Olá pessoal, estou precisando criar algumas pastas relacionadas com ano e mês automaticamente pelo Clipper Sumemr 87 e não estou conseguindo. Alguem sabe se é possível e se for, como fazer?
Desde já o meu muito obrigado.
Julio.
Criar novas pastas com Clipper Summer 87
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi caro colega Julio, posso perguntar (talvez mais uma vez) por quê vocÊ ainda insiste manter seu sistema na versão Summer do CLipper ? Faz tanto tempo que não lido com Summer, mas ainda acho que a migração não vai te custar tanto... e você passaria a usar maiores recursos na versão 5. Aliás até o próprio Clipper está pedindo para migrar para Harbour... Eu sei perfeitamente que tudo isso é meio traumático, mas se você dedicar um pouquinh de tempo, você conseguirá evoluir na propria linguagem. Não lembro de ter uma função para o Summer, pois a CT.LIB que é a biblioteca que mais aportou ao Clipper foi para a versão 5 e esta sim tem é a DIRMAKE().
Complementando... talvez daria para fazer uma gambiarra: fazer um utilitário em Clipper versão 5 que acietasse na linha de comando, para criação de pasta, daí você executaria na sua aplicação feita em Summer através do RUN. Se achar útil, veja em anexo. Vai precisar passar parâmetro com a data. Exemplo:
RUN CRIADIR 01/12/2010
E o utilitário irá criar um sub-pasta chamada DIR_1210 no diretório corrente
Complementando... talvez daria para fazer uma gambiarra: fazer um utilitário em Clipper versão 5 que acietasse na linha de comando, para criação de pasta, daí você executaria na sua aplicação feita em Summer através do RUN. Se achar útil, veja em anexo. Vai precisar passar parâmetro com a data. Exemplo:
RUN CRIADIR 01/12/2010
E o utilitário irá criar um sub-pasta chamada DIR_1210 no diretório corrente
- Anexos
-
CRIADIR.zip- (59.67 KiB) Baixado 303 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ou então crie um arquivo .BAT com o comando que o sistema operacional vai criar a pasta.
cDIR="DIR_0410"
MEMOWRIT("RODA.BAT","@MKDIR "+cDIR)
RUN RODA.BAT
cDIR="DIR_0410"
MEMOWRIT("RODA.BAT","@MKDIR "+cDIR)
RUN RODA.BAT
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Re: Criar novas pastas com Clipper Summer 87
Pablo, eu nem sei como começar essa migração, não sei nada do Harbour, e preciso manter as coisas funcionando por aqui. Você tem razão, vale a pena, tenho que pesquisar sobre isso. Será que partindo da versão Summer87 sería melhor migrar ou começar um novo? Quanto a usar o RUN na aplicação para a criação das pastas eu já tinha pensado nisso o problema que a aplicação está usando muito da memória "baixa" e esse comando dá erro provavelmente por falta de memória. A solução, já que vou ter mesmo que migrar para uma linguagem mais moderna foi deixar as pastas criadas manualmente até 2014. Creio que até lá eu já tenha feito essa mudança. Se você ou algum colega puder me dar alguma dica de como funciona onde obter o compilador eu agradecería muito.
Sds.
Julio.
Sds.
Julio.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Migrar Clipper Summer 87 para versão 5
Falta de memória... esses uns dos graves problemas do compilador do Summer. Meu conselho é mudar já para Clipper 5 e depois passar para Harbour, pois você precisa passar a conhecer os recursos das "Function" (funções-de-usuário, conhecidas como UDF's), podendo passar parâmetros e receber dados de volta. Utilizar "Array" conceitos de vetores e matrizes multidimensionais. Novos tipos de variáveis de memórias, novos operadores, acesso ao pré-processador do compilador (podendo incluir novas diretivas), permite a utilização de linkeditores como RTLINK e BLINKER (este ultimo mais dinâmico e avançado), permite também a inteiração com bibliotecas em C.
O Clipper 5 deixou de ser apenas compilador do DBASE e começa um novo caminho com recursos sofisticados baseado na estrutura de programação da linguagem C e uma leve tendência a programação orientada a objetos. E uma grande vantagem: mantém a compatibilidade com DBASE. Mesmo se migrar para Harbour, também manterá compatibilidade com Clipper 5 e grande parte do DBASE.
O Clipper 5.2e, que é a versão do Clipper mais estável, você pode conseguir no site do colega Maligno. Baixe este pacote: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... talled.zip que é um arquivo compactado já instalado, é dizer, descompactando-o irá criar a mesma estrutura de pastas como se fosse utilizado o programa de instalação. Depois você precisará configurar seu ambiente de trabalho, que variará a forma de fazer de acordo com a sua versão do Windows. Se for Win98, você precisará alterar o autoexec.bat e o config.sys já para as versões posteriores (NT based) precisa alterar o config.nt e alterar as variáveis de ambiente do Windows. Neste tópico você encontrará instrução de como configurar a instalação: https://pctoledo.org/forum/viewto ... =43&t=8057
Utilize um editor de textos como o QEdit que permite utilizar o NG.EXE do Norton Guide, pois esse recurso durante a edição de PRGs irá permitir que você visualize a sintaxe e exemplo-de-uso, apenas posicionando em cada comandos/funções e pressionando as hotkeys "Shift F1" (mas esta hotkey é configurável). O QEdit você pode baixá-lo aqui mesmo em: https://pctoledo.org/download/cop ... =qedit.txt
O NG.EXE ja vem numa pasta propria no pacote do Clipper que passei. Para chamar o QEdit.EXE junto com o NG.EXE, faça assim na linha de comando: C:\CLIPPER5\NG\NG QE3 PROGRAMA.PRG
Acostume-se a utiliza o debugger CLD.EXE do proprio Clipper. Isso ajudará identificar erros de programação. Para poder invocá-lo:
1. Compile seu prg com a opção /B.
Exemplo: CLIPPER PROGRAMA /B
RTLINK FI PROGRAMA
2. Chame da seguinte forma: CLD PROGRAMA
Irá abrir o debugger que é SUPER útil, para visualizar variáveis, vetores, acompanhar passo a passo, visualizar campos do dbfs, indices...
Basicamente você não terá muita mudança a fazer. Faça uma cópia do seu sistema e trabalhe nele, compile na nova versão e se aparecerem erros, reporte-nos que iremos ajudá-lo, mas pricisaremos do codigo fontes ou parte dele como também maiores detalhes.
Não desanime diante dos erros, progrida ! Não fique acomodado ou amarrado a uma versão falida. Se eu dizer que após você dominar functions, vetores e outros recursos da versão 5, você terá melhores condições de migrar para Harbour. Conseguido isso, você pode focar em Harbour/MiniGui (HMG/HMGS) que irá transformar seus programas de 16bits para 32 bits com apenas compilá-los em modo console. E mais você poderá entrar numa nova modalidade de programar em modo gráfico, ja pensou ?? E entrar novo fantástico mundo GUI ! Boa sorte !
O Clipper 5 deixou de ser apenas compilador do DBASE e começa um novo caminho com recursos sofisticados baseado na estrutura de programação da linguagem C e uma leve tendência a programação orientada a objetos. E uma grande vantagem: mantém a compatibilidade com DBASE. Mesmo se migrar para Harbour, também manterá compatibilidade com Clipper 5 e grande parte do DBASE.
O Clipper 5.2e, que é a versão do Clipper mais estável, você pode conseguir no site do colega Maligno. Baixe este pacote: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... talled.zip que é um arquivo compactado já instalado, é dizer, descompactando-o irá criar a mesma estrutura de pastas como se fosse utilizado o programa de instalação. Depois você precisará configurar seu ambiente de trabalho, que variará a forma de fazer de acordo com a sua versão do Windows. Se for Win98, você precisará alterar o autoexec.bat e o config.sys já para as versões posteriores (NT based) precisa alterar o config.nt e alterar as variáveis de ambiente do Windows. Neste tópico você encontrará instrução de como configurar a instalação: https://pctoledo.org/forum/viewto ... =43&t=8057
Utilize um editor de textos como o QEdit que permite utilizar o NG.EXE do Norton Guide, pois esse recurso durante a edição de PRGs irá permitir que você visualize a sintaxe e exemplo-de-uso, apenas posicionando em cada comandos/funções e pressionando as hotkeys "Shift F1" (mas esta hotkey é configurável). O QEdit você pode baixá-lo aqui mesmo em: https://pctoledo.org/download/cop ... =qedit.txt
O NG.EXE ja vem numa pasta propria no pacote do Clipper que passei. Para chamar o QEdit.EXE junto com o NG.EXE, faça assim na linha de comando: C:\CLIPPER5\NG\NG QE3 PROGRAMA.PRG
Acostume-se a utiliza o debugger CLD.EXE do proprio Clipper. Isso ajudará identificar erros de programação. Para poder invocá-lo:
1. Compile seu prg com a opção /B.
Exemplo: CLIPPER PROGRAMA /B
RTLINK FI PROGRAMA
2. Chame da seguinte forma: CLD PROGRAMA
Irá abrir o debugger que é SUPER útil, para visualizar variáveis, vetores, acompanhar passo a passo, visualizar campos do dbfs, indices...
Basicamente você não terá muita mudança a fazer. Faça uma cópia do seu sistema e trabalhe nele, compile na nova versão e se aparecerem erros, reporte-nos que iremos ajudá-lo, mas pricisaremos do codigo fontes ou parte dele como também maiores detalhes.
Não desanime diante dos erros, progrida ! Não fique acomodado ou amarrado a uma versão falida. Se eu dizer que após você dominar functions, vetores e outros recursos da versão 5, você terá melhores condições de migrar para Harbour. Conseguido isso, você pode focar em Harbour/MiniGui (HMG/HMGS) que irá transformar seus programas de 16bits para 32 bits com apenas compilá-los em modo console. E mais você poderá entrar numa nova modalidade de programar em modo gráfico, ja pensou ?? E entrar novo fantástico mundo GUI ! Boa sorte !
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
JulioNSP
- Usuário Nível 3

Re: Criar novas pastas com Clipper Summer 87
Paulo Cesar, muito obrigado pelas dicas, acho que agora já dá pra eu começar a migração.
Quando eu estiver fazendo as alterações vou abrir um novo tópico mais adequado à migração e de lá vou postando as dúvidas e o andamento, que pode ser útil para mais alguns colegas que possam estar na mesma condição.
Quanto entrar para a plataforma gráfica ainda é um sonho, mas pelas dicas já percebi qua não está tão distânte assim.
Abraço, muito obrigado.
Julio.
Quando eu estiver fazendo as alterações vou abrir um novo tópico mais adequado à migração e de lá vou postando as dúvidas e o andamento, que pode ser útil para mais alguns colegas que possam estar na mesma condição.
Quanto entrar para a plataforma gráfica ainda é um sonho, mas pelas dicas já percebi qua não está tão distânte assim.
Abraço, muito obrigado.
Julio.