XHARBOUR - Onde achar a versão correta e sem erros???

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Ah ! Entendi !

Eu é que sou burro ! Não existe um bocado de informação desencontrada, o pessoal só coloca de sacanagem, pode ir lá que tem tudo, lá tem todas as LIBS para xHarbour, IDE´s, Material Didático, tudo bem explicadinho e só a últimas versões estáveis.

Fala sério !

Será possivel que até hoje não conseguiram entender que para quem é experiente em Clipper, pode ser mais fácil, mas que o xHarbour é um balaio de gato pra quem tá começando, e até mesmo pra os mais experientes que querem migrar para o modo visual, eu mesmo já vi muitos dos mais experientes aqui enrrolados com conflito de versões, seja de alguma lib, do xHarbour ou de algum Make da vida.

Fui...

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

eu mesmo já vi muitos dos mais experientes aqui enrrolados com conflito de versões, seja de alguma lib, do xHarbour ou de algum Make da vida.
Isso é fato, realmente. CVS ou SVN não é coisa que se indique pra quem está começando agora e/ou mal sabe resolver os problemas básicos do Clipper.

Mas o pessoal do XHarbour.com bem que poderia colaborar mais. O erro deles começa com a venda do help, que é justamente o que primeiro deveria ser entregue de graça. Se fizessem isso e incluíssem um capítulo básico para leigos instalarem e compilarem algo muito simples, seria uma grande contribuição e um investimenro no seu próprio negócio. Mas preferiram o caminho inverso.

A Microsoft vendia a MSDN. Caíram na real e agora dão de graça. São 3GB de help, fora os artigos e tutoriais. A Borland idem. Só não acha a informação que precisa quem não quer. Vai comparar.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Clipper escreveu:Ah ! Entendi !

Eu é que sou burro ! Não existe um bocado de informação desencontrada, o pessoal só coloca de sacanagem, pode ir lá que tem tudo, lá tem todas as LIBS para xHarbour, IDE´s, Material Didático, tudo bem explicadinho e só a últimas versões estáveis.
Mostre os erros no site xharbour.org por favor.
Fala sério !

Será possivel que até hoje não conseguiram entender que para quem é experiente em Clipper, pode ser mais fácil, mas que o xHarbour é um balaio de gato pra quem tá começando, e até mesmo pra os mais experientes que querem migrar para o modo visual, eu mesmo já vi muitos dos mais experientes aqui enrrolados com conflito de versões, seja de alguma lib, do xHarbour ou de algum Make da vida.
A confusão existe porque não é possível programar em modo visual da mesma forma que se programava no DOS.
Ai o pessoal quer uma lib que faça isso.
E em se tratando de programas "livres" é assim mesmo, cada uma cria uma coisa... uma lib visual no caso do [x]Harbour, especifica. O que não falta são pseudos LIBS visuais, WVW,WVT,VL, etc... ai é balaio de gato mesmo. Até nas visuais "FOR WINDOWS" padece desse mal.

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Vamos lá !

O que um usuário novato deve baixar ?

This download includes all binaries and libraries for Borland C++ 5.5.1.
This download includes all binaries and libraries for Microsoft Visual C++ 6.
This download includes all binaries and libraries for Microsoft Visual C++ 7.
This download includes all binaries and libraries for Microsoft Visual C++ 8.
This download includes all binaries and libraries for MingW32.
This download includes all binaries and libraries for OpenWatcom.
This download includes all binaries and libraries for PellesC.

Digamos que você fosse um usuário novo que estivesse querendo migrar do clipper para oXharbour, tu baixaria qual ?

2007-11-06
xHarbour Release 1.0.0 Beta for the different platforms are available for download from the download page now.

2006-12-13
xHarbour BETA-1.7 for the different platforms are available for download from the download page now.

2006-02-10
xHarbour BETA-1.6 for the different platforms are available for download from the download page now.

2005-06-09
xHarbour BETA-1.5 for the different platforms are available for download from the download page now.

2005-03-24
xHarbour BETA-1.4 for the different platforms are available for download from the download page now.

2004-11-29
xHarbour BETA-1.3 for the different platforms are available for download from the download page now.

2004-10-25
xHarbour BETA-1.2 for the different platforms are available for download from the download page now.

2004-09-29
xHarbour BETA-1.1 is released. All binaries for the different platforms, contributions and sources are available on the download pages now.

2004-06-28
xHarbour reached BETA-1 status today. All binaries, contributions and sources are available from the download page.

2003-06-12
As of today, the xHarbour compiler is also commercial available throug the new xHarbour.com Inc. entity. xHarbour.com Inc. will provide worl-wide support and added value to the xHarbour compiler , and help xHarbour evolve to a commercial quality product, with dependable commercial support, and long term future!

Interessante esse novo método, quer dizer que a versão 1.0.0 é mais nova que a 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e 1.7 ?

Sendo assim seria correto eu dizer a um colega :
"você tá desatualizado pois está usando a versão 1.5 eu já tô na 1.0.0"

Tô morrendo de ressaca e não vou procurar mais.

Mas acho que dá para ratificar o que eu disse, não é mesmo ?

Fui.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Clipper escreveu:
Vamos lá !

O que um usuário novato deve baixar ?

Digamos que você fosse um usuário novo que estivesse querendo migrar do clipper para oXharbour, tu baixaria qual ?

2007-11-06
xHarbour Release 1.0.0 Beta for the different platforms are available for download from the download page now.

2006-12-13
xHarbour BETA-1.7 for the different platforms are available for download from the download page now.
AI voce misturou a parte de noticia com a parte de download.
Se clicar no link para bcc, vai baixar os binários já compilados (estáveis) para esse compilador.
Quanto a numeração veja que são 3 digitos e versão 1.0.0(pares os dois ultimos, numeros impares pelo que sei, significa em desenvolvimento "instável" ) fora a data... Lógico que o pessoal que mantem o xharbour quer vender o produto deles. E a meu ver estão corretos, estão usando o .org (GPL) e querendo vender o peixe deles tambem.
Nada impede você, que está achando complicado fazer uma coisa(site) melhor.
Ajude a comunidade tambem...

Mas não vamos chegar a lugar nenhum mesmo...
O fato é que o harbour ou xharbour é hoje a melhor ferramenta para quem quer sair do clipper e continuar com xBase.
Claro que tem deficiencias mas, o que já está pronto é muito melhor que clipper arcaico 16 bits etc,etc...

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Me desculpe mas você não repondeu minha pergunta.

Qual é a versão que um usuário novato deve baixar ?

Me parece meio confuso, não acha ?

Não vi em lugar nenhum informando que se deve baixar a para Borland C++.

Não estou questionando quanto a qualidade do xHarbour, também considero ele a melhor solução, o que questiono são as informações desencontratas e muitas vezes confusas.

Vejamos mais uma que saiu aqui no fórum :
sygecom escreveu:Já venho acompanhando ela faz 8 dias, e parece que com o xharbour 1.0.0 ainda tem alguns problema , mas com o xharbour da CVS esta legal.
E aí ? O que faria um novato que estivesse disposto a migrar para o xHarbour ?

??? ´o)

Fui...

Marcelo
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Clipper escreveu:Me desculpe mas você não repondeu minha pergunta.

Qual é a versão que um usuário novato deve baixar ?

Me parece meio confuso, não acha ?
Para voce pode ser confuso.
Eu baixaria a Borland, um usuário novato deverá escolher. Não podemos interferir nisso, ai estariamos obrigando o usuário a trabalhar só com um compilador.
Não vi em lugar nenhum informando que se deve baixar a para Borland C++.
É uma escolha livre, o xharbour não está amarrado a nenhum compilador.
Eu penso que deveria ter um compilador padrão e optaria para ser o gcc.
Não estou questionando quanto a qualidade do xHarbour, também considero ele a melhor solução, o que questiono são as informações desencontratas e muitas vezes confusas.
Voce está querendo o que realmente ?
Sabe-se lá quantos programadores fazem uso do BCC ou do Visual C++...
Tem gente que usa o Pelles C etc, cada um que faça a escolha que convém.
Vejamos mais uma que saiu aqui no fórum :
sygecom escreveu:Já venho acompanhando ela faz 8 dias, e parece que com o xharbour 1.0.0 ainda tem alguns problema , mas com o xharbour da CVS esta legal.
Mas essa frase ai não está explicando absolutamente nada.
Qual é o problema que tem na versão 1.0.0 ? Eu sei que foram corrigidos bugs da 1.0.0 porque acompanho pelo CVS e sei tambem sobre alguns problemas que tem a respeito da thread do xharbour que segundo os seus desenvolvedores precisa ser refeita.
Claro que tem defeitos e problemas, mas seria melhor especificar qual é o defeito porque pode ser um problema no tbrowse ou dbedit por exemplo que não afeta em nada os programadores que usão a Minigui ou Hwgui e pode ter uma correção importante na 1.0.0 para esses programadores.
E aí ? O que faria um novato que estivesse disposto a migrar para o xHarbour ?
Estudar, ler as menssagens antigas dos foruns, baixar os binários, testa-los, compilar os velhos fontes do clipper.
Participar mais no sentido de ajudar, não somente ficar criticando sem fazer nada para ajudar, o fato de um antigo programador está descontente como as coisas funcionam no mundo [x]harbour(GPL) ou não quiser usa-lo não seguinifica que o mundo vai acabar ou os desenvolvedores estão desesperados por isso, lebre-se que é uma ferramenta gratuita. Se precisar de uma coisa mais comprometida é só a pessoa comprar, ou mudar para outra linguagem que o satisfaça melhor.

Rapaz é diversidade mesmo, o código é livre cada um pega mexe agrega valores, errola, etc... Olhe quantas IDE's o xharbour tem inacabadas.

Tem que ler muito e perguntar nos foruns.

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Clipper escreveu: Vejamos mais uma que saiu aqui no fórum :
Não existe confusão alguma, a questão é uma LIB de terceiro que esta nascendo, assim como nasceu a VL para CLIPPER e no começo era comercializada e muita gente tinha duvidas sobre a mesma, até que foi criado um manual explicando todas suas funções e como usar as mesma e depois se tornou free. Agora sobre o LETODB alem de ser um projeto de codigo aberto usa quem quiser, e não influi em nd o uso do bom funcionamento do xharbour. Seria a mesma coisa que usar o DBFCDX em CLIPPER 5.01 todo mundo sabe que não é possivel, mas pq já foi relatado isso antes, e no xharbour não é muito diferente do clipper, tem LIB para versões diferentes do xharbour, outro exemplo são as lib CT e CTP da CA-TOOLS são as mesmas LIB porem uma para modo extendido e outra para modo real.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Amigos,

Quero lembrar a vocês que no MINIMO o xHarbour resolve problemas de uso de processador e impressão com impressoras USB, coisa que no bom e velho clipper não tem. Este forum existe para ajudar quem tem duvidas sobre o assunto, agora ficar dizendo que tá confuso com isso e aquilo não contribui em nada, talvez seja melhor nem participar deste forúm. Acredito que aqui existam excelentes profissionais : analistas e técnicos que contribuem diariamente com novas informações, se alguém tem duvida publique e
que ela será comentada, no mínimo alguém já passou pela experiência. Comecei a conhecer melhor o xHarbour em meados do ano passado, e hoje já converti 3 sistemas e dos grandes. E o melhor, aplicando todas as melhorias que eram deficientes no clipper. E concordo com o Leonardo, quem quer vida fácil vá pro delphi, mas o bom de programar são os desafios. A coisa quando está muito pronta não tem muita graça.

Abraço a todos.

Alexandre Simoes
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Quem foi que te disse que o Clipper não imprime em USB e que o problema do uso excessivo do processador não pode ser resolvido ?

Não sei a quanto tempo você participa deste fórum, nem quero saber, mas eu já participo a mais de 7 anos, desde que era hospedado no ForumNow, granto que 99,9% das minhas postagens não são para criticar, porém me vejo sim no direito de fazê-lo, quem não pode participar de fórum é quem não aceita criticas, fórum é para se debater, apresentar opniões e como tal eventualmente divergem, sendo assim, critico o que eu achar que devo, não estou pedindo para ninguém concordar, apenas apresento minha opnião, se algumas pessoas ou todas as pessoas não concordam com ela é um direito delas.

Não sei se você se deu ao trabalho de ler inteiramente minha postagem, mas veja que eu mesmo afirmo que considero o xHarbour/Harbour a melhor solução para migração do Clipper, não estou criticando a linguagem, estou criticando a forma muitas vezes confusa como são tratados os asuntos relativos a linguagem, especialmente para os usuários mais novos. Falo isso não baseado em experiência própria e sim no fato de que já me vieram dezenas de pessoas me dizer que pensam exatamente isso que estou dizendo.

Vida fácil no Delphi ??? KKkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pergunte a um programador Delphi se a vida deles é fácil.

Acho estranha essa afirmação de que gosta de desafios, se justamente com o xHarbour busca a facilidade de migração, se gsotasse mesmo de desafio então que mudaase para o Visual Cobol ou Java, aí sim você iria ver o que é desafio.

Fui...

Marcelo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

asimoes escreveu:quem quer vida fácil vá pro delphi, mas o bom de programar são os desafios.
Aí sou obrigado a concordar com o Marcelo. Não existe esse negócio de vida fácil no Delphi. Muito pelo contrário. Aliás, em qualquer ferramenta de programação há inúmeros desafios a vencer. E o número de desafios aumenta conforme aumenta a quantidade de recursos à disposição. E essas ferramentas mais antigas tem recursos aos montes.
[]'s
Maligno
---

---
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Olá Clipper,

Eu trabalho com ex-clippeiros e que agora são programadores delphi e a opinião deles divergem das suas, não sou fã do delphi, mas reconheço que tem uma ide que funciona muito bem, até para quem não tem nenhuma experiência na linguagem.
O clipper usa alguma função nativa que imprime na USB? me diga qual que esta eu não conheço. Eu tenho uma impressora HP DeskJet 1315 USB e nunca consegui imprimir nela com o clipper sem o uso de utilitários como prwin, wapi e todas as dicas de net use lpt1 \\xxx\xx, etc.
E quanto a uso de processador tem sim, solução de terceiros que nem sempre funcionam 100%.

Participo de forúm a menos de um ano, o meu próximo desafio é realmente java.

Desculpe ai Clipper, se fui mal interpretado.

Alexandre
:)Pos
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Alexandre

Você pode usar a PageScript para imprimir em qualquer tipo de impressora, funciona muito bem por sinal.

As libs Nanforum, Clipper Tools, OSlib tem função para corrigir o problema do uso excessivo do processador, mas a que eu uso e que teve melhor desempenho nos meus teste foi a TIMESLICE disponibilizada pelo colega Maligno, é apenas um OBJ que linkamos junto com a aplicação e fazemos a chamada da função FREETSLICE() e posso garantir que funciona, numa escala de 0 a 1000 nota 1000 na minha opnião.

A solução de terceiros a que você se referiu creio que tenha sido o TAME, que funciona mas ele só recomendado para quem tem o problema e não tem mais os fontes do programa, jamais recomendaria o uso dele para quem tem os fontes.

Até logo.

Marcelo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

o TAME, que funciona mas ele só recomendado para quem tem o problema e não tem mais os fontes
Isso é relativo. Há uma seqüência de alguns poucos bytes que podem ser alterados no EXE que não estiver compactado e/ou encriptado. Há muitos anos eu tive essa seqüência em mãos, testei e funcionou perfeitamente. Mas muito tempo se passou e esse DOC acabou se perdendo no limbo do meu HD. Devo ter ainda. O que não tenho é ânimo pra procurar. :)))
[]'s
Maligno
---

---
Responder