Pablo, no CLIPPER 5.2 o DBFCDX tem problemas como já foi falado aqui no forum, eu uso DBFCDX em CLIPPER 5.3 e ele é simplesmente perfeito para tudo, o desempenho voa baixo. Sobre usar CLIPPER 5.2 ou 5.3 até hj ninguem sabe dizer qual é melhor, pq ninguem tem algo que comprove tal diferença, então pode se usar o clipper 5.3 normalmente com DBFCDX.Pablo César escreveu:Por quê SIX e não CDX ? O CDX não funciona em 5.2 ?. Eu ainda não mudei o meu RDD (ainda trabalho com NTX) e estou ainda muito conforme, porém reconheço que o RDD que trabalha com TAG, isto é a idéia de criar apenas um arquivo que sriva para vários ORDERs iria ser mais benéfico, sem contar com outros recursos.Maligno escreveu:Acho muito melhor continuar com a versão 5.2 do Clipper e só adicionar a biblioteca SIX
dbf muito grande
Moderador: Moderadores
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Se o colega já utiliza a versão 5.2, a dificuldade será exatamente a mesma se mudar pra 5.3 ou se apenas adicionar a SIX. Mas como a SIX parece ser superior, aconselho adicionar a SIX. Pelo menos isso parece ser o mais lógico a fazer. Mas vai do gosto do fregues. 
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
José Luiz
- Usuário Nível 1

ntx não atualiza
caros colegas, devo estar fazendo alguma coisa errada. Usei a opção do Pablo, mas o indice não atualiza. Cadastrei um registro e logo depois fui alterá-lo. Não encontrei. Só depois de indexar que ele apareceu.
Então mostre-nos como você está fazendo agora. Deve haver algum erro na abertura do índice.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Re: ntx não atualiza
José Luiz, lembre que não basta tão somente abrir os arquivos de índices no momento de impressão, também tem que ser feito no momento de INCLUSÃO, ALTERAÇÃO, DELEÇÃO (toda forma de alteração no arquivo DBF). É por isso que não conseguistes. Para que os indices sejam atualizados, devem ser abertos (TODOS ELES), assim você não precisará fazer um REINDEX ou executar a rotina de indexação. Você irá precisar alterar todos os PRGs que contenham alteração do DBF para abrir também os arquivos de índices. Se você possue muitos PRGs, utilize algum aplicativo de procura. Eu por exemplo utilizo o FILE FIND do Norton Utilities (em WINXP ele chia dizendo que não é aplicativo de 32bits mas funciona bem), o FF.EXE ou FILEFIND.EXE procurá uma string, neste caso o USE DBF e uma vez identificados quais arquivos PRGs abrem o DBF_TAL você anota ou cria um batch que mais tarde irás editar uma a um e insirir a abertura dos arquivos de índices. Lamentávelmente, você terá que alterar todos os PRGs que abram os DBFs e que neles estejam ALTERANDO o DBF (inclusão, alteração e deleção).José Luiz escreveu:Cadastrei um registro e logo depois fui alterá-lo. Não encontrei.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
O ideal é abstrair a abertura dos arquivos em funções únicas. Facilita demais o trabalho. Já pensou ter que mudar um nome de índice entre dezenas de arquivos? Facilita a manutenção. E se houver um erro a corrigir, será em apenas um lugar.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Sim concordo com isso. Em boa hora, seria uma função de abertura e tratamento em rede dos arquivos que estão sendo abertos. De ser possível padronizar as nomenclaturas de nome de arquivos de índices. Realmente tudo isso é questão de projeto, mas como a idéia era passar o principal, sem assustar o colega, tentei me manter de forma mais simples possível. Mas vale o seu comentário para ter-lo em conta.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
No que pese o fato da importância maior ser a solução do problema apresentado, é sempre bom comentar como algo pode ser melhorado. Novas metodologias não aparecem em sonhos. Alguém precisa apresentá-las, ou no mínimo, lançar novas idéias. Se o colega parar um minuto pra pensar no que eu comentei, vai acabar se convencendo de que algo realmente pode melhorar, tornando sua vida um pouco mais fácil.
Em programação às vezes é até muito bom o sujeito se assustar um pouco. Por maior que seja o susto de hoje, amanhã virá um maior. Então é bom se assustar aos pouquinhos.
Em programação às vezes é até muito bom o sujeito se assustar um pouco. Por maior que seja o susto de hoje, amanhã virá um maior. Então é bom se assustar aos pouquinhos.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
[José Luiz]
Verifique se o seu arquivo tem muitos registro marcados como apagados.
Isso provoca demora na abertura, pois o Clipper, quando configurado para não reconhecer DELETED´s, procura o primeiro registro não apagado.
A opção de colocar a abertura de arquivos centralizada é muito boa.
Vc abre os arquivos necessários e tb os devidos indices.
Se vc abre e fecha os arquivos toda hora, provoca um pouco de lentidão, mas não é tanta assim.
O fato de estarem em rede só será problema se os usuários forem "descuidados". Fecharem o aplicativo apertando o X da janela do windows, desligando a máquina sem sair do sistema.
[Maligno]
Eu só tive problemas com o CDX do 5.2. No 5.3 eu não tive problema nenhum. Vale observar que alguns colegas aqui do forum defendem que no 5.2 funciona. Mas pelo que passei, eu recomendo o 5.3.
Não usei o SIX, mas pelo que vc e alguns outros falam aqui, deve ser muito bom.
Verifique se o seu arquivo tem muitos registro marcados como apagados.
Isso provoca demora na abertura, pois o Clipper, quando configurado para não reconhecer DELETED´s, procura o primeiro registro não apagado.
A opção de colocar a abertura de arquivos centralizada é muito boa.
Vc abre os arquivos necessários e tb os devidos indices.
Se vc abre e fecha os arquivos toda hora, provoca um pouco de lentidão, mas não é tanta assim.
O fato de estarem em rede só será problema se os usuários forem "descuidados". Fecharem o aplicativo apertando o X da janela do windows, desligando a máquina sem sair do sistema.
[Maligno]
Eu só tive problemas com o CDX do 5.2. No 5.3 eu não tive problema nenhum. Vale observar que alguns colegas aqui do forum defendem que no 5.2 funciona. Mas pelo que passei, eu recomendo o 5.3.
Não usei o SIX, mas pelo que vc e alguns outros falam aqui, deve ser muito bom.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Sim, foi como eu disse. O CDX do 5.2 deve ter bugs. Mas no 5.3, parece que vai embora sem problema.gvc escreveu:[Maligno]
São muitos recursos. Muito bom mesmo.Não usei o SIX, mas pelo que vc e alguns outros falam aqui, deve ser muito bom.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
José Luiz
- Usuário Nível 1

Resolvido
Caros colegas, alterei os "index on ..." por "set index ..." Resolvido o problema. Que alívio ! Agradeço demais a todos. Faz muito tempo que não mexo no clipper. Mas agora estou animado. Vou tentar melhorar o sistema e ler mais tópicos desse fórum que é muito legal. Acho que vou precisar de mais ajuda. rsrs... Já li alguns tópicos desse fórum. É impressionante a versatilidade do clipper. É só ler um parágrafo de algum tópico que a mente se abre para novas idéias. Estou enferrujado, mas vou estudar um pouco esse fórum e melhorar um pouco o programa. Muito obrigado.
-
TerraSoftware
- Usuário Nível 3

- Contato:
Já usei muito clipper 5.2e, sixnsx, VisualLib e Blinker 7. Na minha opnião não existe combinação melhor, sem sobra de dúvidas, pelo menos no que diz respeito a clipper.
Hoje já praticamente abandonei tudo isso, pois migrei para xHarbour, dbfcdx/sqllib e gtwvw/minigui, que é muito melhor que clipper.
:xau
Hoje já praticamente abandonei tudo isso, pois migrei para xHarbour, dbfcdx/sqllib e gtwvw/minigui, que é muito melhor que clipper.
:xau
... pessoal, eu tambem abro assim:
Use arq.dbf
If !File("indic.ntx")
Index on arq to indic
Else
Set Index to indic
Endif
Set Index to indic
Reindex .....>>> estou usando o Reindex
DbGotop()
.
.
.
Está ocorrendo que se eu não reindexar, dá problema.
Esta forma está incorreta ??
Netavin
Use arq.dbf
If !File("indic.ntx")
Index on arq to indic
Else
Set Index to indic
Endif
Set Index to indic
Reindex .....>>> estou usando o Reindex
DbGotop()
.
.
.
Está ocorrendo que se eu não reindexar, dá problema.
Esta forma está incorreta ??
Netavin
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
Se vc tem que reindexar todas as vezes que abre o arquivo, tem algo errado.
Verifique se vc não abre o arquivo em questão em outro local ou em outro sistema.
Vc esta usando SET DELETED ON?
Vc só abre o arquivo em um local? Se não, vc abre os mesmos NTX´s em todos os locais que abre os DBF´s?
Verifique se vc não abre o arquivo em questão em outro local ou em outro sistema.
Vc esta usando SET DELETED ON?
Vc só abre o arquivo em um local? Se não, vc abre os mesmos NTX´s em todos os locais que abre os DBF´s?
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
Salve gvc! é sempre um prazer degustar um pouco de sua sapiência.
Eu uso Set Deleted ON;
Abro o arquivo em outros locais. Mas antes de ir para outro local eu fecho(DbCloseAll);
A maioria dos ".NTX" são abertos em outros locais sim. Porém eles estavam fechados. Pois fecho o "DBF" antes de ir para outro procedimento.
Eu uso Set Deleted ON;
Abro o arquivo em outros locais. Mas antes de ir para outro local eu fecho(DbCloseAll);
A maioria dos ".NTX" são abertos em outros locais sim. Porém eles estavam fechados. Pois fecho o "DBF" antes de ir para outro procedimento.
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon