Manual da Iolib

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: Manual da Iolib

Mensagem por SandroBelarmino »

Pablo César escreveu:Na minha opinião o problema não está na utilização das seriais, ao menos que todas as impressoras dos setores alvo (bar, cozinha, etc.) estejam conectadas "fisicamente" num só computador
Foi exatamente isso que o colega Gilson disse no post dele:
gilsonpaulo escreveu:Serão tres direcionamentos de impressão, na verdade é um sistema de pizzaria, o servidor é Novel Netware 3.12, as estações MS-DOS com boot remoto por rpl, as tres impressoras, estarão ligadas em um micro que gerenciara as impressões.
Então se ele tem 3 impressoras, todas compartilhadas em um mesmo micro, na minha opinião, eu ainda acho que o modo mais simples é usar o netredir() da catools , pois podemos direcionar a impressão direto para a impressora desejada.

Forte abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Sandro,
Acho que netredir(), não funciona com NOVEL, ainda mais que o colega esta fazendo boot direto no Novel, terial que testar.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Manual da Iolib

Mensagem por Pablo César »

Certo então, se terá um PC com 3 impressoras seriais, daí o comando MODE irá servir. Mas quanto ao NETREDIR, acho que esta função é exclusiva para redes MS e não da Novell. Pelo menos é isso que consta no NG. No entanto após configurar cada COM através do MODE LPT1, LPT2, LPT3 e redirecionar a impressão para arquivo fica muito fácil mandar para cada LPT.

COPY FILE("PEDIDO.TXT") TO ("LPT1")
COPY FILE("PEDIDO.TXT") TO ("LPT2")
COPY FILE("PEDIDO.TXT") TO ("LPT3")
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Gelara, mil perdões !!!! Realmente eu usei o netredir() com Win, já faz um tempo que não vejo rede novell !!!Não sabia que essa função só servia pra Win.
Mais um aprendizado, como muitos aqui no forum !!!!
Forte abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
gilsonpaulo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por gilsonpaulo »

Bom amigos.

Eu fiz os testes, capturei as portas LPT1, LPT2 e LPT3 com a novell nos terminais e fiz o direcionamento com a novell das portas LPT1 para a COM1, da LPT2 para a COM2 e da LPT3 para a COM3, funcionou perfeitamente, no terminal do caixa vai estar ligada uma impressora tambem, neste terminal use o seguinte:

Código: Selecionar todos

Mensagem( "Imprimindo " + cArqSpool + " em disco. Aguarde !..." )
SET PRINTER TO ( cArqSpool )
SET DEVICE TO PRINTER
SET CONSOLE OFF
SET PRINTER ON

bla,bla,bla,bla
....
....
...

SET DEVICE TO SCREEN
SET PRINTER OFF
SET PRINTER TO
SET CONSOLE ON
COPY FILE("PEDIDO.PRN") TO ("COM1")
Ficou show de bola.

Os comandos de captura:

Nos clientes:

CAPTURE /L=1 /Q=BAR /NB /NFF /NO TABS /TI=3  // Captura a porta LPT1 no terminal
CAPTURE /L=2 /Q=COZINHA /NB /NFF /NO TABS /TI=3  // Captura a porta LPT2 no terminal
CAPTURE /L=3 /Q=FORNO /NB /NFF /NO TABS /TI=3  // Captura a porta LPT3 no terminal
Na maquina que sera o servidor de impressão:

RPRINTER 0 IMP -P 2  //Instala a porta impressora BAR na COM1
RPRINTER 1 IMP -P 2  //Instala a porta impressora COZINHA na COM2
RPRINTER 2 IMP -P 2  //Instala a porta impressora forno na COM3
Não descobri como capturar as portas seriais pela novell, só as paralelas.

Tenho um cliente (Materiais de Construção) onde a rede é Novell Netware 3.12, o Servidor é um Celeron 300 com rede 10/100, e o terminais, umas 15 estações com Boot Remoto por RPL com placas de rede Realtek 8139 e o sistema em clipper, a rede é de 100Mbps, funciona perfeitamente, o downtime é de 2 a 3 dias por ano para manutenção preventiva no servidor.

Os Boot Remoto gravei usando uma placa mãe em Flash-rom de placas mães com defeito.
Qualquer interesse segue o link com um artigo que postei no vivaolinux.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gra ... placa-mae/
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Manual da Iolib

Mensagem por Pablo César »

Em sintese... funcionou ! Então, percebeu que não tinha nada a ver com o acesso a serial ?. Nem precisou, ainda bem ! Só ficou faltando o agradecimento pela atenção dos colegas (não que da minha parte seja sumamente necessário).

Mas valeu como experiência e os comandos da Novell (fazia tempo que eu não via). A novell é uma exclente rede, pena que tem que ter no meio SO como o Ruindows para embelezar com o ambiente gráfico.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
gilsonpaulo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por gilsonpaulo »

Eu vou postar mais um comandos da novell, mas então vai la meu muito obrigado a todos pelas dicas, é que geralmente já comeco meu tópicos agradecendo. Desculpe pelo deslize.
Responder