Print Preview com WVW
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Re: Print Preview com WVW
Show de bola essa aula.
Mas eu não conseguindo compilar novamente a lib, vc tem como me mandar ela?
Desde já agradeço a ajuda.
Mas eu não conseguindo compilar novamente a lib, vc tem como me mandar ela?
Desde já agradeço a ajuda.
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- alaminojunior
- Colaborador

Com exceção da perfumaria dos get´s, é exatamente o que faço com a GTWVT/G.
Ainda vou tentar estes "get´s" com a GTWVT/G.
Ainda vou tentar estes "get´s" com a GTWVT/G.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Olá,
Clodoaldo, voce pode baixar a gtwvw para xharbour 1.0.0, compilada com BCC 5.5.1 em :
http://www.4shared.com/file/200703968/a ... gtwvw.html
Alamino,
Todas essas funções já existiam nos exemplos da gtwvw. Só mudei mesmo o nome de algumas variáveis. Até mesmo esse box dos gets ( o que mudei foram as bordas ).
[]s
M.Angeiras
Clodoaldo, voce pode baixar a gtwvw para xharbour 1.0.0, compilada com BCC 5.5.1 em :
http://www.4shared.com/file/200703968/a ... gtwvw.html
Alamino,
Todas essas funções já existiam nos exemplos da gtwvw. Só mudei mesmo o nome de algumas variáveis. Até mesmo esse box dos gets ( o que mudei foram as bordas ).
[]s
M.Angeiras
Clipper 5.2e + sixcdx + catools + nanfor
xHarbour 1.0.0 + gtwvw / xHarbour 1.2.1 + Fivewin
-
Mário Isa
- Usuário Nível 4

Olá Angeiras!
Você poderia disponibilizar a função abrejanela() ?
e ainda /
Assim como vc disse:
Mas eu precisava "guardar" uma imagem / a qual printei com
E daí eu queria fazer isso que vc falou (nem sei se vai servir) / mas a minha intenção é
1) "Guardar" a imagem num code-block (ou memória)
2) prá ficar reprintando / quando alguem minimiza a janela
3) Ou quando colocam uma janelinha (ex: calculadora) por cima dela e a arrastam prá lá e prá / isso faz com que a imagem printada vá desaparecendo....
4) A WVW não tem lá uma função do tipo: on resize / ou on maximize / para / nos eventos tais / ela ser reprintada automaticamente ?
Eu diria assim: Digamos que alguem minimizou / quando restaurá-la / automaticamente os elementos são reprintados ? Ou Digamos que alguem colocou uma outra janela por sobre ela / quando trazê-la para primeiro plano os elementos serem reprintados ?
Será que eu consigo ?
Mário
Você poderia disponibilizar a função abrejanela() ?
e ainda /
Assim como vc disse:
E aí mostrou um códigoQuando preciso de guardar um box, por exemplo, inicializo a posição da janela criada e guardo o box como um code block
Código: Selecionar todos
nWin2 := AbreJanela("Confirmação de Sangria dos Caixas", 06, 01, 30, 96)
LimpaObjetos(nWin2)
AddObjetos( nWin2, {|_win| wvw_drawroundrect( _win, 04,01,21,94, {-6,-2,+4,+2}, 10, 10 ) } )Código: Selecionar todos
wvw_loadpicture(1,'fundo.jpg')
wvw_drawimage(0,0,0,wvw_maxmaxrow()-1,wvw_maxmaxcol()-1,1)1) "Guardar" a imagem num code-block (ou memória)
2) prá ficar reprintando / quando alguem minimiza a janela
3) Ou quando colocam uma janelinha (ex: calculadora) por cima dela e a arrastam prá lá e prá / isso faz com que a imagem printada vá desaparecendo....
4) A WVW não tem lá uma função do tipo: on resize / ou on maximize / para / nos eventos tais / ela ser reprintada automaticamente ?
Eu diria assim: Digamos que alguem minimizou / quando restaurá-la / automaticamente os elementos são reprintados ? Ou Digamos que alguem colocou uma outra janela por sobre ela / quando trazê-la para primeiro plano os elementos serem reprintados ?
Será que eu consigo ?
Mário
Olá Mario,
Eu carrego uma imagem para a janela principal e adiciono nos objetos para a GTWVW repintar. Mais ou menos assim :
O que eu não consegui foi adicionar uma imagem pelo arquivo .RC e carregar com wvw_loadpicture(), que tem o parametro de ler pelo arquivo de recursos.
A função AbreJanela() :
A função Alerta(), que tá na AbreJanela() :
Angeiras
Eu carrego uma imagem para a janela principal e adiciono nos objetos para a GTWVW repintar. Mais ou menos assim :
wvw_loadpicture( 1, "logo.bmp" )
LimpaObjetos(0)
AddObjetos( 0, {|_win| wvw_drawimage( _win, 10, 25, 30, 100, 1, .T., .F. ) } )
wvw_drawimage( 0, 10, 25, 30, 100, 1, .T., .F. )
A função AbreJanela() :
FUNCTION ABREJANELA( cTitulo, nLI, nCI, nLF, nCF, nTipo, nTipoEx )
local nWin
default nTipo to WS_CAPTION + WS_CLIPCHILDREN ,;
nTipoEx to 0
if ( nWin := WVW_nOpenWindow( cTitulo, nLI, nCI, nLF, nCF, nTipo, 0, nTipoEx ) ) == 0
Alerta("Erro na criação da janela " + cTitulo, MB_OK)
return 0
endif
wvw_seticon( nWin, 100 )
RETURN nWin
FUNCTION ALERTA( cMessage, nNumButtons, nStyle )
local nCurButton
default nNumButtons to MB_OK
default nStyle to MB_ICONHAND
nCurButton := wvw_messagebox( , cMessage, "ATENÇÃO", nStyle + nNumButtons + MB_TASKMODAL )
WVW_xReposWindow(.F.)
RETURN nCurButton
Clipper 5.2e + sixcdx + catools + nanfor
- alaminojunior
- Colaborador

Mário, parece que você já possui algum trato com eventos. Sendo assim e sem querer desmerecer o trabalho e boa vontade do Angeiras que aliás contribuiu muito, dê uma estudada nos exemplos da HwGui.
Eu também ainda estou usando a GtWvt que padece com mesmo problema: todos os "objetos" gráficos somem nas circunstâncias já mencionadas. Porém já conseguí entender um pouco do tratamento com eventos, já tô pegando o jeito da HwGui e já estou migrando aos poucos tudo para ela.
É bem fácil, graças a IDE xDesigner do Basso que permite construir as janelas com seus objetos todos. Feitas as janelas, basta incluir o restante do código que por acaso processe algo.
Desculpem estar meio que desviando o assunto, mas é difícil ver alguém se debatendo com um problema (gtwvt/gtwvw) sendo que não existirá solução tão cedo.
É pecar por omissão.
Eu também ainda estou usando a GtWvt que padece com mesmo problema: todos os "objetos" gráficos somem nas circunstâncias já mencionadas. Porém já conseguí entender um pouco do tratamento com eventos, já tô pegando o jeito da HwGui e já estou migrando aos poucos tudo para ela.
É bem fácil, graças a IDE xDesigner do Basso que permite construir as janelas com seus objetos todos. Feitas as janelas, basta incluir o restante do código que por acaso processe algo.
Desculpem estar meio que desviando o assunto, mas é difícil ver alguém se debatendo com um problema (gtwvt/gtwvw) sendo que não existirá solução tão cedo.
É pecar por omissão.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Como se diz na gíria "DEMORÔ".Desculpem estar meio que desviando o assunto, mas é difícil ver alguém se debatendo com um problema (gtwvt/gtwvw) sendo que não existirá solução tão cedo.
É pecar por omissão.
Bem vindo ao time.
Mesmo que exista, não irá tão cedo corrigir os problemas no CORE que deve ser TODO refeito.
Realmente não consigo entender o porquê de continuar usando WVW, a WVG que é melhor com suporte já nem é muito utilizada, o pessoal agora já vai direto para HBQT, que é mult-plataforma e no futuro creio que todos nós estaremos usando. Enquanto a HWGUI estiver se modernizando e com o suporte de Luis Basso, Przmek, Maurizio, etc creio que também será sempre uma ótima opção.
Quer ver como fica uma aplicação com HBQT é só olhar a HBIDE, e tudo funciona sem mexer em uma linha de código no Linux/OS/Mobile, todos as plataformas suportadas pelo QT.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Mário Isa
- Usuário Nível 4

Alamino Disse:
Que eu poderia vir prá WVW e depois ir migrando aos poucos para Hwgui.
Mas isso eu ainda não comecei.
O que consegui foi ajustar o compilador prá compilar com WVW.
Mas eu tenho a hwgui.lib linkada junto só preciso começar a aprender
pequenas coisas como:
a) Abrir uma janela
b) Escrever dentro dela
c) dar um get dentro dela
d) fechá-la
Sabe como sãos os bebês né?
Tem que começar com uma sopinha primeiro. he he he.
Alamino disse:
GtwvT, WvW e WvG são 3 coisas distintas.
Mas penso em fazer o seguinte: continuar com a
WvW e ir aos poucos para HWGUI.
A não ser que WvG (Itamar mencionou) os comandos sejam quase os mesmos q WvW.
Alamino disse:
Tem que pagar por ela? Pode fazer down? onde?
Alamino disse:
A solução imediata é migrar prá alguma coisa gráfica como Visual xHarbour, Xailer, Delphi, etc.
Mas isso implica em ter que reescrever o programa quase tudo e o tempo tá escasso.
Mas estou postando aqui uma imagem do meu programa no formato texto e a nova imagem (onde consegui mesclar texto+gráficos)
Apenas fiquei com o problema do desaparecimento da imagem.
E os próximos passos realmente é ou ir prá Hwgui ou ir direto prá alguma dessas IDE da vida.
Porque ir prá Delphi significa re-escrevimento total de todas as funções e programas.
Enquanto que Visual Xhb ou Xailer dá prá aproveitar as funções e etc.
Nota: Xailer é pago.
Mas se alguém tiver alguma outra saída favor postar aqui. (Além da HBQT, mencionada pelo Itamar)
Itamar disse:
viewtopic.php?f=47&t=9978&hilit=hbqt
E, pelo que se vê, ainda existe muita coisa prá desvendar.
Daí achei melhor ficar com WVW e ir migrando prá hwgui.
Obrigado pela força
:)Pos
Sim Alamino, realmente eu ouvi dizer no fórum assim:dê uma estudada nos exemplos da HwGui
Que eu poderia vir prá WVW e depois ir migrando aos poucos para Hwgui.
Mas isso eu ainda não comecei.
O que consegui foi ajustar o compilador prá compilar com WVW.
Mas eu tenho a hwgui.lib linkada junto só preciso começar a aprender
pequenas coisas como:
a) Abrir uma janela
b) Escrever dentro dela
c) dar um get dentro dela
d) fechá-la
Sabe como sãos os bebês né?
Tem que começar com uma sopinha primeiro. he he he.
Alamino disse:
e Itamar disse:Eu também ainda estou usando a GtWvt que padece com mesmo problema
Neste caso vou considerar que:a WVG que é melhor com suporte
GtwvT, WvW e WvG são 3 coisas distintas.
Mas penso em fazer o seguinte: continuar com a
WvW e ir aos poucos para HWGUI.
A não ser que WvG (Itamar mencionou) os comandos sejam quase os mesmos q WvW.
Alamino disse:
Alamino, essa IDE seria uma IDE a parte ou é a mesma do Visual xHarbour ?graças a IDE xDesigner do Basso que permite construir as janelas com seus objetos todos
Alamino disse:
Realmente, o que vejo é:..difícil ver alguém se debatendo com um problema (gtwvt/gtwvw) sendo que não existirá solução tão cedo.
A solução imediata é migrar prá alguma coisa gráfica como Visual xHarbour, Xailer, Delphi, etc.
Mas isso implica em ter que reescrever o programa quase tudo e o tempo tá escasso.
Mas estou postando aqui uma imagem do meu programa no formato texto e a nova imagem (onde consegui mesclar texto+gráficos)
Apenas fiquei com o problema do desaparecimento da imagem.
E os próximos passos realmente é ou ir prá Hwgui ou ir direto prá alguma dessas IDE da vida.
Porque ir prá Delphi significa re-escrevimento total de todas as funções e programas.
Enquanto que Visual Xhb ou Xailer dá prá aproveitar as funções e etc.
Nota: Xailer é pago.
Mas se alguém tiver alguma outra saída favor postar aqui. (Além da HBQT, mencionada pelo Itamar)
Itamar disse:
Eu dei uma olhada nos tópicos da HBQT, exemplo:o pessoal agora já vai direto para HBQT
viewtopic.php?f=47&t=9978&hilit=hbqt
E, pelo que se vê, ainda existe muita coisa prá desvendar.
Daí achei melhor ficar com WVW e ir migrando prá hwgui.
Obrigado pela força
:)Pos
- alaminojunior
- Colaborador

Entendo. Melhor ainda seria já iniciar com HwGui. Mas tá valendo.Mário Isa escreveu:Mas isso eu ainda não comecei.
É uma IDE desenvolvida pelo Basso para montar as janelas com HwGui, e está muito boa.Mário Isa escreveu:Alamino, essa IDE seria uma IDE a parte ou é a mesma do Visual xHarbour ?
Ela é gratuíta. Link http://www.engersoft.com.br/download/util/xdesigner.rar
Detalhe importante: além deste nosso glorioso fórum, existe ainda um grupo do Yahoo só pra nóis :|< Ou seja, suporte é o de menos.
Sinceramente eu também sou da opinião de que ir para o Delphi é a melhor coisa, mas como bem já citou tería que aprender primeiro. Nem vou falar de Xailer e Visual xHarbour, que na minha modesta opinião não ganha em nada da HwGui.
Se ainda está começando "do começo do começo" dá uma estudada de novo, faça uns testes e vá pegando o jeito dela, veja se não consegue iniciar direto com a HwGui.Mário Isa escreveu:Daí achei melhor ficar com WVW e ir migrando prá hwgui.
Mas esteja a vontade meu caro, faça como achar melhor. Mas com certeza não irá se arrepender.
Abraços.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Caros Colegas, peço desculpas pelo desvio de assunto
SET DESVIO DE ASSUNTO MODE ON
Uso a gtwvw, e estou finalizando a conversão do sistema.
Se eu te falar que é a melhor biblioteca gráfica,e não tem erros, seria uma grande burrice da minha parte. No entanto, muitos erros são contornáveis.
Eu mesma sugeri ao colega utilizar a gtwvw e migrar aos poucos para HWGUI por diversos motivos: um deles é o tempo
Estou bem satisfeita com o resultado final do programa.. sei ainda preciso fazer alguns ajustes, mas não é impossível de ter um bom resultado com essa biblioteca.
Outra coisa.. ficar dependendo de um designer para migrar o sistema, particularmente, não é uma idéia que me agrada.
No entanto, devemos analisar todos os fatores antes de decidir uma biblioteca gráfica.. qualquer erro pode comprometer os prazos de entrega do projeto.
SET DESVIO DE ASSUNTO MODE OFF
SET DESVIO DE ASSUNTO MODE ON
Ala, meu querido.. infelizmente terei que discordar .alaminojunior escreveu: Entendo. Melhor ainda seria já iniciar com HwGui. Mas tá valendo.
Uso a gtwvw, e estou finalizando a conversão do sistema.
Se eu te falar que é a melhor biblioteca gráfica,e não tem erros, seria uma grande burrice da minha parte. No entanto, muitos erros são contornáveis.
Eu mesma sugeri ao colega utilizar a gtwvw e migrar aos poucos para HWGUI por diversos motivos: um deles é o tempo
Estou bem satisfeita com o resultado final do programa.. sei ainda preciso fazer alguns ajustes, mas não é impossível de ter um bom resultado com essa biblioteca.
Outra coisa.. ficar dependendo de um designer para migrar o sistema, particularmente, não é uma idéia que me agrada.
No entanto, devemos analisar todos os fatores antes de decidir uma biblioteca gráfica.. qualquer erro pode comprometer os prazos de entrega do projeto.
SET DESVIO DE ASSUNTO MODE OFF
- alaminojunior
- Colaborador

Oi Ana, acho que você está discordando sem saber exatamente do quê.anacatacombs escreveu:Ala, meu querido.. infelizmente terei que discordar .
Eu fiz o mesmo com a gtwvt e sempre preguei o mesmo que você.Uso a gtwvw, e estou finalizando a conversão do sistema.
Sim, concordo. O que eu quiz dizer foi que sería melhor já iniciar com hwgui. Mas aí depende da intimidade do nosso amigo com a biblioteca. Se ele ainda não se sente a vontade com a mesma, pode iniciar com a ajuda de outra como gtwvw.Eu mesma sugeri ao colega utilizar a gtwvw e migrar aos poucos para HWGUI por diversos motivos: um deles é o tempo
Com poucos cliques você montas as suas janelas com todos os objetos gráficos necessários (semelhante ao Delphi, VB, Xailer), restando só incluir o resto do código que executará outras tarefas que não exibirá dados.
Enfim...não estou desmerecendo a sua ferramenta não e muito menos você...linda :*
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Procure ver pelo lado correto, não é dependencia mas sim uma ferramenta que auxilia em muito no desenho das telas, muito profissional mesmo.ficar dependendo de um designer para migrar o sistema, particularmente, não é uma idéia que me agrada.
Existe um topico aqui no qual eu tento mostrar como é muito mais simples trabalhar com telas gráficas da HWGUI do que com a WVW/WVG
É mais fácil aprender HWGUI do que mudar o sistema para WVW, É só uma mudaça de conceito.
No clipper nós trabalhamos:
@ say get read.
Depois é que vamos fazer o tratamento da entrada de dados.
Init Dialog oDlg...
@ say
@ get oGet Var vGet Valid {||MinhaFuncaoValid(vGet)} picture 'aqui todas pictures do clipper e mais outras passwd por exemplo'
@ button
etc...
oDlg:Activate()
Function MinhaFuncaoValid(vGet)
vGet++
if dbseek(vget)
msginfo('achou')
endif
etc...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Eu sinceramente pensava em dar uma cara nova ao meu sistema utilizando a gtwvw. Além de preservar toda a minha 'maneira de programar', com a gtwvw dá pra fazer um visual bem legal... o Angeiras que o diga!
Entretanto a quase morte da gtwvw na vs 1.2 do xharbour fez-me esquecer a idéia. Pq investir tempo e aprendizado numa lib (gtwvw) que saiu da UTI há poucos dias e que pra lá voltará logo logo? Foi a pergunta que me fiz. Diante disso resolvi partir para a hwgui que tem um futuro bem promissor. Não estou fazendo ainda nada profissional, fiz apenas uma tela para eu avaliar o resultado: montei a tela, sofri um bocado, mas enfim consegui. Gostei do resultado e aos poucos vou migrando. Não tenho pressa. Meu sistema 'texto' vai muito bem, obrigado. Quem está acostumado com programa texto e procedural sofre um pouco. São muitos conceitos novos que temos que assimilar. Mas vi que dá pra desenrolar...
:|< :* ;-* :^|
Entretanto a quase morte da gtwvw na vs 1.2 do xharbour fez-me esquecer a idéia. Pq investir tempo e aprendizado numa lib (gtwvw) que saiu da UTI há poucos dias e que pra lá voltará logo logo? Foi a pergunta que me fiz. Diante disso resolvi partir para a hwgui que tem um futuro bem promissor. Não estou fazendo ainda nada profissional, fiz apenas uma tela para eu avaliar o resultado: montei a tela, sofri um bocado, mas enfim consegui. Gostei do resultado e aos poucos vou migrando. Não tenho pressa. Meu sistema 'texto' vai muito bem, obrigado. Quem está acostumado com programa texto e procedural sofre um pouco. São muitos conceitos novos que temos que assimilar. Mas vi que dá pra desenrolar...
:|< :* ;-* :^|
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
-
Mário Isa
- Usuário Nível 4

Bom, para quem, como eu, só tinha o modo-texto, a WVW deu uma super-cara nova.AnaCataCombs disse:
Quanto aos erros de "redesenho" estou construindo meu próprio modo de desenhar, pois, no meu sistema, eu alterei todo o GETSYS.PRG, ERRORSYS.PRG, DBEDIT.PRG, ACHOICE.PRG, MEMOEDIT.PRG
para poder ter controle sobre "certas" coisas e, neles, posso pedir para ficar redesenhando a cada x segundos. Então, mesmo o usuário estando dentro de um get, ou dbeditando, ou achoiçando, ou memoeditando,
ele vai redesenhar.
De qualquer forma agradeço aos colegas, principalmente ao Paiva de Uberlândia, o qual estive visitando em seu escritório e o mesmo me auxiliou em tirar os "bugs" da compilação.
Sim, isso mesmo, e eu já estou fazendo alguma coisa, já consegui "printar" uma janelinha de pergunta com a HWGUI.AnaCataCombs disse:
Ocorreram alguns erros, que mais tarde vou postar. Não posto agora por falta de tempo. Mas vamos levando.
Eu então, nem se fala. Vou postar no final desse as imagens do antes e depois.AnaCataCombs disse:
Estou bem satisfeita com o resultado final do programa..
Sobre o designer eu baixei e gostei da idéia. Você vai lá, desenha as telas e ele te faz o .prg.AnaCataCombs disse:
Dai vc adiciona como uma função já tudo prontinho.
Pois é. E foi porisso que eu demorei tanto. Prá tudo existe o momento certo, não é Ana?AnaCataCombs disse:
No entanto, devemos analisar todos os fatores antes de decidir uma biblioteca gráfica..
Itamar, então devo admitir que, uma vez que euItamar disse:
No clipper nós trabalhamos:
@ say get read. (antigo formato)
Na Hwgui/Delphi/VB,
@ say
@ get oGet Var vGet Valid {||MinhaFuncaoValid(vGet)} picture 'aqui todas pictures do clipper e mais outras passwd por exemplo'
(novo formato)
#include hwgui.ch
Não posso mais utilizar o antigo formato do Get?
Pois é Jânio, quando temos alguma coisa que já está funcionando, a genteJânio disse:
Meu sistema 'texto' vai muito bem, obrigado.
tem receio de "migrar". Porém, tempos depois, com muita certeza, quando migra, migrando com segurança, o resultado é muito bom uma vez que "somamos" às nossas idéias coisas melhores.
As imagens do antes e depois

- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Pode, mas é melhor trabalhar com o novo formato.Itamar, então devo admitir que, uma vez que eu
#include hwgui.ch
Não posso mais utilizar o antigo formato do Get?
Podemos fazer assim:
Clipper ou HWGUI
@ 10,10 say "Nome:" get oNome picture "@!"
@ 010,010 say "Nome:" size 50,20
//ou assim também:
@ 010,010 say oSayNome Caption "Nome:" size 50,20
...
@ 070,010 Get oNome Var vNome Valid {||FUNCAO()} picture "@!"
//O Valid muda um besteira que é colocar a função dentro do CODE BLOCK {||FUNCAO()}
//Veja que eu não adotei a ideia do Dbase->Clipper de amarrar o get ao say.
//No Harbour + HWGUI assim como em qualquer linguagem que é OOP, quase tudo tem o OBJETO.
//Por exemplo Podemos mudar o campo "SAY" se for preciso.
oSayNome:SetText("NOME")
//Isso irá mudar o @ say "Nome" para @ say "NOME"
No meu caso, meus sistemas foram feitos antes do Luis Basso, fazer muitas melhorias no Designe incluisive na HWGUI.
Na HWGUI, podemos mudar tudo em tempo de execução.
A HWGUI dispoe de um Browse PODEROSO, de fácil entedimento para um programador CLIPPER.
Por exemplo:
No clipper:
ocol01 :=tbcolumnnew("Refer" ,{||transf(eq->cod_mercad,"@s08!")})
Na HWGUI:
Add column FieldBlock("cod_mercad") to oBrPd ;
Header 'Código' ;
type 'c' dec 0 ;
Editable ;
length 13 ;
picture "XXXXXXXXXXXXX" ;
VALID { |vGet,oGet| PesquisaItem(vGet,oGet)}
Ou da forma do similar ao clipper:
oBrw:AddColumn( HColumn():New( oHead , FieldWBlock( oCol, nArea ), oType, oLen, oDec, .F. ) )
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.