Ola!
Veja se ajuda.
Tutor para aprender a programar em modo gráfico da Hwgui.
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=16273
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Programa congelando no windows 7 32 bits
Moderador: Moderadores
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
- JoséQuintas
- Administrador

Rubens, vou me basear no meu uso, onde não haviam problemas:
Como usa Blinker, já acrescente FILES=200 no EXE. E deixe a configuração original do Windows, nada mais pro Clipper.
Se roda no XP, é de se imaginar que MT5 é compatível com o modo do Blinker. Seria a única diferença visível entre seu uso e o meu antigo uso.
Usa alguma ERRORSYS.PRG diferente? Não custa verificar se ela pode estar escondendo o erro real.
Usa alguma coisa pro mouse?
Aqui eu usava uma rotina de mouse bem pequena, mas alterei o fonte dela pra fazer chamadas à OSLIB.
Antes disso tinha problemas com ela.
Tem outra coisa que esqueci:
Apenas usar BLINKER não significa muito.
Depende de como está no LNK pra fazer a linquedição.
Em alguns casos, fica até pior do que usando RTLINK.
O que eu usava, neste caso o PRG é J50:
Como usa Blinker, já acrescente FILES=200 no EXE. E deixe a configuração original do Windows, nada mais pro Clipper.
Se roda no XP, é de se imaginar que MT5 é compatível com o modo do Blinker. Seria a única diferença visível entre seu uso e o meu antigo uso.
Usa alguma ERRORSYS.PRG diferente? Não custa verificar se ela pode estar escondendo o erro real.
Usa alguma coisa pro mouse?
Aqui eu usava uma rotina de mouse bem pequena, mas alterei o fonte dela pra fazer chamadas à OSLIB.
Antes disso tinha problemas com ela.
Tem outra coisa que esqueci:
Apenas usar BLINKER não significa muito.
Depende de como está no LNK pra fazer a linquedição.
Em alguns casos, fica até pior do que usando RTLINK.
O que eu usava, neste caso o PRG é J50:
Código: Selecionar todos
blinker clipper symbol off
blinker executable clipper F250
blinker environment override
blinker executable extended
blinker executable compress
blinker incremental off
blinker procedure depth 120
blinker executable alignment 128
blinker extmem limit 8000
blinker lowmem reserve 32
BLINKER MESSAGE WINK
output j50
file j50
file \cdrom\fontes\lib\apporign
file \cdrom\fontes\lib\volsernr
file \cdrom\fontes\lib\crc32clc
lib \cdrom\fontes\lib\OsLib
lib Super
search blxclp52
search six3
file \cdrom\fontes\lib\sixuk
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

Explicando o que ainda lembro:
Isso desativa o jeito do Clipper, e ativa o jeito do Blinker pra controlar símbolos, o que aumenta limite
Isso embute CLIPPER=F250 dentro do EXE
Isso evita que o sistema operacional altere CLIPPER=
Modo extendido, pra usar até 16MB de memória
Compactar EXE
blinker incremental off
Desativar o modo incremental, e linqueditar sempre completo
Estes são importantes, dependendo das LIBs. Recomendado pra SIXCDX.
(módulo chamando módulo, que chaama outro módulo, etc. algo a ver com limite de chamadas)
Acho que são equivalentes, mas sempre deixei os dois.
Nenhum motivo especial. Apenas limita o uso a 8MB memória.
Sinceramente, não lembro pra que este
BLINKER MESSAGE WINK
Controla a piscada do blinker ao linqueditar
lib Super
Ë, tem LIB aí que eu não lembrava de usar.
A super é apenas um único fonte do mouse ajustado para usar OSLIB, e volsernr é pra pegar o serial do HD.
search blxclp52
Recomendado pelo Blinker pra usar SEARCH.
Isso faz com que seja a primeira biblioteca a ser pesquisada na falta de alguma coisa
E é ela que permite usar modo extendido do Blinker para o Clipper 5.2 (acho que substitui algumas funções internas do Clipper, e por isso precisa ficar "na frente" com o search)
search six3
Uso da SIXCDX
Isso desativa o jeito do Clipper, e ativa o jeito do Blinker pra controlar símbolos, o que aumenta limite
Isso embute CLIPPER=F250 dentro do EXE
Isso evita que o sistema operacional altere CLIPPER=
Modo extendido, pra usar até 16MB de memória
Compactar EXE
blinker incremental off
Desativar o modo incremental, e linqueditar sempre completo
Estes são importantes, dependendo das LIBs. Recomendado pra SIXCDX.
(módulo chamando módulo, que chaama outro módulo, etc. algo a ver com limite de chamadas)
Acho que são equivalentes, mas sempre deixei os dois.
Nenhum motivo especial. Apenas limita o uso a 8MB memória.
Sinceramente, não lembro pra que este
BLINKER MESSAGE WINK
Controla a piscada do blinker ao linqueditar
lib Super
Ë, tem LIB aí que eu não lembrava de usar.
A super é apenas um único fonte do mouse ajustado para usar OSLIB, e volsernr é pra pegar o serial do HD.
search blxclp52
Recomendado pelo Blinker pra usar SEARCH.
Isso faz com que seja a primeira biblioteca a ser pesquisada na falta de alguma coisa
E é ela que permite usar modo extendido do Blinker para o Clipper 5.2 (acho que substitui algumas funções internas do Clipper, e por isso precisa ficar "na frente" com o search)
search six3
Uso da SIXCDX
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Tem estas duas coisas no seu LNK:
PACKCODE
PACKDATA
Havia um programa de compressão pra Windows com essas opções.
Dependendo da situação, compactar dados gerava problemas.
Não explica funcionar no XP e não no Windows 7, mas não deixa de ser uma coisa diferente do que eu usava.
Tirando tudo isso, só resta de diferente a MT5.
PACKCODE
PACKDATA
Havia um programa de compressão pra Windows com essas opções.
Dependendo da situação, compactar dados gerava problemas.
Não explica funcionar no XP e não no Windows 7, mas não deixa de ser uma coisa diferente do que eu usava.
Tirando tudo isso, só resta de diferente a MT5.
José M. C. Quintas
Olá Rubens,
Primeiramente agradeço pelo incentivo e ajuda oferecida p/ dar meus primeiros passos nessa ferramenta, acredito que, p/ quem programa em clipper há mais de 20 anos e quer manter a base do conhecimento, não tem outra saída, rsrsrs.
Respondendo suas perguntas, antes quero agradecer as dicas do colaborador JoseQuintas, meu arquivo LNK estava praticamente igual, apenas fiz alguns ajustes.
Então vamos lá:
O que essa MT5.lib faz?
Trata algumas funções de diretório e som, mas nem estava utilizando, já eliminei do arquivo LNK.
O que você precisa da OSLIB?
Para otimizar o uso de desempenho da CPU, antes, ao executar um programa, por menor que seja, utilizava 100% da CPU, após utilizar, ocupa menos de 10% e acabaram os problemas que tinha com arquivos de indices (o famoso corruption detection), acredito que a Harbour já faz esse tratamento de forma nativa.
Você já tem o harbour instalado? Já compilou alguma coisa com ele?
Ainda não tem instalado e não tive oportunidade de compilar nada.
É isso, com a retirada da MT5, agora utilizo apenas OSLIB.LIB e CLD.LIB que é o debug, as funções de telas utilizo recursos do próprio Clipper.
Fico no aguardo do seu retorno e de outros colaboradores.
Grato,
Josadac.
Primeiramente agradeço pelo incentivo e ajuda oferecida p/ dar meus primeiros passos nessa ferramenta, acredito que, p/ quem programa em clipper há mais de 20 anos e quer manter a base do conhecimento, não tem outra saída, rsrsrs.
Respondendo suas perguntas, antes quero agradecer as dicas do colaborador JoseQuintas, meu arquivo LNK estava praticamente igual, apenas fiz alguns ajustes.
Então vamos lá:
O que essa MT5.lib faz?
Trata algumas funções de diretório e som, mas nem estava utilizando, já eliminei do arquivo LNK.
O que você precisa da OSLIB?
Para otimizar o uso de desempenho da CPU, antes, ao executar um programa, por menor que seja, utilizava 100% da CPU, após utilizar, ocupa menos de 10% e acabaram os problemas que tinha com arquivos de indices (o famoso corruption detection), acredito que a Harbour já faz esse tratamento de forma nativa.
Você já tem o harbour instalado? Já compilou alguma coisa com ele?
Ainda não tem instalado e não tive oportunidade de compilar nada.
É isso, com a retirada da MT5, agora utilizo apenas OSLIB.LIB e CLD.LIB que é o debug, as funções de telas utilizo recursos do próprio Clipper.
Fico no aguardo do seu retorno e de outros colaboradores.
Grato,
Josadac.
Olá Rubens,
Me dê um retorno, assim que possível, sobre os questionamentos solicitados no post anterior.
Grato,
Josadac.
Me dê um retorno, assim que possível, sobre os questionamentos solicitados no post anterior.
Grato,
Josadac.