xHarbour lento no DBEdit/TBrowse

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

renatobenedetti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

xHarbour lento no DBEdit/TBrowse

Mensagem por renatobenedetti »

Pessoal, já estou há 2 meses tentando colocar meu sistema em clipper para xHarbour, porém estou me deparando com uma enorme lentidão que não há meio de ser resolvida.
Não gostaria, mas caso não consiga resolver isso até sexta-feira dia 02/03/2007, terei que abandonar o xHarbour :'(

O problema é o seguinte, coloco o sistema na rede ( servidor linux com samba 3.xxxx) e um usuario acessa, entra na tela de pesquisa de clientes, eu monto um DBEdit, que depois transformei para TBrowse, mostrando os registros da tabela, conforme o usuario vai digitando eu vou fazendo um DBSeek na tabela e posicionando no registro que começa com a String fornecida.
Pois bem, até ai acredito que muita gente aqui faz isso, o que ocorre é que quanto mais usuarios vai acessando a mesma tabela de clientes, independente de fazer qualquer coisa, apenas efetuar um USE na tabela, já começa a ficar lento, e o pior quanto mais usuario vai entrando, aparenta ir ficando mais lento aponto de demorar 10 segundos para efetuar a atualização da tela.

Estou utilizando o xHarbour versão comercial, compilado junto com a GTWVT e mesmo assim fica lento.

fiz um programinha bem imbecil para testar, coloquei esse programinha na rede do linux, no winxp pro, em duas maquinas com cabo cross e mesmo assim quando o segundo entra, fica lento pacas. Só não fica lento se vc abrir janelas na mesma máquina para testar.

se alguem puder dar uma olhada e uma força, abaixo tá o link do FTP para baixar este programinha imbecil,

testa.prg -> programinha fontes
testa.exe -> programinha compilado com o xHarbour
testa.exe.xbp -> script para compilar no xHarbour
cadcli.dbf -> cadastrinho de clientes (só tem 2 campos, codigo e
razao )

ftp://200.168.79.5:/pub/Temp/Teste.zip

Renato
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Num abandona não pq o problema não parece ser do xHarbour, tenho 2 micros aqui em caso e testei o programa em rede, ficou super rápido, a busca por letra é imediata, tocou na letra já vai, nos 2 micros ficou rápidissimo, testei tanto dentro do DOS como em modo janela no Windows, funcionou perfeito em ambos os casos.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
renatobenedetti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Tente fazer o seguinte, escolha a opção TBrowse digite o nome 'renato benedetti', com a outra maquina com o programinha carregado, tecle o BackSpace e veja a velocidade que ele vai retornando,
é a melhor forma de ver a lentidão.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Funcionou normal, ou seja, rapidissimo.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

Caro Renato,
também testei e não verifiquei lentidão.
Contudo, em algumas citações do fórum ou do news, já vi comentários sobre a lentidão da gtwvt no desenho de objetos nas janelas em algumas máquinas.
Parece que neste fórum mesmo o Vagner deu uma "aula" sobre isso.
Então verique, pois alguma coisa no seus sistema e/ou configuração não estão ajustados.
Agora, desistir, é radicalismo demais.
Toda essa comunidade tem usado o xharbour e você tá sendo a primeira pessoa a apresentar um comentário negativo e decisão de desistência, e olha que a versão 1.0 (do cvs) não saiu ainda.
Há dificuldades e ajustes a serem feitos, mas todas as situações tem sido contornadas ou revisadas.

MarceloG
renatobenedetti
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Não me levem a mal, mas o comentário sobre a desistência da utilização do xHarbour não é negativismo, porém existem duas situações, uma a situação agradavel que eu posso programar no bom e velho clipper que eu domino muito bem, tendo a melhoria da interface grafica, win32, entre várias outras coisas, porém também estou com um problema que não consigo implatar meu sistema que roda em quase 90 empresas e muitas delas com mais de 30 estações em rede, estou testando em 4 empresas no momento, todas elas tem servidor linux que nós instalamos, estes servidores são RedHat 9, Fedora 5, Debian, compartilhando o sistema, com regras de Firewall e IPTables travando acessos, roteando internet e tudo mais, e tenho infelizmente problema de lentidão que não sei o que posso fazer, já pesquisei tudo sobre o SAMBA, e não consigo achar nada que resolva esta lentidão.
Fiz então esse 'programinha' e espalhei em tudo quanto é forum que vc possa imaginar tive pessoas me respondendo aqui tá rápido e outras respondendo 'realmente tá lento e não sei o que fazer'.

Quer saber até o mais engraçado ???
Aqui na empresa, rodando no servidor Fedora 5 as máquinas abaixo acessando ao mesmo tempo o 'programinha'.

Meu notebook HP Pavilion 1.5GB Ram Pentium M 1.4 - Muito Rápido
NoteBook Toshiba 1.0GB ram Celeron M 1.3 - Muito Lento
Desktop P4 2.8HT 1.5 GB Ram - Lento
Desktop Celeron 1.6 256 ram - rápido

Olha a situação !!!!

Apesar do meu comentário ser generico, mas tenho reparado que em algumas máquinas a coisa é muuito rápida, em outras é rápida e em outras e lento pacas.

Ontem, 28/02/07, passei a tarde em um cliente com 30 estações em rede, tinha estações que o sistema ficava rápido, mas outras ficava muuuito lento, pra falar a verdade, agora escrevendo isso é que me deparei com o fato do processador, não sei se tem haver.

Mas posso garantir alguma coisa rola, não é possivel, eu tb não estou fazendo nenhum tipo de sacanagem, muito pelo contrario estou com uma programação a todo vapor para fazer o clipper/xHarbour multi-camadas acessando via socket pela internet, e se tudo der certo, depois eu só monto as telas em Delphi, e a regra de negocio já estará toda pronta, portanto é muito mais facil eu pegar meu sistema hj separar as telas das regras, que atualmente são juntas, em dois e terei meu sistema rodando em estações com tela gráfica Delphi, tela caracter em xHarbour Win e em xHarbour Linux, fora o servidor que poderá ser Win ou Linux, banco de dados DBFCDX oy MySql, ou SQLServer, Oracle, etc, etc...
VC acha que quero desistir ?????????????????

Realmente não é o caso, mas se eu não conseguir resolver o problema, vai inviabilizar.

Só mais um comentário que acabei de lembrar, ontem neste cliente após digitar uma entrada de nota fiscal no sistema o programa dava em DBUnlock() no arquivo de estoque de produtos, demorou cronometrado, 3 minutos e 25 segundos, para apenas um ite, depois os outros foram instantaneos. É ai que está o problema, as vezes pára, fica, e não sei o porque.

Voltando ao tópico principal do post, se alguem puder dar uma olhadinha no PROGRAMINHA e ver se derrepente tem alguma coisa errada na rotina do TBrowse que possa causar lentidão e puder me dar o toque, eu realmente agradeço.

Abraço a Todos

Renato Benedetti
Responder