Boa Tarde.
Programo em clipper há mto tempo.
Mas meu primeiro contato com uma linguagem de programação foi o Pascal
eu me lembro bem dos "Writeln"...em seguida aprendi o Clipper...depois Delphi 2...VB...
O mercado para aplicações em Dos existe mas não cresce mais proporcionalmente como antigamente, hoje os inúmeros recursos e possiblidades que existem em aplicações Windows, logicamente sua estética, influenciam mais o consumidor para aquisição de um software. Mas não há venda melhor que no boca a boca, indicação de cliente, hoje além de desenvolvermos uma aplicação com qualidade temos que ter um Atendimento, pois mtas vezes é no diferencial que você conquista. Esse ano vendi programas em Dos e ainda faço customizações neles.
Não queria sair do paradigma Xbase, eu tinha que migrar para uma ferramenta que tivesse imputado em suas entranhas os comandos que eu já conhecia e assim me adaptar melhor. Todo nós buscamos nas mudanças algo fácil e de rápido aprendizado. Mesmo porque com diversos projetos em andamento, redirecionar o tempo para estudo é necessário, mas tive que avaliar bem qual ferramenta me oferecia os recursos que necessitava.
Simultâneamente comecei a estudar Visual Fox Pro 8 +Genexus e xHarbour. Dentre elas preferi o xharbour pois me permitiu reaproveitar meu código inicialmente mto mais rápido e por questão de custo. Ele é Opensource.
Hoje estou satisfeitissimo com o retorno obtido.
Atuo em industrias e o sistema opera em diversos módulos interligados, a informação não pode parar nem com reza, tirar o sistema para reorganizar era um pânico total...rs...uma da limitações do clipper que mais preocupava era a questão da base de dados nem tanto o front end com o usuário...na época adquirimos soluções caríssimas para o clipper fazer uso de bases de dados com maior estabilidade e segurança...Hj consigo isso com xharbour sem gastar com nada...
Existem diversas Gui´s para criação de telas para Xharbour que já citamos aqui Minigui, Hwgui, xHbgtk...
Tem a Xailer tb
www.xailer.com que apesar de ser paga oferece mtos recursos.
Estou concluindo tb um outro projeto em Linux com xharbour, e quebrando uma concorrência em um programa feito em Delphi, por questão de custo que tb é um fator pesado para o cliente. E a versão em linux em comparação no laborátorio é melhor não por ser barata, mas tb pela questão visual e funcionalidade. Já vi programas em Kylix (Delphi Linux) tb são belissímos, mas essa empresa não possui conhecimentos para desenvolvimento em Linux isso que apertou tb no Martelo. Todo problema se iniciou com a gama de erros ref aos Corruptions que interferiam nas Vendas, a Diretoria de TI, resolveu contratar outra empresa que possuia uma solução em Windows feita em Delphi, mas apesar da versão em Dos ser instável ela já tinha em suas costas 8 anos de customizações, para fazer as adaptações na versão em Delphi levaria um tempo considerável, colocaram uma unidade com a Versão Windows depois de testes em laboratório, mas devido a falta das "virgulas a mais" tiveram que retroceder. Nesse meio tempo eu fui repatriado...rs...a essa software house meu primeiro "trampo"...e começamos a portar para linux...o sistema renasceu Turbinado...hehehe...e custo baixissimo para implantação...espero colher logo esse frutos dessa empreitada...
Hoje temos que estar antenado sim as coisas novas mas que estejam dentro das nossas possibilidades, o mercado hoje é mais exigente e competitivo, se vc tiver menos custo para elaborar um produto isso irá influenciar no seu preço final tb. Temos que procurar Inovar e tentar oferecer aquilo que esta mais condizente ao mercado que pretendemos atender ou já estamos atendendo, eu consigui isso com o xHarbour, outros com o Visual Fox Pro, outros com Delphi, não importa, o que importa realmente é seu cliente estar satisfeito com seu produto.
Eu tenho mto a agradecer ao Maligno, ao Wagner Nunes e não esquecendo tb sim a Luiz Culik e tantos outros que me ajudaram a formar o Analista que sou hoje, pois como mtos postei mtas dúvidas aqui e aqui adquiri novos conhecimentos e informações quanto essa poderosa linguagem Xbase.
Antigamente eu era um skatista louco nem ai agora "truta" a história é outra, tenho familia e uma dudinha xbase para pular em meu colo qdo chego dos meus clientes, esse foi meu melhor programa...rs...o mundo não para..
Que Deus Abençoe o Rumo de todos nós.
:xau