xHarbour está sendo descontinuado?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

asimoes
Colaborador
Colaborador

Re: xHarbour está sendo descontinuado?

Mensagem por asimoes »

Olá Itamar,

Estou me referindo ao xHarbour, mas aproveitando, desculpe a minha ignorância, você poderia me dizer qual é a diferença entre o harbour e xharbour, já que o xharbour é filho do harbour.

[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Estou me referindo ao xHarbour, mas aproveitando, desculpe a minha ignorância, você poderia me dizer qual é a diferença entre o harbour e xharbour, já que o xharbour é filho do harbour.
Eu sei que a multi-tarefa do harbour está mais madura e muito mais rápida que no xHarbour.
Internamente segundo o Przemek se o pessoal do xHarbour quiser chegar no nivel que está o harbour vai precisar re-escrever novamente essa parte.
Quanto aos comando e funções, existem equivalentes no Harbour, não sei se todas mas as que usei/uso do xHarbour já estão lá.

E acompanhado o Changelog do xHarbour, ninguém esta mexendo nessa parte do harbour.

Talvéz o Ron Pinkas tenha a capacidade para tal tarefa.
Porque as demais pessoas que estão hoje corrigindo ou melhorando o código do xHarbour, eu creio que não sabem como fazer.

Outra diferença é que o Harbour realmete é muito mais portável que o xHarbour.
Se o xHarbour hoje ainda roda em algumas distribuições Linux foi o Przmek que fez isso uma realidade, mas o xHarbour não roda no OS2 com OpenWatcom e não roda no WinCE.
O cabeça do xHarbour é o Sr. Ron Pinkas no entando ela não manja nada de linux.

Para quem desejar uma melhor portabilidade entre os OS linux/windows o Harbour é a melhor pedida, sem duvidas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Olá Itamar,

Diante destes fatos e pela sua experiência nas duas versões: Harbour e xHarbour, o que você recomendaria para quem está pensando em migrar sistemas em clipper para win32 (Harbour ou xHarbour?). Estou agora em um dilema continuar com xHarbour ou passar para o Harbour.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Não trabalho especificamente com Clipper ha algum tempo. Atualmente trabalho numa empresa que tem um sistema em Delphi e trabalho mais em Delphi do que em clipper, porém ainda tem alguns sistemas em alguns clientes que ainda estão rodando em clipper e vai ficar por muuuuuito tempo ainda..
Logo que conheci o Xharbour, entendi como a oitava maravilha do mundo para nós programadores clipper. Comecei a migrar alguns sistemas que tenho nos clientes de clipper pra Xharbour e fiz pouquissimas alterações para rodar em modo console, ganhando muuuuito com isso..
Só tem uma coisa que na minha modesta opinião ainda falta no Xharbour.. Uma Lib ou DLL gráfica similar a LLibg do clipper 5.3. Sei que as libs gráficas existentes hoje no Xharoubr (Minigui, Wvw, Hwgui, etccc....) são muuuuito superiores a Llibg, porém, muito mais dificeis de implementar em sistemas que já estão rodando em clipper, pois muda um monte de coisa... ( na verdade a idéia da coisa é totalmente diferente).
Estou dizendo isso pelo fato de não me interessar ter que reescrever todo um programa, mas sim fazer pequenas adaptações para passar meus programas clipper para o fantástico mundo dos 32 bits...
Ainda estou aguardando anciosamente o projeto do mestre Wagner para substituir a LLibg para uma ferramenta similar no Xharbour.. Até la, os sistemas que uso LLibg, terão que continuar em Clipper mesmo..
Um forte abraço...
Dércio Zanatta
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Diante destes fatos e pela sua experiência nas duas versões: Harbour e xHarbour, o que você recomendaria para quem está pensando em migrar sistemas em clipper para win32 (Harbour ou xHarbour?). Estou agora em um dilema continuar com xHarbour ou passar para o Harbour.
Pode ficar no xHarbour enquanto ele atende suas necessidades.
Porque não vai ter traumas quando precisar mudar do xHarbour para o Harbour.
Se voce não estivese começado e feito essa pergunta em 2007 eu recomendaria o xHarbour mesmo.
Agora nesse momento eu recomendo o Harbour, para quem está começando a migrar.

E se cadastre no grupo de usuários do Harbour para ter suporte dos desenvolvedores e usuários de outros países.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

O site oficial do xharbour é www.xharbour.org
Qual é o site oficial do harbour?
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

http://harbour-project.org/

Mas o site está sendo reformulado pelo Vailton Renato, logo terá uma nova versão.

[]'s
Rodrigo
infosys2
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por infosys2 »

Nao vejo nenhum motivo de preocupação, haja visto que se trata de um produto free, agora quando se trata de um produto pago, ai sim poderiamos ter preocupações.

O importante é está utilizando uma versao estavel, até hoje tem muitos colegas que ainda estão com o clipper.

Eu pergunto e se fosse vocês que tivesse dado esta grande contribuição para todos, vocês teria a obrigação de manter este produto sempre atualizadissimo. Afinal de contas até mesmo os nosso relogios depende de pilha para funcionar.

O xharbour e as libs de contribuições ja é um grande feito, portanto nos temos mais é que agradecer e nao de fazer comentario desnecessarios.
Clipper, xHarbour, gtwvw, wvwtools, fivewin
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

portanto nos temos mais é que agradecer e nao de fazer comentario desnecessarios.
Falou bunito !!! :)Pos

Mais importante do qualquer coisa, é não sofrer por antecipação. A vida é bela !
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ainda estou aguardando anciosamente o projeto do mestre Wagner para substituir a LLibg para uma ferramenta similar no Xharbour.. Até la, os sistemas que uso LLibg, terão que continuar em Clipper mesmo..
No dia em estiver com tempinho livre, pega uma maquina instala o linux, compila um programa com o harbour ou xharbour, para poder enteder que não faz mais sentido ficar usando o programas de 16bits. Não tem essa tal llibg, no entanto o foguete que vai ficar sua aplicação, a estabilidade, segurança, facilidade de manutenção, acesso remoto para conectar centenas de terminais via SSH, Telnet, sem a degradação absurda e perigo de uma rede ponto a ponto, CGI, comunicação com ECF etc...
E se quizer melhorar o visual, usar xHGTK do Rodrigo ou Hwgui do Alexader... e poder passear por esses ambientes(linux/Win) sem precisar mudar uma linha de código.

Deixar de usar tudo isso e muito mais, por causa de uma Lib que por sinal já tem Libs superiores, vejo que muitos aqui precisam rever alguns conceitos.
Creio que não seja o seu caso, no entanto fica a dica.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

comunicação com ECF etc...
Chegou onde eu queria. Se você prometer pra nóis que todo essa tecnologia aí, funciona com TEF discado (coisa que não funciona), aí nóis perde o tempinho.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Chegou onde eu queria. Se você prometer pra nóis que todo essa tecnologia aí, funciona com TEF discado (coisa que não funciona), aí nóis perde o tempinho.
Funciona usando 2 programas, um homologado que faz a trazanção TEF e outro que faz a venda.
Funciona usando o observer da Daruma.
Funciona usando o monitor da Bematec.
Entretanto, as certificadoras não irão homologar um sistema TEF que não seja no Windows. :-(
Mais isso não impede de ter 2 sistemas ou usar o POS.
Isso é briga velha, e não é problema do [x]Harbour as certificadoras só aceitam PDV (DISCADO) no Windows.
Existem outras alternativas tem uma empresa que faz isso e o estabelecimento paga uma taxa mensal.

Quem mora em MG e RS talvéz tenha esse problema de ser obrigado a usar o TEF, mas em outros estados é mais tranquilo, pois o pessoal assina um documento permitindo o Estado pegar essas informações direto das empresas de cartões.
O programa pode até fazer o TEF entretanto a maioria aqui das empresas usam o POS, inclusive supermercados eu mesmo tenho um sistema homologado no Linux e Windows aqui na Bahia sem TEF, e nem uso porque não compensou :-( , prefiro pedir para meus clientes comprar um de 500 pilas homologado e com TEF e tirar cupom quando eles acharem que devem, do que ficar preocupado com essas coisas.
Já quebrei muito a cabeça com essas coisas, hoje em dia nem me preocupo mais, pq sei que os empresários do interior da Bahia pelo menos 101% dos que conheço não vendem 100% no cupom fiscal. E não serei eu que irei fazer papel do SEFAZ.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mas onde tem o Gerenciador Padrão para Linux ? Sem apelar para o POS ;) E tem mais, não é bem assim não ! Chega a ser um tanto "desprofissional" e ético, apelar pra coisas desse tipo, haja vista que a fiscalização está apertando o cerco, pelo menos em SP

Além do mais Itamar, tudo é uma questão muito pessoal, envolve somente o contexto onde cada um trabalha, e o gosto de cada um. A LLIBG tem suas limitações ? E nós sabemos que tem .... Porém depende de: a quantas anda o trabalho do caboclo desenvolvedor. Ele tem tempo hábil para migrar um sistema já em produção ? Ele estando já mui familiarizado com a LLIBG, seria interessante partir para outra lib, se esta segunda não causasse muito desconforto. É óbvio que ninguém quer desenvolver um sistema inteiro, baseado em enxertos e lib´s que não se sabe se vai sobreviver, porém para fazer algo enxuto, robusto e seguro, demanda tempo.
E lembre-se sempre: nem todo mundo, pensa, percebe e processa coisas de maneira semelhante à sua, aliás não devemos encarar como divergências, e sim como pluralidade de opiniões. É dever cristão respeitar.
Abrassssssss.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Mas onde tem o Gerenciador Padrão para Linux ? Sem apelar para o POS ;) E tem mais, não é bem assim não ! Chega a ser um tanto "desprofissional" e ético, apelar pra coisas desse tipo, haja vista que a fiscalização está apertando o cerco, pelo menos em SP
Não tem, que eu saiba. Só roda no Win.
Não sou eu quem dita as regras, são eles os comerciantes. Eu faço o que eles pedem para que seja feito.
Mas no caso eu não entendi direito o que é "desprofissional e não ético" ?
Também que eu saiba SP nem homologação de PDV tem, basta assinar o termo de respossabilidade solidadria. Se voce acha que ai em Sampa esta apertando o cerco imagine aqui na Bahia ou em Minas que está muito mais na frente nesta questão, e o pessoal continua trabalhando do jeito que achar melhor :(
Se for no caso de usar dois sistemas um para ECF ou para venda, depende muito do estabelecimento.
No caso de balcão por exemplo 100% das lojas de materiais de construção aqui trabalha com atendimento no balcão, orçando, vendendo etc, só possuem 1 ECF, para 10,15 terminais de vendas não faz sentido comprar uma ECF para cada terminal, e tem tambem o pessoal de hoteis, pousadas, que é no mesmo esquema, e vários outros tipos de comércio, pequenos atacadistas que possue 2 ou até mais sistemas, porque não tem como trabalhar exatamente igual a um supermercado. Imagine o cliente carregando latas de tintas, tanques de agua para passa em um PDV, não faz sentido, por isso é melhor até usar 2 sistemas, um para armazenar os dados enquano estes ainda não serão encerrados e depois de confirmada a transação ai sim tirar o cupom fiscal, a famosa quebra de concomitancia, isso é normal e não é desprofissional nem anti ético.
Se o cliente(comerciante) não vai tirar cupom de tudo é um problema dele. Eu ainda não conheço nenhum, mas deve existir por ai... razão pela qual não vendi meu sistema homologado nem pretendo vender, enquanto a SEFAZ não cumprir o papel dela de fiscalização eu é que não irei fazer esse papel. Existe a lei, outra coisa é ver se a tal lei está sendo cumprinda.
Além do mais Itamar, tudo é uma questão muito pessoal, envolve somente o contexto onde cada um trabalha, e o gosto de cada um.
Eu concordo, e sempre penso assim: Será que posso melhorar ?
depende de: a quantas anda o trabalho do caboclo desenvolvedor. Ele tem tempo hábil para migrar um sistema já em produção ? Ele estando já mui familiarizado com a LLIBG, seria interessante partir para outra lib, se esta segunda não causasse muito desconforto. É óbvio que ninguém quer desenvolver um sistema inteiro, baseado em enxertos e lib´s que não se sabe se vai sobreviver, porém para fazer algo enxuto, robusto e seguro, demanda tempo.
Eu penso nisso também, meu raciocionio é nesse rumo.
E lembre-se sempre: nem todo mundo, pensa, percebe e processa coisas de maneira semelhante à sua, aliás não devemos encarar como divergências, e sim como pluralidade de opiniões. É dever cristão respeitar.
Lógico.
Creio que não estou ofendendo nem desrespeitando ninguém aqui, caso contrário peço desculpas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

http://www.ntk.com.br/plug/

Só para mostrar que existem soluções no caso do TEF.
E não é deselegante nem anti ético usando [x]harbour + Linux + SAMBA, para escrever em uma partição NTFS no windows.
Ou usar tudo no windows mesmo, vai do gosto, tempo, dinheiro de cada um...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder