GAMBAS 3 - Visual Básic para Linux

Fórum sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

susviela
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

GAMBAS 3 - Visual Básic para Linux

Mensagem por susviela »

Só para contribuir com esse tópico e passar uma dica para os colegas.

GAMBAS 3, é uma IDE exclusiva para Linux, nunca tinha usado, encontrei em uma loja na minha distribuição e para minha surpresa é bem interessante e disponível em muitas distribuições,

Documentação: https://gambaswiki.org/

Para baixar e instalar a minha sugestão é a loja da sua distribuição.

[ Descrição da IA do Google ]
O Gambas é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para Linux, baseado em uma linguagem BASIC orientada a objetos. Ele facilita a criação de aplicações gráficas (GUI) usando componentes GTK ou Qt, funcionando como um "Visual Basic para Linux". A IDE permite arrastar e soltar controles, escrever código e criar programas rapidamente.

Principais Características e Benefícios do Gambas IDE:
Orientado a Objetos: A linguagem BASIC no Gambas suporta classes, herança e outros conceitos modernos de programação.
Ambiente Visual: Inclui um editor de formulários, um editor de código, um depurador e um arquivador em uma única interface.
Versatilidade: Pode ser usado para criar aplicações gráficas, de console, aplicações web, jogos e interagir com bancos de dados (MySQL, PostgreSQL, SQLite).
Integração com Linux: Desenvolvido nativamente para Linux, sendo um veículo ideal para criar programas gráficos neste sistema.
Popularidade e Documentação: A comunidade é ativa, e a Gambas Wiki é o centro de documentação oficial, frequentemente atualizada com novidades.

Imagem:
screen.jpg
screen.jpg (168.49 KiB) Exibido 42 vezes
Responder