provavelmente a maioria de vcs passou por isto: é tanta informação, principalmente pra quem está vindo do Clipper e começando a ver as novas e imensas possibilidades, q as dúvidas sobre o caminho a percorrer aumentam! Estou ampliando o entendimento dia após dia, mas tb estou "correndo o risco" de fazer uma enorme "salada" e perder o foco!
Bem... basta ler o título deste tópico e ver a lista abaixo:
Gtwvg
HMG (MiniGui)
HwGui
Marinas-GUI (HbQt)
Notem q coloquei em ordem alfabética: até aqui, nenhuma hierarquia.
Minha realidade não permite fazer longos testes com cada uma para escolher por onde vou seguir a caminhada. Ainda q eu possa chegar a resultados muito parecidos usando qquer uma dessas libs, a ideia é "eleger" uma para os próximos tempos.
Vejo vantagens e desvantagens em cada uma e gostaria de acumular mais informações sobre o assunto com as valiosas opiniões de vcs. Todas serão muito bem-vindas!
A intenção não é um "combate" para, no final, proclamar a "vencedora". Sabemos q dá pra "fazer miséria" com qquer uma delas e o q eu quero é somente me aproximar mais daquela q responder melhor à minha realidade/necessidades.
Então... quais são os prós e os contras q vcs vêm em cada uma destas 4 opções q citei?
Desde já, obrigado a todos q escreverem!
Editado pela última vez por Pablo César em 12 Abr 2013 17:55, em um total de 1 vez.
Razão:O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada!
Bom eu só posso falar sobre a minha experiência. Eu acho que o fator primordial numa decisão tão importante é a praticidade do uso. Uma ferramenta deve ser bem documentada e rica em exemplos. Eu passei muitos anos tentando baixar, instalar, configurar e tentar compilar (olha quantos passos, a toa). Tentei Harbour e xHarbour. Os primeiros resultados foram com xHarbour. Mas desanimei muito, pois como todo opensource, não podemos reclamar muito pois tudo é oferecido de graça... mas eu tinha dificuldades de entender o que eu devia baixar, o que eu teria que instalar e como configurar um ambiente de desenvolvimento. Apresentavam-se muitas opções e eu cada vez ficava mais confuso e perdia muito fácil a paciência. Até que um certo dia li um artigo em inglês dizendo "como migrar suas aplicações Clipper em Harbour (32 bits) em 5 minutos", nossa aquilo prendeu a minha atenção. Foi ai que descobri a IDE do HMG versão 3.0.35 onde tem uma opção que compilava em modo console. Eu me encantei com a praticidade e até o dia de hoje, venho utilizando quase 99% das minhas compilações através da IDE da HMG. Claro que com o tempo fui compilando exemplo por exemplo do pacote que vinha na pasta SAMPLES do HMG e evoluindo aos poucos os meus conhecimentos (para ser sincero comecei em 2011). Bom o que eu tirei a limpo foi, que foi APENAS baixar o HMG, instalar e sair compilando..., sem necessidade de configurar nem seguir baixando nada além disso. Essa é uma grande vantagem do pacote HMG. Que possui tudo o que precisa e o que não possui, o Harbour proporciona a opção de inserir código em C que é uma das minhas paixões, apesar de ainda não dominar. De vez enquanto por não dizer diariamente, vejo muito conceitos da MiniGUI, exemplos que possui e adapto para HMG. Mas ambos são similares. Eu prefiro HMG pela padronização que mantém certas características que acompanham o Harbour ao comparar com xHarbour. Então para mim xHarbour, não é a minha praia, programação modo console nem quero mais ver na minha vida (cansei daquelas telas horrendas, alguns me desculpem). Também cheguei a usar HMG 4 que tem o seu compilador QT no modo OOP e semi-OOP. Mas este foi difícil engolir, não sei ainda tenho muita resistência a OOP (deve ser os meus anos de idade que bloqueiam minha mente, rs). Ao invés disso eu preferiria seguir programando em JAVA !
Então resumindo, colega. Aconselho a dar uma olhadinha e ver o que é mais prático e o que mais traz tesão em usar para a sua forma de programação... o resto você faz... E lembre programação GUI é totalmente diferente aoo que estávamos acostumados com o velho Clipper. Portanto abra desde já a sua mente e comece com um editor de texto em modo GUI (Notepadd++ por exemplo, mas tem outros gratuitos também). E quando você vencer essa barreira que temos em programar em GUI, você vai tomar noção de todo aquele tempo que você perdeu a toa !. Mude o quanto antes !
Obs.: Para falar sobre HMG / MiniGUI, favor postar suas dúvidas na seção MiniGUI.
Boa sorte na coleção de opiniões, mas acho que você mesmo vai saber escolher e valorizar de acordo o seu gosto. De mais, poste as suas dúvidas que ajudaremos no que for possível.
HMGing our world !
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
antes de mais nada, obrigado por sua opinião! Aproveito pra trazer este tópico à tona, pq mais ninguém se manifestou... talvez tenha passado batido pq escrevi no início da noite de sexta-feira passada... vamos ver se eu consigo mais algumas opiniões a partir de hj.
Em 2010 eu tb li o "From CA-Clipper to Windows in 5 Minutes - raumi75" e "acendeu uma luz" pra mim. Mas nos primeiros testes, não me encantei com o q vi e ainda conseguia, com o Clipper + programas externos, fazer tudo o q eu e meus clientes precisavam. Então, deixei pra depois. E agora, chegou o "depois"!
Já escolhi o Harbour e, após algumas pequenas alterações nos fontes do principal sistema q mantenho, venho compilando com sucesso desde Fevereiro/2013, ainda em modo console. Eu continuo gostando e acho q sempre vou gostar do velho e bom prompt de comando! Mas meu objetivo agora é converter tudo (ou quase tudo) o q tenho usando uma lib gráfica, daí o motivo de eu ter iniciado este tópico. Eu sei q as IDEs são o presente e o futuro, mas não tenho qquer problema em continuar usando o prompt pra compilar/linkar. Então, de fato meu foco são as libs, e não as IDEs.
Tudo o q vc escreveu é muito útil e, como eu disse a vc mesmo num outro tópico, ao longo do tempo eu já li muitas msgs suas e muitas me ajudaram bastante. Mas, curiosamente, um dos pontos fortes da HMG (até onde vejo, neste momento) vc acabou não citando: suporte. Parece q das 4 opções q citei, é a "Comunidade HMG" a maior e mais ativa atualmente. De pessoas q "elegeram" a HMG, já li muita coisa boa por aí.
Agora, pra "apimentar" a conversa... como é essa história de q o Roberto Lopez é uma cara um pouco "fechado" e "segura" a HMG mais do q deveria? E com sua experiência nestes últimos anos, vê algo ruim ou q poderia ser melhor na HMG? Não há nada nas outras libs q vc gostaria q estivesse presente na HMG?
Abs!
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada!
Eu gostaria de melhorar a IDE, mas como tudo o que já aconteceu com a HMG, os outros copiam então o Roberto Lopez, segura os fontes da IDE. Mas nada impede a gente mesmo criar aplicativos que auxiliem o ambiente. Não se pode pedir muito de OPENSOURCE.
O que gostaria mais de ver é mais programadores em C para engrossar o caldo na nossa comunidade. Mas nem todos são generosos abrindo mão das suas idéias. Infelizmente no Brasil pensa-se muito em si. Pode ver, que aqui no fórum até para postar os códigos fontes quando tem algum problema, já é dificil... são poucos os que realmente fazem duas contribuições...
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Em minha modesta opinião, e com o pouco conhecimento que tenho sobre HMG, creio que alem da IDE, que poderia ser melhorada, não gosto do uso massivo que ela faz internamente de variáveis privadas e públicas. A começar pelo array hmg_sysdata. Particularmente, detesto e não utilizo estes tipos de variáveis. Mas, mesmo assim, não há dúvida de que agiliza o trabalho e o resultado é bonito. Afinal, os usuários não enxergam o que tem por trás...
Ainda não testei a HWGUI mas parece que é melhor nesse sentido e também no nível de orientação a objeto que ela disponibiliza. A IDE dela ainda não conheço.
Também ouvi falar muito bem sobre HbQt. Não sei como está este projeto. Nem sei se ainda está vivo... O mesmo digo da Marinas GUI. A OOG parece que sumiu mesmo.
Eu após passar por praticamente o q os colegas relataram etc e tal fui de Xailer, mas como a idéia é libs free ou open source, na minha opinião teste a q te possibilite produtividade através de um IDE, q tenha suporte, seja estável, tenham recursos de auxilio como manuais, exemplos, vídeos etc...
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop Celular Android/iOS Windev Mobile WEB Windev Web
Até tem uma versão free, mas desatualizada...
Mas a questão é, vale realmente investir mais tempo programando em uma versão free sem a garantia de um suporte ou desembolsar um "pouco" e ter suporte?
Exemplo, se você estiver com problemas em um objeto como um Get, Combo, Browse, etc... Você prefere depender da boa vontade de outras pessoas ou ir em um suporte qualificado?
Eu praticamente não necessitei de suporte quase algum... apenas de coisas que fugiam do padrão. Isso porque na minha opinião, os exemplos da HMG + MiniGUI são muitos e de fácil compreensão. Mas claro, tudo depende de cada um. O que eu não sabia, pesquisava na internet e 90% encontrava nos próprios fóruns oficiais e daqui também. Mas alguns preferem perguntar do que procurar na internet...
Eu não gostaria pagar sem tem domínio de utilização da ferramenta, preferiria aprender com algum produto FREE e depois sim, usufruir do suporte que o produto te oferece, que nem sempre é sem custo. Já é difícil entrar no mundo GUI por conta das diferenças de modalidades e recursos que há entre GUI e CONSOLE. Então o produto FREE para mim é o primeiro passo. A FiveWin, parece ser um excelente produto. O pouco que ví há 10 anos, o XBASE++ (Alaska) também parece ser muito bom. Ouvi falar muito bem do Xailer, mas não há comparação de produto pagos com os FREE...
O importante é quebrar essa barreira e entrar de vez na programação GUI. Depois se há necessidade de migrar, o importante é ter uma certa bagagem de programação com objetos/eventos e de preferência: algum conhecimento em C.
alxsts escreveu:não gosto do uso massivo que ela faz internamente de variáveis privadas e públicas. A começar pelo array hmg_sysdata. Particularmente, detesto e não utilizo estes tipos de variáveis.
Sim eu entendo, quem gosta de fazer programas enxutos, realmente essa estrutura interna, soa mal. Mas veja o lado positivo, graças a essa estrutura, você pode implementar, debugar, rodar novos componentes e seus eventos. Tudo tem um custo. Aposto que o Xailer deve possuir um ambiente tão ou maior que esse. Basta saber aproveitá-lo.
Um clip-abraço !
Ahhh lembrando, o ambiente, suporte ou comunidade... somos nós que o fazemos. Olha ao exemplo do colega Daniel Crocciari no seu blog http://hmglights.wordpress.com/author/danielcrocciari/, o amigo da Turkia (Bicahi Esgici) em seu site http://vivaclipper.wordpress.com/about/, o próprio Paulo Cesar Toledo aqui... e como outros que dedicam seu tempo para tornar a ferramenta mais poderosa. Com isso todo mundo ganha !. Para mim eles estão de parabéns !. Tudo depende da mentalidade que temos ao compartilhar conhecimentos e fazer parte da comunidade. Evidentemente que com mentalidade mesquinha, não se chega a parte alguma. Só no cansaço de encontrar-se cada vez mais só e logo vem a desistência... Não digo de doar um sistema completo, apenas compartilhar técnicas, auxiliar aos colegas. Muitas vezes nas minhas tentativas de querer ajudar a um colega, acabo aprendendo outras possibilidades e reafirmando conhecimentos que poderiam acabar no esquecimento. Compartilhar e receber ajuda, é uma troca justa e muito valiosa. E não sou muito fã das separações, apesar que muitas vezes trazem benefícios para o crescimento. Mas é muito bom concentrar energias e funileirar recursos numa só ferramenta. Principalmente se ela é totalmente OPENSOURCE. Em contra-partida, surgem novas ferramentas (não que eu esteja em contra), mas muitas vezes é feito com outros propósitos. Mas manter o código aberto como no caso da HMG, MiniGUI e HwGUI, onde você pode modificar o produto é algo impagável !
Um clip-abraço !
Como eu disse anteriormente o q me motivou a ter ido de Xailer foi ter experimentado (não insistido a fundo) nas muitas outras opções...
Mas partindo da vontade do colega em ir de Open ou Free temos muitos exemplos positivos como o do Pablo (MINIGUI), Leonardo Sygecom (HWGUI), Outro colega q me fugiu o nome, mas é aki do fórum tb q migrou sua app para GTWVW e com certeza vários outros. O colega tem q por tudo na balança, testar algumas e ver de acordo com sua necessidade e realidade o q deverá ser utilizado.
Da minha passagem por elas (Free, Open, Comerciais) posso deixar o seguinte (vejam bem foram experiencias minhas, lembre-se q tem vários casos de sucesso, quero deixar o q me ocorreu, se algum moderador julgar inconveniente a questão favor excluir o post):
MINIGUI eu na época (+/- 2009), foi uma das primeiras q comecei, eu achei legal, mas não me recordo exatamente o q eu li, talvez foi o q citaram no começo do criador segurar os fontes, não lembro, eu sei q fiquei preocupado com algo nesse contexto q me fez não querer arriscar.
GTWVW eu não vi um salto significativo em sair do console para ela então preferi nem levar o projeto adiante
HWGUI gostei, consegui produzir alguns mini projetos, mas o q me desanimou foi eu ter tido problemas em se familiarizar com o uso da IDE q no meu caso as vezes dava uns problemas e eu não soube pegar as manhas e tb ter q de vez em qdo compilar uma nova versão q eu apanhava muito e consequentemente eu acabava perdendo tempo.
Visual xHarbour - Eu comprei em 2011 a licença, achei ela muito bonita (IDE) e interessante porém tive muitos problemas com os projetos iniciais devido a instabilidade, dava um erro no meio do desenho do projeto e eu perdia o trabalho, bugs com alguns componentes etc.
Fivewin - Tem muita gente usando, eu tive algumas aulas de como preparar o ambiente, definições iniciais, compilar usando a xDev, conexão com SGBD, fiz alguns projetos iniciais, muito boa, o q não gostei foi o fato de ter q fazer a parte de desenho das telas ou na unha ou num gerenciador de recursos tipo o PellesC e depois ter q chamar isso no código, achei muito chato e até eu me acostumar pensei vou perder muito tempo, poderia ter uma IDE pra fazer o processo, mas eu quase fui de FiveWin.
Xailer - Estou usando a cerca de 6 meses e foi a q mais me dei bem devido o IDE estável q no meu ponto de vista me rende tempo, DEBUG q uso muito via ALTD(), Watchpoints, estabilidade e ótimo acabamento das apps geradas, Mysql, MariaDB, já pego as atualizações já compiladas prontas pra usar, pude testar o produto sem ter q comprar na versão demo, tudo isso e alguns outros motivos me fez escolher por EU sentir mais firmeza e produtividade, opinião pessoal.
Colega o dilema q vc esta passando muitos de nós já passou, outros ainda vão passar, o fato é como o Pablo disse analise e escolha uma e encare, vai ter dificuldades VAI, mas vc conseguirá, o negócio é não desistir, eu fui testando e depois de testar várias eu sabia q teria q escolher uma delas e encarar definitivamente pois a concorrência ta cada vez maior, os clientes cada vez mais exigentes, mesmo q nossas aplicações outrora ou mesmo até hoje em modo console seja o bixo da goiaba os clientes atuais e os vindouros querem aparência visual agregada q tb gera um melhor valor ao nosso produto. Eu ainda estou migrando meus sistemas pois faz pouco tempo q vesti a camisa realmente de uma lib gráfica mas ta dando certo, como deu pra outros e vai dar pra vc.
[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop Celular Android/iOS Windev Mobile WEB Windev Web
fladimir escreveu:MINIGUI eu na época (+/- 2009), foi uma das primeiras q comecei, eu achei legal, mas não me recordo exatamente o q eu li, talvez foi o q citaram no começo do criador segurar os fontes, não lembro, eu sei q fiquei preocupado com algo nesse contexto q me fez não querer arriscar.
Eu nunca li nada sobre isso. O único que tem sobre isso é que os fontes da IDE da HMG (não da MiniGUI, pois esta utiliza a versão do Walter Formigoni) que o Roberto Lopez, ainda não liberou. Mas eu acho que ele em partes tem razão, pois muitas coisas foram copiadas dele e começaram criar novos caminhos, novas ferramentas. Por isso que eu dizia que era melhor tentar em consertar um estrada do que abrir uma nova. Sei que tem vezes que não tem jeito... mais acho mais louvável, trabalhar encima de um produto e tornar-lo mais poderoso, já que o HMG é totalmente OPENSOURCE (sem benefícios comerciais). Ai vem o receio do grande mestre em não querer liberar os fontes da IDE. Pois acredito que a IDE dele, também tem códigos de várias linguagens (C, Pascal, sei lá qual mais...). E nós já manifestamos a nossa inquietude de poder melhorar a ferramenta IDE. Mas até agora não surtiu efeito algum.. uma pena... Mas fora a IDE, HMG é totalmente OPENSOURCE. Aliás a MiniGUI é 100% OPENSOURCE. Se bem que eu não consegui compilar ainda a IDE da MiniGUI do Walter Formigoni (por quê será ?).
Mas para mim o que vale é somar forças, não dividir e muito menos querer apenas tirar proveito e dar as costas a quem dá sem receber... É como a máquina do corpo humano, que se acostuma a sentar e comer apenas sem fazer exercícios, sem precisar de ter que ir a caçar... ai o corpo sofre mutações, mal acostuma-se e acaba desenvolvendo certas doenças... Se você se exercitar, só terá a ganhar. Ganhar agilidade e saber fazer as coisas na unha. Claro que devemos trabalhar para obter comodidades, aperfeiçoar ferramentas, pois delas dependemos a nossa sobre-vivência...
Ai fico com John Lennon: "and what have you done ?..."
Um clip-abraço !
Sem duvida das Pagas o Xailer é a melhor que tem.....
Das Free temos duas que na minha opnião são as LIB mais top de se trabalhar, a primeira disparada é a qt4xhb que se eu fosse fazer minha migração hoje ou se tivesse pouca coisa em Hwgui eu iria sem pensar na qt4xhb, é sensacional o que pode se fazer com ela o Marcos Gambeta está de parabéns da forma como ele projetou ela: http://magsoftinfo.com.br/blogdomag/ http://br.groups.yahoo.com/group/qt4xhb/
Outra que uso e muito e é super estável é a Hwgui em conjunto com a IDE do basso, para mim tem me atendido muito bem, mas como eu disse, se eu tivesse ou ainda se possa a vir a ter uma chance de migrar para qt4xhb, não vou pensar duas vez...
Faça seus testes com todas as LIB FREE e veja qual melhor te atenda e seja feliz, Boa sorte.
sambomb escreveu:Até tem uma versão free, mas desatualizada...
Mas a questão é, vale realmente investir mais tempo programando em uma versão free sem a garantia de um suporte ou desembolsar um "pouco" e ter suporte?
Exemplo, se você estiver com problemas em um objeto como um Get, Combo, Browse, etc... Você prefere depender da boa vontade de outras pessoas ou ir em um suporte qualificado?
Desculpa falar, mas o suporte da Fivewin é bosta...até entendo o Gilmer aqui no Brasil, os cara pirateia essa bosta de mais o tempo todo, imagine a indignação desse cara, ninguém paga pelos UPDATE certinho, preferem ficar passando um por outro ou colocando para Download, e pior, usam os canal dos fórum descaradamente para pedir ajuda, ai fica difícil mesmo de dar um suporte decente, é a mesma coisa que alguém usar nossos sistemas sem pagar nada e pedir para agente ajudar eles a usar o sistema, da suporte e etc...pense no palavrão que sai nessas hora.
Mas o Fivewin é como as outras LIB, acaba mesmo as ajuda vindo dos Fórum e grupos do Google e Yahoo.