FIVEWIN C:\FW23 HELP, HELP.........

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

managercorp
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

FIVEWIN C:\FW23 HELP, HELP.........

Mensagem por managercorp »

Oi, comprei o livro fivewin e a migracao de aplicacoes clipper para o windows da fatec. o problema e que o blinker aponta para o diretorio clipper5,blinker5 e fw23, o clipper5 e o blinker5 eu tenho mas a pasta fw23 nao tenho nem veio no cd e nele tem que constar as pastas lib,include, etc.... podes me ajudar. Por favor.

solucoeshotel@hotmail.com
alexandre@managercorp.com.br
81-96152319
81-21224611
Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
alexandre@managercorp.com.br
81-96152319
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

De uma passada no link https://pctoledo.org/forum/viewto ... =4294#4294 e instale o 5Win na pasta FW23 e pronto.

@braços :xau
OZIEL
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

FW23 do Livro da Vfatec - Migrando para Windows.

Mensagem por OZIEL »

Não sei se a solução indicada vai dar certo, pois eu estou com o mesmo problema, tenho a versão FW21 e coloquei todos os dados no diretório

Clipper5\lib\..
Clipper5\include\..
Clipper5\bin\..

Após compilar que vai rodar o programa, aparecem os erros abaixo:

Called from Tbitmap:hbitmap(0)
....
....
Called from Twindow:Paint(0)
....
....
Called from TDialog:Activate(0)
....
....

1) Estas classes estariam na versão FW23, ou poderíamos trabalhar com elas na 21c ?

Oziel Lopes

oziellsilva@hotmail.com
oziellsilva@click21.com.br
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Este erro ocorre quando voce usa MDIs no FiveWin, ou seja, usa janelas dentro de janelas e a classe tBitmap causa estes erros.

Sugestão.

Nào usar imagens de fundo nas janelas de seus aplicativos, pois a classe tWindow tem diferenças da classe tWindow para MDIs.

Até a versão 2.4 este bug existe.

Usem janelas simples e se possivel utilizem os recursos de BRUSH para janelas e diálogos.

@braços :xau
OZIEL
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por OZIEL »

:D

Obrigado...

OZIEL LOPES
OZIEL
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por OZIEL »

Vejam, no tópico que escrevi acima falando de uns problemas com os testes do Livro da Vfatec.

Pois bem na pag. 70 tem uma informação.

Instalar a DLL -> FWCTRLS.DLL escrita por Ricardo Ramirez
no Menu do Workshop - Install control Library -> file

Segundo o Livro essas classes descritas estão nesta DLL

:xau :xau
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Mesmo assim o erro ira persistir.

A FWCTRLS.DLL foi designada para o desenho de controles em dialogs e não em windows e portanto nada da mesma será utilizada na aplicação.

As LIBs ora referidas trabalham de forma diferente com as classes Window e MDIChild em relação à bitmaps.

Voce poderá verificar que a mesma classe contidas em cada versão faz referencia à HBITMAP e HBMPPAL e/ou possui funções e métodos internos diferentes.

A não ser que o problema tenha sido corrigido na 2.5, até a versão 2.4 o problema só acontece se usarmos MDI.

Talvez o problema possa ser contornado com o uso de INCRUSTE de dialogos em janelas.

Como todos sabemos uma janela MDI fica dentro do campo de visão da janela PAI enquanto que os dialogos ficam fora de seus limites.

O INCRUSTE faz com que um dialogo seja apresentado dentro de uma janela, dentro de seus limites, podendo ser redimensionada e receber quaisquer controles.

O código para a mesma esta na área de exemplos ou truqes do site http://www.dbwide.com.ar.

Lembrando que a idéia me ocorreu no momento da colocaçào deste post, portanto é somente uma teoria.

@braços :-o
Responder