Convertendo Sistema do GASPRO para Harbour
Moderador: Moderadores
- Jairo Maia
- Moderador
Re: Ver erros na compilacao/Save to
Olá Alexandre,
Baixei o fonte indicado pelo Sygecom, e verifiquei rapidamente. Parece que vai ajudar com meu problema de codigo de barras, vou verificar cuidadosamente quando retomar a migração. Foi um belo trabalho do autor, embora achei algumas coisas bem estranhas, como a função "NomeExe" por ex.
Outra coisa: me parece que ela neutraliza a funcionalidade do mouse. O mouse em sua aplicação está funcionando?
Sobre o problema das consultas relacionais:
Em meu aplicativo está 100% funcional. Então lembrei que os fontes que estou trabalhando a migração, foi gerado por uma versão anterior do gas, a 3.1. Depois disso, toda alteração foi manual.
A BRWFUNC também sofreu alterações severas para adaptação ao meu projeto, não tem como compartilha-la. Porém, esta semana vou substituí-la por uma da versão 4, apenas para tentar identificar onde está o problema. Tenho aplicações com a versão 4 que serão migradas depois.
Baixei o fonte indicado pelo Sygecom, e verifiquei rapidamente. Parece que vai ajudar com meu problema de codigo de barras, vou verificar cuidadosamente quando retomar a migração. Foi um belo trabalho do autor, embora achei algumas coisas bem estranhas, como a função "NomeExe" por ex.
Outra coisa: me parece que ela neutraliza a funcionalidade do mouse. O mouse em sua aplicação está funcionando?
Sobre o problema das consultas relacionais:
Em meu aplicativo está 100% funcional. Então lembrei que os fontes que estou trabalhando a migração, foi gerado por uma versão anterior do gas, a 3.1. Depois disso, toda alteração foi manual.
A BRWFUNC também sofreu alterações severas para adaptação ao meu projeto, não tem como compartilha-la. Porém, esta semana vou substituí-la por uma da versão 4, apenas para tentar identificar onde está o problema. Tenho aplicações com a versão 4 que serão migradas depois.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

1-
2-
3-
Só me resta esperar...
Sim o mouse foi neutralizado.. nao é minha prioridade agora..meu usuarios nao usavam, o que preciso é migrar para 32 bits devido o seven 64, vc nao tem nocao da pressao..sygecom escreveu:Outra coisa: me parece que ela neutraliza a funcionalidade do mouse. O mouse em sua aplicação está funcionando?
2-
Eu uso a ultima versao do GAS 4.0o E tenho esse problema do relacionamento na brwfunc(), só no Harbour, e nao é uma funcao da LIB, é funcao que sempre existiu.Jairo Maia escreveu:foi gerado por uma versão anterior do gas, a 3.1.
3-
sygecom escreveu:Tenho aplicações com a versão 4 que serão migradas depois.
Só me resta esperar...
Editado pela última vez por Alexandre Silva em 26 Abr 2011 21:35, em um total de 1 vez.
* Clipper 5.2e/Gaspro 4.0 /CDX/Blinker 7.0 Harbour 3.2 Console Hbmk2
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Alexandre,
Sem mostrar o problema fica difícil de lhe ajudar...boa sorte.
Sem mostrar o problema fica difícil de lhe ajudar...boa sorte.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Segue pacote com um sistema
usuario supervisor senha rom ou usuaro s senha s
Veja a consulta gravada em Romaneio.. quando navega nao atualiza os produtos embaixo
mesmo apertando J para ir para parte de baixo, precisa fazer um Control Page Up para atualizar
tive que fazer em duas pates pois o limite aqui é 100K
parte1
usuario supervisor senha rom ou usuaro s senha s
Veja a consulta gravada em Romaneio.. quando navega nao atualiza os produtos embaixo
mesmo apertando J para ir para parte de baixo, precisa fazer um Control Page Up para atualizar
tive que fazer em duas pates pois o limite aqui é 100K
parte1
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Parte 2
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Alexandre,
Eu baixei seu pacote, compile com HMG em modo console, adicionei SetMode(25,80) no ROMA.PRG no inicio e naveguei mna consulta de romaneios. Realmente o segundo browser (registros filhos) não está sendo atualizado quando navega no browse de registros pai. O que eu pude notar assim por cima, que os br_w:refreshall() não estão sendo executados, possivelmente por causa do conteúdo da variável br_outro. Talvez deveria ser PUBLIC ou não está sendo devidamente atribuída. Faz tempo que não trabalho com o GAS, e os seus código (diga-se de passagem: são muito bons) no entanto muito confusos para alterar algo manualmente. Por isso, aconselho ao colega não ficar atrelado a sistemas desevonvidos por gerador de aplicação. Não que sejam ruins e sim para estimular a sua aptidão criativa no desenvolvimento. Pois no passar dos anos, se não é você mesmo quem criou os fontes, fica muito dificil lembrar da lógica e poder alterá-los de forma consciente. Sei que você tem que fazer funcionar para o momento, mas procure fazer seus proprios browses ou seu próprios códigos.
Vou intentar buscar o defeito no meio de tanto código... pena que hoje estou com pouco tempo. Mas se conseguir, vou reportar o resultado.
Eu baixei seu pacote, compile com HMG em modo console, adicionei SetMode(25,80) no ROMA.PRG no inicio e naveguei mna consulta de romaneios. Realmente o segundo browser (registros filhos) não está sendo atualizado quando navega no browse de registros pai. O que eu pude notar assim por cima, que os br_w:refreshall() não estão sendo executados, possivelmente por causa do conteúdo da variável br_outro. Talvez deveria ser PUBLIC ou não está sendo devidamente atribuída. Faz tempo que não trabalho com o GAS, e os seus código (diga-se de passagem: são muito bons) no entanto muito confusos para alterar algo manualmente. Por isso, aconselho ao colega não ficar atrelado a sistemas desevonvidos por gerador de aplicação. Não que sejam ruins e sim para estimular a sua aptidão criativa no desenvolvimento. Pois no passar dos anos, se não é você mesmo quem criou os fontes, fica muito dificil lembrar da lógica e poder alterá-los de forma consciente. Sei que você tem que fazer funcionar para o momento, mas procure fazer seus proprios browses ou seu próprios códigos.
Vou intentar buscar o defeito no meio de tanto código... pena que hoje estou com pouco tempo. Mas se conseguir, vou reportar o resultado.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Alexandre, achei um solução do tipo "gambiarra", me desculpe mas como não conheço esse código, tenho dificuldades em curto prazo de analisar e poder mexer no lugar mais apropriado. Mas ja conseguí resolver o problema do "J". Você altere o ROMFUNC.PRG apartir da linha 1182 e adicione o bloco abaixo em cor rosado, como mostra a figura:

Vou seguir procurando e ver se consigo fazer que as teclas de navegação tenha incidência no segundo browse.
Vou seguir procurando e ver se consigo fazer que as teclas de navegação tenha incidência no segundo browse.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Pablo César
- Usuário Nível 7

No arquivo ROM_FUNC.PRG parece que vocÊ modificou algo que no Clipper funcionava.

Você poderia mostrar como estava antes ? Por quê modificou ?
Sei que estou perto de achar... mas outra forma de atualizar os dados é diminuindo o tempo do REFRESH. Pressione a tecla - (menos do teclado numérico) e deixe em 5 segundos. Isso é um apaliativo até encontrar-mos o erro.
Você poderia mostrar como estava antes ? Por quê modificou ?
Sei que estou perto de achar... mas outra forma de atualizar os dados é diminuindo o tempo do REFRESH. Pressione a tecla - (menos do teclado numérico) e deixe em 5 segundos. Isso é um apaliativo até encontrar-mos o erro.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

1-Quanto ao KEYB quando aperta J, até atualiza o browse debaixo quando apertar J. mas ao voltar para o Browse de cima, joga no final do arquivo..nao é bom
2-
e por esta clausua: IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable , vai entar
O que aconte aqui: O sistema verifica se a chave de ligacao dos 2( browsers/base de dados), que esta em cima é igual a debaixo, se nao for, porque mudou em cima, o browse de baixo sofre o INI_ARQ(), se atualiza
Gambiarra
coloque if .t. e agora funciona..pois sempre entra.. ruim que vai atualizar para qualquer tecla de navegacao..
Outro efeito indesejado, se vc selecionar um registro em cima que nao tenha itens relacionados em baixo..
a principio vai mostar 0, ai voce aperta J, muda para baixo, se começar a subir e descer nao vai achar o inicio e o fim do arquivo, ficha enchendo de registros...0
2-
Ai que tá, nao foi mudificado, se voce compilar com a LiB do gas, quando passar por essa rotina,Pablo César escreveu:Você poderia mostrar como estava antes ? Por quê modificou ?
e por esta clausua: IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable , vai entar
O que aconte aqui: O sistema verifica se a chave de ligacao dos 2( browsers/base de dados), que esta em cima é igual a debaixo, se nao for, porque mudou em cima, o browse de baixo sofre o INI_ARQ(), se atualiza
Gambiarra
coloque if .t. e agora funciona..pois sempre entra.. ruim que vai atualizar para qualquer tecla de navegacao..
Outro efeito indesejado, se vc selecionar um registro em cima que nao tenha itens relacionados em baixo..
a principio vai mostar 0, ai voce aperta J, muda para baixo, se começar a subir e descer nao vai achar o inicio e o fim do arquivo, ficha enchendo de registros...0
Código: Selecionar todos
STATIC FUNC MOSTRA_RELA()
LOCAL ok:=.f.
PRIV chv_rela, criterio, cpord, cmr_, chv_1, chv_2, op_sis
IF TYPE("br_outro")="O" // tem outra janela aberta?
id_carg = br_outro:cargo
IF !EMPT(id_carg[3]) // a janela esta relacionada?
criterio = id_carg[1] // restabelece o filtro
cpord = id_carg[2] // ordem e a
chv_rela = id_carg[3] // relacao entre as janelas
cmr_ = id_carg[5] // marcacao de registros
SELE (outro_db) // seleciona dbf da janela
op_sis=EVAL(qualsis,ALIAS()) // sua subscricao no vetor sistema
PEGACHV2() // acha o inicio/fim da relacao
**** atencao aqui,, no clipper entrava abaixo
IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable // precisa remonta-la?
INI_ARQ() // acha o inicio da relacao
br_reg_out = RECNO() // salva reg atual
br_outro:rowpos := 1 // cursor na 1a. lin do browse
ok:=.t. // tem que remontar a janela
ENDI
SELE (m_origem) // seleciona janela superior
ENDI
ENDI
RETU ok
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Você testou colocando KEYBOARD CHR(30)+CHR(31) ? Joga no final ? Só se for no segundo browse de baixo ! No primeirobrowse ele não muda, por isso está IF SELECT()=2, justamente só para executar quando deixar o segundo browse. Você confirma isto ??Quanto ao KEYB quando aperta J, até atualiza o browse debaixo quando apertar J. mas ao voltar para o Browse de cima, joga no final do arquivo..nao é bom
Tenho putra gambiarra para você implementar, só não sei se te interessa, pois eu venho resolvendo em mira do meu desconhecimento a fundo deste código. Bom se interessar: edite o ROM_FUNC.PRG e insira na linha 680 como mostra a figura abaixo:Outro efeito indesejado, se vc selecionar um registro em cima que nao tenha itens relacionados em baixo..
Isto impedirá o adicionamento de 0 quando não houverem registros filhos.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Fiz examente como vc passou...atualiza quando vai pra o browse debaixo..mas quando volta também..joga no final, meu objetivo é atualizar quando navega.. por enquanto vou fazer executar o mostra_rela() a cada tecla..
**** atencao aqui,, no clipper entrava abaixo, nao harbour nao
IF .t. // chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable // precisa remonta-la?
INI_ARQ() // acha o inicio da relacao
br_reg_out = RECNO() // salva reg atual
br_outro:rowpos := 1 // cursor na 1a. lin do browse
ok:=.t. // tem que remontar a janela
ENDI
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Tem algo de errado. Só se o código fonte que você postou difere do que você está usando. Para mim somente vai para o ultimo registro só quando dá o J de baixo pra cima. É dizer o browse de cima não muda de posição. Veja bem Alexandre, o propósito de ir até o ultimo registro no segundo browse é justamente para dar idéia de que os registros mudaram. Pois antes sem essa implementação do KEYBOARD, parecia nunca mudar. Para ter certeza qual é o select(), ponha um alert mostrando o str(select()) ou até mesmo pode mudar de IF SELECT()=2 para IF ALIAS()="ITENS".atualiza quando vai pra o browse debaixo..mas quando volta também..joga no final
Essa questão de entrar ou não naquela condição, acho que agora vai... mude IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable para IF !EMPTY(chv_rela) e me diga se deu certo. Aqui pra mim deu certo !
Eu acho que com IF !EMPTY(chv_rela) dando certo, você nem vai precisr do uso do KEYBOARD CHR(30)+CHR(31), se concordar até pode tirar fora.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Ok, mas isso sempre vai ser TRUE, mesmo quando andar com a seta para direita ou esquerda, que nesse caso, nao deveria atualizar, só quando mudasse a chave...mas pra mim já ta bom..Pablo César escreveu:Eu acho que com IF !EMPTY(chv_rela) dando certo, você nem vai precisr do uso do KEYBOARD CHR(30)+CHR(31), se concordar até pode tirar fora.
e o problema do J, da pra resolver como vc fez, nao deixando atualiazr se nao tem itens..
Nao é bonito, mas funciona..
Interessante seria ver porque esse comportamento no Harbour, já que no clipper funcionava e a funcao é a mesma..
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Interessante mesmo seria vocÊ fazer as suas próprias rotinas. Daí você manda no seu código, não que tem que fazer de acordo uma linha de pensamento que não seja a sua. Ao final de contas é você quem vai dar manutenção, não é ? Mas fico feliz que eu tenha te ajudado em algo, pena pela gambiarra... rsrs mas o tópico ainda está aberto à novas mensagens. O ruim é ter tempo para entender e ir direto ao ponto.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Jairo Maia
- Moderador
Olá Alexandre,
Primeiramente, Meus Parabéns a Pablo César.
Porém, o problema é que o código foi escrito para ser compilado em Clipper, e ai está a diferença.
Considere sempre que estou falando do seu arquivo ROM_FUNC.PRG.
Na Função MOSTRA_RELA, vc tem o seguinte na linha 520:
IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable
O Problema é que em clipper, esta mesma situação retorna .F., enquanto Harbour retorna .T.
Assim, a condição do clipper não é atendida pelo Harbour. Necessita adaptar. Não sei o motivo ainda pq essa diferença acontece no Harbour.
Na função BRWFUNC, abaixo da linha 596, acrescente a seguinte linha:
Vc pode apenas alterar na função MOSTRA_RELA, removendo o "!", mas por alguma razão, eu não faria esta alteração lá. Porém, vc decide.
Para resolver o problema dos zeros na consulta vazia, vc precisa fazer outra alteração para ter o mesmo efeito em clipper, que é fazer o refresh na consulta.
No final da função, antes da linha ENDD, acrescente o seguinte:
Sendo assim, vc tem que ter em mente que toda vez que gerar os fontes do projeto, estas alterações se farão necessárias, e neste momento não acredito que isto possa mudar. Ou seja, temos que entender que existem diferenças entre Clipper e Harbour.
Porém, como vc mesmo citou existem muitos mais prós que contra, e também não vejo a menor possibilidade de voltar em Clipper.
Primeiramente, Meus Parabéns a Pablo César.
Porém, o problema é que o código foi escrito para ser compilado em Clipper, e ai está a diferença.
Considere sempre que estou falando do seu arquivo ROM_FUNC.PRG.
Na Função MOSTRA_RELA, vc tem o seguinte na linha 520:
IF chv_1 != &chv_rela .OR. !br_outro:stable
O Problema é que em clipper, esta mesma situação retorna .F., enquanto Harbour retorna .T.
Assim, a condição do clipper não é atendida pelo Harbour. Necessita adaptar. Não sei o motivo ainda pq essa diferença acontece no Harbour.
Na função BRWFUNC, abaixo da linha 596, acrescente a seguinte linha:
If ( Type( "br_outro" ) = "O" , br_outro:stable:=!br_outro:stable , Nil )Para resolver o problema dos zeros na consulta vazia, vc precisa fazer outra alteração para ter o mesmo efeito em clipper, que é fazer o refresh na consulta.
No final da função, antes da linha ENDD, acrescente o seguinte:
If Type( "br_outro" ) = "O" .And. LastKey() = K_UP .Or. LastKey() = K_DOWN
br_w:refreshall()
ForcaBrw(.f.)
EndiPorém, como vc mesmo citou existem muitos mais prós que contra, e também não vejo a menor possibilidade de voltar em Clipper.
Abraços, Jairo