Mercado p/ Clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Agora você conseguiu se superar e me surpreender. :)

Você realmente precisa dizer isso tudo pra Apple, Microsoft, Borland, Corel, Adobe e todas as grandes empresas de software que desenvolvem sistemas gráficos pra Windows. Certamente eles não conseguem controlar todos os processos da mesma forma que você nos seus programas modo texto. Tudo bem que elas faturem bilhões de dólares anualmente. Voltando ao modo texto (em Linux seria melhor), certamente ganharão muito mais.

Aliás, aproveite e avise esse pessoal que desenvolve IDEs gráficas pro XHarbour pra pararem com tudo. Gráfico pra quê? Não dá pra controlar todos os processos. Pura perda de tempo. Não acha? :))))))))

Suas alegações soam tão absurdas e ridículas (penso que seja de propósito) que eu nem vou me dar ao trabalho de rebater. Acredite quem quiser. Complementando o pensamento do Renato: cada um que tente ser feliz com suas escolhas. Minha boa vontade de tentar clarear as idéias dos colegas tem limite. Acho mais sensato eu parar por aqui. Só lamento pelos novatos que acreditarem nessas alucinações. As escolhas deles são baseadas nas informações coletadas em discussões desse tipo.

---

LEMBRETE -> Ainda gostaria que você respondesse às questões que levantei sobre o tal componente Delphi feito em XHarbour (é verdade mesmo?), o estudo sobre o XHarbour ser mais rápido que o Delphi (alucinação?), etc.
Se você não quiser responder, nem se preocupe. Não é obrigado. Mas vai ficar parecendo que sua intenção é apenas jogar alegações mentirosas na thread, apenas para o XHarbour "parecer" melhor do que realmente é. Mas daí, a sua credibilidade...

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

rrfsistemas escreveu:
Delphi não trabalha com Linux, infelizmente, pois se trabalhasse eu seria o primeiro a me aprofundar no seu uso.
já no Windows voce não controla todos os processos.
Acho que vcs estão tão bitolados no assunto Clipper X xHarbour X Linux que esqueceram de um simples detalhe : tecnologia evolui... e as diferenças desaparecem...

Está parecendo o clube do Bolinha só é bom quem faz assim... assim não entra...
Não podemos nos ater a detalhes.
Eu gosto do VFP... E dai ?
Faz o que eu preciso, do jeito que eu quero, CONTROLO TODOS OS PROCESSOS e objetos, Roda no Linux/Unix/Mac, e é bunito !!!

Se ainda tem pessoas querendo usar o Clipper , que seja feliz !!! #-)
Sem querer apelar, eu vou te dizer uma coisa: Eu gosto muito do Windows, e gosto ainda mais do Linux de modo geral. Acho que não foi correto você dizer que estou bitolado, apenas tenho uma visão diferente da sua, onde valorizo a escolha do meu cliente, usuário final de meu sistema, ou aquele que não por acaso (com certeza deve ter motivos) me pede para realizar esta migração.

Talvez seja algum tipo de birra sua, por utilizar uma ferramenta da Microsoft não aceitar o fato de que 0,000001% das pessoas (acho q é só isso q usa Linux né?) jamais vão rodar o seu sitema.

Me foi colocado ao longo desses meus anos de estudo que, como gestor, devo estar atento ao mercado, e se a cada cem pessoas que querem comprar um produto desenvolvido por mim, uma não comprar por que meu produto não atende suas necessidades, devo eu buscar atender. Não quero perder meu 1% que você não ganhou.

Eu não critico a escolha das ferramentas de ninguém aqui do forum, inclusive caso tenha lido minhas duass postagens anteriores, verá que em nenhum momento engrandeci o xHarbour mais do que realmente é o seu lugar. Porém o fato dele rodar em Linux é bom sim, e bastante relevante.

Eu já lí você mesmo dizendo sobre outras linguagens multi-plataformas e considerei interessante suas colocações.

Quando for falar algo do xHarbour que não te agrada, diga tudo, menos que quem está atento ao mercado proporcionado pelo segundo SO mais usado do planeta, faz parte do clube do bolinha...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

-:]

Ah! ia esquecendo: O que o Maligno tá fazendo num fórum onde se discute uma 'linguagem tão pobre' !!!?????

:(Neg

Hein! hein! hein! alguém sabe????

Não sei se vcs perceperam, mas alguém tá chamando todos os milhares de usuários deste fórum de 'babacas'! Não expressamente. Claro! mas com toda elegância que lhe é peculiar. Usando muitos argumentos... palavras bonitinhas... e tal... e tal...

#-)

Toledo, fecha o fórum pq o Maligno disse que não existe razão deste fórum existir, pois discutem uma 'linguagem ultrapassada', que não dá pra fazer nada 'complexo' e quem tá aqui tá perdendo um grande tempo da sua vida.

Toledo, brincadeirinha! :)Pos

Clippeeeer... xHarbouuuurrrrrr! :{ :{

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Amigos,

Serrote pra serrar madeira,
Martelo pra bater prego,
Furadeira pra fazer furos,

É assim também com as linguagens, depende do uso em determinada tarefa, o usuário deve pesquisar e testar a linguagem que atende seu foco de mercado e não deixar de acompanhar as tendências do mesmo.

Não vamos criticar ninguém e nenhuma ferramenta, vamos apresentar opiniões, vantagens, desvantagens também, se alguém aqui estiver usando serrote pra fazer furos, os mais experientes que orientem, acho que assim vamos crescer juntos. As vezes o cara ta arrumando um relógio com uma luva de box e não esta notando isso, ou esta tentando fazer um motor com apenas uma martelo. Fica dificil.

Vamos deixar os sentimentos pessoais pra lá, e não vamos deixar de ser cordiais com ninguém.

Valeu meus grandes amigos! :)Pos
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Caro colega Stanis : acho que vc não entendeu o q eu quis colocar : mas como o colega Momente disse :

"Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar."

A propósito vc já ouviu falar em KYLIX ?

Artigo: http://www.revistaeletronica.com.br/vfp-linux/

Ao coloega Maligno : :{
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Janio escreveu:O que o Maligno tá fazendo num fórum onde se discute uma 'linguagem tão pobre'?
Ajudando as pessoas. Como já ajudei você. Lembra?

Trabalhei por 17 anos com Clipper e tenho, assim, uma certa experiência, que nunca me neguei a compartilhar. Ajudar os colegas a não passarem pelo que eu já passei é uma coisa que me dá prazer. E acredito que é um dever. Mas não apenas ajudar a resolver os problemas técnicos do dia-a-dia, mas também aconselhando, orientando, etc. Afinal de contas, ao longo dos anos não acumulamos só experiência técnica, mas também vivência.

Tenho certeza de que aqueles que leram todas essas mensagens, em especial os novatos, já terão uma boa partida para tirar suas conclusões e escolher o caminho a seguir no futuro, longe do Clipper. Aliás, você está absolutamente certo. Clipper é uma linguagem pobre. Muito pobre de recursos. Mas é só uma mera ferramenta. Pior (e mais lamentável) é a pobreza mental das pessoas somado ao "orgulho" que as impede até mesmo de dizer a verdade.

Apesar de ter abandonado o Clipper e querer uma distância astronômica do XBase, não me importo de continuar participando do fórum. Como disse, tenho prazer em ajudar. Prova disso é a quantidade de posts que tenho. Tive o privilégio de ajudar muita gente por aqui. E vou continuar, se me permitirem.

Tenho certeza de que algumas pessoas desse fórum até gostariam que eu não mais aparecesse por aqui. Tenho o "defeito" de sempre ser honesto. Já notei um certo interesse oculto em algumas pessoas. Esconder a verdade para fazer sua escolha parecer a mais acertada. E não só aqui. No news do UOL também. Lá havia até interesse comercial. E não fiquei quieto. Não tenho compromisso com ferramenta/linguagem nenhuma. Meu compromisso aqui é com meus colegas.

Repetindo: minha ajuda é desinteressada e minha opinião é honesta. Muitos não podem dizer o mesmo. É pra esse tipo de gente que você deveria direcionar suas ironias.
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Grande Maligno. Sem ressentimentos!

Vc sempre foi e continuará sendo uma das bases desse fórum. conheço poucas pessoas que tenham o conhecimento que vc tem. É sério. Sem ironias. Em muitas coisas que vc disse nesse post, eu concordo. Só tô achando que vc tá pegando pesado de+. Vc está num fórum clipper, percebeu??? E expressões do tipo: "O Clipper já foi. E já vai tarde"; "O clipper é pobre"; "O clipper não presta". Embora que em parte isso seja verdade, nos magoa. De outro bordo, o clipper ainda é uma ÓTIMA opção para desenvolvimento de sistemas para um determinado segmento de mercado. Ou não? O que eu acho é que dá pra defender uma 'ferramenta' sem precisar 'enterrar' a outra. Eu ainda não tinha visto esse seu RADICALISMO em outras mensagens!

Não sei se vc viu, mas ANO PASSADO. Eu disse ANO PASSADO e não há 10 anos, foi postado um link aqui neste fórum onde a revista INFO divulgou pesquisa realizada entre as 2000 MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS onde ficou constatado que CLIPPER (que vc diz que não presta) ficou em 2º na preferência de ferramenta de desenvolvimento entre essas 2000 MAIORES EMPRESAS. O Delphi que vc tando defende perdeu pro CLIPPER. Lembre-se: AS 2000 MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS. Portanto, não estamos falando de buteco não. É fato. E contra fato, dizem por aí, não há argumentos.

Um abraço, e espero ainda contar com a sua ajuda. Quando eu precisar, é lógico.

:)Pos

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

rrfsistemas escreveu:A propósito vc já ouviu falar em KYLIX ?
Ja sim, inclusive ja testei. Só pelo famoso "Hello World" já é possivel ver que num tem a capacidade assim de um... Delphi.

Mas é um projeto interessante, vai vingar.

O ponto de vista que eu defendo, talvez não tenha me expressado bem, não é de desenvolver para Linux. Claro que eu num largo o mercado que consiste o Windows, que é maior, mais seguro e tal.

O que eu quis dizer é o seguinte, a importancia não está em rodar em um ou em outro, e sim na possibilidade de rodar nos dois. Imagine que eu pudesse optar em desenvolver:

Só para Windows ou só para Linux?
Eu escolheria Windows.

Para Windows e para Linux.
Melhorou!

Para Windows e para Linux e MAC-OS e OS-2.
Eu escolho ir por aqui mesmo...

Claro que isso num muda muita coisa, nunca vi nenhum programa meu rodando no MAC nem no OS-2. Mas saber que roda já é legal :))

Quanto ao artigo do link, não se esqueça do Wine por trás disso tudo.

Bom, o tópico foi bastante esclarecedor sim, acho que muitos tem razão em muitas coisas. O Delphi é melhor e bla bla bla... Quanta novidade...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Clipper - Ainda vive

Mensagem por Pablo César »

É isso aí, Janio. É bom reconhecer com humildade o conhecimento de cada um (porque é feio dar as costas auqle que algum dia te ajudou). E é claro que o MALIGNO pegou pesado, mas deve ser porque ele domina uma liguagem com maiores recursos que é a LIGUAGEM C. As vezes alguns falam dos "iniciantes" como desmerecendo todo seu conhecimento. pode ser que muitos não dominem a linguagem, mas certamente sabem o que querem fazer. São as vezes eles que dão brilho e colocam situações NOVAS ao qual TODOS nós contribuimos e ajudamos a que este FORUM seja o que ele é. E que muitas vezes se consegue descobrir e desmistificar situações que antes eram impossíveis (olhem o exemplo do colega HEVERALDO). Pena que os que poderiam melhor essa idéia, simplesmente ficam de braços cruzados porque o xHarbour faz. Mas ele surgiu por causa do Clipper. E deveriam fazer contribuições ao Clipper também. Claro que magoa quando usam palavras desmerecendo nosso querido CLIPPER, senão não estariamos aqui discutindo sobre ele e tambem sobre outras linguagens. Como o nosso colega bem antes disse, não existe A MELHOR e sim para mais adequada para cada situação. TODAS contribuem para o avanço tecnologico e tambem para as manipulações comerciais que existem entorno. Mas não podemos desmerecer nenhuma delas. Ainda bem, que tem diferenças entre elas. Lembram do COBOL ?. Pois é, o velho COBOL, ASSEMBLER, FORTRAN, PASCAL, ali vai... Só não podemos gente, é desmercer ninguém. TODOS somos UM. E este FORUM é do CLIPPER, ou pelo menos até que a morte nos separe... hehe Mas foi sadio por um lado todo este debate. Mas por favor não desmereçam ninguém, sejam bons cristãos (ou seja do BEM, qualquer for a sua religião). Cada um tem seu proprio brilho, da forma que cada um é.

Um clip-abraço TODOS, e eu não fico com resentimento de NINGUEM. Só espero que o nosso colega JONATAS faça a escolha certa, seja qual for. será a que melhor atenda a suas expectativas. Mas que o Clipper ainda´está vivo, ele está. Só fico pensando... o Clipper é da CA-Computer Associates que é uma empresa muito grande e poderosa, por quê deixou os seus usuários do CLIPPER não mão e não faz nada para criar um novo SO ???? Já pensaram nisso ?.

Um clip-abraço, novamente
:)Pos
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Janio escreveu:Grande Maligno. Sem ressentimentos!
Claro que não. Não me desgasto à toa.
Só tô achando que vc tá pegando pesado de+. Vc está num fórum clipper, percebeu??? E expressões do tipo: "O Clipper já foi. E já vai tarde"; "O clipper é pobre"; "O clipper não presta". Embora que em parte isso seja verdade, nos magoa.
Não é nada inteligente da sua parte se magoar com uma coisa dessas. Liberte-se disso. Procure direcionar sua energia pra algo mais relevante. Já disse várias vezes: uma mera ferramenta vale ZERO. O Clipper não dá sustento pra ninguém. É trabalho do programador que dá. Ele não é alguém da sua família que deve ser amado. Visite outras paradas, aprenda novas linguagens, pratique programação de verdade, sem se amarrar numa porcaria de ferramenta. Quando você se libertar desse tipo de corrente, você realmente vai se sentir mil vezes melhor. Hoje eu, por exemplo, estou só programando em C++. Amigos meus já me falaram que eu deveria trabalhar com OPascal, que é muito melhor. Só dei risada. Me magoar com isso seria ridículo. Mas, se amanhã ou depois eu conhecer algo melhor e resolver mudar de novo, não vou me prender. Eu nunca poderia me permitir ficar preso a uma mera ferramenta.
De outro bordo, o clipper ainda é uma ÓTIMA opção para desenvolvimento de sistemas para um determinado segmento de mercado. Ou não? O que eu acho é que dá pra defender uma 'ferramenta' sem precisar 'enterrar' a outra.
Nunca neguei que o Clipper fosse uma boa ferramenta para sistemas de informações simples, em modo DOS ou mesmo algum tipo de pseudo-gráfico. Devido a sua pobreza, é uma ferramenta bem limitada, mas tem seu papel. Acho que qualquer um com o mínimo de bom senso vai concordar com isso. Cada ferramenta tem sua utilidade. Mas o que discutimos aqui é sobre o futuro. Não sobre o passado. Para aqueles que não se incomodam com as limitações do Clipper, que sejam felizes na sua escolha. Mas jamais me peça pra "respeitar" uma ferramenta de programação. Se você se magoa com o que digo sobre o Clipper, problema seu. Não meu. Além do que, só digo a verdade.
Eu ainda não tinha visto esse seu RADICALISMO em outras mensagens!
Se eu não fosse radical, não teria o conhecimento que tenho. Estaria afundado no Clipper até hoje, procurando feito doido qualquer gambiarra pra imprimir numa simples impressora USB.
Não sei se vc viu, mas ANO PASSADO. Eu disse ANO PASSADO e não há 10 anos, foi postado um link aqui neste fórum onde a revista INFO divulgou pesquisa realizada entre as 2000 MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS onde ficou constatado que CLIPPER (que vc diz que não presta) ficou em 2º na preferência de ferramenta de desenvolvimento entre essas 2000 MAIORES EMPRESAS. O Delphi que vc tando defende perdeu pro CLIPPER. Lembre-se: AS 2000 MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS. Portanto, não estamos falando de buteco não. É fato. E contra fato, dizem por aí, não há argumentos.
Eu lembro quando postaram essa mensagem. Poucas vezes ri tanto nesse fórum. Já explico porquê. Você acredita em tudo o que lê? Não me refiro à mensagem que postaram. Me refiro a pesquisa que fizeram e a forma como foi feita. Pro seu bem: seja mais rigoroso na sua análise crítica. Clipper melhor que Delphi? Clipper em segundo lugar? AH!!! Vou contar uma histórinha pra você...

Tenho um amigo que trabalha há anos na Xerox Brasil. Ele era na época parte do grupo técnico. Não da área de box (copiadoras, impressoras, etc), mas da área de serviços de impressão. Foi criada uma unidade imensa em Mamboré-SP, só pra eles trabalharem com isso. Você já deve ter visto aqueles caderninhos que os bancos enviam para alguns (bons) clientes. São cadernos muito bonitos, com extrato de conta corrente, poupança, ações, etc. Tudo feito por encomenda de bancos que não tem condições de fazer isso por sua própria conta. É esse tipo de serviço que eles fazem.
À época da estruturação da unidade tiveram de comprar equipamentos e softwares para modelagem de dados. Compraram um programinha americano de +/- US$500,000.00. Esse programa trabalhava em cima de uma base de dados que precisava ser preparada por um programa externo. Tinham que decidir que programa usar. Pegaram o novato do grupo e perguntaram que linguagem ele conhecia. Ele respondeu: XBase do Visual FoxPro. "Então é isso o que a gente vai usar!". Moral da história: se o infeliz conhecesse Clipper você poderia dizer "UAU!!! Até a Xerox usa Clipper! VIVA!!". Não é pra rir? :)))))))

Você não imagina os absurdos que se vê em grandes empresas. Mas até os absurdos tem motivo pra existir.
Preste um grande serviço a você mesmo: bote os pés no chão.
Um abraço, e espero ainda contar com a sua ajuda. Quando eu precisar, é lógico.
Sempre que precisar e estiver ao meu alcance.

[]'s
Maligno
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Olhem o que o sujeito escreveu em outro tópico:

Pensem bem: cada mensagem consome espaço em disco e a leitura de cada página consome banda. Isso tudo tem custo e alguém vai pagar. Pode parecer pouco, mas se for somar com outras threads semelhantes, enquete sobre o técnico Dunga (o que tem a ver com Clipper?), perguntar o que já foi perguntado dezenas de vezes, etc... acaba ficando caro. Mas pra nós é de graça. Tenho absoluta certeza que ninguém quis faltar com o respeito aos que mantém o fórum, mas esbanjar os recursos pelos quais não pagamos é uma falta de respeito muito grande.

[]'s
Maligno
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Olhem o que o sujeito escreveu em outro tópico:
Rapaz! Mas você não se contentou mesmo, hein? Não resistiu e resolveu dar uma clicada no tópico. Eu avisei. Se não tá gostando, não clique. Mas ficou aquele "bichinho" te mordendo por dentro e,.... Não resistiu. :))))
Mas é sempre bom a gente conhecer melhor as pessoas.

É claro que você não vai entender, mas respondo assim mesmo: reafirmo o que você velhacamente "desenterrou" do outro tópico. Eu disse isso mesmo. E confirmo. Mas, a diferença entre o conteúdo de um com o outro é gritante. Lá era um desperdício total. Neste aqui, 90% do que se escreveu, se não é técnico propriamente, é muito didático e assim, muito útil. Mas é evidente que você não vai conseguir enxergar isso.

Vou te dar uma grande felicidade. Vou sair deste tópico, pra não voltar mais. Gostou?.
Mas, espero que continuem a thread. Polêmicas são sempre saudáveis. :)

E, quem tinha que entender tudo o que foi dito, ótimo. Quem não entendeu, lamento muito. Minha parte eu fiz. Meu ponto de vista foi devidamente esclarecido.

Mas, poxa! Eu até tinha alguma esperança do Wagner responder minhas questões. Mas, pelo jeito, ele não vai nos dignar com sua palavra. Então, infelizmente, sou obrigado a tomar aquelas afirmações como fantasias mesmo. Talvez alucinações decorrentes do excesso de trabalho. Que seja. Azar de quem acreditou.

[]'s
Maligno

PS: Um último recado: a Borland já liberou seu Turbo Explorer (gratuíto) para download. Quem se interessar é só clicar no link http://www.turboexplorer.com.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Boa Tarde.
Programo em clipper há mto tempo.
Mas meu primeiro contato com uma linguagem de programação foi o Pascal
eu me lembro bem dos "Writeln"...em seguida aprendi o Clipper...depois Delphi 2...VB...
O mercado para aplicações em Dos existe mas não cresce mais proporcionalmente como antigamente, hoje os inúmeros recursos e possiblidades que existem em aplicações Windows, logicamente sua estética, influenciam mais o consumidor para aquisição de um software. Mas não há venda melhor que no boca a boca, indicação de cliente, hoje além de desenvolvermos uma aplicação com qualidade temos que ter um Atendimento, pois mtas vezes é no diferencial que você conquista. Esse ano vendi programas em Dos e ainda faço customizações neles.
Não queria sair do paradigma Xbase, eu tinha que migrar para uma ferramenta que tivesse imputado em suas entranhas os comandos que eu já conhecia e assim me adaptar melhor. Todo nós buscamos nas mudanças algo fácil e de rápido aprendizado. Mesmo porque com diversos projetos em andamento, redirecionar o tempo para estudo é necessário, mas tive que avaliar bem qual ferramenta me oferecia os recursos que necessitava.
Simultâneamente comecei a estudar Visual Fox Pro 8 +Genexus e xHarbour. Dentre elas preferi o xharbour pois me permitiu reaproveitar meu código inicialmente mto mais rápido e por questão de custo. Ele é Opensource.
Hoje estou satisfeitissimo com o retorno obtido.
Atuo em industrias e o sistema opera em diversos módulos interligados, a informação não pode parar nem com reza, tirar o sistema para reorganizar era um pânico total...rs...uma da limitações do clipper que mais preocupava era a questão da base de dados nem tanto o front end com o usuário...na época adquirimos soluções caríssimas para o clipper fazer uso de bases de dados com maior estabilidade e segurança...Hj consigo isso com xharbour sem gastar com nada...
Existem diversas Gui´s para criação de telas para Xharbour que já citamos aqui Minigui, Hwgui, xHbgtk...
Tem a Xailer tb www.xailer.com que apesar de ser paga oferece mtos recursos.
Estou concluindo tb um outro projeto em Linux com xharbour, e quebrando uma concorrência em um programa feito em Delphi, por questão de custo que tb é um fator pesado para o cliente. E a versão em linux em comparação no laborátorio é melhor não por ser barata, mas tb pela questão visual e funcionalidade. Já vi programas em Kylix (Delphi Linux) tb são belissímos, mas essa empresa não possui conhecimentos para desenvolvimento em Linux isso que apertou tb no Martelo. Todo problema se iniciou com a gama de erros ref aos Corruptions que interferiam nas Vendas, a Diretoria de TI, resolveu contratar outra empresa que possuia uma solução em Windows feita em Delphi, mas apesar da versão em Dos ser instável ela já tinha em suas costas 8 anos de customizações, para fazer as adaptações na versão em Delphi levaria um tempo considerável, colocaram uma unidade com a Versão Windows depois de testes em laboratório, mas devido a falta das "virgulas a mais" tiveram que retroceder. Nesse meio tempo eu fui repatriado...rs...a essa software house meu primeiro "trampo"...e começamos a portar para linux...o sistema renasceu Turbinado...hehehe...e custo baixissimo para implantação...espero colher logo esse frutos dessa empreitada...
Hoje temos que estar antenado sim as coisas novas mas que estejam dentro das nossas possibilidades, o mercado hoje é mais exigente e competitivo, se vc tiver menos custo para elaborar um produto isso irá influenciar no seu preço final tb. Temos que procurar Inovar e tentar oferecer aquilo que esta mais condizente ao mercado que pretendemos atender ou já estamos atendendo, eu consigui isso com o xHarbour, outros com o Visual Fox Pro, outros com Delphi, não importa, o que importa realmente é seu cliente estar satisfeito com seu produto.
Eu tenho mto a agradecer ao Maligno, ao Wagner Nunes e não esquecendo tb sim a Luiz Culik e tantos outros que me ajudaram a formar o Analista que sou hoje, pois como mtos postei mtas dúvidas aqui e aqui adquiri novos conhecimentos e informações quanto essa poderosa linguagem Xbase.
Antigamente eu era um skatista louco nem ai agora "truta" a história é outra, tenho familia e uma dudinha xbase para pular em meu colo qdo chego dos meus clientes, esse foi meu melhor programa...rs...o mundo não para..
Que Deus Abençoe o Rumo de todos nós.

:xau

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Bom,

Acho que você amigo Maligno devia ir frequentar forum de Delphi, já que vc tá tão avançado para nossos moldes.

Apesar de ter 17 anos de clipper você ainda não conheceu ele a fundo, eu uso a 8 anos e desmanchei toda a maquina virtual, tenho um conhecimento vasto de assembler e já fiz muita coisa com isto.

Usei muito o DeDe e digo com toda certeza e sem medo de errar, Uma rotina simples de delphi sempre executa mais codigo ASM do que uma rotina do mesmo porte em xHarbour, o xHarbour não é mais rapido, mas o que faz com que ele rode em um 586 133 e o Delphi demore até 3 segundos simplesmente para abrir um relogio na tela, sem contar os problemas de consumo de memoria.

OOP não é tudo, tem suas limitações e no fundo no fundo, até o OOP é gerenciado por rotinas em C, se falar que mentira eu nem respondo, o Delphi é bom, é, eu uso e até tenho o Delphi 5 registrado, porem com xHarbour e integração total com C e até mesmo C++ eu consigo fazer tudo o que quero e inclusive coisas que não achei meio de fazer com o Delphi, claro que existe, mas é meio obscuro ainda, sem contar os infinitos erros. o xHarbour eu conheço a fundo e conheço os processos que ele tem e dispara.

Quanto ao Delphi e Processos, não tem como você controlar os processos, pois senao vc teria que fazer rotinas para criar forms, eventos, e controlar tudo mais, o Delphi é muito extenso e é impossivel de você gerenciar todos os processos, por isso maior parte dos erros o proprio programador demora dias para descobrir de onde vem, quem nunca viu uma mensagem assim apenas "I/O Erro" e ai??? são processos que você tem que programar seu controle, quando vc abre um banco de dados mesmo usando o Datasource, quanto replace eu ja fiz errado por que tem processos que disponisicionavam o ponteiro do arquivo, mentira? nao, tenho certeza que nao.

Quanto ao componente, veja no site do Mediator, alias, é até usando a RDD para xharbour que fizeram o tal componente.

Lembre tambem que o xHarbour pode usar recursos do Delphi e até mesmo os componentes dele, acredite, eu fiz isto interagindo com Minigui e WVW, agora não adianta, em Geral, o Delphi para aplicação comercial é mais lento e interagir ele direto com o C, não é tão fácil quanto ao xHarbour.

Quantos menos OOP mais memoria disponivel e mais velocidade do código, porem com OOP a programação fica mais organizada.

Falamos entao de tranzição, ir do Clipper direto para outra linguagem e ainda relacionada a objeto, meu Deus, num brinca né...

O xHarbour está evoluindo, trabalha muito bem com OOP nos mesmo moldes do Delphi, pois você esquece que OOP é gerenciado por rotinas simples escritas em C mesmo e ASM, ha, fala que é mentira?!?!?! nem respondo mais.

Logo, atras de um OOP sempre tem uma programação estruturada em não oop, o xHarbour tem suporte OOp e está sendo totalmente remodelado para isto, todas as rotinas e está ficando bom, vai ficar mais delphado, para quem quiser, para quem não quiser, será o mesmo velho e bom xharbour, preservando caracteristicas que o tornam transparentemente semelhante ao Clipper.

Agora falar que Delphi é melhor caminho para quem já tem um sistema rodando?!?!?!?!

Cara... vamos acordar povo, acompanhe o xHarbour enquanto não está tão distante do Clipper...

Há, quanto a maquina virtual do xharbour, é mais rapida que qualquer outra existente, inclusive a .NET, java, etc, e lembro a todos que o Delphi tá indo pelo mesmo caminho... sem brigas e recentimento... melhor ir por onde eu conheço e sei que vou andar do que me prender nas mãos de quem controla o caminho.

Nao vamos discutir mais isto. Aqui se trata de clipper, e já fora definido a muitos e muitos anos atrás que o delphi não seria um bom caminho, devido a aprender toda uma nova estrutura e linguagem, para quem o fez parabens, eu programo em Delphi e gosto, porem para os amigos Clippeiros, como ainda sou tambem, xHarbour, sem discução.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O xHarbour tem uma maquina virtual simples e portável.

Roda em

DOS
WINDOWS
LINUX
FREEBSD
OS/2
OSX
WINCE
BEOS
Enfim, onde o GCC roda, o xHarbour roda, so não compilaram ele ainda para PALM, mas PALM é muito limitado relativo a tudo, eu programo em palm e já usei o GCC com ele, é bem complicado.

Não me assustaria se alguem escrevesse a maquina virutal do xHarbour para Symbian e assim ela rodasse nos celulares, porque não??? alias é investimento de tempo apenas, já que o GCC funciona em Synbian.

Legal né, tem mais, pode gerar aplicativos modo texto, grafico, janela, cgi e até wap, em Delphi é possivel tudo isso? Sim, só não vi ninguem fazendo ainda.

Se você tem mais possibilidade com um conhecimento que você já detem, porque ter que aprender algo que vaio te prender a padrões que você vai ter que se impor...

Liberte-se das limitações, não existe nada igual C/C++ e o xHarbour nos leva a novos horizontes com base nestes recursos.

Abraços.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder