Cor do texto do bloco de código fonte

Poste aqui suas sugestões e/ou críticas sobre o fórum, fale sobre a moderação e envie elogios.

Moderador: Moderadores

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Cor do texto do bloco de código fonte

Mensagem por Toledo »

Maligno escreveu:Toledo, com a fonte fixedSys fica muito melhor de ler, não? Bem legível.
Realmente, com esta fonte ficou bem melhor!
Maligno escreveu:Por precaução, eu deixaria 3 dígitos para a numeração das linhas. Nunca se sabe. :)
Já pensei nisto, então se o código tiver mais de 99 linhas, a numeração será automática para 3 dígitos.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

se o código tiver mais de 99 linhas, a numeração será automática para 3 dígitos
Auto-expansível, como no UE. Smart boy! :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Creio que todo esforço que vise melhorias e o bem comum é válido.

Particularmente falando, no caso da cor e da fonte do código postado, eu nem sabia que, quando expandido, mudava de cor. É que sempre que vou ler os códigos, seleciono tudo (no respectivo link) e colo no meu editor de programas.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Toledo, aproveitando,... Não sei se já mexeu, vai mexer ou nem pensou em mexer nisso, mas tive uma lembrança agora e reparei que no seu teste não existe cor que destaque parênteses, colchetes, operadores matemáticos, lógicos, relacionais, etc. Faz uma boa diferença, como pode reparar no meu exemplo. Mas fique tranquilo. Não é crítico. Já está 1000% melhor do que antes.
[]'s
Maligno
---

---
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dr.Microso »

Colegas, saudações!

Também concordo que não ficou boa a forma atual, ficou apenas... EXCEPCIONALMENTE MELHOR!!!

Desde que comecei a frequentar este fórum, acho que está entre as melhores modificações.
Como disse Abraham H. Maslow: "só as necessidades não-satisfeitas geram comportamento, fazem evoluir..."
Contudo, a crítica torna-se sólida e construtiva quando acompanhada de justificativa (razão), afinal, o consenso positivo deve ser construído a partir do racional coletivo e não apenas de impressões pessoais. Critique, mas justifique, assim construímos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tomando agora ciência do que nos reserva o Toledo (honrando-nos com parcelas de seu precioso tempo), fico muito feliz.
Por hora, a sofrida sra Retina e toda sua "parentaia" (sr. Cristalino e as amáveis Pupila & Córnea) dizem em coro: parabéns!!!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Duas coisas:
Não esqueçam das opções no topo do bloco de código, porque ele sumiu na última alteração de cores (está lá, mas difícil de ver pela tonalidade).
Note também que não dá pra ver o underline na última linha (__) . E foi somente na última linha que isso ocorreu. Isso pode ser resolvido se a visualização acrescentar uma linha a mais no final do bloco.
Obs. No exemplo colorido.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

De qual código você está falando? Não percebi nada de errado nos exemplos que vi. Neste código aqui realmente dá pra perceber que, se no modo "recolhido", uma sublinha na última linha não deve aparecer. Mas no modo "expandido" aparece. Embora seja apenas um exemplo, que não está em todo fórum ainda. O Toledo ainda está mexendo.
[]'s
Maligno
---

---
JoséQuintas
Administrador
Administrador

É exatamente esse.
Na última linha não dá pra ver o "_", nem com código normal e nem expandido.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Mas aqui eu só não vejo a sublinha quando o código está "recolhido". Isso é muito fácil de resolver. É só o Toledo aumentar a altura da janela alguns poucos pixels. Mas no modo "expandido" aparece normalmente pra mim. E sobra espaço debaixo da sublinha. Detalhe: uso o Opera, se é que tem algo a ver. :)
[]'s
Maligno
---

---
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Amigos, já foi resolvido este problema que estava acontecendo quando a linha de código ficava quebrada em duas, a segunda ficava cortada um pouco na parte de baixo. Inclusive até na tag CODE antiga isto vinha acontecendo e eu não tinha percebido.
Bom, mas na tag CODE nova já está resolvido.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Nesta tag nova eu coloquei dois botões no canto superior direito, um para expandir a janela do código e a outra para copiar o código para o clipboard (área de transferência). Os dois botões já estão funcionando, mas falta acertar alguns detalhes, como mudar o ícone do botão "Expandir código" para "Retrair código" e notei que o código copiado para o clipboard quando colado no Bloco de Notas não faz a quebra de linhas. Eu fiz um teste colando o código em alguns editores de texto e em todos que testei, apenas o Bloco de Notas não fez a quebra de linha corretamente. Então vou pedir um favor para os amigos copiarem o código clicando no botão Imagem e depois colarem em seu editor favorito, para ver se a quebra de linha acontece.
SET ALTERNATE TO (VPAT_DOC+"\COPIAS.CSV")
SET ALTERNATE ON
?? "Nº COPIAS,TITULO,CATEGORIA,GENERO"
DO WHILE QFAZ="COP" .AND. (1->(!EOF()))
   VQC:=CONTA_COP(COD_TIT,VQFAZ)
   IF VQC>=VNCOP  .AND. VCPODE1(VQFAZ,(1->COD_TIT))=.T.
      VPRO:=WINCAR(ALLTRIM(QPROM1(1->PROMOCAO)))
      VGEN:=WINCAR(ALLTRIM(QGEN1(1->GENERO)))
      VTIT:=WINCAR(ALLTRIM(1->TITULO))
      ? STR(VQC,2,0)+","+VTIT+","+VPRO+","+VGEN
   ENDIF
   SKIP
ENDDO
SET ALTERNATE OFF
SET ALTERNATE TO
ALERT("Arquivo "+CHR(34)+"COPIAS.CSV"+CHR(34)+" gerado com sucesso na pasta:;;"+VPAT_DOC)
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Colei o texto no UltraEdit. Ficou idêntico ao apresentado na página.

Quando acionei o botão "Responder", a parte da página destinada ao código fonte ficou desposicionada, sobrepondo o rodapé da página. Também durante o tempo que a caixa "Postar uma resposta" está aberta, fazendo-se scroll na página, a parte do código fonte fica fixa e não rola sincronizadamente com a página.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Reparei um problema: o botão "Colar" só funciona depois que tiver clicado ao menos uma vez no botão "Expandir/Contrair". Uso o UE e, como com o colega, funcionou corretamente.

Mas veja, Toledo, que da forma como está a janela, em modo contraído, ainda precisaria ficar um pouquinho mais alta, pois se houver uma sublinha, aí sim, vai cortar. Como as linhas tem tamanhos fixos, acho que uns 5 pixels a mais deve resolver o problema. No modo "expandido" tá certinho.

Aliás, o tag está com o nome [ CODEX ]. Imagino que seja um nome temporário, para não mudar o fórum todo no período de testes, não?

Um último detalhe: essa string no canto superior esquerdo ("Código") vai ficar assim, desse tamanho? Não sei se é temporário, mas se não for, acho que está muito grande. Mas isso não é nada crítico. Só pensei em economizar um pouco de espaço. :)
[]'s
Maligno
---

---
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Testei aqui no programmers notepad, e funcionou.
Acho que o problema tem a ver com o padrão dos ambientes.
No programmers notepad tem lá na opção de line ending:
Windows: CR/LF
Linux: LF
MAC: CR

Esse mesmo problema acontece no download do exemplo de sped contábil, da página da Fazenda.
Ao baixar direto e testar, dá erro. Tive que passá-lo pelo programmers notepad e mudar a opção acima.
Não sei se tem como indicar ao navegador que se trata de texto, e o navegador que se vire (talvez algo relacionado à indicação "content-type").
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Acrescentando...
Ao clicar no copiar, vém a mensagem de alerta do Windows.
Não sei no caso do Windows Vista e Windows 7, que são mais chatos em alertas ainda.
Não sei se é possível/fácil deixar a numeração de linha fora da janela do texto.
É que às vezes postam fontes gigantes, e só interessam poucas linhas dele.
Assim, continuaria funcionando o recurso tradicional do navegador de marcar e copiar/colar.
José M. C. Quintas

Responder