LetoDb e Harbour, como usar.
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Olá Itamar.
Teria como usar o LetoDB com um banco de dados na Internet (nuvem), o Server = <meusite.com.br>. O aplicativo seria local, na máquina do usuário e o Banco de Dados ficaria hospedado em um Servidor WEB.
Se sim, como iria proteger essa conexão com banco?
Teria como usar o LetoDB com um banco de dados na Internet (nuvem), o Server = <meusite.com.br>. O aplicativo seria local, na máquina do usuário e o Banco de Dados ficaria hospedado em um Servidor WEB.
Se sim, como iria proteger essa conexão com banco?
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Roda, sem problema nenhum.
Agora a conexão tem que ser acima de 100(fibra). ADSL nem pensar.(roda mas é lento)
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Roda, sem problema nenhum.
Agora a conexão tem que ser acima de 100(fibra). ADSL nem pensar.(roda mas é lento)
Funciona da mesma forma que qualquer SGBD -> IP + PORTA.Se sim, como iria proteger essa conexão com banco?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
E quanto a senha conexão, tem como configurar no arquivo .INI ou coisa assim, pois como o servidor vai ficar na Internet, aberto, teria que uma senha para fazer conexão de forma segura.
At. Clodoaldo Monteiro
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Leia o manual, tem essas coisas ai que vc quer igual a qualquer SGBD. Eu não uso senha pq só uso em rede local, mas tem senha, criptografia...
Se souber a senha o IP e a porta eu acesso qualquer SGBD em qualquer lugar. O LetoDBf funciona igual.
O servidor não precisa de NADA só um SSH ou TELNET para subir o DAEMON do LetoDBf. Evite WINDOWS para fazer esse serviço.
Mesmo sem a senha precisa saber o nome do DBF para abrir o banco de dados.
Se tentar acessar a porta do LetoDBf não acontece nada. Mesmo sem senha. Entendeu ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Aberto ?pois como o servidor vai ficar na Internet, aberto,
Leia o manual, tem essas coisas ai que vc quer igual a qualquer SGBD. Eu não uso senha pq só uso em rede local, mas tem senha, criptografia...
Se souber a senha o IP e a porta eu acesso qualquer SGBD em qualquer lugar. O LetoDBf funciona igual.
O servidor não precisa de NADA só um SSH ou TELNET para subir o DAEMON do LetoDBf. Evite WINDOWS para fazer esse serviço.
Mesmo sem a senha precisa saber o nome do DBF para abrir o banco de dados.
Se tentar acessar a porta do LetoDBf não acontece nada. Mesmo sem senha. Entendeu ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- carlaoonline
- Usuário Nível 3

Bom dia!
Pelo que sei até agora, só funciona em IPV4. e em modens/internets que proporcionam a abertura de portas no modem.
A liberação de portas, caso não haja, pode ser solicitada para a operadora. O nome do procedimento é "Liberação/Abertura/Desbloqueio das Portas" ou "Roll-Back do IPV4" (necessário para acesso remoto de câmeras de segurança de CFTV antigos entre outros serviços como o Leto)
No servidor onde ficara o Leto, tem um arquivo D:\LetoDBf-master\bin\LetoDb.INI que vc configura a pasta do banco de dados, configura a(s) porta(s) de conexão a ser usada (pode ter várias conexões leto simultâneas), se vai ou não usar os níveis de senhas, entre outras diversas configurações.
Feito todas as configurações aí executa-se 'Como Administrador' o arquivo LetoDb.exe OU Instala o serviço LetoDbSvc.exe (prefiro esse), para iniciar o servidor conforme as configurações escolhidas no arquivo INI. (É preciso configurar a liberação no Firewall do Windows para as portas escolhidas)
Após o servidor Leto estar rodando, podemos através do Gerenciador do Servidor incluir/excluir usuários e senhas de acesso além de ver quem está conectado e quais arquivos estão usando entre outras informações.
Tem um executável console e outro em Gui para esse gerenciamento.
Depois de tudo configurado pela primeira vez, você pode copiar esse executável para seu notebook e executá-lo até do Japão e continuar o gerenciamento/monitoramento como quiser.
Exemplo de linha de comando:
LetoManager.exe NumeroDoIp:Porta Usuário Senha
LetoManager.exe 215.65.178.32:3214 joao kY65Tr#c
Nunca testei, MAS acredito que não seja possível usar nome do domínio no lugar do IP para o acesso.
Se for acesso intranet(local) dai pode usar o IP local do servidor.
No executável que o cliente irá usar, daí vc escolhe se quer deixar o usuário e senha gravado fixo no PRG ou se cria campos de inputs onde o usuario preenche seu nome de usuario e senha para a conexão. Pode deixar um campo inclusive para o preenchimento do IP (se não preencher o IP, daí pega o default, caso preencha ai usa o novo). Pode salvar esses dados criptografados em cada máquina do usuário, em INIs, em DBF, etc..., na nuvem...)
Vou falar da instalação no Windows (que é a que uso e conheço um pouco):clodoaldomonteiro escreveu:E quanto a senha conexão, tem como configurar no arquivo .INI ou coisa assim, pois como o servidor vai ficar na Internet, aberto, teria que uma senha para fazer conexão de forma segura.
Pelo que sei até agora, só funciona em IPV4. e em modens/internets que proporcionam a abertura de portas no modem.
A liberação de portas, caso não haja, pode ser solicitada para a operadora. O nome do procedimento é "Liberação/Abertura/Desbloqueio das Portas" ou "Roll-Back do IPV4" (necessário para acesso remoto de câmeras de segurança de CFTV antigos entre outros serviços como o Leto)
No servidor onde ficara o Leto, tem um arquivo D:\LetoDBf-master\bin\LetoDb.INI que vc configura a pasta do banco de dados, configura a(s) porta(s) de conexão a ser usada (pode ter várias conexões leto simultâneas), se vai ou não usar os níveis de senhas, entre outras diversas configurações.
Feito todas as configurações aí executa-se 'Como Administrador' o arquivo LetoDb.exe OU Instala o serviço LetoDbSvc.exe (prefiro esse), para iniciar o servidor conforme as configurações escolhidas no arquivo INI. (É preciso configurar a liberação no Firewall do Windows para as portas escolhidas)
Após o servidor Leto estar rodando, podemos através do Gerenciador do Servidor incluir/excluir usuários e senhas de acesso além de ver quem está conectado e quais arquivos estão usando entre outras informações.
Tem um executável console e outro em Gui para esse gerenciamento.
Depois de tudo configurado pela primeira vez, você pode copiar esse executável para seu notebook e executá-lo até do Japão e continuar o gerenciamento/monitoramento como quiser.
Exemplo de linha de comando:
LetoManager.exe NumeroDoIp:Porta Usuário Senha
LetoManager.exe 215.65.178.32:3214 joao kY65Tr#c
Nunca testei, MAS acredito que não seja possível usar nome do domínio no lugar do IP para o acesso.
Se for acesso intranet(local) dai pode usar o IP local do servidor.
No executável que o cliente irá usar, daí vc escolhe se quer deixar o usuário e senha gravado fixo no PRG ou se cria campos de inputs onde o usuario preenche seu nome de usuario e senha para a conexão. Pode deixar um campo inclusive para o preenchimento do IP (se não preencher o IP, daí pega o default, caso preencha ai usa o novo). Pode salvar esses dados criptografados em cada máquina do usuário, em INIs, em DBF, etc..., na nuvem...)
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Devemos dar os devidos créditos de onde é a fonte de informação.
https://github.com/elchs/LetoDBf/blob/master/Readme.txt
A senha é o mínimo. Nunca usei e para alguém acessar a pessoa precisa saber qual é o IP e quais são os comandos do LetoDBf de conexão.
Lembrei que já tive clientes com 6 lojas acessando sem senha, e não tive problema.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Pois é, tudo isso que vc falou/escreveu está no manual com exemplos nas pastas de exemplos.Vou falar da instalação no Windows (que é a que uso e conheço um pouco):
Devemos dar os devidos créditos de onde é a fonte de informação.
E pode usar www.seudominio.com.br:porta sem problema.MAS acredito que não seja possível usar nome do domínio no lugar do IP para o acesso.
A senha é o mínimo. Nunca usei e para alguém acessar a pessoa precisa saber qual é o IP e quais são os comandos do LetoDBf de conexão.
Lembrei que já tive clientes com 6 lojas acessando sem senha, e não tive problema.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=25904
Aqui tem mais informações e um manual em português.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=25904
Aqui tem mais informações e um manual em português.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- carlaoonline
- Usuário Nível 3

Bom dia!
Usei nesse formato:
Aqui não ganhou like:
Isso Não está no manual.
No caso, a informação acima é válida quando for executar com serviço (se rodar como executáevl normal, não precisa):
Porém, se rodar como executável normal, ficara aquela tela preta, então o mais óbvio seria usar como serviço E nesse caso, só funciona como adminstrador.
Os prints das telas dos gerenciadores para o colega ter uma noção...
Quando um colega postou a pergunta....
E quando outro colega reúne e posta algumas informações aleatórias importantes sobre o assunto, recebe essa mensagem...
E sobre essa prática profissional...
Se ela é ou não PROFISSIONAL, daí é outra conversa!
Saliento que essa postagem é só um ponto de vista e que inúmeras dúvidas que tive foram sanadas por postagens do mestre Itamar.
Like para Itamar. Realmente funcionou:Itamar M. Lins Jr. escreveu:E pode usar www.seudominio.com.br:porta sem problema.
Usei nesse formato:
Código: Selecionar todos
PUBLIC cAddress := "//endereconoip.ddns.net:2812/"
.
.
.
IF leto_Connect( cAddress, cUserLeto, cPasswd ) == -1
Mensagem( "Nao foi possivel conectar no servidor - ERRO: " + leto_Connect_Err( .T. ) )
FecharSistema() // Quit
ELSE
Mensagem("Conectado a :"+cAddress)
ENDIF
Aqui não ganhou like:
Lembrando que minha mensagem era direcionada para a dúvida sobre senha e conexão via internet/nuvem.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Pois é, tudo isso que vc falou/escreveu está no manual
Isso Não está no manual.carlaoonline escreveu: só funciona em IPV4. e em modens/internets que proporcionam a abertura de portas no modem.
De suma importância para quem precisar ligar para a operadora. (Só consegui com o atendente da NET quando usei o termo "Roll-Back do IPV4").carlaoonline escreveu:O nome do procedimento é "Liberação/Abertura/Desbloqueio das Portas" ou "Roll-Back do IPV4"
Isso Não está no manual.
Isso Não encontrei no manual.carlaoonline escreveu: aí executa-se 'Como Administrador' o arquivo LetoDb.exe
No caso, a informação acima é válida quando for executar com serviço (se rodar como executáevl normal, não precisa):
Porém, se rodar como executável normal, ficara aquela tela preta, então o mais óbvio seria usar como serviço E nesse caso, só funciona como adminstrador.
Código: Selecionar todos
LetoDb Install
Os prints das telas dos gerenciadores para o colega ter uma noção...
Isso Não está no manual.carlaoonline escreveu:Leto Manager em modo Console e em modo Gui
Quando um colega postou a pergunta....
Outro colega postou a resposta:clodoaldomonteiro escreveu:E quanto a senha conexão, tem como configurar no arquivo .INI ou coisa assim, pois como o servidor vai ficar na Internet, aberto,
, mas não postou o link do manual (até aí td bem, a mensagem por si já ajuda)Itamar M. Lins Jr. escreveu:Leia o manual
E quando outro colega reúne e posta algumas informações aleatórias importantes sobre o assunto, recebe essa mensagem...
...kkkkk daí é acusado de plágio E recebe o link do arquivo que o colega anterior precisava.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Devemos dar os devidos créditos de onde é a fonte de informação.
E sobre essa prática profissional...
.... cada profissional usa os métodos se segurança que achar apropriado.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Nunca usei e para alguém acessar a pessoa precisa saber qual é o IP e quais são os comandos do LetoDBf de conexão.
Se ela é ou não PROFISSIONAL, daí é outra conversa!
Saliento que essa postagem é só um ponto de vista e que inúmeras dúvidas que tive foram sanadas por postagens do mestre Itamar.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Essa daqui é a décima sexta ABA de PERGUNTAS. Já procurou saber se as outras falam de senha/administrador(win) ?
Ele não perguntou onde está o manual. Nem de abertura de portas, direitos administrativos....
Tem muitas msg do LetoDbf sobre conexão ADSL etc no forum... O que por ventura não tem no manual, tem no forum, coisa bem antiga.
Não fico mais explicando tudo, quando a pessoa quer fazer ela vai fazendo e mostrando os erros e perguntando.
Encher o forum de palavras e muitas vezes a pessoa nem usa/ler. O que eu faço eu coloco o LINK de onde eu aprendi. Não sei de nada.
Nas minhas respostas eu procuro forçar a pessoa a entender o que ele está perguntando e se possível por a mão na massa.
Para ter acesso a uma conexão do LetoDbf o "H4CKEr" precisa saber o que roda atrás do IP/PORTA por isso eu nem me preocupei com senha ainda mais que a conexão não era IP FIXO. Pela pergunta que ele fez ele não entendeu e acredito que pela sua resposta também não entendeu, para que eu vou colocar uma senha se 0,0001% da população do mundo "H4CKEr" não sabe que diabos é LetoDbf ? Acredita que vai entrar no servidor com Telnet ou SSH ?
Ai vc roda o nmap que diz olha a porta 2812 no IP tal tá em uso, dai para vc acessar essa porta são outros quinhentos.
PS!
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu procuro me ater a PERGUNTA ! Isso que vc está escrevendo, já foge do escopo da pergunta.E quanto a senha conexão, tem como configurar no arquivo .INI ou coisa assim, pois como o servidor vai ficar na Internet, aberto, teria que uma senha para fazer conexão de forma segura.
Essa daqui é a décima sexta ABA de PERGUNTAS. Já procurou saber se as outras falam de senha/administrador(win) ?
Ele não perguntou onde está o manual. Nem de abertura de portas, direitos administrativos....
Tem muitas msg do LetoDbf sobre conexão ADSL etc no forum... O que por ventura não tem no manual, tem no forum, coisa bem antiga.
Não fico mais explicando tudo, quando a pessoa quer fazer ela vai fazendo e mostrando os erros e perguntando.
Encher o forum de palavras e muitas vezes a pessoa nem usa/ler. O que eu faço eu coloco o LINK de onde eu aprendi. Não sei de nada.
Nas minhas respostas eu procuro forçar a pessoa a entender o que ele está perguntando e se possível por a mão na massa.
Para ter acesso a uma conexão do LetoDbf o "H4CKEr" precisa saber o que roda atrás do IP/PORTA por isso eu nem me preocupei com senha ainda mais que a conexão não era IP FIXO. Pela pergunta que ele fez ele não entendeu e acredito que pela sua resposta também não entendeu, para que eu vou colocar uma senha se 0,0001% da população do mundo "H4CKEr" não sabe que diabos é LetoDbf ? Acredita que vai entrar no servidor com Telnet ou SSH ?
Ai vc roda o nmap que diz olha a porta 2812 no IP tal tá em uso, dai para vc acessar essa porta são outros quinhentos.
PS!
Em fim LEIA O MANUAL ! LetoDBf NÃO RODA LEGAL COM XHARBOUR por conta do MT e a ZLIB se não me falha a memória!O sistema é feito com xHarbour 123 (Simplex) e compilado com BCC 7.3 adicionando GTWVW.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Assim foi QUANDO lá atrás(2015) eu e o amigo asimões descobrimos como ativar a LOGIN e SENHA.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... nha#p99971
Mais ai já é outra ETAPA, a pergunta foi se o LETODBf usa login e senha.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Assim foi QUANDO lá atrás(2015) eu e o amigo asimões descobrimos como ativar a LOGIN e SENHA.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... nha#p99971
Mais ai já é outra ETAPA, a pergunta foi se o LETODBf usa login e senha.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.