Mudando de NTX para CDX
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa,
Cara, vou falar uma coisa, eu trabalhei dois anos com Oracle+Delphi em uma empresa.
Se eu pudesse um dia sugerir a alguém para trabalhar com esta combinação, eu diria que com certeza absoluta não vai se arrepender. São ferramentas maravilhosas, e o banco de dados é um sonho, como disse o maligno, conta com inúmeras ferramentas, seja para fazer consultas na mão pela interface de comandos, ou seja pelo gerenciador (que nem me lembro o nome mais).
É muito bom poder resolver problemas em clientes acessando o banco via web e verificando que há incoscistência nos dados gravados. Uso de triggers já no BD então, já vale todo o clipper e mais um pouco.
Já se fosse para usar Clipper ou xHarbour eu recomendaria o trivial: DBF/CDX.
Veja só, apesar de oferecer acesso seguro e ter as funciolidades, e ser uma excelente ferramenta, o xHarbour ainda tem a sintaxe do Clipper, o jeitão Clipper de lidar com os problemas, e isso faz com que a lógica em sí para trabalhos deste nível fiquem até certo ponto limitadas, mas não por causa da ferramenta, e sim do próprio programador, que continua preso a um conceito antigo.
Convenhamos: RDD não resolve, BD relacional precisa mesmo é de SQL!! Aí dizem, mas da pra executar querys com os RDDs ou então pelas classes do contrib. Ah, dar até dá né, mas no meu ponto de vista é estranho.
Eu já testei e já usei pra valer mesmo (profissionalmente), MySQL e PostgreSQL com xHarbour, e posso dizer: é bom, mas não substitui uma linguagem de um padrão mais "moderno".
Bom, fica registrada aí minha opinião, se vai para xHarbour, DBF/CDX é uma boa.
Cara, vou falar uma coisa, eu trabalhei dois anos com Oracle+Delphi em uma empresa.
Se eu pudesse um dia sugerir a alguém para trabalhar com esta combinação, eu diria que com certeza absoluta não vai se arrepender. São ferramentas maravilhosas, e o banco de dados é um sonho, como disse o maligno, conta com inúmeras ferramentas, seja para fazer consultas na mão pela interface de comandos, ou seja pelo gerenciador (que nem me lembro o nome mais).
É muito bom poder resolver problemas em clientes acessando o banco via web e verificando que há incoscistência nos dados gravados. Uso de triggers já no BD então, já vale todo o clipper e mais um pouco.
Já se fosse para usar Clipper ou xHarbour eu recomendaria o trivial: DBF/CDX.
Veja só, apesar de oferecer acesso seguro e ter as funciolidades, e ser uma excelente ferramenta, o xHarbour ainda tem a sintaxe do Clipper, o jeitão Clipper de lidar com os problemas, e isso faz com que a lógica em sí para trabalhos deste nível fiquem até certo ponto limitadas, mas não por causa da ferramenta, e sim do próprio programador, que continua preso a um conceito antigo.
Convenhamos: RDD não resolve, BD relacional precisa mesmo é de SQL!! Aí dizem, mas da pra executar querys com os RDDs ou então pelas classes do contrib. Ah, dar até dá né, mas no meu ponto de vista é estranho.
Eu já testei e já usei pra valer mesmo (profissionalmente), MySQL e PostgreSQL com xHarbour, e posso dizer: é bom, mas não substitui uma linguagem de um padrão mais "moderno".
Bom, fica registrada aí minha opinião, se vai para xHarbour, DBF/CDX é uma boa.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Stanis, jah estou usando em alguns sistemas a Mysql da Contrib...apesar de tomar alguns sufoco com as querys....toh tendo um bom desempenho....alias...bem superior ao DBF...sem contar da segurança se comparando ao DBF....claro que pra quem quer um feijão com arroz...o DBF no xharbour...é funcional....
Obs: Vantagem...se amanha depois eu quiser me adptar em um PHP...já vou estar com bastante noção referente a MYSQL...e alias de uma olahda abaixo quem usa o Mysql:
http://www.mysqlbrasil.com.br/referencias-cases
Abraços
Leonardo Machado
Obs: Vantagem...se amanha depois eu quiser me adptar em um PHP...já vou estar com bastante noção referente a MYSQL...e alias de uma olahda abaixo quem usa o Mysql:
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Algo me diz, alías tenho 99,99% de certeza, que nenhum deles usa em conjunto com xHarbour.sygecom escreveu:e alias de uma olahda abaixo quem usa o Mysql:
Inclusive, deve ser mencionado que muitos deles pegam o source e alteram conforme suas necessidades.
Coisa que por aqui não fazemos, até porque já pedir demais.
Editado pela última vez por Stanis Luksys em 29 Jul 2007 20:26, em um total de 1 vez.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Sem falar que em algumas ferramentas mais populares, o leque de opções é imensamente maio do que se vê em ferramentas XBase.mas não substitui uma linguagem de um padrão mais "moderno"
Mas, num primeiro e mais modesto passo, a migração do nosso colega para um índice composto e compactado já fará uma diferença tremenda.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Com certeza, de início mudarei os índices, para uma solução temporária.Maligno escreveu:Mas, num primeiro e mais modesto passo, a migração do nosso colega para um índice composto e compactado já fará uma diferença tremenda.
Depois, com mais tempo, migrarei a linguagem e o banco de dados.
Tendo, por hora, os índice um pouco mais estáveis já me ajudaria um pouco.
CLIPPER 5.2 / BLINKER
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Puxa, achei que eles todos usavam xharbour...que desilusão..(bricandeirinha)...mas tudo bem...pensando bem....já que toh usando o mysql com querys...amanha depois vou poder usar do mesmo ou quase do mesmo modo em PHP, ou outra linguagem....pelomenos já toh aprendendo sobre Mysql...e ao mesmo tempo...toh usando nos meus sistemas atual....e não esquecendo.....eles podem ter customizado o Mysql para eles...mas na grande maioria...é passado quase todas as melhorias para o MYSQL ir melhorando cada vez mais....Stanis Luksys escreveu:Algo me diz, alías tenho 99,99% de certeza, que nenhum deles usa em conjunto com xHarbour.
Inclusive, deve ser mencionado que muitos deles pegam o source e alteram conforme suas necessidades.
Coisa que por aqui não fazemos, até porque já pedir demais.
Sr.Cada um Cada....desculpa alguma coisa.....
Fui.....
Leonardo Machado
Pessoal, só uma informação que talvez responda a minha pergunta: achei no site da Oracle a versão "Oracle Express 10g", que possibilitam para download. Acredito que seja essa a versão free. Uma dúvida que não me sai da cabeça: mesmo sendo a versão free ela é confiável, principalmente em estabilidade e velocidade?
CLIPPER 5.2 / BLINKER
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Não, era a versão paga, e BEM paga por sinal. Na época estava saindo do forno a versão 9i. Se me lembro bem era por volta de umas 14 pilas.pringles escreveu:Stanis, essa versão do Oracle que você trabalhou era a versão free deles?
Hehehe, o free nunca testei, se for para usar free, fique no postgre que além de free é open.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
A versão express tem como principal limitador o tamanho total do BD.
Deve ter outras, mas não lembro de imediato.
As versões "express" foram criadas pelos grandes SGDB para diminuir o ganho de terreno dos SGDB free. (firebird, mysql, etc)
Pela informação que recebi, é totalmente confiável.
Sugestão: inicie com firebird ou mysql - eu gostei do mysql.
Estou estudando para colocar uma aplicação xharbour para acessar oracle com ADO. Ainda estou engatinhando, mas chego lá.
Quanto ao dbf/cdx, eu tive problemas com clipper 5.2e. A versão do 5.3x funciona normalmente. (Se bem que alguns amigos aqui do forum juram de pé junto que o 5.2x funciona corretamente).
Deve ter outras, mas não lembro de imediato.
As versões "express" foram criadas pelos grandes SGDB para diminuir o ganho de terreno dos SGDB free. (firebird, mysql, etc)
Pela informação que recebi, é totalmente confiável.
Sugestão: inicie com firebird ou mysql - eu gostei do mysql.
Estou estudando para colocar uma aplicação xharbour para acessar oracle com ADO. Ainda estou engatinhando, mas chego lá.
Quanto ao dbf/cdx, eu tive problemas com clipper 5.2e. A versão do 5.3x funciona normalmente. (Se bem que alguns amigos aqui do forum juram de pé junto que o 5.2x funciona corretamente).
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Eu juro!(Se bem que alguns amigos aqui do forum juram de pé junto que o 5.2x funciona corretamente)
Nem lembro quando foi a última vez que tive problema com o Clipper v5.2e. Sei que foi por falha de hardware (leia-se, desleixo do cliente). Mas isso acontece até mesmo com ótimos SGBDs.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Pessoal, fiz o download do Firebird 2.0 mas ele veio somente em modo texto. Não teria algum "console" gráfico do firebird? No Interbase, por exemplo, o IBConsole é em modo gráfico.
No MySQL sei que existem "browsers" para o banco de dados, mas e no firebird, vocês conhecem algum?
No MySQL sei que existem "browsers" para o banco de dados, mas e no firebird, vocês conhecem algum?
CLIPPER 5.2 / BLINKER
Tem o IBExpert, que é excelente e com uma versão free. Veja no link abaixo, seção de download no frame da esquerda.
http://www.hk-software.net/ibexpert.com ... 4-0-00.php
Mas eu prefiro o SQL Manager. Só que este é pago.
http://www.hk-software.net/ibexpert.com ... 4-0-00.php
Mas eu prefiro o SQL Manager. Só que este é pago.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Maligno, encontrei o link para download da versão free do Oracle (Oracle 10g Express).
Este é o link para o download.
Consegui baixar o IBExpert no link indicado, vou fazer os testes, obrigado.
Este é o link para o download.
Consegui baixar o IBExpert no link indicado, vou fazer os testes, obrigado.
CLIPPER 5.2 / BLINKER
Qualquer coisa, abre um tópico na seção de bate-papo. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---