Aos poucos migrando tela caracter para GUI
Moderador: Moderadores
Consegui compilar meu sistema. Muito obrigado a todos.
Inacio de Carvalho Neto
Por favor, poderiam me dizer se essa forma de construção do menu está errada?
Só estou testando algumas modificações no sistema. Como não sei praticamente nada de modo gráfico, estou fazendo na base de tentativa/erro.
Desta forma compila normalmente e abre o sistema. Os menus ficam certos, como pretendi. Mas, quando abro o primeiro, abre a tela console normalmente. Já quando abro os demais, dá um erro, que não consigo identificar.
Podem me ajudar?
Código: Selecionar todos
MENU OF ThisFormMain
MENUITEM 'Agenda financeira' ID 32001 ACTION {|| ::ChamaRotina( "CONTAGEN34()", .F. ) }
MENUITEM 'Contas bancárias' ID 32002 ACTION {|| ::ChamaRotina( "BANCOS34()", .F. ) }
MENUITEM 'Compromissos' ID 32003 ACTION {|| ::ChamaRotina( "AGCOM34()", .F. ) }
MENUITEM 'Sair do Sistema' ID 32129 ACTION {|| ::SaidaSistema() }
ENDMENU
Desta forma compila normalmente e abre o sistema. Os menus ficam certos, como pretendi. Mas, quando abro o primeiro, abre a tela console normalmente. Já quando abro os demais, dá um erro, que não consigo identificar.
Podem me ajudar?
Inacio de Carvalho Neto
CJP
Tem que mostrar o erro pra poder ajudar, veja na pasta se tem algum arquivo com extensão .log
Tem que mostrar o erro pra poder ajudar, veja na pasta se tem algum arquivo com extensão .log
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Sim, desculpe. Eu queria primeiro apenas saber se a construção que eu fiz estaria errada.
Mas já vi que não deve ser este o problema. Imagino que o problema esteja em algum ponto do meu sistema (detalhe: no meu sistema normal compilado com o 3.2 não está dando erro); só não consegui determinar ainda onde nem porquê.
E por que não? Por causa do meu errorsys. Tenho um errorsys no meu sistema modificado para o meu sistema. E ele não está funcionando aqui; não gera o log de erro. Daí eu não tenho como saber qual o erro está dando.
Tentei excluir o meu errorsys, mas daí não compila. Veja o anexo tela.png.
Tentei também usar o errorsys que veio no teu post, mas também não compila. Veja o anexo tela2.png.
As funções em falta são do meu errorsys, e eu até poderia dispensá-las. Não é este o problema.
O problema é a função Writelog, apontada como duplicada, aparentemente numa lib. Como resolver isso?
Aproveito para fazer mais uma questão sobre isso: notei problemas com acentuação compilando com o CLANG, problema que não tenho compilando com o 3.2. Estou usando o OEM 850 no prg em ambos os casos. Como resolver isso?
Mas já vi que não deve ser este o problema. Imagino que o problema esteja em algum ponto do meu sistema (detalhe: no meu sistema normal compilado com o 3.2 não está dando erro); só não consegui determinar ainda onde nem porquê.
E por que não? Por causa do meu errorsys. Tenho um errorsys no meu sistema modificado para o meu sistema. E ele não está funcionando aqui; não gera o log de erro. Daí eu não tenho como saber qual o erro está dando.
Tentei excluir o meu errorsys, mas daí não compila. Veja o anexo tela.png.
Tentei também usar o errorsys que veio no teu post, mas também não compila. Veja o anexo tela2.png.
As funções em falta são do meu errorsys, e eu até poderia dispensá-las. Não é este o problema.
O problema é a função Writelog, apontada como duplicada, aparentemente numa lib. Como resolver isso?
Aproveito para fazer mais uma questão sobre isso: notei problemas com acentuação compilando com o CLANG, problema que não tenho compilando com o 3.2. Estou usando o OEM 850 no prg em ambos os casos. Como resolver isso?
Inacio de Carvalho Neto
- JoséQuintas
- Administrador

Novamente, outra vez, de novo..... LEU A MENSAGEM DE ERRO?
\hb34\hwgui\lib\libhwgui.a (herrsys.o)
\hb34\hwgui\lib\libhwgui.a (errorsys.o)
Só não entendi se tem duas ou três errorsys.
Um problema no Blinker é aceitar isso duplicado, por acaso o outro que funciona é Blinker?
\hb34\hwgui\lib\libhwgui.a (herrsys.o)
\hb34\hwgui\lib\libhwgui.a (errorsys.o)
Só não entendi se tem duas ou três errorsys.
Um problema no Blinker é aceitar isso duplicado, por acaso o outro que funciona é Blinker?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Li, mas não entendi. E continuo sem entender.
O que seria esse errorsys.o?
Eu uso somente o meu errorsys (errors2.prg). Testei também com o errorsys.prg que o asimoes mandou. E testei também sem nenhum errorsys no hbp.
Não uso blinker, pelo menos não que eu saiba; não sei do que se trata.
O que seria esse errorsys.o?
Eu uso somente o meu errorsys (errors2.prg). Testei também com o errorsys.prg que o asimoes mandou. E testei também sem nenhum errorsys no hbp.
Não uso blinker, pelo menos não que eu saiba; não sei do que se trata.
Inacio de Carvalho Neto
- JoséQuintas
- Administrador

Se tá duplicada é porque tem duas vezes.
O linqueditor ajudou mostrando o nome aonde deve estar.
É óbvio.... um objeto é gerado a partir do PRG, mesmo que esteja na LIB. herrsys.o se refere a herrsys.prg e errorsys.o se refere a errorsys.prg
Se isso não resolver, use o editor de texto e mande procurar em todos os fontes.
Em algum lugar a função existe, aliás em mais de um.
É procurar.
Tá tudo aí na sua máquina.
O linqueditor ajudou mostrando o nome aonde deve estar.
É óbvio.... um objeto é gerado a partir do PRG, mesmo que esteja na LIB. herrsys.o se refere a herrsys.prg e errorsys.o se refere a errorsys.prg
Se isso não resolver, use o editor de texto e mande procurar em todos os fontes.
Em algum lugar a função existe, aliás em mais de um.
É procurar.
Tá tudo aí na sua máquina.
José M. C. Quintas
CJP,
Se você quer usar somente a sua versão errorsy2, então em algum ponto do fonte que inicializa a sua aplicação onde tem o FUNCTION MAIN ou PROCEDURE MAIN incluir
ANNOUNCE hwg_ErrSys
Porque HwGui tem também sua errorsys, ou você utiliza o errorsys da HwGui, e excluir essa sua do hbp
Se você quer usar somente a sua versão errorsy2, então em algum ponto do fonte que inicializa a sua aplicação onde tem o FUNCTION MAIN ou PROCEDURE MAIN incluir
ANNOUNCE hwg_ErrSys
Porque HwGui tem também sua errorsys, ou você utiliza o errorsys da HwGui, e excluir essa sua do hbp
Consegui usar o meu errorsys, e gerou o log de erro (se bem que o log está diferente, estranho).
Mas não estou conseguindo entender o erro:
Mas não estou conseguindo entender o erro:
Não entendo onde está o erro. A linha 215 está vazia.Error BASE/1123 Erro nos parƒmetros: AADD
Called from ->AADD(0)
Called from ->HWG_BEGINMENU(204)
Called from \prg\AG34.PRG->CLDEMO:DEMO(215)
Called from \prg\AG34.PRG->MAIN(42)
HwGUI 2.17 (fork) Harbour 3.4.0dev (096e855) (2019-07-15 13:50)
Data : 03/06/2020
Hora : 23:14:43
WKS : DESKTOP-IT12ARQ
Usuário : Inacio Carvalho
Inacio de Carvalho Neto
Peço, por favor, que me ajudem a dar continuidade neste projeto.
Inacio de Carvalho Neto
Não seria mais fácil e prático deixar de lado o uso de Errorsys e focar em outros meios de evitar/registrar erros/problemas no sistema ?
Vc pode usar TRY/CATCH...BEGIN/SEQUENCE...enfim, existem opções.
Vc pode usar TRY/CATCH...BEGIN/SEQUENCE...enfim, existem opções.
Marcelo Neves
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
whatsapp (41) 99786-3995
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Ola!
Marcelo e outros que estão nesta thread...
Aqui eu percebo que estamos com a gaiola na mão correndo atrás do passarinho.
Veja que a pergunta dele agora é sobre a função add()... Não é mais sobre errorsys da Hwgui.
Pq já é outra situação. Nesta thread já tem de tudo um pouco.
Já não é errorsys...
Deveria abrir uma pergunta no forum harbour add(), e da função hwg_BeguinMenu() na Hwgui.
Tem muitas perguntas respondidas, fora do tópico principal.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Marcelo e outros que estão nesta thread...
Aqui eu percebo que estamos com a gaiola na mão correndo atrás do passarinho.
Veja que a pergunta dele agora é sobre a função add()... Não é mais sobre errorsys da Hwgui.
Pq já é outra situação. Nesta thread já tem de tudo um pouco.
Lógico hwg_beginMenu() que chama, deve está errado.Consegui usar o meu errorsys,...Error BASE/1123 Erro nos parƒmetros: AADD
Já não é errorsys...
Deveria abrir uma pergunta no forum harbour add(), e da função hwg_BeguinMenu() na Hwgui.
Tem muitas perguntas respondidas, fora do tópico principal.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Ola!
Esse code block executa sem erro ?
Eu mesmo não conheço essa forma de chamar uma classe via codeblock, {|| ::Funcaotal("funcaoy()",.f.)} não posso opinar se está certo ou errado.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Esse code block executa sem erro ?
Código: Selecionar todos
MENUITEM 'Compromissos' ID 32003 ACTION {|| ::ChamaRotina( "AGCOM34()", .F. ) }Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Itamar, eu estou achando que o CJP está juntando vários pedaços pra ver se sai um sistema, mas falta experiência como analista/programador para resolver problemas corriqueiros do dia-a-dia, se eu estiver errado por favor me corrija.
Marcelo Neves
whatsapp (41) 99786-3995
whatsapp (41) 99786-3995
Eu não sei o que o CJP fez, mas meu exemplo funciona o codblock chamando um médoto da classe, existem milhões de exemplos aui no fórum, acho que falta expertise por parte dele, já falei pra pesquisar no fórum, mas o código é simples, já mecionei também pra remover o errorsys do projeto dele, deixa o harbour "estourar" o erro, enfim.