Quanto vale um Sistema ?
Moderador: Moderadores
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Quanto vale um Sistema ?
Boa tarde Amigos, eh o seguinte, nao sei se eh etico perguntar, mas, por outro lado, perguntar nao ofende, lá vai:
Eu venho programando a algum tempo só para a empresa onde trabalho, agora está aparecendo a oportunidade de programar p/ outros clientes, inclusivel já tenho alguns interessados em dar uma olhada em um dos meus sistemas. Bem a questao eh a seguinte, eu nao tenho nem ideia de quanto e como cobrar por um Sistema, até porque alguns tem mais recursos q outros, se alguem pudesse me dar uma dica, eu ficaria grato.
Eu sei q tem gente q cobra mensalidade outros cobra o Sistema, depois, cobra por alteraçao, qual seria o melhor metodo para trabalhar ?
Ps. Os sistemas sao em CL puro, em FW eu estou começando ainda.
@braços Ale
Eu venho programando a algum tempo só para a empresa onde trabalho, agora está aparecendo a oportunidade de programar p/ outros clientes, inclusivel já tenho alguns interessados em dar uma olhada em um dos meus sistemas. Bem a questao eh a seguinte, eu nao tenho nem ideia de quanto e como cobrar por um Sistema, até porque alguns tem mais recursos q outros, se alguem pudesse me dar uma dica, eu ficaria grato.
Eu sei q tem gente q cobra mensalidade outros cobra o Sistema, depois, cobra por alteraçao, qual seria o melhor metodo para trabalhar ?
Ps. Os sistemas sao em CL puro, em FW eu estou começando ainda.
@braços Ale
r]-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Pesquise na concorrencia, como em anuncios de jornais, lista telefonica etc...
O importante é o valor de mercado, em especial na "vizinhança"...
Sugiro que você leve em consideração a carga horária que você aplica (ou aplicou) ao trabalho no seu sistema, depois quanto você merece receber por cada hora, aí é vc quem sabe...
O importante é o valor de mercado, em especial na "vizinhança"...
Sugiro que você leve em consideração a carga horária que você aplica (ou aplicou) ao trabalho no seu sistema, depois quanto você merece receber por cada hora, aí é vc quem sabe...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Caro colega, n tenha duvida q a melhor opção eh a locação, mas leve sempre em conta q vc terá um vinculo com esse cliente enquanto ele tiver usando o seu sistema, ou seja, vc será co-resposável pelas operações fiscais q a empresa dele realizar no sistema e n se esquecendo d q vc tb terah q prestar um serviço de atendimento perfeito, pois quando o cliente nos paga uma mensalidade ele n quer saber c vc tah dormindo c eh aniversário dos seus filhos ele quer c atendido. Sobre um valor exato eh complicado falar assim, mas eu uso como critério o tamanho da empresa (faturamento) e a quantidade de micros, fica entre 40% a 100% sálario minimo por mês.
Marcos Roberto
Marcos Roberto
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Vale Amigos, pelas dicas, eu dei uma pesquisada pela regiao, ja deu pra ter uma base, tb acho q a locaçao do sistema eh bem melhor, até porque, quando alguns clientes compram o sistema e depois precisarem de alguma alteraçao, acha q vc tem o dever de alterar de graça, ai eh so dor de cabeça.
Brigadao Galera !!
@braços Ale
Brigadao Galera !!
@braços Ale
r]-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Eu particularmente não acho a locação a melhor opção. Eu tenho um sistema padrão que comercializo pela internet por um preço único, após a compra ofereço ao usuário três tipos de planos de suporte que envolvem pagamento mensal, ele pode aceitar ou não. A maioria pega o mais barato, que inclue suporte por e-mail e telefone (nao inclue alteração no sistema).
Acho que isso varia de caso para caso, softwares de gerenciamento de lan-house por exemplo é muito comum que sejam alugados, mas acredito que um sujeito que tem uma lojinha simples, uma farmacia ou uma papelaria não está interssado em criar um vinculo tão forte com um sistema, ele quer implementar algo pelo qual nunca mais pague e que dure para sempre.
No caso de sistemas para industria é uma boa cobrar um "aluguel" mensal, mas pequenos comerciantes (e é com isso que eu trabalho) não gostam desta idéia. Pode acreditar...
Acho que isso varia de caso para caso, softwares de gerenciamento de lan-house por exemplo é muito comum que sejam alugados, mas acredito que um sujeito que tem uma lojinha simples, uma farmacia ou uma papelaria não está interssado em criar um vinculo tão forte com um sistema, ele quer implementar algo pelo qual nunca mais pague e que dure para sempre.
No caso de sistemas para industria é uma boa cobrar um "aluguel" mensal, mas pequenos comerciantes (e é com isso que eu trabalho) não gostam desta idéia. Pode acreditar...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Bem Stanis, entao o ideal seria, analizar alguns dados, como:
- O Tipo de sistema a Desenvolver, Sistemas mais complexos, podem ser mais caros;
- Se poderá vim ter alteraçoes futuras(como sistemas financeiros) ;
- Pra q tipo de empresa vc vai desenvolver (Peq., Med., Gran.)
Acho q sao alguns fatores importantes, p/ levar em consideraçao.
No final, resumindo, Cada Caso eh um Caso !!!
- O Tipo de sistema a Desenvolver, Sistemas mais complexos, podem ser mais caros;
- Se poderá vim ter alteraçoes futuras(como sistemas financeiros) ;
- Pra q tipo de empresa vc vai desenvolver (Peq., Med., Gran.)
Acho q sao alguns fatores importantes, p/ levar em consideraçao.
No final, resumindo, Cada Caso eh um Caso !!!
r]- filizola
- Usuário Nível 3

minha opnião é : SEMPRE INSTALE SEU PROGRAMA COM CONTRATO DE MANUTENÇÃO. ASSIM VC PODERÁ PAGAR SUAS CONTAS E EVOLUIR OS SISTEMAS INSTALADOS. PORQUE UMA VEZ QUE VC SÓ VENDE O SISTEMA, ELE FICARÁ OBSOLETO. E VC NÃO RECEBERÁ NEM UM CENTAVO DO CLIENTE QUE TE COMPROU, AUTOMATIZOU SUA EMPRESA E AGORA ESTÁ RINDO A TOA COM UM PROGRAMA 100% FUNCIONAL. SEM CONSIDERAR O TEMPO, CURSOS E ETC... QUE VC GASTOU. INTELIGÊNCIA VALE GRANA.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Não concordo,
Veja, você adquire uma licença do melhor (ou ao menos o mais importante) sistema opercional do mundo, a empresa fornecedora (maior do mundo também) te oferce gratuitamente dezenas, centenas de atualizações toda semana sem custo nenhum. O sistema é caro, mas há vantagens em adquiri-lo, você encontra um excelente suporte.
Agora fulano dono do mercadinho da esquina quer colocar um programa pra controlar o estoque, o que vc quer dele? Quer simplesmente criar uma relação de lucro? Uma relação de dependencia? Não. Você precisa ir um pouco mais além, existem outros meios de fidelizar o seu cliente, e o o primeiro passo é oferecer antes de mais nada um bom produto, a partir daí você pode começar a pensar nos serviços que você pode prestar a ele.
Uma vez que você demonstrar a sua competencia para o sujeito, você pode até deixar os fontes na máquina dele, ele não vai procurar outro programador.
Na hora de exaltar o software livre, o freeware, todos se unem, mas na hora de oferecer ao cliente o mínimo de que ele precisa para que seu software não se torne obsoleto, o q fazemos? Vamos exigir rios de dinheiro?
Ah peraí, o cara comprou o seu programa meu! É só isso que você pode oferecer pra ele? - Taí cara, ta instalado e funcionando, são tantos reais obrigado e qualquer coisa me procure que vai ser mais tanto...
Quer cobrar mensalmente? Cobre, não há nada de errado nisso, isso é bom até, mas não significa que se o sujeito não paga aluguel ele não tem direito a receber uma atualizacao e que por isso você vai ficar mais pobre...
No meu sistema, quando alguem pede para fazer uma alteração específica eu faço, claro que eu cobro, mas depois envio esta alteração pra todos os outros que acham que pode ser útil, e então não cobro.
Ah, isso é uma questão pessoal talvez, mas acho que querer sair ganhando dinheiro em cima de coisinhas simples não vale a pena, no fim é sempre você quem perde...
Veja, você adquire uma licença do melhor (ou ao menos o mais importante) sistema opercional do mundo, a empresa fornecedora (maior do mundo também) te oferce gratuitamente dezenas, centenas de atualizações toda semana sem custo nenhum. O sistema é caro, mas há vantagens em adquiri-lo, você encontra um excelente suporte.
Agora fulano dono do mercadinho da esquina quer colocar um programa pra controlar o estoque, o que vc quer dele? Quer simplesmente criar uma relação de lucro? Uma relação de dependencia? Não. Você precisa ir um pouco mais além, existem outros meios de fidelizar o seu cliente, e o o primeiro passo é oferecer antes de mais nada um bom produto, a partir daí você pode começar a pensar nos serviços que você pode prestar a ele.
Uma vez que você demonstrar a sua competencia para o sujeito, você pode até deixar os fontes na máquina dele, ele não vai procurar outro programador.
Na hora de exaltar o software livre, o freeware, todos se unem, mas na hora de oferecer ao cliente o mínimo de que ele precisa para que seu software não se torne obsoleto, o q fazemos? Vamos exigir rios de dinheiro?
Ah peraí, o cara comprou o seu programa meu! É só isso que você pode oferecer pra ele? - Taí cara, ta instalado e funcionando, são tantos reais obrigado e qualquer coisa me procure que vai ser mais tanto...
Quer cobrar mensalmente? Cobre, não há nada de errado nisso, isso é bom até, mas não significa que se o sujeito não paga aluguel ele não tem direito a receber uma atualizacao e que por isso você vai ficar mais pobre...
No meu sistema, quando alguem pede para fazer uma alteração específica eu faço, claro que eu cobro, mas depois envio esta alteração pra todos os outros que acham que pode ser útil, e então não cobro.
Ah, isso é uma questão pessoal talvez, mas acho que querer sair ganhando dinheiro em cima de coisinhas simples não vale a pena, no fim é sempre você quem perde...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Desculpa Amigo, mas q Fornecedor me oferece atualizaçoes gratuitas ? As unicas atualizaçoes q sao oferecidas gratuitas, sao as de correçoes de Bugs (o Windows eh um bom exemplo disso).Stanis Luksys escreveu:Não concordo,
Vc compra um Sistema, de uma empresa gigante do ramo, ela desenvolve um puta de um sistema (hiper)funcional, até de +, porque metade de suas funcoes o cliente nunca vai usar, ai derrepente, o cliente quer um relatório q nao tem no sistema, o q ele faz, contata a Empresa, a empresa acha uma boa idea e atualiza o sistema; o q vc acha q a empresa vai fazer agora?
Oferecer um upgrade de graça p/ todos q tem seu sistema ou esperar virar o ano, colocar em uma caixinha nova e oferecer aos seus clientes o Upgrade da versao 2006 (por um bom preço), ha e quem adquirir até Mar/2006, ainda leva um lindo mousepad de brinde!!!
Que existe programas Free e atualizaçoes de graça, eu sei q tem, mas, de cada 100, 01 atende suas nessecidades.
Concordo com vc q o cara do Mercadinho, o cara da Farmacia, nao quer manter um vinculo com o programador, e nao tem condiçoes de ficar pagando o programador, seja p/ manutençao ou alteraçoes, mas, entregar de mao beijada ? acho meio esquisito! afinal quando acabar o o leite la de casa, será q o cara do mercadinho vai lembrar q eu atualizei seu programa de graça, e vai me vender o leite pelo preço de custo ?
Como ja havia dito antes, nao quero causar polemica, e concordo q a melhor maneira de se cobrar, e como vc disse:
@braços AleStanis Luksys escreveu: Sugiro que você leve em consideração a carga horária que você aplica (ou aplicou) ao trabalho no seu sistema, depois quanto você merece receber por cada hora, aí é vc quem sabe
r]-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ok, eu apenas quis demonstrar que não é com preços exorbitantes em cima de pequenas alterações que o programador vai obter um melhor retorno financeiro.
A gente sabe que poucas pessoas entendem de programação e que podemos cobrar 5 ou 10 horas num serviço de 5 minutos, por analogia a isto não acho justo cobrar aluguel de um estabelecimento que não precisa de modificações no sistema, acho melhor cobrar quando de fato precisarem.
**
Obs: Não é verdade que a Microsoft só corrige bugs, eu baixei o MediaPlayer 10, o Messenger 7.5, o XP SP2 (que tem varias coisas a mais que o SP1), varias atualiazaçoes para o IE (inclusive bloqueador de pop-ups incorporado no proprio IE e barra para navegação com guias), entre outras atualizações não corretivas.. Minha licença é original e mesmo que não fosse eu teria baixado tudo gratuitamente.
Então aqui fica minha pergunta: Eles são os maoires do mundo por que oferecem estas vantagens ou oferecem estas vantagens por que são os maiores do mundo?
Se você refletir nessa questão vai perceber que mais vale ter um cliente fiel a voce por você ter conquistado a confiança dele do que um cliente que apenas te paga por necessidade de manter o programa funcionando.
A gente sabe que poucas pessoas entendem de programação e que podemos cobrar 5 ou 10 horas num serviço de 5 minutos, por analogia a isto não acho justo cobrar aluguel de um estabelecimento que não precisa de modificações no sistema, acho melhor cobrar quando de fato precisarem.
**
Obs: Não é verdade que a Microsoft só corrige bugs, eu baixei o MediaPlayer 10, o Messenger 7.5, o XP SP2 (que tem varias coisas a mais que o SP1), varias atualiazaçoes para o IE (inclusive bloqueador de pop-ups incorporado no proprio IE e barra para navegação com guias), entre outras atualizações não corretivas.. Minha licença é original e mesmo que não fosse eu teria baixado tudo gratuitamente.
Então aqui fica minha pergunta: Eles são os maoires do mundo por que oferecem estas vantagens ou oferecem estas vantagens por que são os maiores do mundo?
Se você refletir nessa questão vai perceber que mais vale ter um cliente fiel a voce por você ter conquistado a confiança dele do que um cliente que apenas te paga por necessidade de manter o programa funcionando.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
-
Mário Isa
- Usuário Nível 4

Tenho um contrato que o usuário assina eletronicamente.
Lá ele entende que o programa é locado e ele vai pagar enquanto utilizar.
Todo mês ele tem que digitar uma senha para "revalidar" o sistema por mais x dias.
Uma vez não pago a mensalidade o sistema se desativa automaticamente.
Cinco dias antes de desativar o sistema começa a avisar dizendo que falta revalidar a senha. A senha fica aqui comigo e só a envio depois que receber o pagamento.
Cobro taxa de instalação de R$ 600,00 e mais 1/3 do S.M. (100,00) mensais.....
É só.....
Mário
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Olha respeito a opnião do nosso colega mas discordo de 98% de suas colocações, analisar caso a caso eh o melhor negócio soh q para analisar a pessoal tem q ter experiência e vc soh irá adquirir experiência fazendo negócios, hoje em dia eu acerto bem mais do que antes mas eu ainda erro com alguns clientes, acho q nosso colega está equivocado com a visão de locação do sistema, eu ainda acho q locação eh o melhor negócio.
Marcos Roberto
Marcos Roberto
Prezado colega ALE SB
Um palpite a mais um a menos não mata ninguém, mas se quer um conselho, jamais venda um sistema, por menor e mais simples que seja, é dor de cabeça pro resto da vida, primeiro que não existe sistema simples, e segundo que voce terá que guardar aquela versão enquanto o usuário utilizar o sistema, a não ser que voce o abandone, porque um belo dia ele liga, pode ficar tranquilo, e aí ele nao quer a versão nova (porque tem que pagar e claro).
Vai por mim, ja faz quinze anos que trabalho como autonomo, e sei muito bem o que estou dizendo.
E não vai pensar que tenho muitos clientes não, somente uns 30, ja tive uns 50, hoje so tenho aqueles que querem pagar mensalidade. Outra coisa, nunca diga que é valor mensal para MANUTENÇÃO, é ALUGUEL DO SISTEMA, (é logico que eu não cobro nenhuma manutenção feita no sistema ).
E não se engane achando que a vendinha do Zé da esquina vai dar menos trabalho do que uma loja grande. Voce vai numa loja grande pagar um carnê de 100,00 e paga só 60,00?. Na vendinha do Zé da esquina é assim,
e voce sabe que esse tipo econtrole é muito mais complicado.
Hoje quando visito um futuro cliente e percebo que que ele não quer pagar ALUGUEL DO SISTEMA, entrego o meu cartão e digo, se precisar me ligue, tchau. ( obs: ele ja tem funcionando um desses sistemas comprado em loja, e tá simplesmente fudido.)
Quanto ao valor do sistema,( estou dizendo a nivel de cidade do interior e pequena), eu cobro 300,00(trezentos reais) para implantação e 80,00 (oitenta reias) de ALUGUEL DO SISTEMA, isso pra empresas pequenas, quando tem uns 3 ou 4 terminais e 130,00 para empresas com mais terminais, tenho algumas que cobro 250,00. Conheço empresas pequenas que faturam muito mais que outras grandes, por isso acho meio dificil cobrar pelo faturamento.
No mais é isso, um abraço e boa sorte.
Poka
Um palpite a mais um a menos não mata ninguém, mas se quer um conselho, jamais venda um sistema, por menor e mais simples que seja, é dor de cabeça pro resto da vida, primeiro que não existe sistema simples, e segundo que voce terá que guardar aquela versão enquanto o usuário utilizar o sistema, a não ser que voce o abandone, porque um belo dia ele liga, pode ficar tranquilo, e aí ele nao quer a versão nova (porque tem que pagar e claro).
Vai por mim, ja faz quinze anos que trabalho como autonomo, e sei muito bem o que estou dizendo.
E não vai pensar que tenho muitos clientes não, somente uns 30, ja tive uns 50, hoje so tenho aqueles que querem pagar mensalidade. Outra coisa, nunca diga que é valor mensal para MANUTENÇÃO, é ALUGUEL DO SISTEMA, (é logico que eu não cobro nenhuma manutenção feita no sistema ).
E não se engane achando que a vendinha do Zé da esquina vai dar menos trabalho do que uma loja grande. Voce vai numa loja grande pagar um carnê de 100,00 e paga só 60,00?. Na vendinha do Zé da esquina é assim,
e voce sabe que esse tipo econtrole é muito mais complicado.
Hoje quando visito um futuro cliente e percebo que que ele não quer pagar ALUGUEL DO SISTEMA, entrego o meu cartão e digo, se precisar me ligue, tchau. ( obs: ele ja tem funcionando um desses sistemas comprado em loja, e tá simplesmente fudido.)
Quanto ao valor do sistema,( estou dizendo a nivel de cidade do interior e pequena), eu cobro 300,00(trezentos reais) para implantação e 80,00 (oitenta reias) de ALUGUEL DO SISTEMA, isso pra empresas pequenas, quando tem uns 3 ou 4 terminais e 130,00 para empresas com mais terminais, tenho algumas que cobro 250,00. Conheço empresas pequenas que faturam muito mais que outras grandes, por isso acho meio dificil cobrar pelo faturamento.
No mais é isso, um abraço e boa sorte.
Poka
- filizola
- Usuário Nível 3

cobro da forma que o poka, porém uso um indexador, o salário mínimo.
sigo uma tabela conforme a complexidade do sistema.
1 salario = R$ 300,00 - nível elevado
1/2 salario = R$ 150,00 - nível médio
1/4 salario = R$ 75,00 - nível baixo
1/8 salario = R$ 32,50 - amigos e afins que só permitam você a mexer no computador dele (considerando que ele tenha um pequeno comércio, óbviamente, porque senão papai não aguenta.)
porque daí todo ano vc ajusta sua manutenção automáticamente.
sigo uma tabela conforme a complexidade do sistema.
1 salario = R$ 300,00 - nível elevado
1/2 salario = R$ 150,00 - nível médio
1/4 salario = R$ 75,00 - nível baixo
1/8 salario = R$ 32,50 - amigos e afins que só permitam você a mexer no computador dele (considerando que ele tenha um pequeno comércio, óbviamente, porque senão papai não aguenta.)
porque daí todo ano vc ajusta sua manutenção automáticamente.