Bom dia Arthur.
Como explicado em vários locais do Fórum, há 2 maneiras de imprimir para arquivo.
1)-A maneira mais técnica, criar dentro do teu aplicativo uma rotina que imprima para PDF, citada pelo Toledo.
2)-A segunda maneira, mais fácil e que eu adoto. Instalar um criador de PDF's.
Como funcionam ?
Você instala um de vários criadores de PDF que há na internet como o "PDFCreator", o "Do PDF 8", o "BullzipPdfPrinter", o "CuteWriter", o "NovaPdf", e por aí vai com muitos outros. Procure um que seja gratuito e teste, até encontrares um que te agrade e que faça aquilo que necessitas.
Após instalado eles funcionam como se fossem uma impressora, com a diferença de criarem um arquivo PDF em vez de imprimirem.
Ou seja, em vez do documento ser enviado para a impressora ele cria o documento em PDF.
Eu usei muito o PDFCreator até a versão 0.9.6. Após esta versão ele não me serviu mais pois deixou de imprimir caracteres especiais como sinais matemáticos e caracteres gregos. Passei para o DoPdf8 que faz o que necessito e também é de uso gratuito. Vai depender das tuas necessidades.
Quando você quer criar um PDF do teu documento basta selecionar este printer como "padrão", que seria o modo menos complicado porém mais trabalhoso, já que você terá que ir-e-vir na alternância entre "impressora/PdfPrinter".
A outra forma seria você, dentro do teu aplicativo criar um menu, onde seria escolhia a impressora desejada: -Impressota / -PdfPrinter.
Uma outra, e que eu também utilizo, dependendo da forma como o cliente vai usar. Como exemplo posso citar um caso em que a maioria dos documentos são criados em PDF, então já faço a seleção automática do PDFprinter, e quando o cliente deseja uma impressão de um determinado texto, ele o faz imprimindo do Acrobat Reader.
Tanto o PDFCreator quanto o DoPdf_8 possuem a opção de abrir o documento criado com o Acrobat ou outro visualizador logo após e automaticamente.
Agora é só fazer os teus testes e utilizar aquele que melhor se adapte às tuas necessidades.
Caso, eventualmente, eu não tenha sido claro o suficiente, volte e tiramos tuas dúvidas.
Gerar arquivo apartir de um relatório
Moderador: Moderadores
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Gerar arquivo apartir de um relatório
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)