Aprender Clipper ou Harbour pra quem está começando ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por edgolveia »

Estou iniciando agora em clipper devido a alguns programas aki na empresa ser em clipper..aconselham a entender mehlor o clipper ou partir para harbour??
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: As mensagens a seguir foram divididas do tópico Download do Harbour já que deveria ter sido aberto novo tópico, pois o conteúdo não apresenta qualquer questionamento técnico sobre o Harbour especificamente e por se tratar de um assunto diverso entre as ferramentas citadas.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Sem duvida va para Harbour, além de aproveitar o legado do Clipper terá inúmeros a mais de recursos.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Estou iniciando agora em clipper devido a alguns programas aki na empresa ser em clipper..aconselham a entender mehlor o clipper ou partir para harbour??
O meu conselho, tendo em conta que você estaria começando e também porque a empresa onde você trabalha já tem programas em Clipper é você aprender o Clipper primeiro com o objetivo de você migrar com absoluta certeza para o Harbour como o colega já indicou. Isto porque no Clipper você poderá entender com menos dificuldade que no Harbour. Pois o Harbour tem muito mais recursos portanto torna-se menos limitado que o Clipper. Não que o Harbour não possa proporcionar "quase" o mesmo conhecimento que para Clipper. Mas como já há programas em Clipper e ainda aconselharam começar com Clipper, não vejo mal algum você começar com Clipper mesmo. Em outras palavras: o conselho do colega não está errado, apenas não está levando em conta o seu pre-aprendizado. A lógica de programação é muito importante, o Clipper proporcionou isso a muito por aqui e aliado a facilidade de compilação mais a desnecessidade de alterar o seu código Clipper, será uma vantagem extra para facilitar o seu aprendizado. Mas lembre, o Clipper tem limitações e o Harbour: soluções, então mantenha a mira em Harbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
viniciuspc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por viniciuspc »

Tbm aconselho ir aprender um pouco de Clipper primeiro e depois ir para o Harbour! :)Pos

Acho que o grande problema do pessoal que esta começando hoje, seria trabalhar em janela DOS e arquivo sequencial indexado, muita gente já se acostumou com as IDE´s e com algum banco de dados relacional !

boa sorte!

[]´s
Clipper 5.2e + Blinker 5.10
Harbour 3.0.0 (Rev. 16951) + Microsoft Visual C++ 16.0.40219 (32-bit)
edgolveia
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por edgolveia »

ok valew!!
obrigado

intensificarei meus estudos........
Responder