Programa congelando no windows 7 32 bits

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

E e no windows 7 né Sandro... ???? Voltei para o windows xp... Não teve jeito... Agora a briga é para converter o sistema para harbour... para ver se resolve...
Aqui tava de um jeito que: Mando compilar na xdev, clipper 5.2e e Blinker 7, com as configurações da Xdev e as vezes na maioria das vezes, quando termina de compilar e abre o executável, já para tudo... só no fechando no X, mando reorganizar o sistema, demora uns 2 a 3 minutos e quando termina congela tudo... e congela mesmo na tela do caixa quando termina de gerar a venda através do pedido, pergunta com um alert se quer imprimir, as vezes a operadora foca a atenção em outra atividade e quando volta depois de alguns minutos... tá congelado, só fechando no x, ainda bem que nessa etapa já salvou tudo o que tinha que salvar.
E possivel observar que é depois de um longo processamento, compilação, reorganização, fechamento de venda que acontece o maldito congelamento... No Xp não acontece nada.. num trava... roda tudo blz...

Vamos ver se no harbour dá pau... tô brigando aqui para colocar os indices em cdx e depois vamos pro harbour... agora é definitivo...

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

Rubens seu sistema roda em rede mapeada? se for preste muita atençao no windows 7 tem umas pequenas modificaçoes nessas configuraçoes o que leva a turma levar um pau medonho eu mesmo ja levei hj meu sistema funciona tranquilamente so a parte da printer como sitei neste topico mais preste atençao na maneira de configurar a rede mapeada tanto no servidor quanto nas estaçoes
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Tem o detalhe do default do Windows desligar conexões com servidor (e vice-versa) após 15 minutos de inatividade (mesmo com arquivos abertos).
Se mexer no programa antes do "religamento", ele acaba travando.
Deve acontecer o mesmo caso o gerenciamento de energia desligque placa de rede.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

José... o programa tá rodando no servidor...
Então não creio que seja problema de rede... ou perca de conexão... pelo menos eu acho !!!

Obrigado
Rubens
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Como está o uso da CPU pelo programa? 100%?
Tem tratamento diferenciado pra mouse?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Bom dia...

No momento atual está em 3%, 58 processos abertos e uso da memória física em 53%. A máquina é um i3, 4gb.
Windows 7 pro 32 bits, quase nada na bandeja.
Uso o AVG, mas já removi, já deixei sem nenhum antivírus instalado.
Autoexec.nt

Código: Selecionar todos

KB16 BR
SET CLIPPER=/F:200 // E:2048 // BADCACHE // SWAPPATH:C:\TMP
SET PATH=%PATH%;C:\XHARBOUR\BIN
SET HB_PATH=C:\XHARBOUR
SET INCLUDE=%INCLUDE%;C:\XHARBOUR\INCLUDE
SET LIB=%LIB%;C:\XHARBOUR\LIB;C:\BCC55\LIB
SET OBJ=%OBJ%;C:\XHARBOUR\OBJ;C:\BCC55\OBJ
Na linha de set clipper, já deixei somente set clipper=/f:200
Já tirei as linhas do xharbour, embora a xdev busca os inludes/lib/obj na pasta que voce determina no projeto.

config.nt

Código: Selecionar todos

dos=high, umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=200
buffers=32,0
Já aumentei o buffers, já tirei..

Já abri o Edit e deixo ele aberto.. não congelou... só o meu programa mesmo.
Põe para rodar o programa no xp não congela, executa os mesmos procedimentos e não congela.
Não acredito que seja a máquina, porque senão iria congelar somente no meu pc.

Esse é arquivo de lote de compilação gerado pela xdev... Independete se vai no prompt do DOS e executa ou se manda compilar direto pelo xDev muitas vezes quando termina de compilar, executa o sistema e congela.
Build_DATASAC6.txt
(23.07 KiB) Baixado 220 vezes
Daí pega o sistema coloca em um server 2003, winxp e até mesmo num win98 e funciona belezinha..
Percebi alguns congelamentos no server 2008 também...
Realmente não sei mais o que testar...
Como pode ver no bat de compilação... não carrega muitas libs...

Obrigado

Rubens
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Pessoal,

Posso estar falando bobagem, e não sei como o Seven se comporta com o arquivo config.nt, mas me parece que está faltando um comando na configuração do Rubens, e eu mudaria também a configuração de Buffers. Exemplo:
dos=high, umb
emm=ram
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=200
buffers=40
RAM - especifica que o sistema deve alocar somente 64 Kb do espaço de endereçamento da área do Bloco de Memória Superior (UMB) para quadros de páginas do EMM e deixar o restante (se houver) para ser usado pelo DOS para aceitar comandos loadhigh e devicehigh. Por padrão, o sistema aloca o máximo possível para os quadros de páginas.

O tamanho do EMM é determinado pelo arquivo PIF associado ao aplicativo ou pelo arquivo _default.pif. Se o tamanho do arquivo PIF for igual a zero, o EMM será desativado e a linha de comando EMM ignorada.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Pessoal, não sei se é o caso, mais comigo estava acontecendo travamento após alguns minutos sem usar o sistema, esses minutos eram variados, um "tempo aleatório".

O travamento se dava no WIN7 em telas onde havia um DBEDIT ativada a filtragem de registros.
O RETURN 2 do DbEdit() se usado prolongado sobe o consumo do recurso do sistema e acaba travando. Usava uma técnica para atualizar o DBEDIT (por exemplo, um novo cadastro,exclusão foi feita na rede) para manter a tela de todos usuários atualizada, se o usuário tivesse feito uma filtragem usando SET FILTER TO não durava muito, travava sem mais nem menos. Mesmo usando apenas uma máquina (o servidor).

Pode não ser o SET FILTER TO o seu problema, mais analise algo que possa consumir internamente o sistema, alguma função em 2o plano.

Alterei a função, passei para o cliente testar e até agora não reclamou mais.

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Obrigado pessoal...

Vou alterar conforme a sugestão do Jairo... e um dos locais que mais apresenta o congelamento é em um dbedit que apresentas os pedidos de onde são geradas as vendas...

Vou fazer as correções e posto o resultado aqui ...

Obrigado

Rubens
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Olá...

Então pessoal... depois de exaustivos testes.. observei que o relógio apresentado pela showtime() parava de atualizar em consequencia alguns segundos após o sistema também congelava...
Removi a chamada a showtime() e parece que resolveu o problema... Tem mais de duas semanas que não tenho mais reclamações dos meus clientes. No meu pc também não congelou mais...
Vamos ver se realmente resolveu...

Obg

Rubens
JSystem
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JSystem »

Olá Rubens,

Tbém estou tendo problemas de congelamento no meu sistema, as vezes navegando num TBrowse de repente trava, compilo no Clipper 5.2e e BLinker 7.

Vc disse que removeu uma chamada do showtime() e resolveu, não me lembro e utilizar essa função, é do Clipper ?

Gostaria de sua confirmação e orientações.

Grato,

Josadac.
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Boa tarde... JSystem...

Então... eu usava a Showtime() para mostrar um relógio no canto superior direito.
E quando o programa estava em clipper depois que removi essa chamada na função resolveu o problema... ela é da relogio.lib e também da Ca-Tools...
Sei que ninguém gosta de ouvir isso, mas voce tem muitas libs de terceiros...? Senão porque não tenta migrar para o harbour.... Eu resolvi muitos problemas caras... não vou te falar de coisas milagrosas... mas de coisas básicas que melhoram muito, tipo: Rodar em qualquer windows... Ganho siginificativos na velocidade do programa, Parou de acontecer erros do nada. Mas te falo de ir para o harbour mesmo... tiver alguns probleminhas com o xharbour que quando compilei com o harbour sumiram... Se quiser tentar a migração analise suas libs se voce tem como conseguir para harbour ou se tem como compilar e harbour e posta aí para gente te ajudar... eu particularmente no que precisar tou a disposição... Sem propaganda, você só tem a ganhar...

Rubens
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Por falar nisso, lembrei de uma coisa antiga:

Um programador estava tendo uns erros malucos em Clipper.
Olhando a linquedição dele, havia uma biblioteca que ele usava pra um cálculo matemático que não lembro qual era.
Achei um fonte na internet equivalente.
Ao retirar a biblioteca, tudo ficou resolvido.

Não lembro qual era a biblioteca, nem a função matemática, nem se na época era RTLINK ou Blinker.
Isso foi talvez a 10 anos atrás.

É bom eliminar bibliotecas externas aonde possível.
As únicas coisas externas ao Clipper que eu usava no dia a dia eram: SIXCDX, OSLIB e BLINKER 7, CRC32CALC do Maligno, e APPORIGN do Maligno.
José M. C. Quintas

JSystem
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JSystem »

Olá Rubens,

Primeiramente obrigado pelo retorno.

As bibliotecas que utilizo são mt5.lib, oslib.lib e cld.lib.

Sobre a sugestão de migrar p/ Harbour, gostaria de algumas informações suas e/ou de outros colaboradores:
- Qual a diferença de Harbour p/ XHarbour ?
- Qual é Paga ?
- Já possui uma IDE p/ desenvolvimento ou é na unha como se diz ?
- Você atualmente ainda trabalha com Harbour ?

Comecei a estudar Rubens, a plataforma Java, mas percebi que, o mais complexo é a mudança de paradigma, de programação estrutural p/ orientado a objetos, se pegar firme e dedicar até consegue, só que o resultado é p/ longo prazo, preciso de um resultado mais rápido tendo a possibilidade de migrar, não redesenvolver, talvez a Harbour seria o caminho.

Só pra vc ter uma idéia, esse sistema roda numa loja de materiais p/ construção há mais de 20 anos, vim implementando e hj, além de todos os controles, estoque, financeiro, comissão de vendedor, roda NFe, gera todos os SPED´s enfim, atende todas as necessidades da empresa, é uma aplicação que merece ser migrada p/ uma nova ferramenta.

Rubens, te agradeço muito por dispor de seu precioso tempo em me dar essas dicas.

Fico no aguardo de mais informações assim que possível.

Grato,
Josadac
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Bom dia...

Então, eu não sou expert nesse assunto mas vai a minha opinião.

Como te falei cheguei a compilar meu sistema com xHarbour mas me apareceu uns probleminhas que até poderiam ser resolvidos, mas como a tendência e indicações aqui do site de quem conhece de verdade era harbour resolvi compilar com o harbour, praticamente não tive problema nenhum de xharbour para harbour.
Não fui atrás da questão de pago para não pago porque o harbour me supriu em tudo o que eu precisei. Minha opinião baseada na minha realidade é vá de harbour 3.2.0. E também como já foi sugerido aqui no fórum, uma coisa de cada vez. Migra pro harbour, você já vai estar em um novo mundo, que só você mesmo será o limite. Não é só festa não, tem que ver a sua realidade e a sua meta. É compatível com clipper, sim claro, mas existem muito mais coisas para aprender, então terá que por a mão na massa sim e estudar bastante. Documentação tem, mas ninguém vai fazer por você, tem que testar e testar e testar mais um pouquinho...
Praticamente eu e quase todo mundo aqui do Fórum estão de harbour...
Existem algumas ides de desenvolvimento, as que testei, algumas funcionam bem outras não. Não espere um netbeans ou um eclipse ou até mesmo uma ide do delphi, mas é outra história. No momento, não vai precisar de nada mais do que você já usa para desenvolver. Lembre um passo de cada vez. Vamos compilar o seu sistema em harbour, não tenha medo de não dar certo... e não vai demorar muito e nem dar muito trabalho porque pelo que vi, não conheço a MT5.lib, mas a OSLIB provavelmente já tá em harbour..,. alguém vai informar isso aqui para nós... e tem que ver o que você usa dela de repente já é nativo no harbour... a CLD.lib é a debug, na hora de compilar é só informar -B que compila com debug.
Vamos por partes... o que essa MT5.lib faz? e o que você precisa da OSLIB?
Você já tem o harbour instalado? Já compilou alguma coisa com ele?
Dá para postar algumas telas do seu sistema para gente ter noção de como é sua realidade hoje aí?

Quanto a Java e OOP, como disse, você tem que focar num objetivo... Você quer partir para um novo mundo, ou você quer aproveitar o seu conhecimento? Eu particularmente chega arrepio só de falar em java, de ter que reaprender tudo que já sei só que com outro nome. C#, PHP, HTML, ASP é o que a gente aprende na faculdade, mas tudo tem que ter um foco, um objetivo... Você quer continuar desktop, quer programar internet, que ir para o mobile... ??? só você poderá dizer isso...

Por enquanto nos passe o que te pedi, para gente saber como te ajudar ...

Rubens
Responder