Impressão com USB.EXE (opção do Heveraldo)

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressão com USB.EXE (opção do Heveraldo)

Mensagem por Pablo César »

pjtb escreveu:Boa tarde Pablo!!!

gostaria de saber, sobre o arquivos USB, onde é necessario alterar o código para @ cl,00 say "[NORMAL]".

Queria saber se dentro do sistema eu posso chamar esse arquivo USB.exe, como poderia chamar esse arquivo...

Antecipo agradecimentos...
Caro colega PJTB, abrí este tópico para responder a sua pergunta ora feita por MP. Abrí este tópico porque o tópico do Heveraldo está "Trancado", não sei o por quê, pois seria muito mais prático centralizar os assuntos no mesmo tópico e não ter que abrir novos para tratar do mesmo tema e fiz também por consideração aos colegas, acho que toda pergunta é válida, pois é sinal que alguma coisa ficou sem esclarecimentos.

O USB.EXE do colega Heveraldo, pode ser chamado tanto na linha de comando como de dentro do seu sistema. Para chamar de dentro do seu sistema podes utilizar o comando RUN (usando o RTLINK) e o SWPRUNCMD (usando o BLINKER).

Para mudar a forma que é descrita a TAG "[NORMAL]", pode-se alterada chamando na linha de comando o USB.EXE (sem parâmetros) e virá uma tela onde consta como padrão esta TAG, daí é só alterar...

Veja também que há outro novo aplicativo que imprime em qualquer impressora do Windows (que esteja devidamente instalada) que foi elaborada pelo colega MarcosV Ver este tópico. Embora a sua pergunta não fosse direcionada a este segundo aplicativo ( USBPRINT.EXE ), você colega conseguiu denotar que mudando o conteúdo da TAG "[NORMAL]" do USB.EXE digamos para "↕" teremos o mesmo efeito do USBPRINT.

Mas ainda tenho que dizer que segundo a instrução do Heveraldo, tais TAGs devem estar dispostas no início da linha dentro do arquivo de impressão e ainda não é possível utilizar diferentes TAGs na mesma linha. O aplicativo, como eu disse é do colega Heveraldo (não meu), portanto esta minha afirmação deveria ser esclarecida pelo colega caso eu pudera estar errado.

Lembrando agora... no aplicativo do Heveraldo (o USB.EXE) ainda tem como diferencial ao do USBPRINT (do colega MarcosV), que pode ser executado de forma que sirva como disparador de impressão quando algum arquivo (que ora definido nomes, extensão ou curingas) seja gravado em determinada pasta...

Os dois aplicativos tem quase as mesmas caracteristicas, ter outra opção é bom.
Editado pela última vez por Pablo César em 28 Jun 2007 14:46, em um total de 2 vezes.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Impressão com USB.EXE

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Mas ainda tenho que dizer que segundo a instrução do Heveraldo, tais TAGs devem estar dispostas no início da linha e ainda não é possível utilizar diferentes TAGs na mesma linha.
Não entendi o porque dessa limitação, já que no início, meio ou fim, substituição de texto é sempre uma coisa muito simples. E nem li a função do Heveraldo. Não tinha percebido isso. Ele explicou o porque disso?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pois é... eu não lembro onde está declarado isso, por isso faço uma reserva quanto a isso porque nao testei essas opções para dizer a verdade. Por isso, faço essa ressalva na mensagem anterior. Mas de todas formas irei testar para esclarecer esses casos e me retratarei caso eu tenha me equivocado. Confirmarei mais tarde.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Não entendi o porque dessa limitação, já que no início, meio ou fim, substituição de texto é sempre uma coisa muito simples.
Se você for olhar o fonte USB.PRG (que o colega disponibilizou para nós), você verá que a impressão é tratada linha a linha. Não comando por comando. É dizer se colocar na primeira coluna um texto qualquer ("Teste Antes", por exemplo) e depois adicionar a TAG de [COMPRIMIDO] e depois outro texto na mesma linha ("Teste Depois", por exemplo); o resultado será condensado para a linha toda, ous seja para "Teste Antes" e "Teste Depois" (tudo comprimido). Mas isto se deve por causa da técnica utilizada pelo Heveraldo. Isto está declarado no help do USB.PRG:
A configuração de cada tipo de fonte‚ configurada por linha inteira, não podendo mudar de fonte no meio de uma linha.
Outra coisa que venho observando, é que nos testes realizados, e o arquivo sendo o mesmo em todos os testes, após a impressão (mesmo não havendo nenhum comando para ejectar), está ejectando mesmo assim. Mas pelo visto, deve-se a um erro de programação. Porque ejectar a página, não é correto quando no arquivo não indica para ejeção.

Tem mais outro esclarecimento. Quando eu disse pro colega PJTB que:
Embora a sua pergunta não fosse direcionada a este segundo aplicativo ( USBPRINT.EXE ), você colega conseguiu denotar que mudando o conteúdo da TAG "[NORMAL]" do USB.EXE digamos para "↕" teremos o mesmo efeito do USBPRINT.
Eu estava certo na minha dedução. O USB.EXE funciona da mesma maneira que do USBPRINT, pois é feita a "seleção do formato da fonte" por substituição de STRING. Para que isto dê certo no USB.EXE colega PJTB, você precisa substituir (por exemplo):

[NORMAL] para CHR(18)
[COMPRIMIDO] para CHR(15)
[EXPANDIDO] para CHR(14)

Eu gostei muito da disponibilidade do Heveraldo em apresentando estes recursos para todos nós, quando ainda veíamos um problema imprimir em USBs. Certo que existiam alguns aplicativos que possibilitavam e não duvido que surjam outros (assim como o exemplo do colega MarcosV). Temos que estar agradecidos pelas contribuições. E por favor colega Heveraldo, não leve a mal as nossas críticas e espero que também não o faça o MarcosV nem outros que virão...

Eu gostei o exemplo do aplicativo USB.EXE que permite alterar como (em forma de STRING) as TAGs que servirão para subtituição.

Parabéns Heveraldo e MarcosV.
:{ :* -:] :))
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Porque ejectar a página, não é correto quando no arquivo não indica para ejeção.
Em Laser a ejeção da página é mandatória. Já é feita pela impressora. Nela, o que se pode fazer é antecipar a ejeção para imprimir a página seguinte, dentro do mesmo job. Mas a última página do job não precisa do comando de ejeção. Exatamente por isso que eu desconfiei que este comando, quando imprimindo na matricial, estivesse vindo do spooler.
Eu gostei o exemplo do aplicativo USB.EXE que permite alterar como (em forma de STRING) as TAGs que servirão para subtituição.
Ainda sou mais pela impressão no modo RAW. Na LIB de impressão já faço qualquer substituição que for necessária, de acordo com a impressora. Além do que a substituição eu já teria que fazer de qualquer maneira, uma vez que o usuário pode querer um preview, que não pode apresentar códigos de controle, claro.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Ainda sou mais pela impressão no modo RAW.
Sim é mais prático, mas existe alguma solução para Clipper e impressão em impressoras USBs ??
Maligno escreveu:Na LIB de impressão já faço qualquer substituição que for necessária, de acordo com a impressora.
Você fala tanto dessa LIB... mas teria como conhecé-la na prática ?. Digo isto, não para tirar proveito de você colega (que já fez tantas contribuições...) e sim para poder adquirí-lo seja comprando ou compartilhando conosco.
Maligno escreveu:Além do que a substituição eu já teria que fazer de qualquer maneira, uma vez que o usuário pode querer um preview, que não pode apresentar códigos de controle, claro.
Nisto tem uma grande carga de razão !. Mas no entanto, eu gosto da idéia de criar sempre arquivos de impressão, assim evitaria o re-processamento na hora de composição do relatório (digamos por falha de impressora ou até mesmo para re-ver o relatório).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:existe alguma solução para Clipper e impressão em impressoras USBs ??
Não. Só por meio de um programa externo. Ou, como já comentaram, por meio de um compartilhamento. Coisa que, se bem me lembro, nem sempre funciona.
Maligno escreveu:Você fala tanto dessa LIB... mas teria como conhecé-la na prática ?.
Eu já havia comentado tempor atrás que iria disponibilizá-la. Mas, já aviso: minha necessidade de impressão é pequena. Não fiz nada muito sofisticado. Só preciso que seja funcional, prática, que imprima em apenas dois tipos de impressoras (PCL5e e ESC/P) e apenas os comandos básicos. Logo, esta LIB, quando completa será muito simples.
Mas no entanto, eu gosto da idéia de criar sempre arquivos de impressão, assim evitaria o re-processamento na hora de composição do relatório (digamos por falha de impressora ou até mesmo para re-ver o relatório).
Se o seu cliente encontrar no preview de um relatório de 200 páginas uma página que ele precise em papel. Apenas uma página; a de número 150, digamos. Você imprimiria como?
Posso estar enganado, mas acredito que nenhum dos programas que imprimem pelo spooler tem condições de imprimir seletivamente uma única página, ou grupo de páginas, a exemplo do que fazem os programas como o Word, por exemplo. Daí entra a LIB do programa. Por meio dela eu injeto marcadores de página, pra facilitar o trabalho de busca. E de salto, que eu uso no preview. O usuário pressiona TAB e vai saltando para o topo das páginas, sequencialmente.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Posso estar enganado, mas acredito que nenhum dos programas que imprimem pelo spooler tem condições de imprimir seletivamente uma única página, ou grupo de páginas, a exemplo do que fazem os programas como o Word, por exemplo.
Bem eu acho que não necessáriamente tem que ser feita essa "impressão seletiva" por meio do spooler. Acredito que quando o usuário tem a necessidade de imprimir uma página dentro de 200 (por exemplo), ele normalmente estaria visualizando o relátorio. É muitas vezes alí que ele seleciona qual página irá querer imprimir. Então eu diria que pode ser feita através da visualização do relatório (antes de impressão, é claro).
Maligno escreveu:Se o seu cliente encontrar no preview de um relatório de 200 páginas uma página que ele precise em papel. Apenas uma página; a de número 150, digamos. Você imprimiria como?
Então partindo do conceito que poderia ser feito através da visualização, eu teria (em Clipper falando) duas situações:

1. Visualização através do MEMOEDIT
2. Visualização através do TBROWSE (ou DBEDIT, arghhh)

É regra geral, nos meus relatórios tem Nº de página.

Na opção 1, é só procurar a string onde se deduz começo de cada página e fazer um contador até chegar a página desejada.

Na opção 2, bastaria dar um LOCATE também na string que identifica o começo de cada página.

Claro que todo este recurso, é exclusivo e muita vezes único (personalizado) para cada relatório. Não é uma função genérica, ao menos que mantenha-se algo que identifique o começo do relatório e que seja feito em TODOS os relatorios que imprime em páginas.
Maligno escreveu:Por meio dela eu injeto marcadores de página
Por falar disso, qual são os caracteres que você insere ?. Seria o CHR(255) ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Bem eu acho que não necessáriamente tem que ser feita essa "impressão seletiva" por meio do spooler.
Mas se o usuário vê o preview e resolve imprimir uma única página em na sua impressora USB, como se dará a impressão, se não pelo programa que acessa o spooler?
1. Visualização através do MEMOEDIT
2. Visualização através do TBROWSE (ou DBEDIT, arghhh)
O MemoEdit se limita a 64KB. Não serve. O TBrowse precisa de um DBF. Acho gambiarra demais. Mas há uma terceira: browser de texto. É como eu faço. Criei um LIST com capacidade para +/-75MB e umas 250 páginas. Mas há outras soluções. No site The Oasis, por exemplo, tem funções em C pra isso. Bem melhor que TBrowse.
É regra geral, nos meus relatórios tem Nº de página.
Normalmente tem mesmo.
Na opção 2, bastaria dar um LOCATE também na string que identifica o começo de cada página.
Seria terrivelmente lento, dependendo do tamanho do relatório.
Por falar disso, qual são os caracteres que você insere ?. Seria o CHR(255) ?
Duas vezes o Chr(22).
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

O MemoEdit se limita a 64KB. Não serve. O TBrowse precisa de um DBF. Acho gambiarra demais. Mas há uma terceira: browser de texto. É como eu faço. Criei um LIST com capacidade para +/-75MB e umas 250 páginas. Mas há outras soluções. No site The Oasis, por exemplo, tem funções em C pra isso. Bem melhor que TBrowse.
Tche Maligno, o TBrowse funciona com arquivo TEXTO tb.....de uma olhada no link abaixo...onde um colega usa o tbrowse em arquivo texto.
https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=3954

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Tem razão. Esqueci do código do colega, que até já tinha visto. Fixei a idéia num TBrowse de um amigo que manda toda a impressão pra um DBF e navega por ele. Mas ainda assim, a pesquisa de uma string não fica muito mais rápida por isso.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Mas se o usuário vê o preview e resolve imprimir uma única página em na sua impressora USB, como se dará a impressão, se não pelo programa que acessa o spooler?
Você mesmo ja disse que não há solução para impressoras USB em Clipper, portanto o único forma é através do Spooler, não ?. E como se daria ?: Eu acho que como qulquer situação que requera um segundo arquivo temporário e ser mandado de dentro da visualização de impressão.
Maligno escreveu:O MemoEdit se limita a 64KB. Não serve.
Cómo não serve ?. Sim, concordo que o limite é 64K no MEMOEDIT(), mas é isso que já muitos programadores tem como opção e tem nos seus sistemas. Quem sabe, os relatórios não venham a ter todo esse tamanho ?. Eu apenas mencionei, tão é somente nessas condições, não é o que eu indicaria. Eu indico SEMPRE o TBROWSE !!!.
Maligno escreveu:O TBrowse precisa de um DBF. Acho gambiarra demais.
Gambiarra demais ?. Ahhh, come on guy ! Vai dizer que você não utiliza-se de arquivo temporários ??? Eihn ?
Maligno escreveu:Mas há uma terceira: browser de texto. É como eu faço. Criei um LIST com capacidade para +/-75MB e umas 250 páginas. Mas há outras soluções. No site The Oasis, por exemplo, tem funções em C pra isso. Bem melhor que TBrowse.
Podias dar o link, daquela que sorprendeu você ?
Maligno escreveu:
Pablo César escreveu:Na opção 2, bastaria dar um LOCATE também na string que identifica o começo de cada página.
Seria terrivelmente lento, dependendo do tamanho do relatório.
Ja que você mencionou de ter criado um LIST com capacidade +/-75MB e umas 250 páginas. Proponho a fazer um teste nesse arquivo (coloque-o disponível com link no seu site).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:E como se daria ?
Voc6e seleciona a página desejada e manda pro spooler. Um segundo arquivo seria necessário, claro. A não ser que eu próprio me disponha a, por exemplo, codificar isso no WAPI.
Cómo não serve ?. Sim, concordo que o limite é 64K no MEMOEDIT(), mas é isso que já muitos programadores tem como opção
Se existe a menor possibilidade desse limite precisar ser ultrapassado, já deixa de servir.
Eu indico SEMPRE o TBROWSE !!!.
É uma opção melhor. Não me lembrava do TBrowse de texto do colega (esqueci o nome dele) que permite navegar por um arquivo texto. É uma opção bem melhor que o MemoEdit.
Gambiarra demais ?. Ahhh, come on guy ! Vai dizer que você não utiliza-se de arquivo temporários ??? Eihn ?
E o que isso tem a ver com arquivos temporários?
Ademais, como eu disse em resposta ao Leonardo (talvez você não tenha lido): não me lembrava do TBrowse de textos do colega. Eu estava com idéia fixa no preview de um colega que manda tudo pra DBF. Isso sim é gambiarra.
Maligno escreveu:Podias dar o link, daquela que sorprendeu você ?
Agora você me apertou. Não tenho marcado o link para essa função. Mas dê uma vasculhada lá. Acho que na seção de LIBs pra Clipper.
Ja que você mencionou de ter criado um LIST com capacidade +/-75MB e umas 250 páginas. Proponho a fazer um teste nesse arquivo (coloque-o disponível com link no seu site).
Na verdade são dois conjuntos de funções. Um sub-sistema de indexação do arquivo texto. Daí vem essa limitação de tamanho e número de páginas. Já comentei antes: manipulo arquivos textos como se fosse um simples DBF. E a segunda função, que através desse sub-sistema, permite navegar pelo arquivo. Quando der tempo, vou fazer um demo.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:
Pablo César escreveu:Cómo não serve ?. Sim, concordo que o limite é 64K no MEMOEDIT(), mas é isso que já muitos programadores tem como opção e tem nos seus sistemas. Quem sabe, os relatórios não venham a ter todo esse tamanho ?.
Se existe a menor possibilidade desse limite precisar ser ultrapassado, já deixa de servir.
O MEMOEDIT() existe e serve, só não pode se esperar muito dele...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:O MEMOEDIT() existe e serve
Existe? Mas é claro que existe. :))))
só não pode se esperar muito dele...
Acho que isso já é motivo suficiente pra nem pensar em usá-lo.
[]'s
Maligno
---

---
Responder