Convido a todos a dar uma olhada.
É apenas uma prévia.
No teste só montei pra consulta status e consulta cadastro.
Quem tiver capicom e msxml5 instalado, é só rodar.
Quem não tiver, tudo bem, tá tudo aí, incluindo o readme.txt explicando como fazer.
Comparem com a mesma coisa da hbnfe anterior.
Nota:
Eu já havia commitado antes na hbnfe, depois deixei tudo num zip da hbnfe.
A diferença é aquele xmlns:xsi da consulta status, e as tres linhas de retirar do envelope.
Só estou tentando criar o caminho certo, pra não ficar altera/volta/altera/volta nas pastas do projeto.
Basicamente são os 3 fontes: assina (pra assinatura), spedsefaz (pra comunicação da sefaz), e xmlfun (funções pra xml).
Aceito sugestão dos criadores da hbnfe sobre a melhor forma de prosseguir.
Esse teste dá uma boa idéia do que pode ser feito.
Lembrando:
o teste tem consulta status e consulta cadastro, mas a classe sefaz tem também toda parte de autorização da nfe.
só não tem o programa de teste, mas as classes são auto-explicativas dá pra testar as outras coisas.
Querem testar por partes?
Usem a rotina de assinatura. Com isso qualquer XML assinado poderá ser importado no emissor do governo.
Usem o envio de nfe. Qualquer coisa é só importar o XML assinado no emissor e completar por ele, ou já baixar direto do site da Sefaz.
Usem o consulta recibo, e o pegar protocolo.
Testem fazer a montagem do XML autorizado manual...
Qualquer coisa de errado que aconteça, tem o emissor do governo, ou qualquer outra alternativa pra completar.
Não tem porque não testar.
Só não vão fazer algo do tipo:
Isso sobrecarrega a Sefaz, e ela tem o critério de mandar aviso e até bloquear o certificado.
Eu testo direto no ambiente de produção.'
Envia uma nota, dá uma olhada no que aconteceu.
Depois consulta...
Vai sossegado, não tenha pressa.
O consulta cadastro eu uso pra facilitar o envio de informações pra ANP. A ANP exige o CNAE das empresas, então uso a consulta cadastro da NFE pra isso, senão teria que olhar um por um.
Lembrando que o cadastro é de contribuintes do ICMS. Não tem pessoa física e nem empresa de serviço sem inscrição estadual.
Também poderia ser usado pra cadastrar automaticamente pessoas jurídicas, acho que não pensaram nessa opção.
É isso.
É ver funcionando, e encontrar mil e uma possibilidades.
O que fazer depois depende só de imaginação.
Lembrando também:
- Aqui uso pra São Paulo
- Uma empresa de São Paulo pode não poder usar o consulta cadastro da Bahia e vice-versa, cada UF decide se deixa ou não disponível pra empresas de fora.
- A capicom pode ser distribuída com aplicativo, mas não sei do XML 5.0 que a Microsoft só deixou no Office.
Na dúvida, caso os moderadores achem adequado excluir, vou deixar em um ZIP separado. Ao ser baixada a hbnfe, eles estão lá (já faziam parte)
Depois desta prévia... vai ser direto no commit.