IMPRESSAO SERIAL COM1 NO WINDOWS XP

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Adilson ©
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Adilson © »

Intão Amiga Ivone... acontece que eu tenho uma impressora na LPT1 tambem, logo nao posso redirecionar a impressao para a COM1 pois eu imprimiria tudo q iria para a LPT1 na COM1.. confere???
Adilson ©
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Adilson © »

Intão Amiga Ivone... acontece que eu tenho uma impressora na LPT1 tambem, logo nao posso redirecionar a impressao para a COM1 pois eu imprimiria tudo q iria para a LPT1 na COM1.. confere???
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Mas o exemplo dela foi com relação a LPT2. Você pode tentar. De repente,...
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

ANDRIL escreveu:XP..., tente colocar ao invez de ">" colocar ">>".
Como disse o Maligno, isso só muda o tipo do pipe, isto é, se cria sobreescrevendo ou se acescenta no final. A solução para que funcione em WINXP deve ser colocado um "2" na frente assim por exemplo:

Código: Selecionar todos

DIR 2> COM1
Também não sei se isso irá funcionar. Eu acostumo capturar a COM em LPT1, LPT2 ou até LPT3 se precisar. Faço assim, crio um arquivo .BAT:

Código: Selecionar todos

@ECHO OFF
MODE COM1:9600,N,8,1,P
MODE LPT2:=COM1
Claro que este comando, não pode ser dado duas vezes senão pára de funcionar. Será que não é isso o seu caso. De todas formas reinicie seu PC e faça esse comando mas antes apague a impressora no WINDOWS.

Também tenho uma funçãozinha que verifica se ja estava capturada e dá o comando ou isenta o comando conforme o estatus.
Editado pela última vez por Pablo César em 01 Nov 2007 12:43, em um total de 1 vez.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Adilson ©
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Adilson © »

Cara Amiga IVONE... seu exemplo quase que funcionou,, consegui conecção com a porta com1 porem imprimi somente ums caracteres tipo ????XX!!!\\\ e nao o texto que mandei... tem + alguma jogada para fazer para solucionar isso, e outra coisa como eu suprimo a mensagem de que foi direcionada LPT2 para com1 que aparece no rodape do programa bagunçando toda a tela? um forte abraço

adilson
Ivone Lopes da Silva
Colaborador
Colaborador
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Ivone Lopes da Silva »

A que faltou no meu exemplo foi (+ aqui para mim também funciona sem):

!MODE COM1:9600,n,8,1 antes do código que te passei e igual um dos exemplos do Pablo.
Ivone
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

9600bps não fica meio lento?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Adilson ©
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Adilson © »

Boa Noite meu amigo Paulo Cesar... tem como me enviar essa funçãozinha.. ja estou perdendo a paciencia com meu cliente pois ele faz marcação cerrada para que funcione e nao to conseguindo.. um forte abraço e excelente feriado e final de semana para vc..

Adilson
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Adilson © escreveu:Boa Noite meu amigo Paulo Cesar... tem como me enviar essa funçãozinha..
Paulo ? O meu nome Pablo não é traduzido... Quando eu me naturalizei, o governo brasileiro perguntou-me se queria traduzir o meu nome. Eu sempre achei bonito o meu nome, nada em contra dos "Paulos" (ao contrário, os Paulos que eu trato são muito gente fina), mas como no meu país de origem, o nome "Paulo" também existe (em menor número) então decidí manter o nome que a minha queirda mãe me deu. Menciono esta questão do meu nome, não porque esteja tão incomodado assim, faço porque ja ví duas vezes você me chamar pelo nome de Paulo, hihihi

Quanto a funçãozinha que mencionei, como eu disse era para verificar se a impressora ja tinha sido capturada. Porque o SO dá problemas ao capturar duas vezes (daí não imprime mesmo) e então o jeito é "desligar" o PC (não resetar) para que a COM funcione novamente e seja capturada uma única vez. Então em síntese a idéia é:

- Crie um arquivo ARQ1.BAT (por exemplo) para chamar o seu sistema na terceira linha desse arquivo BAT
- Antes de chamar seu sistema, execute a funçãozinha na linha anterior, isto é, na primeira linha desse ARQ1.BAT para que seja verificado se foi capturada a impressora serial ou não. Este aplicativo irá criar um segundo arquivo BAT (que chamaremos como ARQ2.BAT, por exemplo) e que conterá comandos ou será criado o arquivo VAZIO (conforme se ja estava capturada ou não).
- Na segunda linha do arq1.BAT, chame o ARQ2.BAT através do comando "CALL"
- E tão somente depois, na 3ª linha do ARQ1.BAT pode executar o seu sistema

Já existe um tópico falando disto: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 7183#27183 dê uma olhada (lá está a funçãozinha) e caso reste alguma dúvida faça-me saber.

E bom fim de semana para você também Adilson.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Adilson ©
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Adilson © »

Meu Amigo PABLO, peco-lhe mil desculpas pela minha distração em lhe chamar por PAULO... foi pura distração mesmo nao queria em hipótese alguma mudar seu nome.. desculpa mesmo... muito obrigado pela dica..
um forte abraço

Adilson
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ohhh não, não precisava pedir desculpas caro Adilson, isso acontece e ja aconteceu comigo também com outros colegas daqui inclusive.

Espero que ajude o procedimento passado, nos diga se resolveu o seu problema.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder