Como usar o debugador ?
Moderador: Moderadores
Como usar o debugador ?
Se é dessa forma, entao deu certo, agora como faco para executar o sistema pelo debugador ?
pelo clipper eu fazia:
cld /s hellobr
valeu, obrigado.
pelo clipper eu fazia:
cld /s hellobr
valeu, obrigado.
-
alxsts
- Colaborador

Como usar o debugador ?
Olá!
É só executar o teu programa.
Se em algum ponto dele você colocou alguma chamada para AltD(), ele vai abrir o debugger automáticamente.
Se não colocou, você poderá ativá-lo quando o teu programa estiver em estado de espera como em gets, Alert(), MemoEdit(), TBrowse(), etc... Por exemplo: se estiver no READ de um conjunto de gets , tecle Alt + D. Na hora que finalizar a leitura do get corrente, a tela do debugger aparecerá.
Pequeno Guia se sobrevivência:
É só executar o teu programa.
Se em algum ponto dele você colocou alguma chamada para AltD(), ele vai abrir o debugger automáticamente.
Se não colocou, você poderá ativá-lo quando o teu programa estiver em estado de espera como em gets, Alert(), MemoEdit(), TBrowse(), etc... Por exemplo: se estiver no READ de um conjunto de gets , tecle Alt + D. Na hora que finalizar a leitura do get corrente, a tela do debugger aparecerá.
Pequeno Guia se sobrevivência:
. Consulte a ajuda (F1) para mais informações.As teclas mais usadas no debugger são:
F1 - Ajuda
F5 - Roda o programa até o fim ou até o próximo Trace Point ou Watch Point ou Break Point ativo
F8 - Executa uma linha de código
F9 - Marca um ponto de parada Break Point (sempre abre o debugger naquela linha do programa)
F10 - Executa uma procedure ou function sem entrar na mesma, ou uma linha de código (igual a F8) se a linha não for uma chamada a uma procedure ou function.
A tela do debugger é dividida em algumas janelas:
- janela principal, onde aparece o código fonte.
- janela Command na parte inferior da tela: aqui você poderá digitar comandos:
- ? ou ?? <nome-de-variavel> exibe o conteúdo de uma variável
- ? ou ?? <expressão> exibe o resultado de <expressão> Ex: ? Transform( Date(), "@E" ), ? 2^3, ? MinhaFuncao()
- ? Memoedit( cString ) ou ? Alert( cString )
- QUIT
- janela Watch na parte superior da tela onde aparecem os Trace Points e Watch Points ativos
- você pode inserir esses Trace Points e Watch Points ativos através do menu Point ou da janela de comando como:
- TP Alias() == "CLIENTE" - abre a janela do debugger sempre que o alias cliente estiver ativo
- WP cVar - exibe o conteúdo de cVar na janela Watch
- TP nVar <> 0 - abre a janela do debugger sempre que a variável nVar for maior que zero
- janela Call Stack na lateral esquerda da tela onde aparece a pilha de chamadas onde você pode navegar com as setas.
Para alternar entre janelas, utilize as teclas TAB ou Shift + TAB
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Como usar o debugador ?
Consegui debugar amigo, que luta, esse guia de que vc passou eu os imprimi, aparentemente o debugador é igual ao debugador do clipper, vou estuda-lo para compreender melhor.
Valeu,
Obrigado.
Valeu,
Obrigado.
-
alxsts
- Colaborador

Como usar o debugador ?
Olá!
Parabéns! Fiquei contente. Vamos esperar para ver se o Jairo conseguiu.
No meu post anterior, faltou escrever:
- para ativar a Janela Call Stack, vá no menu View e selecione Call Stack ou use as teclas Alt + V + C. O mesmo vale para desativar.
Editado:
Diferentemente do que escrevi, a Janela Call Stack fica localizada no lado direito da tela.
Parabéns! Fiquei contente. Vamos esperar para ver se o Jairo conseguiu.
É uma cópia. Pelo menos na versão que eu tenho, algumas funcionalidades do debugger do Clipper ainda não foram implementadas.porter escreveu:aparentemente o debugador é igual ao debugador do clipper
No meu post anterior, faltou escrever:
- para ativar a Janela Call Stack, vá no menu View e selecione Call Stack ou use as teclas Alt + V + C. O mesmo vale para desativar.
Editado:
Diferentemente do que escrevi, a Janela Call Stack fica localizada no lado direito da tela.
[]´s
Como usar o debugador ?
Olá Alxsts,
No clipper, se digitar por exemplo, cld /s hellobr, é executado o debugador meia tela e a outra metade da tela, vai mostrando o sistema sendo executado, tem como fazer isso ?
Valeu, obrigado.
No clipper, se digitar por exemplo, cld /s hellobr, é executado o debugador meia tela e a outra metade da tela, vai mostrando o sistema sendo executado, tem como fazer isso ?
Valeu, obrigado.
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o debugador ?
Olá Colegas,
Quando vi sua mensagem, então entendi pq não estava entendendo, e ai decidi ir pro fight.
Ao invés de baixar a versão que vc indicou e entender o help do HBMAKE, resolvi tentar primeiro entender o help do xbuild, já que ele é que estou usando, e não havia feito isso antes.
Então, lendo o help do XBUILD e também da função AltD() no manual de referência, consegui habilitar o debug.
Primeiro, habilita no prg colocando AltD(), como vc já havia dito, depois compila com o seguinte comando:Pronto! Simples, Simples. Mais fácil que oferecer doce a criança.
Pois é... Tudo é fácil depois que entende. Do momento que li seu post, até chegar nisso, levei um caminhão de mensagem de erros, além de tentaivas frustradas. Cheguei em determinado momento até receber a mensagem que o programa não era um programa 32 bits válido (o .exe tinha tamanho 0), etc..
Só para entender que deveria usar o paramêtro -All devo ter levado uns 40 minutos. Mas é assim mesmo. Depois de algumas horas ficou claro.
Algumas coisas ainda não entendo, mas não tem implicação agora. Por exemplo:-Debug = ativa a linha: LDEBUG = .T.
-B = ativa a linha: LPRG_DEBUG = .T. - Esta é a mãe da criança.
-Classic = ativa a linha: LPRG_CLASSICDEBUG = .T.
Também pelo manual de referência, explica o seguinte sobre AltD(), e realmente funciona como está lá:
AltD() = ativa o debug em modo Classic, e provoca a parada na linha seguinte.
AltD(1) = ativa o debug, não provoca parada, somente ativa o debug com ALT + D.
AltD(0) = desativa o debug.
Pelo manual, diz que necessariamente a ativação deve ser com AltD(1), e se quero parada, em seguida devo usar AltD(). Mas se usar somente AltD(), ativa, pára, e continua no modo de debug. Importante é que dá certo.
Alexandre, obrigado por sua paciência, e sempre prestativa atenção, mesmo que seja prá dar um ALERTA, que as vezes é isso mesmo que falta. Valeu! Um Grande Abraço. :-Y
Sim, consegui Alexandre. Valeu.alxsts escreveu:Vamos esperar para ver se o Jairo conseguiu.
Quando vi sua mensagem, então entendi pq não estava entendendo, e ai decidi ir pro fight.
Ao invés de baixar a versão que vc indicou e entender o help do HBMAKE, resolvi tentar primeiro entender o help do xbuild, já que ele é que estou usando, e não havia feito isso antes.
Então, lendo o help do XBUILD e também da função AltD() no manual de referência, consegui habilitar o debug.
Primeiro, habilita no prg colocando AltD(), como vc já havia dito, depois compila com o seguinte comando:
Código: Selecionar todos
xbuild projeto.exe.xbp -B -AllPois é... Tudo é fácil depois que entende. Do momento que li seu post, até chegar nisso, levei um caminhão de mensagem de erros, além de tentaivas frustradas. Cheguei em determinado momento até receber a mensagem que o programa não era um programa 32 bits válido (o .exe tinha tamanho 0), etc..
Só para entender que deveria usar o paramêtro -All devo ter levado uns 40 minutos. Mas é assim mesmo. Depois de algumas horas ficou claro.
Algumas coisas ainda não entendo, mas não tem implicação agora. Por exemplo:
Código: Selecionar todos
xbuild projeto.exe.xbp -Debug -B -Classic -All-B = ativa a linha: LPRG_DEBUG = .T. - Esta é a mãe da criança.
-Classic = ativa a linha: LPRG_CLASSICDEBUG = .T.
Também pelo manual de referência, explica o seguinte sobre AltD(), e realmente funciona como está lá:
AltD() = ativa o debug em modo Classic, e provoca a parada na linha seguinte.
AltD(1) = ativa o debug, não provoca parada, somente ativa o debug com ALT + D.
AltD(0) = desativa o debug.
Pelo manual, diz que necessariamente a ativação deve ser com AltD(1), e se quero parada, em seguida devo usar AltD(). Mas se usar somente AltD(), ativa, pára, e continua no modo de debug. Importante é que dá certo.
Alexandre, obrigado por sua paciência, e sempre prestativa atenção, mesmo que seja prá dar um ALERTA, que as vezes é isso mesmo que falta. Valeu! Um Grande Abraço. :-Y
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
alxsts
- Colaborador

Como usar o debugador ?
Olá!
Parabéns pela iniciativa e persistência Jairo.
Creio que o tópico ficou bastante abrangente e responde à pergunta que lhe dá título.
Só faltou esclarecer a funcionalidade daquele -Debug. Mas o objetivo, que era conseguir "debugar", foi alcançado.
Parabéns pela iniciativa e persistência Jairo.
Creio que o tópico ficou bastante abrangente e responde à pergunta que lhe dá título.
Só faltou esclarecer a funcionalidade daquele -Debug. Mas o objetivo, que era conseguir "debugar", foi alcançado.
[]´s
Como usar o debugador ?
Olá Jairo, parabens por sua persistencia e obrigado por ter postado o resultado de sua pesquisa, ela vai servir para muitos colegas que estao iniciando no xHarbour. Gostaria de saber como vc acessou a documentacao do xbuild pois quero ver se tem como debugar o sistema com meia tela mostrando o debugador e outra metade da tela mostrando a execucao do sistema como é feito no clipper com o comando CLD /S HELLOBR e tambem porque com o HBMAKE esta dando erro na compilacao quando quero gerar NSX.
Mais uma vez, obrigado.
Mais uma vez, obrigado.
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o debugador ?
Olá Alexandre,
Verdade. Mas inconscientemente, achei que era igual ao HBMAKE, por isso não coloquei o significado de -All. Eu estava antes usando o parâmetro -Link, que força apenas a relinkagem do executável. Demorou pra perceber que deveria fazer uma compilação geral, e o parâmetro -All, recria todos os arquivos necessários ao projeto, como p.ex. xbuild.windows.ini com as informações atualizadas para linkar o executável. A partir dai ficou mais fácil entender cada comando.
Verdade. Mas inconscientemente, achei que era igual ao HBMAKE, por isso não coloquei o significado de -All. Eu estava antes usando o parâmetro -Link, que força apenas a relinkagem do executável. Demorou pra perceber que deveria fazer uma compilação geral, e o parâmetro -All, recria todos os arquivos necessários ao projeto, como p.ex. xbuild.windows.ini com as informações atualizadas para linkar o executável. A partir dai ficou mais fácil entender cada comando.
Abraços, Jairo
Como usar o debugador ?
Olá Jairo, como faço para ter acesso ao manual de referencia, quero dar uma olhada no Help do xBuild, na instalacao do xHarbour vem com essa documentaçäo ?
obrigado.
obrigado.
- Jairo Maia
- Moderador
Como usar o debugador ?
Olá Porter,
Na opção do colega Leonardo, aquele que vc baixou tem. Vá na pasta xHarbour/doc/xharbour que tem o xHarbour's Language Reference Guide
Foi o help com as opções de compilação. Para acessar o help do xBuild, basta digitar xBuild -help no prompt de comando.porter escreveu:Gostaria de saber como vc acessou a documentacao do xbuild
Abra outro tópico para esta dúvida. Ela foge do assunto deste.porter escreveu:tambem porque com o HBMAKE esta dando erro na compilacao quando quero gerar NSX.
Na opção do colega Leonardo, aquele que vc baixou tem. Vá na pasta xHarbour/doc/xharbour que tem o xHarbour's Language Reference Guide
Abraços, Jairo