Estou com Problema de memoria..

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

João Luiz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Estou com Problema de memoria..

Mensagem por João Luiz »

Olá amigos...

Tenho um sistema em clipper 5.3b e blinker 1.0, e estou com problema de memoria Ram, no windows xp, sera que alguem pode me ajudar pois com o sistema carregado apenas consigo 70 de ram, gostaria de saber se tem algo para aumentar esta memoria, alguma configuração no windows, pois fiz algumas alterações no autoexec.nt e config.nt, mas não resolveu muito.

Tambem tenho um problema dentro do sistema que quando vou imprimir um relatorio o qual jogo dentro de um arquivo TXT e depois imprime com o comando PRWIN 1.0, mas quando ele manda o relatorio para a impressora meu sistema que estava rodando em tela inteira, diminui o sistema pela metade da tela e bagunça tudo, notei que quando uso o comando RUN para enviar o relatorio é que acontece isso, será que alguem pode me ajudar.

Obriago... João Luiz :xau
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Quanto ao problema de memória, acho que o melhor que posso a dizer é que seria mais interessante você usar a versão 7 do BLinker, que é a última, com o modo protegido. Você não disse, mas parece estar usando o modo real. No modo protegido, toda a memória extendida poderá ser utilizada pelo programa, eliminando esse tipo de problema.

Há inúmeras mensagens a respeito de como utilizar esse modo. Masm, basicamente, são necessários apenas dois comandos no BLinker:

BLINKER EXECUTABLE EXTENDED
LIBRARY BLXCLP53

Isso num script de linkedição. Ou, em linha de comando, suas abreviações:

BLINKER FI <seu_prog> LI blxclp53 BLI EXE EXT

Nem sempre dá pra fazer rodar de cara no modo protegido. Se você tiver alguma blblioteca não preparada para este modo, certamente terá um erro de tipo GPF. Mas é um começo.

Quanto ao problema de vídeo, diminuir a tela pela metade e "bagunçar" tudo é sugestivo para algum problema de hardware. Você testou em outro computador e notou que o problema é exatamente o mesmo? Sou capaz de apostar que não. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Estou com Problema de memoria..

Mensagem por sygecom »

João Luiz escreveu: Tambem tenho um problema dentro do sistema que quando vou imprimir um relatorio o qual jogo dentro de um arquivo TXT e depois imprime com o comando PRWIN 1.0, mas quando ele manda o relatorio para a impressora meu sistema que estava rodando em tela inteira, diminui o sistema pela metade da tela e bagunça tudo, notei que quando uso o comando RUN para enviar o relatorio é que acontece isso, será que alguem pode me ajudar.
Vc já testou as utlimas versões do PRWIN, não conheço essa sua versão 1.0, mas na que eu tenho aqui não prescissa de nenhum RUN , ele simplesmente fica lendo um pasta que é pré-determinada por vc e imprime tudo que esta naquela pasta sem prescissar usar o camando RUN do CLIPPER, de uma olhada nessa ultima versão do PRWIN , para vc que já usa vale a pena ver.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
João Luiz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por João Luiz »

Olá amigos.. Maligno e Sygecom

Obrigado pela ajuda, mas para o Maligno e ja tentei compilar com o Blinker 7, mas não sei por que o sistema ficou estranho dando uns erros, ai voltei para o Blinker 1.0, mas vou tentar novamente com o que vc me sugeriu obrigado, agora em relação ao problema no video ja testei em varias maquinas e da o mesmo defeito, agora criei um arquivo .bat onde coloco o seguinte comando:

mode con:cols=80 lines=25
"nome do meu sistema.exe"

depois deste arquivo, melhorou, não mais reduzia a tela pela metade, gostaria de saber se tem algo melhor para eu fazer, e não precisar usar este arquivo .bat.

Ao colega Sygecom, vc poderia me informar qual é a ultima versão do PRwin e ondo consigo ele.

Até mais e muito obrigado pela ajuda.... :))
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Você deve ter tido alguma incompatibilidade com o BLinker 7. Isso acontece. Se você postar qual erro deu podemos tentar ajudar.

Quanto ao vídeo, não é nada normal que aconteça isso. Você utiliza alguma biblioteca com extensões ou características especiais relacionadas a vídeo? Se você testou em outras máquinas e deu no mesmo, é certo que alguma coisa diferente tem. Senão isso aconteceria com todo mundo.

Talvez, pra tentar amenizar o problema, você possa usar uma função chamada WinFullScr(), que está no meu site. É o último arquivo desse diretório. Esta função apenas comuta para o modo gráfico e em seguida para o modo texto em 80x25. Não é o ideal, mas talvez ajude.

Quanto ao PRWin, a última versão é a 3.9c, conforme o site do Vagner.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

João, vc pode tentar tmb. colocar no inico da sua app.

Código: Selecionar todos

SETMODE(25,80)
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

A função WinFullScr() faz exatamente o mesmo que SetMode(25,80).
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Maligno escreveu:A função WinFullScr() faz exatamente o mesmo que SetMode(25,80).
Uai agora não estou lhe entendo Maligno, se faz exatamente o mesmo pq usar a WinFullScr alem de ter que linkar um OBJ a mais...?
Alem que SETMODE(25,80) é do CLIPPER.LIB
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Repare no nome da função ou releia o que eu disse: WinFullScr() comuta para o modo gráfico, forçando a comutação para tela cheia, e depois entra no modo texto 80x25. Ou seja, ela tem dupla função, dispensando portanto, a SetMode().
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Maligno escreveu:Repare no nome da função ou releia o que eu disse: WinFullScr() comuta para o modo gráfico, forçando a comutação para tela cheia, e depois entra no modo texto 80x25. Ou seja, ela tem dupla função, dispensando portanto, a SetMode().
Ahhhhhhhhhh eu li o que vc postou que:
Maligno escreveu:A função WinFullScr() faz exatamente o mesmo que SetMode(25,80).
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pelo jeito não leu tudo. Mas isso não tem a menor importância. O que importa é que o OP já tem algumas opções. Se houver mais algum problema, esperamos que ele dê um retorno.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Até tinha visto, mas como vc disse que o SETMODE seria EXATAMENTE igual....vc que sai falando de mais....
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

sygecom escreveu:Até tinha visto, mas como vc disse que o SETMODE seria EXATAMENTE igual....vc que sai falando de mais....
Pelo jeito, interpretação de texto não é o seu forte. Dã!

Fui bem claro. Tente prestar atenção. Eu disse:
A função WinFullScr() faz exatamente o mesmo que SetMode(25,80).
Isso não significa que seja igual. Eu disse que ela também faz o mesmo que a outra função. E além disso, ela também comuta para tela cheia. Portanto, não falei demais. Você que entendeu de menos. Pra variar.

Entendeu agora ou quer que eu desenhe pra você?
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

#-) #-)
Leonardo Machado
João Luiz
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por João Luiz »

Amigos desculpe-me, mas eu não sou fera em clipper igual a voceis, e fico fazendo perguntas talves um tanto bobas me desculpe minha ignorância, mas é que fiquei feliz em ver que realmente este forum responde qualquer tipo de pergunta obrigado a todos... :)) :{

Agora a vc Maligno, que já me ajudou outras vezes só tenho a agradecer mto, e veja só coloquei no meu .Prg principal no inicio dele o comando SetMode(25,80), mas não resolveu, apenas melhorou a cor que estava usando no sistema deixando a tela com menos brilho, ficou bom, mas não resolveu meu problema, agora colocando dentro de um arquivo .Bat ele resolve como falei anteriormente, ainda não testei o que vc me indicou o WinFullScr(), pois não consegui fazer funcionar será que vc poderia me esplicar como fazer para compilar dentro do meu sistema, pois não entendi direito como fazer.
Agora em relação ao Blinker 7, eu instalei em meu micro, fiz o Path direcionado para ele e suas pastas, mas quando vou compila ele não encontra o arquivo
LIBRARY BLXCLP53, então resolvi colocar este arquivo junto com meus Prgs, ai não compilou mesmo, agora se tirar esta linha de comando e tambem a linha BLINKER EXECUTABLE EXTENDED , compila legal, mas a memoria que estava dando + ou - 70mb cai para 26Mb, não consigo complilar com estes dois comando que pelo que vc falou poderia me ajudar muito.
Se não for muito encomodo poderia enviar meius arquivo .bat, .Lnk que compila meu sistema e tbem meu Prgs principal, para vc dar uma olhada, para ver qual besteira estou fazendo na ora da compilação, já que todos usam a versão Blinker 7 e só eu não consigo, para adiantar vou postar o meu arquivo c.bat e o contab.lnk a seguir:

C.Bat
Path=D:\windows;d:\windows32;c:\clip53;c:\clip53\Bin;c:\clip53\lib;c:\clip53\include;c:\clip53\blinker;c:\clip53\Blinker\bin;c:\clip53\Blinker\lib;c:\jlsoft\dbase;c:\clip53\Blinker\c;c:\clip53\Blinker\zap;c:\clip53\Blinker\xpp;c:\clip53\Blinker\Asm;c:\clip53\Blinker\Bas;c:\clip53\Blinker\Clp;c:\clip53\Blinker\For;c:\clip53\Blinker\Frc;c:\clip53\Blinker\Mod;c:\clip53\Blinker\obj;c:\clip53\Blinker\Pas;c:\windows\command

del *.bif
del CONTAB.exe
del *.obj
del *.ntx
del *.tmp
Clipper CONTAB
clipper proced
Clipper Rotinas
Clipper tabelas
Clipper Extenso
clipper calenda
CLIPPER BACKUP
clipper restore
clipper r99
clipper LancAut
clipper Lanc01
clipper Lanc02
clipper R299
Clipper Sobre
clipper ati_pas
Clipper GetCal
//*Clipper GetSys
Clipper JL

Compila Contab

*----------------------------------------*
*------Agora o arquivo Contab.Lnk
OutPut Contab.exe
Blinker Incremental Off
Blinker Cache EMS 50%, 50%
Blinker Cache XMS 50%, 50%
Blinker Link EMS ON
Blinker Link XMS ON

//BLINKER EXECUTABLE EXTENDED
Blinker Exec Clipper F=255 //150
Blinker Over Page On
Blinker Over Opsi 60
//LIBRARY BLXCLP53
LIB Vl2_52,Relogio,Orbis,DRBACKUP

FILE CONTAB
FILE proced
FILE Rotinas
FILE Tabelas
File Extenso
FILE calenda
FILE BACKUP
FILE restore
FILE r99
FILE LancAut
FILE Lanc01
FILE Lanc02
FILE R299
FILE Sobre
FILE ati_pas
FILE GetCal
FILE JL

*-------------------------*

Vc pode ver que tive que desabilitar as 02 linhas mencionadas para poder compilar mas ai a memoria fica menor e o sistema não roda. há uso clipper 53b e Blinker 1.0 e meu arquivo principal inicial assim:

#include "Getexit.ch"
#include "getpass.ch"
#include "visual2.ch"
#include "common.ch"
#include "Inkey.ch"
#include "box.ch"
#include "Getcalc.ch"
SetMode(25,80)

se vc puder me ajudar com que escreve ai beleza, agora se as informações não forem suficiente e vc me autorizar envio os arquivos para vc...

Até mais e mto obrigado.... :{
Responder