Página 3 de 6
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 18:39
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
OwnerButton o CAPTION é TEXT!
Código: Selecionar todos
#xcommand @ <x>,<y> OWNERBUTTON [ <oOwnBtn> ] ;
[ OF <oWnd> ] ;
[ ID <nId> ] ;
[ SIZE <width>, <height> ] ;
[ BACKCOLOR <bcolor> ] ;
[ ON INIT <bInit> ] ;
[ ON SIZE <bSize> ] ;
[ ON PAINT <bPaint> ] ;
[ ON CLICK <bClick> ] ;
[ HSTYLES <aStyles,...> ] ;
[ <flat: FLAT> ] ;
[ <enable: DISABLED> ] ;
[ TEXT <cText> ;
[ COLOR <color>] [ FONT <font> ] ;
[ COORDINATES <xt>, <yt>, <widtht>, <heightt> ] ;
] ;
[ BITMAP <bmp> [<res: FROM RESOURCE>] [<ltr: TRANSPARENT> [COLOR <trcolor> ]] ;
[ COORDINATES <xb>, <yb>, <widthb>, <heightb> ] ;
] ;
[ TOOLTIP <ctoolt> ] ;
[ <lCheck: CHECK> ] ;
=> ;
[<oOwnBtn> :=] HOWNBUTTON():New( <oWnd>,<nId>,\{<aStyles>\},<x>,<y>,<width>, ;
<height>,<bInit>,<bSize>,<bPaint>, ;
<bClick>,<.flat.>, ;
<cText>,<color>,<font>,<xt>, <yt>,<widtht>,<heightt>, ;
<bmp>,<.res.>,<xb>,<yb>,<widthb>,<heightb>,<.ltr.>,<trcolor>, <ctoolt>,!<.enable.>,<.lCheck.>,<bcolor> );
[; hwg_SetCtrlName( <oOwnBtn>,<(oOwnBtn)> )]
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 18:59
por JoséQuintas
Uia....
Só pra dar uma idéia.
Código: Selecionar todos
#include "hbclass.ch"
#include "hwgui.ch"
MEMVAR m_Prog
FUNCTION DoHWGui( cModule, cTitulo )
LOCAL oFrm
oFrm := FrmClass():New( cTitulo, cModule, "CIAEPU+-" )
oFrm:Execute()
RETURN NIL
FUNCTION pTeshwgui( oFrm )
ACTIVATE DIALOG oFrm:oFrm
RETURN Nil
O que a classe faz?
Cria a janela, e coloca os botões que foram indicados.
Código: Selecionar todos
CREATE CLASS FrmClass
VAR oFrm
VAR cPRGName
VAR cOptions
METHOD New( cTitulo, cModulo, cOptions )
METHOD CreateButtons()
METHOD Execute()
ENDCLASS
METHOD New( cTitulo, cModulo, cOptions ) CLASS FrmClass
::cPRGName := cModulo
::cOptions := cOptions
INIT DIALOG ::oFrm TITLE cTitulo AT 20, 0 SIZE 640, 480
RETURN Self
METHOD Execute() CLASS FrmClass
::CreateButtons()
DO( ::cPRGName, Self )
RETURN NIL
METHOD CreateButtons() CLASS FrmClass
LOCAL nRow, nCol, oFont, acOptions := {}, cCaption
PREPARE FONT oFont NAME "Times New Roman" WIDTH 0 HEIGHT 20 WEIGHT 400
IF "C" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Consulta" )
ENDIF
IF "A" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Altera" )
ENDIF
IF "E" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Exclui" )
ENDIF
IF "P" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Primeiro" )
ENDIF
IF "U" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Último" )
ENDIF
IF "+" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Seguinte" )
ENDIF
IF "-" $ ::cOptions
AAdd( acOptions, "Anterior" )
ENDIF
nCol := 1
nRow := 1
FOR EACH cCaption IN acOptions
@ nCol, nRow SHADEBUTTON SIZE 90,36 TEXT cCaption FONT oFont EFFECT SHS_METAL PALETTE PAL_METAL
nCol += 100
IF nCol > 540
nCol := 1
nRow += 40
ENDIF
NEXT
RETURN Nil
O resultado?
O módulo tem o que precisa.
Bom.....
o botão inclui executa o método inclui(), o botão altera executa o método altera(), etc.
Basta o módulo ter esses métodos, igual faço com GTWVG.
Depois... no futuro, dá pra fazer o ajuste fino, mas num primeiro momento.... parece que vai deixar a migração extremamente rápida.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 19:15
por JoséQuintas
Não sei se interessa pra alguém....
28/08/2020 11:15 6.487.984 jpa.exe
20/09/2020 18:55 6.681.512 jpa.exe
Como já uso ícones multiresolução, que são grandes, o EXE tá praticamente igual.
Tá com HWGUI agora.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 19:22
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
Nos botões, prefira imagens, cores. Evite usar palavras, com o tempo de uso o pessoal vai preferir desenho ou cor. Poupa tempo de ler.
Os icones(desenho/cores) são mais representativos no subconsciente.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 19:29
por JoséQuintas
Tem uma coisa na hwgui que deveriam ter feito faz tempo, igual na GTWVG:
Se indicar ícone que não existe, não colocar nada ou assumir um default, e não dar erro como acontece hoje.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 19:46
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
Tá começando agora, use utils\bincnt basta apontar onde estão os icones e ele vai criar um container(RC) com os ícones.
Eu já usava .RC mas vou passar a usar o binccnt.exe.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 20:00
por JoséQuintas
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 20:18
por JoséQuintas
O mais próximo que consegui foi este, mas fica doidão.
Código: Selecionar todos
@ nCol, nRow ICON IconFromCaption( cCaption) FROM RESOURCE SIZE 55,55
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 20:30
por JoséQuintas
No hicon tem a opção de definir tamanho.
Não resolveu ainda, não aparece.
Código: Selecionar todos
hIcon := HIcon():AddResource( IconFromCaption( cCaption ), 55, 55 )
@ nCol, nRow BUTTONEX cCaption ;
SIZE 55,55 ;
ICON hIcon ;
TRANSPARENT
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 20:42
por JoséQuintas
Coloquei pra redimensionar o ícone.
Alterei a variável com handle dos ícones pra classe, pra ver se o problema era a variável ser local.
Sem sucesso também.
Código: Selecionar todos
AAdd( ::aIconList, HIcon():AddResource( IconFromCaption( cCaption ), 55, 55 ) )
@ nCol, nRow BUTTONEX cCaption ;
SIZE 55,55 ;
ICON Atail( ::aIconList ) ;
TRANSPARENT
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 21:14
por MSDN
Quintas, siga as orientações do Itamar, vc é fera em GTWVG, mas em HwGUI está começando, e quando a gente está começando tem que ser mais humilde !
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 21:23
por JoséQuintas
MSDN escreveu:Quintas, siga as orientações do Itamar, vc é fera em GTWVG, mas em HwGUI está começando, e quando a gente está começando tem que ser mais humilde !
Apenas estou tentando mostrar um button com ícone.
O que tem de errado nisso?
Código: Selecionar todos
20/09/2020 21:10 3.181.437 ze_resource.o
20/09/2020 21:13 10.727.126 jpa.reso
Já tenho 14MB de resource.
Criar mais 14MB de resource, duplicando tudo, só pra usar o recurso novo, NÃO dá.
Não é questão de humildade, é questão de acrescentar 14MB no EXE pra isso.
Apareceu alguma coisa com o nice button.
Defini ícones com tamanho 55, e button também com tamanho 55.
Mesmo assim, tá menor que button.
Pensei na ampliação do Windows 10, mas não tem nada a ver.
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 21:24
por MSDN
A questão é que usar botões em HwGUI é diferente de usar em GTWVG, só isso, basta vc esquecer como fazia antes e ver como se faz em HwGUI.
Eu uso MiniGUI, sou acostumado de um jeito, se eu for usar HwGUI vou ter que reaprender algumas coisas, faz parte !
Iniciando com HWGUI
Enviado: 20 Set 2020 21:42
por JoséQuintas
Revi as mensagens, deixei passar o fonte do owner button.
Mesmo problema.
Código: Selecionar todos
AAdd( ::aIconList, HIcon():AddResource( IconFromCaption( cCaption ), 55, 55 ) )
@ nCol, nRow OWNERBUTTON SIZE 55, 55 FLAT ;
BITMAP Atail( ::aIconList ) FROM RESOURCE TRANSPARENT ;
TOOLTIP cCaption
Iniciando com HWGUI
Enviado: 21 Set 2020 04:02
por JoséQuintas
Preguiça... vai o teste assim mesmo.
Comparado com console, e com pouca informação, qualquer coisa fica legal.