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Acesso remoto.
Enviado: 08 Fev 2016 18:43
por asimoes
Para atualizar o sistema eu uso o google drive que está instalado no servidor do cliente, no servidor do cliente eu tenho um aplicativo que faz tudo, atualiza o exe, base de dados e qualquer outra informação necessária para o sistema. É um utilitário estilo canivete e manda emal para eu saber quando terminou as tarefas.
Só tenho que gravar os arquivos nas pastas sincronizadas do google drive, inclusive recebo backup de base quando preciso.
Obs.: google drive te dá 15gb de armazenamento e é de graça, mas tem outras opções na internet, e não tem problema com o firewall do windows.
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Enviado: 11 Fev 2016 17:04
por JoséQuintas
O sistema atualizar tudo automático não é muito complicado, mas precisa tomar cuidado imaginando tudo que poderia acontecer.
1. Obrigar todos a saírem do aplicativo
2. Fazer um backup de tudo, antes de mexer
3. Alterar estrutura e demais coisas.
Um jeito simples: criando a estrutura nova.
Código: Selecionar todos
dbCreate( "novodbf.dbf", aEstrutura )
USE novodbf
APPEND FROM dbfvelho
COPY TO dbfvelho
fErase( "novodbf.dbf" )
Mas tem que lembrar que se tiver campo memo tem o DBT ou FPT.
Talvez testar espaço em disco, nunca se sabe.
E é muito bom criar número de versão, porque se o cara lá usar uma versão velha, vai estragar toda estrutura.
O backup vai salvar problemas.
O backup... é bom não manter só o último, porque o cara lá pode tentar várias vezes fazer a besteira.
Aqui gravo com data/hora. EMPRESA-20160211-1656.zip
Se o cara fizer a besteira várias vezes, tem vários backups.
Nessa rotina de backup vou apagando os antigos, pra não encher o HD de backups.
Uso o critério de deixar sempre o primeiro de cada mês, além de todos os últimos.
É só ir criando as rotinas, preparando o sistema pra isso, e ir colocando uma coisa de cada vez.
No final é uma ajuda grande tudo isso, de backup, e outras coisas mais.
Minha rotina de backup expulsa todos do aplicativo pra fazer backup.
E não deixa ninguém entrar enquanto o backup estiver sendo feito.
O aplicativo também obriga a sair quando instala versão nova.
No final, uma coisa complementa a outra.
Não precisa fazer tudo de uma vez, vai preparando o aplicativo pra essas operações, uma de cada vez.
Mesmo que demore um mês ou mais pra ficar pronto, algum dia vai ficar pronto, e passa a tirar proveito.
Vai eliminando trabalho que hoje faz manualmente.
Por exemplo:
Se fizer o sistema expulsar quem está usando, já vai te tirar um trabalho manual.
Se fizer o backup pelo sistema, outro trabalho manual eliminado.
Se atualizar o sistema pela internet, outro trabalho manual eliminado.
e por aí vai, até terminar.
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Enviado: 11 Fev 2016 17:07
por asimoes
As atualizações que eu faço são no incio do dia quando o servidor é ligado, o sistema só é liberado após o backup, atualizações do sistema principal e/ou base de dados se houver.
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Enviado: 11 Fev 2016 17:13
por asimoes
Eu não uso campos memo (dbt/fpt) por ter tido muita dor de cabeça n passado corrigindo, eu uso um dbf para gravar os textos esse dbf tem 4 campos: chave, num_linha e linha_memo (observação) são 10 anos sem um registros se quer perdido.
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Enviado: 11 Fev 2016 17:45
por JoséQuintas
É por aí mesmo.
As atualizações no meu caso, são em qualquer dia e qualquer hora, na prática nem sei quando o cliente faz isso.
Vou alterando e deixando disponível na internet.
É o mesmo EXE pra todo mundo, então não há horário específico.
Se depender do meu servidor, dependendo do caso, aí sim obrigo a atualização em todo mundo.
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Enviado: 11 Fev 2016 23:15
por fladimir
E por exemplo se o cliente deixar o terminal aberto?
Exemplo q acontece muito aki tipo fica 1 terminal aberto ai vira o dia e o cara no outro dia segue trabalhando... como vcs fazem a nivel de data e hora?
E se for uma conveniência q usa e fica aberta 24h... como fazem ...
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Enviado: 11 Fev 2016 23:48
por asimoes
O sistema que eu fiz que é um utilitário, ele atualiza o sistema principal, esse utilitário foi feito em minigui e fica rodando na barra de tarefas do windows, de tempos em tempos ele verifica a pasta do google drive se tem arquivo para atualizar. A atualização é feita com os usuários usando o sistema principal, o usuário que está com o sistema rodando está com uma cópia desatualizada, quando há a atualização o sistema principal verifica um arquivo de controle de atualização e manda uma mensagem para tela pedindo para o usuário encerrar e voltar para concluir a atualização. Além disso o gestor do sistema recebe um email enviado pelo utilitário informando a atualização, esse método tem funcionado sem problemas a muito tempo.
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Enviado: 12 Fev 2016 00:09
por JoséQuintas
No meu caso, como eu disse, o cliente atualiza quando quer.
Se está funcionando 24 horas e não para, provavelmente não precisa de atualização.
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Enviado: 12 Fev 2016 13:44
por sygecom
fladimir escreveu:E por exemplo se o cliente deixar o terminal aberto?
No meu caso tenho um TIMER que fica rodando a cada 1 minuto e em todas as estações, onde faz uma verificação em uma tabela se algum outro usuário iniciou uma atualização marcar esse campo como TRUE e assim que termina de atualiza ele coloca como FALSE e se algo acontecer no meio da atualização ele volta para FALSE, e as estações que ficam monitorando vão fechando sozinho com um aviso de 2min dizendo que vai fechar, dando um pequena chance para o usuário salvar alguma coisa que está fazendo no momento.
Exemplo q acontece muito aki tipo fica 1 terminal aberto ai vira o dia e o cara no outro dia segue trabalhando... como vcs fazem a nivel de data e hora?
No meu caso, tenho uma rotina que registra os menu usado no sistema, ou seja toda vez que abrir algum menu ou atalho do sistema, é feito algumas verificações e uma é dessas, se virou o sistema, para todo e digo para o usuário reiniciar o sistema.
E se for uma conveniência q usa e fica aberta 24h... como fazem ...
Tenho clientes que rodam 24 horas, mas mesmo esses clientes, eles tem uma parada de 10 ou 15 minutos, e nesse momento é que fazemos as atualizações do sistema, é claro que tem que ser programador, rápido e objetivo nesse momento.
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Enviado: 27 Fev 2016 14:56
por rochinha
Amiguinhos,
Alternativas ao TeamViewer:
Supremo Remote
Quanto ao
Acesso Remoto:
Nunca, mas nunca tenha somente um aplicativo de acesso remoto. O Teamviewer muitas vezes pela perda de sinal cai e voce não consegue re-conectar a não ser que a pessoa do outro lado reinicie o Teamviewer.
Use sempre uma versão mais nova para acessar, mas nos clientes use uma versão antiga, 5, 6 ou 7.
Caso o Teamviewer caia, acesse com o outro aplicativo e suba-o denovo.
Quanto as
Atualizações:
Eu uso o
MegaSync que conta gratuitamente com 50Gb(o maior de todos).
O método de usá-lo é o seguinte:
- Crie uma conta para o seu negócio ou empresa.
- Crie uma pasta chamada CLIENTES.
- Crie dentro da pasta CLIENTES subpastas para cada um com numero(001,002,...) ou Nome Fantasia ou CNPJ.
- Instale o MegaSync em sua maquina e direcione a visualização para a pasta CLIENTES. Voce terá visão geral de tudo.
- Instale o MegaSync em seu cliente e direcione a visualização para a pasta definida a ele em CLIENTES. Ele só terá visão desta pasta.
Pronto a sincronia está ativada e o MegaSync atua como serviço sendo ligado toda vez que reinicar as máquinas.
Então você deseja atualizar o cliente 002, você joga o arquivo de atualização na pasta C:\MEGASYNC\CLIENTES\002 que está em sua máquina, o MegaSync automaticamente envia ao MEGA.NZ e este alastra para o seu cliente.
Então num momento oportuno você acessa a maquina do cliente, pega o arquivo contido na pasta MEGASYNC e atualiza.
O processo é automático e não tem gargalos como os que encontrei no Dropbox, e outros quando você tem nas pastas de sincronias milhares de arquivos.
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Enviado: 28 Fev 2016 10:37
por fladimir
É nessa ideia de jogar a atualização na pasta do cliente q depois sincroniza com o cliente q recebe o arquivo de atualização, pq acessar remoto e não deixar automaticamente a atualização?
Acesso remoto.
Enviado: 28 Fev 2016 12:46
por asimoes
A sincronização, ok, mas acessar a máquina do cliente e fazer a atualização manual, acho que deveria ser automático, eu faço automático, como eu já disse aqui eu fiz um utilitário de atualização, quando o arquivo cai na pasta sincronizada, este utilitário se encarrega de atualizar e manda um email para mim informando que fez a atualização.
Funciona assim:
O utilitário foi feito em minigui, fica na barra de tarefas do windows e tem um timer de checagem de 10 segundos.
Quando o arquivo sincroniza na pasta, o utilitário tenta renomear o sistema alvo com sistema_aaaa_mm_dd_hh_mm.exe se não consegue após 10 tentativas, manda um aviso para a aplicação alvo informando para o usuário precisa sair para concluir a atualização. Quando o utilitário consegue renomear a aplicação alvo, copia o arquivo e logo em seguida apaga da pasta sincronizada. O acesso remoto eu só faço apara corrigir algo alheio aos procedimentos normais.
Este utilitário é executado na inicialização do s.o. (servidor)
Acesso remoto.
Enviado: 29 Fev 2016 18:00
por rochinha
Amiguinhos.
Vejamos da seguinte forma:
Tanto o asimoes quanto o fladimir podem ver que o resultado pode ser satisfatório.
O seu aplicativo Atualizador fica na taskbar,
- verifica no site de sua empresa(software house) ou na pasta de sincronia um arquivo contendo o numero da atualização(podem ser um testículo com numeral).
- critica este numeral com o numeral em um arquivo .INI e se for diferente processa um urlget da atualização.
- salva esta atualização com o nome sistema.numeral, exemplo vendas.20169758.exe onde 20169758 é o numeral de versão.
- salva este numeral no arquivo .INI.
A proxima vez que o sistema for executado deverá abrir o vendas.20169758.exe. E como fazer isto?
O seu sistema continuará a ser chamado de VENDAS.EXE mas ele será apenas um aplicativo que executará o vendas.20169758.exe. Este aplicativo subirá a memória, lerá o .INI, pegará o numeral, montará a string de execução, executará o vendas.XXXXXXXX.exe e cairá.
O fato de você usar uma pasta de sincronia é que ela ficará separada da pasta do sistema e não será sicronizada com arquivos sendo gerados pelo seu sistema a cada segundo, tipo temporários, indices, etc.
O seu aplicativo Atualizador ao detectar atualização somente avisa o usuário e na próxima vez que ele sair e entrar o sistema já estará sendo executado atualizado.
O seu aplicativo Atualizador pode apresentar as mensagens com telas coloridas, tipo fundo amarelinho para atualização normal sem pressa e fundo vemelho quando atualização crítica que exige saida obrigatória.
Se não me engano tem exemplos meus aqui de apresentação de mensagens estilo Messenger, que sobem na tela, tocam um wav e esmaecem na saida.
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Enviado: 29 Fev 2016 18:50
por asimoes
Olá, Rochinha
No meu sistema posso usar duas opções: quando a atualização não é urgente uso um popup message systray, quando é urgente eu uso um MsgExclamation ou MsgStop, além de mandar email para o gestor do sistema
Acesso remoto.
Enviado: 19 Mai 2016 13:15
por janio
Usamos acesso remoto para diversas finalidades. Atualizar o sistema, dar treinamento, transferir arquivos, ver bug's q so aparecem no cliente kkk... e por aí vai. Não cabe a nós questionar para que um ou outro precisa do acesso remoto.
Atualmente uso o ammy. Deixo instalado como serviço no cliente e entro pra fazer alguma manutenção (geralmente a noite), sem que o outro lado precise 'autorizar' o meu acesso.
Ocorre que o ammy tbm tem limitação. Parece-me que depois de 30horas de conexão em um mes ele bloqueio, ou fica aparecendo avisos... não sei.
Tbm tenho interesse em um sistema para acessos remotos...
Janio