Programas Para DOS = Não deixe morrer = Leia, é importante !

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Quando falei em programas tentei citar o fator "visual" em lugar de "for windows". Veja bem, se o linux ainda fosse modo texto a aceitação dele seria quase nula apenas servidores seriam interessantes. Mesmo gente que mexe há um bom tempo com computador se assusta ao ver a interface gráfica do Kurumin (cujo cd anda comigo pra cima e para baixo).

Quando falei pra minha chefe pra fazer as transações bancárias usando o linux ela riu da minha cara e perguntou como que ela poderia acessar o banco em modo texto (ela tem algum conhecimento de computadores que ela aprendeu com os técnicos anteriores a mim e o servidor da empresa é um red hat linux 9 com X capado :P ). Mostrei a ela a interface gráfica no kurumin e dando boot pelo cd entrou direto e pegou o ip pelo modem com roteador e apareceu a interface gráfica do kde. Mostrei pra ela o ícone do firefox e em dois tempos ela já estava navegando e entrando no site do banco para fazer transferência.

Mais tarde ela veio me perguntar se o linux acessava o servidor remoto (temos um servidor de terminais remoto com windows 2000 server) e eu disse que sim. Ela já pediu para deixar apenas o linux na máquina dela e o sistema do mercado (visual por sinal) ela acessava via terminal remoto. Imagine se o kurumin fosse apenas em modo texto...

Muito bla, bla, bla sobre programas em modo texto e eu mesmo já pensei assim, mas passa o tempo e eu vejo que usuário não quer decorar. ele quer é olhar um desenho na tela e associar ele ao que deve ser feito. Quando alguem busca um ícone na tela após um organizar ícones vai pelo nome ao invés do desenho?

A evolução para 32 bits é bom? Sim, seja em texto ou modo visual. Mas a mudança pra programas visuais está chegando ao ponto de ser obrigatória. Veja o caso de que até alguns dos defensores do modo texto usam um editor de texto visual hehehe.

A, por sinal aqui na região poucos mercados usam frente de caixa em modo texto, a maioria prefere programas gráficos mesmo rodando em DOS. E aqui no sul duas grandes redes usam programas visuais para PDV como o caso do Zaffari e o Nacional. E o Carrefour em SBC (onde ficava a antiga Villares) já usava programa PDV em modo visual desde a época que eu morava ai isso fazem uns 11 anos.
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Migrar para Windows é obrigatório, modo texto funciona, mas o visual indispensável.

A migração pode ser menos dolorida, por isso criei a XVL onde vc apenas compila sistemas em visual lib e ele sai para Windows, isso é muito bom.

Vc compila para Windows e não se assusta com a programação, vc não precisa mudar nada no fonte.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Trazom
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Trazom »

por coincidencia, hoje fui fazer um "lacre" na sefaz de alagoas:

isso mesmo lacre na sefaz:

- é assim o programar leva o note, ou a cpu, o ecf os livros fiscais da empresa, bem o como o respectivo programa.

- perante um fiscal faz o que ele pede:
-cupom com
-um item, dois, cancela, dar desconto, acrescimo, fecha com outra forma de pagamento, cancela, memoria fiscal gera arquivos pro sintegra

- e eu por ser o mais velho, entrei na prioridade e fui o primeiro a demonstrar e consequentemente, me liberar

Graças as DOS, porem nesse caso de hoje foi um impressora daruma, que pela primeira vez, decidi usar a .dll do fabricante, pois fiquei surpreso com a sucesso demonstrado

Entao graças ao windows tb, ou conforme o fabricante diz, tb em linux,

ainda nao testei, mas acredito que o resultado será satisfatorio

No final do tal "lacre" o proprio fiscal me perguntou: voce nao vai fazer seu programa for windows ?

Respondi: nao tenho interesse, demora muito !!!

Mas nao deixem de tentar:

no momento estou tentando php com mysql, e posso afirmar sem exageros:

php é o clipper for web, a sintaxe é a mesma, e exporar dbf pra sql é moleza.

valeu
Imagem

Harbour 3.2 HMG 1.2a NSX
Evandro
Pelo fato de exercitar bem a própria arte,
cada um pretendia ser sapientíssimo também nas
outras coisas de maior importância,
e esse erro obscurecia o seu saber

Platão, Apologia de Sócrates
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Parabens Trazom pelo sucesso...

Mas migrar hoje para Windows está muito fácil, e usar bancos relacionais também.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Trazom
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Trazom »

pra mim hoje é indispensável ser web

preciso fazer coisas do tipo

use \\201.201.201.201\servidor\c\cliente

e funciona perfeitamente

um exemplo:

create table cliente {'codigo',char(5);'nome',char(40);};

esta linha cria uma tabela em sql

a seguinte linha insere dados nessa tabela:

insert into cliente ('00001',Jose');

dessa forma, exportar dados pro myl é moleza, sem ter q ter nada instalado na maquina do cliente, tudo for web

nao quero dizer q isso seja a melhor maravilha do mundo, tem seus problemas tb

mas o poder do clipper nao tem igual !!!!

viva o clipper
Imagem

Harbour 3.2 HMG 1.2a NSX
Evandro
Pelo fato de exercitar bem a própria arte,
cada um pretendia ser sapientíssimo também nas
outras coisas de maior importância,
e esse erro obscurecia o seu saber

Platão, Apologia de Sócrates
JBRITO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

DEIXAR O DOS MORRER

Mensagem por JBRITO »

SE QUALQUER UM DE NÓS ESTIVESSEMOS NO LUGAR DESSES EMPRESARIOS POUCO SE IMPORTARIA COM O PASSADO E SIM QUANTO
VIRIA PARA O BOLSO

VEJAM QUANTAS TECNOLOGIAS FORAM INVENTADAS, E VARIAS DELAS FAZEM O NOSSO CONFORTO (MUITAS ATÉ DESNECESSARIAS)

QUANTOS DE NÓS ADQUIRIMOS UM BEM AS VEZES SÓ POR MERO CONSUMISMO.

QUEREMOS SUSTENTAR O DOS OU NOSSOS EMPREGO

TRABALHO TAMBÉM COM DOS SEI QUANTO E MAIS BARATO PARA O USUARIO TER ESSES PROGRAMAS, MAS EM COMPARACAO, CONVENCER ALGUEM ADQUIRIR GRAVADOR AO INVES DE CD, OU ADQUIRIR TV USADA AO INVES DO ULTIMO TIPO, CONVENCER A COMPRAR CELULAR BARATO DO QUE A QUE TEM VARIAS FUNÇOES,

O USUARIO E SEDUZIDO PELA MODERNIDADE, E TEMOS QUE ACOMPANHAR A MODERNIDADE,

QUANTAS COISAS JA NAO ESTINGUIRAM, BRIGAR PELA VOLTA AO PASSADO E RETROCEDER, USEMOS O "DOS" E SEUS PROGRAMAS ENQUANTO PODEMOS, CREIO QUE ENQUANTO HOUVER COMPUTADORES "VELHOS" HAVERA CAMPO, DEPOIS DISSO SOMENTE AS OUTRAS GERAÇÕES DECIDIRÃO POR ALGO MELHOR E MAIS RAPIDO.
support sistemas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por support sistemas »

Ola pessoal programo em Clipper,Cobol,C++ desde 1989 sinto necessidade de migrar para Delph ou VB pela concorrencia atual , minha dificudade em Clipper e a demora em gerar relatorios pois a base de dados e enorme, ja tentei migrar para delph ou VB nao nao tive sucesso, tive muitos problemas as vezes pau de Windows. Tenho clientes com sistema funcionando em Clipper e numca deu pau. Se tiver um banco relacional em clipper ai byby for windows.
Responder