utilitário foi feito em minigui e fica rodando na barra de tarefas do windows, de tempos em tempos ele verifica a pasta do google drive se tem arquivo para atualizar. A atualização é feita com os usuários usando o sistema principal, o usuário que está com o sistema rodando está com uma cópia desatualizada, quando há a atualização o sistema principal verifica um arquivo de controle de atualização e manda uma mensagem para tela pedindo para o usuário encerrar e voltar para concluir a atualização. Além disso o gestor do sistema recebe um email enviado pelo utilitário informando a atualização, esse método tem funcionado sem problemas a muito tempo.
- JoséQuintas
- Administrador

Acesso remoto.
No meu caso, como eu disse, o cliente atualiza quando quer.
Se está funcionando 24 horas e não para, provavelmente não precisa de atualização.
Se está funcionando 24 horas e não para, provavelmente não precisa de atualização.
José M. C. Quintas
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Acesso remoto.
No meu caso tenho um TIMER que fica rodando a cada 1 minuto e em todas as estações, onde faz uma verificação em uma tabela se algum outro usuário iniciou uma atualização marcar esse campo como TRUE e assim que termina de atualiza ele coloca como FALSE e se algo acontecer no meio da atualização ele volta para FALSE, e as estações que ficam monitorando vão fechando sozinho com um aviso de 2min dizendo que vai fechar, dando um pequena chance para o usuário salvar alguma coisa que está fazendo no momento.fladimir escreveu:E por exemplo se o cliente deixar o terminal aberto?
No meu caso, tenho uma rotina que registra os menu usado no sistema, ou seja toda vez que abrir algum menu ou atalho do sistema, é feito algumas verificações e uma é dessas, se virou o sistema, para todo e digo para o usuário reiniciar o sistema.Exemplo q acontece muito aki tipo fica 1 terminal aberto ai vira o dia e o cara no outro dia segue trabalhando... como vcs fazem a nivel de data e hora?
Tenho clientes que rodam 24 horas, mas mesmo esses clientes, eles tem uma parada de 10 ou 15 minutos, e nesse momento é que fazemos as atualizações do sistema, é claro que tem que ser programador, rápido e objetivo nesse momento.E se for uma conveniência q usa e fica aberta 24h... como fazem ...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Acesso remoto.
Amiguinhos,
Alternativas ao TeamViewer: Supremo Remote
Quanto ao Acesso Remoto:
Nunca, mas nunca tenha somente um aplicativo de acesso remoto. O Teamviewer muitas vezes pela perda de sinal cai e voce não consegue re-conectar a não ser que a pessoa do outro lado reinicie o Teamviewer.
Use sempre uma versão mais nova para acessar, mas nos clientes use uma versão antiga, 5, 6 ou 7.
Caso o Teamviewer caia, acesse com o outro aplicativo e suba-o denovo.
Quanto as Atualizações:
Eu uso o MegaSync que conta gratuitamente com 50Gb(o maior de todos).
O método de usá-lo é o seguinte:
- Crie uma conta para o seu negócio ou empresa.
- Crie uma pasta chamada CLIENTES.
- Crie dentro da pasta CLIENTES subpastas para cada um com numero(001,002,...) ou Nome Fantasia ou CNPJ.
- Instale o MegaSync em sua maquina e direcione a visualização para a pasta CLIENTES. Voce terá visão geral de tudo.
- Instale o MegaSync em seu cliente e direcione a visualização para a pasta definida a ele em CLIENTES. Ele só terá visão desta pasta.
Pronto a sincronia está ativada e o MegaSync atua como serviço sendo ligado toda vez que reinicar as máquinas.
Então você deseja atualizar o cliente 002, você joga o arquivo de atualização na pasta C:\MEGASYNC\CLIENTES\002 que está em sua máquina, o MegaSync automaticamente envia ao MEGA.NZ e este alastra para o seu cliente.
Então num momento oportuno você acessa a maquina do cliente, pega o arquivo contido na pasta MEGASYNC e atualiza.
O processo é automático e não tem gargalos como os que encontrei no Dropbox, e outros quando você tem nas pastas de sincronias milhares de arquivos.
Alternativas ao TeamViewer: Supremo Remote
Quanto ao Acesso Remoto:
Nunca, mas nunca tenha somente um aplicativo de acesso remoto. O Teamviewer muitas vezes pela perda de sinal cai e voce não consegue re-conectar a não ser que a pessoa do outro lado reinicie o Teamviewer.
Use sempre uma versão mais nova para acessar, mas nos clientes use uma versão antiga, 5, 6 ou 7.
Caso o Teamviewer caia, acesse com o outro aplicativo e suba-o denovo.
Quanto as Atualizações:
Eu uso o MegaSync que conta gratuitamente com 50Gb(o maior de todos).
O método de usá-lo é o seguinte:
- Crie uma conta para o seu negócio ou empresa.
- Crie uma pasta chamada CLIENTES.
- Crie dentro da pasta CLIENTES subpastas para cada um com numero(001,002,...) ou Nome Fantasia ou CNPJ.
- Instale o MegaSync em sua maquina e direcione a visualização para a pasta CLIENTES. Voce terá visão geral de tudo.
- Instale o MegaSync em seu cliente e direcione a visualização para a pasta definida a ele em CLIENTES. Ele só terá visão desta pasta.
Pronto a sincronia está ativada e o MegaSync atua como serviço sendo ligado toda vez que reinicar as máquinas.
Então você deseja atualizar o cliente 002, você joga o arquivo de atualização na pasta C:\MEGASYNC\CLIENTES\002 que está em sua máquina, o MegaSync automaticamente envia ao MEGA.NZ e este alastra para o seu cliente.
Então num momento oportuno você acessa a maquina do cliente, pega o arquivo contido na pasta MEGASYNC e atualiza.
O processo é automático e não tem gargalos como os que encontrei no Dropbox, e outros quando você tem nas pastas de sincronias milhares de arquivos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Acesso remoto.
É nessa ideia de jogar a atualização na pasta do cliente q depois sincroniza com o cliente q recebe o arquivo de atualização, pq acessar remoto e não deixar automaticamente a atualização?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Acesso remoto.
A sincronização, ok, mas acessar a máquina do cliente e fazer a atualização manual, acho que deveria ser automático, eu faço automático, como eu já disse aqui eu fiz um utilitário de atualização, quando o arquivo cai na pasta sincronizada, este utilitário se encarrega de atualizar e manda um email para mim informando que fez a atualização.
Funciona assim:
O utilitário foi feito em minigui, fica na barra de tarefas do windows e tem um timer de checagem de 10 segundos.
Quando o arquivo sincroniza na pasta, o utilitário tenta renomear o sistema alvo com sistema_aaaa_mm_dd_hh_mm.exe se não consegue após 10 tentativas, manda um aviso para a aplicação alvo informando para o usuário precisa sair para concluir a atualização. Quando o utilitário consegue renomear a aplicação alvo, copia o arquivo e logo em seguida apaga da pasta sincronizada. O acesso remoto eu só faço apara corrigir algo alheio aos procedimentos normais.
Este utilitário é executado na inicialização do s.o. (servidor)
Funciona assim:
O utilitário foi feito em minigui, fica na barra de tarefas do windows e tem um timer de checagem de 10 segundos.
Quando o arquivo sincroniza na pasta, o utilitário tenta renomear o sistema alvo com sistema_aaaa_mm_dd_hh_mm.exe se não consegue após 10 tentativas, manda um aviso para a aplicação alvo informando para o usuário precisa sair para concluir a atualização. Quando o utilitário consegue renomear a aplicação alvo, copia o arquivo e logo em seguida apaga da pasta sincronizada. O acesso remoto eu só faço apara corrigir algo alheio aos procedimentos normais.
Este utilitário é executado na inicialização do s.o. (servidor)
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Acesso remoto.
Amiguinhos.
Vejamos da seguinte forma:
Tanto o asimoes quanto o fladimir podem ver que o resultado pode ser satisfatório.
O seu aplicativo Atualizador fica na taskbar,
- verifica no site de sua empresa(software house) ou na pasta de sincronia um arquivo contendo o numero da atualização(podem ser um testículo com numeral).
- critica este numeral com o numeral em um arquivo .INI e se for diferente processa um urlget da atualização.
- salva esta atualização com o nome sistema.numeral, exemplo vendas.20169758.exe onde 20169758 é o numeral de versão.
- salva este numeral no arquivo .INI.
A proxima vez que o sistema for executado deverá abrir o vendas.20169758.exe. E como fazer isto?
O seu sistema continuará a ser chamado de VENDAS.EXE mas ele será apenas um aplicativo que executará o vendas.20169758.exe. Este aplicativo subirá a memória, lerá o .INI, pegará o numeral, montará a string de execução, executará o vendas.XXXXXXXX.exe e cairá.
O fato de você usar uma pasta de sincronia é que ela ficará separada da pasta do sistema e não será sicronizada com arquivos sendo gerados pelo seu sistema a cada segundo, tipo temporários, indices, etc.
O seu aplicativo Atualizador ao detectar atualização somente avisa o usuário e na próxima vez que ele sair e entrar o sistema já estará sendo executado atualizado.
O seu aplicativo Atualizador pode apresentar as mensagens com telas coloridas, tipo fundo amarelinho para atualização normal sem pressa e fundo vemelho quando atualização crítica que exige saida obrigatória.
Se não me engano tem exemplos meus aqui de apresentação de mensagens estilo Messenger, que sobem na tela, tocam um wav e esmaecem na saida.
Vejamos da seguinte forma:
Tanto o asimoes quanto o fladimir podem ver que o resultado pode ser satisfatório.
O seu aplicativo Atualizador fica na taskbar,
- verifica no site de sua empresa(software house) ou na pasta de sincronia um arquivo contendo o numero da atualização(podem ser um testículo com numeral).
- critica este numeral com o numeral em um arquivo .INI e se for diferente processa um urlget da atualização.
- salva esta atualização com o nome sistema.numeral, exemplo vendas.20169758.exe onde 20169758 é o numeral de versão.
- salva este numeral no arquivo .INI.
A proxima vez que o sistema for executado deverá abrir o vendas.20169758.exe. E como fazer isto?
O seu sistema continuará a ser chamado de VENDAS.EXE mas ele será apenas um aplicativo que executará o vendas.20169758.exe. Este aplicativo subirá a memória, lerá o .INI, pegará o numeral, montará a string de execução, executará o vendas.XXXXXXXX.exe e cairá.
O fato de você usar uma pasta de sincronia é que ela ficará separada da pasta do sistema e não será sicronizada com arquivos sendo gerados pelo seu sistema a cada segundo, tipo temporários, indices, etc.
O seu aplicativo Atualizador ao detectar atualização somente avisa o usuário e na próxima vez que ele sair e entrar o sistema já estará sendo executado atualizado.
O seu aplicativo Atualizador pode apresentar as mensagens com telas coloridas, tipo fundo amarelinho para atualização normal sem pressa e fundo vemelho quando atualização crítica que exige saida obrigatória.
Se não me engano tem exemplos meus aqui de apresentação de mensagens estilo Messenger, que sobem na tela, tocam um wav e esmaecem na saida.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
Acesso remoto.
Olá, Rochinha
No meu sistema posso usar duas opções: quando a atualização não é urgente uso um popup message systray, quando é urgente eu uso um MsgExclamation ou MsgStop, além de mandar email para o gestor do sistema
No meu sistema posso usar duas opções: quando a atualização não é urgente uso um popup message systray, quando é urgente eu uso um MsgExclamation ou MsgStop, além de mandar email para o gestor do sistema
Acesso remoto.
Usamos acesso remoto para diversas finalidades. Atualizar o sistema, dar treinamento, transferir arquivos, ver bug's q so aparecem no cliente kkk... e por aí vai. Não cabe a nós questionar para que um ou outro precisa do acesso remoto.
Atualmente uso o ammy. Deixo instalado como serviço no cliente e entro pra fazer alguma manutenção (geralmente a noite), sem que o outro lado precise 'autorizar' o meu acesso.
Ocorre que o ammy tbm tem limitação. Parece-me que depois de 30horas de conexão em um mes ele bloqueio, ou fica aparecendo avisos... não sei.
Tbm tenho interesse em um sistema para acessos remotos...
Janio
Atualmente uso o ammy. Deixo instalado como serviço no cliente e entro pra fazer alguma manutenção (geralmente a noite), sem que o outro lado precise 'autorizar' o meu acesso.
Ocorre que o ammy tbm tem limitação. Parece-me que depois de 30horas de conexão em um mes ele bloqueio, ou fica aparecendo avisos... não sei.
Tbm tenho interesse em um sistema para acessos remotos...
Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql