Impressão do Clipper em porta USB.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

sygecom escreveu:Foi como jah falei antes para vc...o tamanha da WAPI, é de dar inveja a qualquer outro executavel....
Ah, mas nem dá pra comparar. Seria injusto. É C compilado pelo GCC (Borland não vale :) contra o Xharbour, que naturalmente, tem de carregar muita coisa.
Inclusive, usa-se C até pra desenvolvimento de firmware de relógio de pulso, tamanha a eficiência.
Editado pela última vez por Maligno em 28 Jun 2007 18:48, em um total de 1 vez.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Pablo César escreveu: Respondí a sua pergunta ? Era isso que querias saber ?..
Tche, na verdade eu queria saber se o colega marcos sabia alguma solução para impressão rapida em impressora matricial usando a win32prn...eu uso assim...hj...meu sistema indentifica se é LTP ele manda em modo PRINTFILERAW()....se não for ele usa a WIN32PRN..
Pablo César escreveu: Eu não sei quanto demandaria o Marcos modificar seu código para utilizar o PRINTFILERAW() da HBPRINTER em lugar do Win32prn. Acredito que ele terá um trabalho considerável.
é mais de usar do que usar a win32prn.
Pablo César escreveu: Senão me engano ja hé visto esta "condição" do Win32prn de ejectar ao ultimo. Por falar disso, Leonardo, você chegou perguntar algo ao Wagner sobre isto ?
Tche, a um tempo atras perguntei ao Wagner se teria como fazer isso no PRWIN ...e ele me disse que usa a WIN32PRN no PRWIN e que isso era normal nas impressoras...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Mas a velocidade de impressão com o USBPRINT é quase impercibivel (quase tão rápido quanto ao modo ASCII).
Mas não deveria ter diferença alguma. O programa do Marcos não envia os dados pro spooler? Então, seja lá o que for pro spooler (texto ou gráfico), a impressão ocorre depois que o job for fechado no spooler. A partir daí não tem mais nada a ver com o programa. Se a impressão ficar lenta por conta de alguma característica, será apenas devido à limitações das impressoras.

Aliás, discordo quando você diz que modo texto é sempre mais rápido. Em Laser não faz a menor diferença, com áreas impressas comparáveis.
[]'s
Maligno
---

---
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Oi Pablo,
Pablo César escreveu:Não liga se o pessoal sim se manifesta ou não, pois na maioria das vezes o pessoal são meio tétricos... poucas vezes comentam algo sobre os aplicativos dos outros (sempre o deles são melhores...). Eu estarei adoptando o seu USBPRINT.EXE, uma vez que possa fazer NEGRITO, pois estás ficando muito bom.
Não desanime colega, eu ao menos fico muito agradecido com a sua contribuição.
Opa... agradeço pela força... ! e aproveitando... me passa o codigo Negrito (Liga/Desl.).
Pablo César escreveu:Gostaria claro, que quando "finalizado" este projeto (sempre se fala finalizado, mas nunca está... hehe) eu gostaria de ver seu código-fonte, se você nos permitir. Pois graças a pessoas como você, o Heveraldo, o Maligno, Leonardo, Rochinha, Wagner, Toledo, Dudu, Marcelo, enfim... muitos aqui com certeza, insentivam cada vez mais a linguagem XBASE.
Opa... Depois que eu chegar em um nível razoavél... vou disponibilizar alguns exemplos pro pessoal.
Pablo César escreveu:E eu estou seriamente pensando em meter as caras no xHarbour, mas já viu... (nem sei por onde começar...) ? e eu gostaria de ver a minha telas em modo GUI.
É só desprender um tempo só pra isso... e se concientizar que terá que quebrar muito a cabeça... pq qq documentação ref. ao xHarbour é rara... mas na pasta de exemplos do xHarbour tem bastante coisa... é só encarar com fé.... que vc chega lá... Meu proximo passo será direcionado a GUI.
Pablo César escreveu:Mas não é o /T2 que eu estou falando. Veja que se fizer com parâmetro /1 se comporta diferente que com /T1. E com /T3, não deveria mostrar help nenhum, certo ?
Vou Analizar isso!
Pablo César escreveu:Marcos, se você achar que é muito trabalho ou até que não compensa. Por favor sinta-se avontade para dizer: NÃO.
Opa... Nem esquente.. sempre me deram força aqui no forum... e de acordo com o tempo que puder desprender... e achar q é viavel a sugestão... farei de bom grado !
Editado pela última vez por MarcosV em 28 Jun 2007 19:48, em um total de 8 vezes.
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
===============================================================
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Oi Leonardo...
sygecom escreveu:Tche, na verdade eu queria saber se o colega marcos sabia alguma solução para impressão rapida em impressora matricial usando a win32prn...eu uso assim...hj...meu sistema indentifica se é LTP ele manda em modo PRINTFILERAW()....se não for ele usa a WIN32PRN..
a maior velocidade de impressão que consegui alcançar... foi a do USBPRINT... se conseguir melhorar isso... te dou um toque.
sygecom escreveu:Tche, a um tempo atras perguntei ao Wagner se teria como fazer isso no PRWIN ...e ele me disse que usa a WIN32PRN no PRWIN e que isso era normal nas impressoras...
Tb to começando a achar a mesma coisa.
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Se a impressão ficar lenta por conta de alguma característica, será apenas devido à limitações das impressoras.
Por supuesto ! Falo exclusivamente na impresão mesmo !. A impressão em puro ASCII em impressoras MATRICIAIS, com certeza é mais rápida e não estou falando de spool ou demora do SO. Simplemste quando o pacote de impressão já está na memória da impressora.
Maligno escreveu:Aliás, discordo quando você diz que modo texto é sempre mais rápido. Em Laser não faz a menor diferença, com áreas impressas comparáveis.
Sim... não tem comparação, me referia apenas exclusivamente a impressoras MATRICIAIS, seu maligno !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Vejam aí pessoal...

Outra Atualização USBPRINT:
1. Edição de Tags e Edição do Parametro: Apagar Arquivo Automaticamente. (Sugestão Pablo)
2. Tratamento comando Negrito.
3. Alguns outros ajustes Help.

USBPRINT
Marcos Villela
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não testei tudo, mas pelo que estou vendo já está bem melhor, mais rico em recursos. Parabéns.

Mas só um detalhe: os códigos de negrito, pelo que sei, são Chr(27)+Chr(69) para ativar e Chr(27)+Chr(70) para desativar. Os que você usou são para double strike que, aliás, é uma forma diferente de enfatizar.

Aceite uma sugestão, que é quase uma obrigatoriedade: um parâmetro especial para o programa apenas listar as impressoras instaladas em um arquivo, com um sinal marcador especial para destacar qual é a default no sistema. Se o sujeito vai executar o seu programa pelo programa dele, certamente vai precisar saber de quais impressoras dispõe. Aliás, lembre-se de que isso tornará o nome do arquivo um opcional.
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Só um adendo: com relação às tags editáveis, acho louvável seu esforço para criar uma possibilidade de reconfiguração dos nomes das tags, mas acho que é coisa totalmente dispensável, que eu próprio jamais usaria.

Tenho dois argumentos pra pensar assim. Primeiro que tanto faz quais nomes usar. O importante é que o comando seja executado. E segundo: jamais usaria os nomes dessas tags diretamente no código, sejam quais nomes fossem. Eu só usaria símbolos próprios de macros. Isso me permitiria usar os nomes que eu bem entendesse diretamente no meu código de montagem da linha de impressão.

Portanto, a edição de tags parece mais uma perfumaria; ou seja, não tão essencial, descartável. Uma analogia: é como se eu ligasse pro fabricante da linguagem de programação e pedisse a ele que criasse um método qualquer para que eu pudesse mudar os nomes dos comandos. Racionalmente, ele me diria: "Use macros". :)

Mas já está feito. Tudo bem. Está ótimo. Foi apenas uma observação. Eu só quis dizer que não incluiria essa opção, até porque, é mais esforço e código sendo gasto, a meu ver, à toa.
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

MarcosV escreveu:
Maligno escreveu:Você usou algum compactador ou foi só na compilação?
Usei o UPX.
Se fosse uma outra aplicação qualquer, talvez até poderia não ser uma boa solução, já que há um consumo extra de CPU pra descompactar o programa em memória. Mas no caso desta aplicação não faz tanta diferença. Claro que isso nem é tão importante. Afinal de contas, não será o tamanho do executável que vai diminuir seu brilho.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Isso me permitiria usar os nomes que eu bem entendesse diretamente no meu código de montagem da linha de impressão.
Está vendo ?. Você mesmo acha conveniente dar o nome que quiser e ainda acha perfumaria... claro você acha isso porque você é programador. Mas quanto aos usuários finais ? Aqueles que não entendem nada de macros, comandos de impressão... etc.

Imaginemos que precisemos criar uma "mala-direta" em puro Clipper assim como já foi longamente discutido em outro tópico. E o usuário souber, que para destacar uma palavra dentro do seu texto ele deve utilizar [NEGRITO]palavra_a_ser_destacada[NORMAL], com certeza ele vai usar e vai ficar muito feliz da vida em poder fazé-lo com tanta perfumaria e tudo, sem complicação de macros, comandos-de-impressão e caramba quatro... você não acha colega ?.

Puxa... fiquei se a nova atualização... o acesso não está disponível... :'(
Por falar em versão... estaria faltando mudar a versão do aplicativo que até a versão anterior estava como 1.0 e pelo que eu venho acompanhando você Marcos está na versão 6 que estaria disponível Nesta mensagem
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:
Maligno escreveu:Isso me permitiria usar os nomes que eu bem entendesse diretamente no meu código de montagem da linha de impressão.
Está vendo ?. Você mesmo acha conveniente dar o nome que quiser e ainda acha perfumaria...
Não, Pablo. Eu não acho conveniente dar os nomes que quiser às tags. Eu estava apenas "divagando", como SE eu fosse usar. Mas não usaria, com certeza.
E o usuário souber, que para destacar uma palavra dentro do seu texto ele deve utilizar [ATIVA_NEGRITO]palavra_a_ser_destacada[DESATIVA_NEGRITO], com certeza ele vai usar e vai ficar muito feliz da vida em poder fazé-lo com tanta perfumaria e tudo, sem complicação de macros, comandos-de-impressão e caramba quatro... você não acha colega ?.
Acho não, colega. Eu também não acho boa idéia dar tags para o usuário inserir no texto. Primeiro que isso tira a estética do texto, levando o nível de qualidade pra baixo. O sujeito não terá mais a formatação. E isso atrapalha bastante. Segundo que eu faria como o antigo WordStar for DOS: a cada comando uma cor diferente, por exemplo. SE eu fosse fazer. Mas também não faria mala direta desse tipo em DOS. Existem recursos melhores e mais ricos a oferecer através de outros programas.

Note que eu não quis dizer que é algo totalmente inútil. Apenas disse que não é essencial. Há quem até poderia usar (pouca gente). Mas há uma pequeníssima aplicabilidade pra isso. Mas é totalmente dispensável se você levar em conta os recursos que existem fora do programa Clipper.

Por tudo isso, ratifico o que disse: eu não incluiria uma edição de macros neste tipo de programa. Mas também repito: já está feito! Ótimo! Não faz tanta diferença. Recurso a mais é melhor que de menos. Mas você também não precisa se desgastar tanto com esse tipo de discussão.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:mas pelo que estou vendo já está bem melhor, mais rico em recursos. Parabéns.
Por tudo isso, ratifico o que disse: eu não incluiria uma edição de macros...
Recurso a mais é melhor que de menos.
Ahhh agora você falou bonito !. São essas a plavras que o colega precisa.
Maligno escreveu:eu faria como o antigo WordStar for DOS: a cada comando uma cor diferente, por exemplo.
Mas desta forma (indicando o caracter que o programador quiser), você poderia ainda fazer isto no próprio editor de textos (aquele que você diz que não "serve", o MEMOEDIT) com cores diferenciadas para a formatação. A sugestão sua é muito válida e aliada com os recursos de definição de TAGs você definindo-as como algum tipo de caracter-não-imprimível e ocultado-lo dentro da edição. Portanto ainda acho que é uma grande vantagem fazerdas TAGs como conteúdo variável.
Maligno escreveu:Mas você também não precisa se desgastar tanto com esse tipo de discussão.
Que nada Maligno ! Não esquente você com isso também. Eu gosto muito de ler as suas críticas (falando muito a sério), acho você muito exigente, isso só nos traz benefícios mas as vezes você é muito duro com as palavras e provoca MUITA polêmica (o que também acho saudável) e depois de tudo eu também gosto de cutucar a onça com vara curta...
:D

Obs.: Marcos, por favor poderias me mandar por email o ultimo USBPRINT (tou ancioso de ver o novo release)...
:)Pos
Editado pela última vez por Pablo César em 29 Jun 2007 10:14, em um total de 1 vez.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:
Maligno escreveu:eu faria como o antigo WordStar for DOS: a cada comando uma cor diferente, por exemplo.
Mas desta forma (indicando o caracter que o programador quiser), você poderia ainda fazer isto no próprio editor de textos (aquele que você diz que não "serve", o MEMOEDIT) com cores diferenciadas para a formatação.
Nunca usei MemoEdit a sério. Não me lembro exatamente, mas se por ele for possível interceptar cada caractere digitado, seria possível usá-lo da forma que descrevi, mas isso demandaria uma análise de conteúdo, a exemplo do que se faz em componentes RichEdit (Windows). Mas a aplicabilidade disso é tão baixa que nem compensa o esforço. E não é um esforço pequeno.
Eu gosto muito de ler as suas críticas (falando muito a sério), acho você muito exigente, isso só nos traz benefícios mas as vezes você é muito duro com as palavras e provoca MUITA polêmica (o que também acho saudável)
Uma coisa que sempre digo: receber elogios é bom. Receber críticas é muito melhor. Já quase perdi algumas amizades por pensar assim. Às vezes não é possível fazer uma crítica sem parecer duro ou polêmico. :)
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

MarcosV escreveu:
Pablo César escreveu:E eu estou seriamente pensando em meter as caras no xHarbour, mas já viu... (nem sei por onde começar...) ? e eu gostaria de ver a minha telas em modo GUI.
É só desprender um tempo só pra isso... e se concientizar que terá que quebrar muito a cabeça... pq qq documentação ref. ao xHarbour é rara... mas na pasta de exemplos do xHarbour tem bastante coisa... é só encarar com fé.... que vc chega lá... Meu proximo passo será direcionado a GUI.
Tche, Marcos Junto com a CVS vem uma Documentação....é só vc gerar ela para Html, tb na CVS vem uma pasta SAMPLES que tem todos possiveis exemplos das funções do xharbour, temos tb. a NG On-Line,jah nas Contrib temos diversas diferentes soluções e cada uma com seus devidos exemplos e claro que não poderia faltar....temos o forum tb...que se vc usar a busca...vc encontra bastante solução...ou o caminho para a solução....

Tche, Pablo....encarre o xharbour como uma atualização do clipper...
Obs: Se Alguem quiser de algum material a mais posso disponibilizar uns link.

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder