GTWVW - acentuação português - caracteres especiais.

Outras bibliotecas visuais e IDEs para Harbour/xHarbour (xHGTK/HbWxW/GtWvT/GtWvW/WvWtools.etc)

Moderador: Moderadores

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por microvolution »

prezado professor jquintas
tenho um grande respeito e admiração por ti... pois é um dos poucos que tem me incentivado a continuar com essa coisa de harbour...
bom, mas o nobre professor, às vezes me confunde ainda mais, ao enrolar as palavras...
Não há 3 erros...
desde o início deste tópico, que o que procuro é a mesma coisa:
"acentuação no @say"
pois nas demais fases ou impressões visuais deste aplicativo/teste, está tudo nos conformes.
Então, vou recapitular, mas, é só ler todo o conteúdo que verás que não estou misturando as coisas, na verdade, as coisas é que são misturadas demais.
Então, "euzinho" ao perceber que ao pegar o DEMO.PRG e apenas alterar de inglês para português, percebi que os "nossos acentos da nossa língua" não estavam apresentando de forma correta.
Daí pesquisei e não encontrei semelhante aqui em todo fórum, e, por orientação "sua" abri este tópico.
Como, ninguém havia se interessado ainda por este tópico - por talvez não ser da HMG ou HWGUI (que parecem ser as LIBs mais usadas atualmente e GTWVW é a menos usada), continuei as postagens e achei a questão da CODEPAGE...
Aí, até antes da CODEPAGE tudo funcionava perfeitamente, exceto o que eu tanto almejava:
acentuação correta para o nosso português!
Então, não tinha problema algum - exceto o já reiterada vezes por mim descrito.
JoséQuintas escreveu: Quer testar tudo de uma vez, resolver problemas de uma vez, falar de um problema sem ter resolvido o anterior... assim é complicado.
Agora pouco antes de postar aqui... o nobre professor citou 3 situações de erro e que estou atropelando...
Mas, provavelmente ao ler, percebeu que estava um pouco inconsistente e editou suas palavras...
bom, vou repetir...
Acho que não estou misturando (tinha mesmo mania de fazer isso, por não conhecer bem este fórum) as coisas neste momento.
O que quero é a solução para o tópico em questão, que trata tão somente da acentuação em apenas 2 @say que não estão saindo nos conformes.
Então, o que devo fazer, o Sr. ou algum outro professor e parceiro sugerem?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Então vamos relembrar:
Erro BASE/1003 Variable does not exist: S_AMISCOBJLIST
Esse erro não tem nada a ver com acentuação, e nem com codepage, então esse seria o erro 1.

Falou novamente de erro de variável não existe, e provavelmente não vai ser mais essa, então esse seria o erro 2.

E o erro 3, é o assunto do tópico referente a acentuação.

Por isso editei minha mensagem pra tratar um de cada vez.
Então o primeiro erro, que postou fontes, foi o acima.

Agora vamos para o segundo erro, que provavelmente não é mais essa variável.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom, acabei de ler novamente tudo que postei...
e acredito não estar misturando os assuntos!
minha primeira postagem, foi dia 18/02... até 24/02 ninguém havia comentado, então "euzinho" mesmo postei outro comentário no mesmo dia.
E, somente ontem 01/03 que alguém resolveu postar algum comentário, ou seja, somente após 11 dias após a abertura deste tópico é que alguém comentou...
Grato,

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Ok. vamos em frente.
O erro da variável s_ alguma coisa... foi resolvido.

De qual variável a execução está reclamando agora?
Ou ainda não foi resolvido?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

JoséQuintas escreveu:Esse erro não tem nada a ver com acentuação, e nem com codepage, então esse seria o erro 1.
então professor, como o Sr. explica:
Esse erro só acontece após colocar as linhas do codepage... se as comentar, o erro não existe? A prova disso, que esse "tal aplicativo/teste" está num cliente... e o criei como "protótipo" para uma parte gráfica sem a dificuldade que se tem na HMG... pois se é pra ser difícil, é melhor largar o harbour de lado e ir para o C++... se é pra ser fácil (acho) que devemos usar GTWVW ou GTWVG... não posso falar da HWGUI pois dela nada conheço.
Agora se for pra só ficar gastando tempo e energia elétrica... é melhor voltar e começar tudo de novo no delphi xe3 (a mais atual que tenho no meu win xp)... só não fui, por não ser opensource e não tenho din din para pagar 9mil R$ por uma licença atual.
JoséQuintas escreveu:Falou novamente de erro de variável não existe, e provavelmente não vai ser mais essa, então esse seria o erro 2.
Esse erro é o mesmo... não é outro. é o mesmo nº que o prezado cita.
JoséQuintas escreveu:E o erro 3, é o assunto do tópico referente a acentuação.
Volto a repetir, ratificar, reiterar:
A única coisa que preciso neste caso que é o assunto do tópico é a acentuação correta das seguintes linhas que já havia postado e as repito novamente:

Código: Selecionar todos

@ 11 - nTop, nColGet - nLeft + 04 SAY win_OEMTOANSI("< Per¡odo Inicial para Exclus„o de PRESTA€™ES Baixadas >")
   @ 14 - nTop, nColGet - nLeft + 04 SAY "< Per¡odo Final para Exclus„o de PRESTA€™ES Baixadas >"
linhas acima, estão em ANSI.
As linhas abaixo estão em OEM:860 portuguese (que já demonstrei em imagem de postagem anterior):

@ 11 - nTop, nColGet - nLeft + 04 SAY win_OEMTOANSI("< Período Inicial para Exclusão de PRESTAÇÕES Baixadas >")
   @ 14 - nTop, nColGet - nLeft + 04 SAY "< Período Final para Exclusão de PRESTAÇÕES Baixadas >"
observa-se que o win_OEMTOANSI ou win_ANSITOOEM está funcionando, pois altera a acentuação, só que de forma incorreta.
É só isso que preciso... pois não há erro de "variável inexistente"... agora se colocar as tais linhas que já mencionei por diversas vezes, o erro acontece!
Aí que estou encucado com tal erro.
Proquê aparece só com o codepage???
:%
Grato,

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Então comecemos de novo, pra tirar a dúvida.
Qual é a mensagem de erro?
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Devo considerar que é o mesmo erro?
Called from MAIN(641)

Data:24/02/2016 Horario: 16:33:46

Called from WVW_PAINT(2019)
Called from WAPI_MESSAGEBOX(0)
Called from LBOXMESSAGE(2289)
Called from ABERTURA(3092)
Called from MAIN(533)

Não sei exatamente quando é executada wvw_paint, se várias vezes por segundo, se quando os milésimos de segundo atingem determinado valor, só sei que ela vai estar rodando o tempo todo.
Se houver erro nela, vai aparecer a qualquer momento, seja qual for o fonte, seja o que for que estiver sendo executado.
Se é antes ou depois de codepage, não se sabe, é a qualquer momento.
Se incluiu linhas no fonte, excluiu linhas no fonte, também não importa, é a qualquer momento.

Isso roda em multithread, significa que nem adianta criar variável pública que não vai resolver o erro.
A variável pública não é visível entre processos diferentes.

E isso não tem a ver com codepage ou acentuação.
José M. C. Quintas

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom, não sei se estamos falando da mesma coisa... pois parece que não.
O erro, só acontece após a inclusão no "código fonte DEMO.PRG original" das seguintes linhas:

/*
// REQUEST HB_CODEPAGE_PTISO     //    trabalhar com v rios SOs e charsets pt_br
REQUEST HB_CODEPAGE_PT850     //    trabalhar com v rios SOs e charsets pt_br
REQUEST HB_LANG_PT    //    trabalhar com v rios SOs e charsets pt_br
HB_SetCodePage( "PT850" )                      // seleciona a p gina acima.							// 30/4/15w amigo Ivo da internet
// HB_SetCodePage( "PTISO" )                      // seleciona a p gina acima.							// 30/4/15w amigo Ivo da internet
HB_LANGSELECT('PT') 
*/
Observa-se que elas já estão COMENTADAS, significando que o código voltou a ser como era antes, e, aliás não apresenta erro algum.
As linhas acima, estão dentro da função MAIN(), não lembro, mas, vou mudá-las para antes da função e posto se acontece o erro novamente!
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom, colocando-as bem no início do .PRG (antes do MAIN) na linha 0 (zero) aí aparecem os erros onde existem as linhas STATICs.
Vou descer com elas para após as linhas STATICs.
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

também, não aceitam ser colocadas antes das declarações de MEMVAR. vou descer ainda mais!
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom, ou melhor "mau"... coloquei-as uma linha antes do MAIN() e gerou o erro que não consigo entender a lógica dele. Por que ele acontece só após acrescentar as linhas relacionadas ao CODEPAGE? sem as linhas, não gera erro e tudo funciona normalmente.
Vejam o mesmo erro... só mudou a posição das linhas, pois, acrescentei as linhas do CODEPAGE... mas, volto a "frisar": sem as linhas de codepage não há erro:
Data:02/03/2016 Horario: 16:48:51

Called from WVW_PAINT(2021)
Called from WAPI_MESSAGEBOX(0)
Called from LBOXMESSAGE(2291)
Called from ABERTURA(3095)
Called from MAIN(534)
:% :% :%
Grato,

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mais um comentário:
Não estou misturando os assuntos, quero acentuação correta, e, ao colocar as linhas de PTISO ou qualquer delas, acontece esse erro, e, como o professor Jquintas disse que o PAINT fica o tempo todo redesenhando, então traduzindo... é impossível descobrir a causa da variável inexistir.
Grato,

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Não, não estamos falando a mesma língua.
Ainda não entendeu.

O seu fonte está com erro, precisa resolver esse erro, do que colocou no fonte, antes de resolver o problema da acentuação.
O erro do seu fonte não deixa o programa funcionar, então nem dá pra falar sobre acentuação.

Estou falando de resolver o erro, e você está teimando que tem a ver com codepage.

Confira isto aonde tem sua wvw_paint()

STATIC S_aMiscObjList := {}

FUNCTION WVW_Paint( ... )
...

Multithread é igual executar dois EXEs ao mesmo tempo.
Se tem um erro vai dar erro. O que cada um fez primeiro não importa.
E se os dois tem que funcionar juntos, enquanto não resolver o erro, nenhum dos dois vai ser executado.
José M. C. Quintas

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom, já que tô atirando pra qualquer lado, fiz um chutômetro do meio do campo e marquei um gol... bateu no zagueiro, na trave, no goleiro, e, foi pro gol... não foi meu... foi de todos!
:))
Mudei essa sequência de codepage para o final do MAIN, um pouco depois do DO WHILE, vejam:

...
   DO WHILE ( nKeyStd := hb_keyStd( Inkey( 0 ) ) ) != K_ESC
      // experiment with different paintrefresh interval:
      DO CASE
      CASE nKeyStd == hb_keyCode( "<" )
         wvw_SetPaintRefresh( Int( wvw_SetPaintRefresh() / 2 ) )
         Alert( wvw_SetPaintRefresh() )
      CASE nKeyStd == hb_keyCode( ">" )
         wvw_SetPaintRefresh( Int( wvw_SetPaintRefresh() * 2 ) )
      CASE nKeyStd == hb_keyCode( "0" )
         wvw_SetPaintRefresh( 0 )
      OTHERWISE
         // do nothing. Inkey() has been handled by nAfterInket()
      ENDCASE
   ENDDO

// REQUEST HB_CODEPAGE_PTISO     //    trabalhar com vários SOs e charsets pt_br
REQUEST HB_CODEPAGE_PT850     //    trabalhar com vários SOs e charsets pt_br
REQUEST HB_LANG_PT    //    trabalhar com vários SOs e charsets pt_br
HB_SetCodePage( "PT850" )                      // seleciona a página acima.							// 30/4/15w amigo Ivo da internet
// HB_SetCodePage( "PTISO" )                      // seleciona a página acima.							// 30/4/15w amigo Ivo da internet
HB_LANGSELECT('PT') 

lboxmessage( "Obrigado por ter usado este aplicativo! " + hb_eol() + "Até a Próxima!" )

// restore state
   wvwm_ResetMouseObjects( nCurWindow )
   ResetMiscObjects( nCurWindow )
   SetKey( K_F11, kF11 )
   SetKey( K_F10, kF10 )
   SetKey( K_F9, kF9 )
   SetKey( K_F8, kF8 )
   SetKey( K_F7, kF7 )
   // SetKey( K_F4, kF4 )
   SetKey( K_F3, kF3 )
   SetKey( K_F2, kF2 )
   SetKey( K_F1, kF1 )
   SetCursor( nCursor )

RETURN
Parou o erro de variável inexistente, mas, os @SAY continuam apresentando os "ç ã õ í" etc... de forma incorreta.
NOTA:
JoséQuintas escreveu:Estou falando de resolver o erro, e você está teimando que tem a ver com codepage.
claro que tem a ver sim... pois parou novamente!
Grato,

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Está considerando coincidência como solução.
Já pensou ter que fazer algo assim em tudo que é fonte?
José M. C. Quintas

Responder