Concordo plenamente com vc Rochina . .em gênero, número e grau. rssss
Tanto é que realmente, me pedem zilhões de coisas alguns de meus clientes, sendo que a grande maioria, realmente, nem precisam, não daum valor. E realmente eu atuo dessa forma: O que eu vejo que não vai me valorizar, nem a mim nem valorizar meu trabalho, eu realmente não ofereço como meu serviço .. . e graças a Deus, atuar dessa forma fez com que existisse uma mudança muito grande na visão dos meus clientes com relação a mim e com relação aos meus sistemas . . . Acredito, que seja essa a forma certa de atuar . .utilizando um pouco de malícia no trato com os clientes, eliminando o que realmente não precisa e tirando a tal idéia de que é simples fazer tal coisa, porque vc naum faz rapidinhu!!!!rsss
Issu, graças a Deus eu naum escuto mais a anos . .rssss
Porém, nesse caso específico eu vou explicar com o pingo nos devidos Is . . .
Estou substituindo um sistema de um cliente, porém, o sistema deles feito por um outro programador e que não esta em manutenção a algum tempo apresenta muitas falhas . . .O que eu percebi, é que de inicio, o programador utilizou uma rotina de clientes e histórico de compras desses clientes, dentro do sitema . . .Da seguinte forma . . .
O cadastros dos clientes normal , padrão, armazenando em DBfs e o histórico de compras dentro de um campo MEMO do DBF dos clientes . .
Ele deve ter encontrado algum problema com os campos MEMO e decidiu substituir os campos MEMO do sistema por DBFs com um único campo, caracter 78 . . .
Os clientes editavam o histórico, e a alguns meses eles editam os DBFs diretamente . . .
O que consta é que existiu um problema com esse histórico e desde que houve a mudança que o outro programador fez, a tal inserção de "linhas" do histórico do cliente não funciona . .rssss linguagem de usuário . rss
Tenho que contornar esse problema, até a substituição desse sistema ..
Por issu, eu precisava de inserir um registro em qualquer local do DBf, local a escolha do usuário, pois acredito que eles trabalhavam dessa forma com o MEMOEDIT e agora, o programador usou um TBROWSE, pra substituir . .
Não questiono o que o outro programador fez, até pq resolveu o problema na época, mas com certeza, substituindo por xharbour e utilizando uma interface gráfica junto, podemos melhorar um pouco pra esse cliente

Enquanto issu, preciso de uma forma de incluir um registro em branco no dbf na posição do cursos . . caso totalmente atípico . .
Obrigado galera
Rodrigo Reis