Senhores,
Não sei se a postagem foi na seção correta, mas vou tentar explicar minha situação e aceito qualquer tipo de ajuda, sugestão ou crítica... fechei uma Parceria para o Desenvolvimento de um ERP Comercial, acontece que esta parceria durante o desenvolvimento do ERP não será remunerada, ou seja, ninguém receberá pelo trabalho, assim se o projeto não fluir ninguém poderá cobrar nada de ninguém, acontece que estive conversando com algumas pessoas que já tiveram o desprazer de fechar esta parceria e depois o Programador Parceiro sumiu com o código fonte e construiu outro sistema e vendeu, assim preciso fazer um contrato de Parceria prevendo todos estes problemas, alguém teria algum modelo especifico para este caso ?
Eu estaria entrando como Proprietário do Sistema, o outro Parceiro como Programador, o Programador não tem noção de nada sobre o negócio, portanto Eu estarei alimentando Ele com informações para a Construção do ERP, ou seja, será uma troca de informações (mutualidade), da mesma forma que Ele não poderá abandonar o projeto Eu também não abandonarei.
Aguardo os comentários.
Abraços,
Marcos.
Contrato de Parceria para Desenvolvimento de Software
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

Não parece uma troca mútua, parece até menosprezar o trabalho de programador.Eu estaria entrando como Proprietário do Sistema
Se é assim, o certo seria contratá-lo.
E no caso de dar errado?
Vai ficar com os fontes, e fazer parceria com outro, que vai colher os frutos do primeiro?
Se construiu outro sistema, foi outro....depois o Programador Parceiro sumiu com o código fonte e construiu outro sistema e vendeu
É normal todo programador construir uma biblioteca pra agilizar o trabalho.
Os fontes geralmente carregam anos de aprendizado do programador.
Isso pode estar no ERP, mas não se trata de algo que pertence ao ERP.
Além disso, ele teria que esquecer o que aprendeu? difícil.
É difícil separar o que faz parte ou não do projeto específico.
Não faço a menor idéia se algo assim dá certo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Olá
Eu no seu lugar, como disse o Quintas, contrataria o programador, alias vários, um para fazer o Contas a Receber, outro o Contas a Pagar, outro as notas etc. Ou divide o sistema em dois ou três módulos no máximo.
Sem um programador conhecer o outro, assim ninguém fica com o sistema inteiro.
Uma vez todos os cadastros e os campos definidos, dá para o programador fazer separadamente.
Eu tenho somente uns 10 clientes, trabalho sozinho, mas se tivesse centenas de clientes e tivesse que montar uma equipe no meu escritório, faria assim, cada um com a sua parte.
É só uma ideia, porque esse risco você corre.
Risco não, com certeza ele vai levar o sistema, no primeiro desentendimento, já era.
Poka
Realmente isso é um caso sério, já vi isso acontecer.depois o Programador Parceiro sumiu com o código fonte e construiu outro sistema e vendeu
Eu no seu lugar, como disse o Quintas, contrataria o programador, alias vários, um para fazer o Contas a Receber, outro o Contas a Pagar, outro as notas etc. Ou divide o sistema em dois ou três módulos no máximo.
Sem um programador conhecer o outro, assim ninguém fica com o sistema inteiro.
Uma vez todos os cadastros e os campos definidos, dá para o programador fazer separadamente.
Eu tenho somente uns 10 clientes, trabalho sozinho, mas se tivesse centenas de clientes e tivesse que montar uma equipe no meu escritório, faria assim, cada um com a sua parte.
É só uma ideia, porque esse risco você corre.
Risco não, com certeza ele vai levar o sistema, no primeiro desentendimento, já era.
Poka
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Não entendi... Se ninguém vai receber nada, onde está a parceria? E se você será o proprietário, o que o programador vai ganhar com isto? Experiência? E se der certo, o que ele ganhará? Não vejo nenhuma parceria e só você ganhando. E como é que se "amarra" um contrato de valor 0(zero)? Supondo que dê certo, você sai da "parceria" o que o programador vai cobrar de você? Ou vice-versa? Um advogado, não seria o ideal pra dirimir as dúvidas? Ou contratá-lo nas formas da lei não seria a melhor pedida? Abs.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Ola!
Além dos problemas mencionados pelos colegas...
Mais fácil comprar/alugar um. Quer reinventar a roda ? Tem noção do que é um ERP ?, Quanto tempo acha que desenvolve um ?
Qual é o prazo de entrega, faltou informar um dado importante, quanto tempo isso deverá para ficar pronto ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
(QUEM é esse abençoado ?)Programador não tem noção de nada sobre o negócio
Além dos problemas mencionados pelos colegas...
Mais fácil comprar/alugar um. Quer reinventar a roda ? Tem noção do que é um ERP ?, Quanto tempo acha que desenvolve um ?
Qual é o prazo de entrega, faltou informar um dado importante, quanto tempo isso deverá para ficar pronto ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Marcos
- Usuário Nível 3

Calma pessoal, algumas coisas não mencionei no tópico inicial, a Parceria será da seguinte forma: o Programador autor dos códigos terá 35% do lucro líquido dos sistema após as vendas, Eu terei 65% do lucro líquido, 15% o programador sempre terá mesmo se deixar o Projeto, e 20% Ele terá enquanto estiver no projeto. Os 65% será meu por ter a ideia e também estar responsável pela parte comercial do sistema, o programador não se envolverá na Parte Comercial.
A preocupação é durante o desenvolvimento do Projeto e após na Constituição da Empresa, onde o programador será meu sócio, pelo contrário estou tentando preservar a Parceria tentando evitar o que acontece muito, a exemplo na minha cidade, 3 sistemas Comerciais com o mesmo código fonte, sendo comercializados com nomes diferentes, tenho que preservar também meus clientes, não quero vender 10 licenças e ser surpreendido pelo Programador dizendo que deixará o projeto, claro que poderá deixar o projeto mas antes temos que formar equipes e ter outro programador responsável.
O motivo de não estar remunerando o Programador é devido a falta de dinheiro mesmo e também a incerteza da viabilidade do projeto, mas o Programador tem uma visão de futuro e concordou com as condições, agora preciso de firmar isto em documento para não sofrer no futuro.
Marcos.
A preocupação é durante o desenvolvimento do Projeto e após na Constituição da Empresa, onde o programador será meu sócio, pelo contrário estou tentando preservar a Parceria tentando evitar o que acontece muito, a exemplo na minha cidade, 3 sistemas Comerciais com o mesmo código fonte, sendo comercializados com nomes diferentes, tenho que preservar também meus clientes, não quero vender 10 licenças e ser surpreendido pelo Programador dizendo que deixará o projeto, claro que poderá deixar o projeto mas antes temos que formar equipes e ter outro programador responsável.
O motivo de não estar remunerando o Programador é devido a falta de dinheiro mesmo e também a incerteza da viabilidade do projeto, mas o Programador tem uma visão de futuro e concordou com as condições, agora preciso de firmar isto em documento para não sofrer no futuro.
Marcos.
-
Claudio Soto
- Colaborador

- Contato:
Cuando estudiaba en la Universidad un profesor del curso de economía siempre nos decía que cuando hacemos negocios si no tenemos confiancia en la otra parte mejor no hacerlo con esa persona, pues por más cláusulas que le pongamos al contrato si la otra persona nos quiere "joder" lo va ha hacer. Esto no quiere decir que no firmemos contrato por el contrario hay que hacerlo para mayor seguridad de todos los involucrados, simplemente esto quiere expresar que las personas deshonestos o que no merecen nuestra confianza con o sin contrato en algún momento nos van a traer un dolor de cabeza. No se puede especificar todas las situaciones en un contrato, siembre va a existir cosas que se basan en la confianza mutua.