HMG Extended
Moderador: Moderadores
-
Spitzer
- Usuário Nível 2

HMG Extended
Oi, pessoal!
Só passando para agradecer a todos e avisar que fiz o download da HMG Extended 21.01 conforme foi indicado pelo Nascimento.
Gerei os executáveis das pastas "SAMPLES", "UTILS", enfim, e vou iniciar os estudos.
Tudo um tanto lento demais, pois já tem uma semana que fiz a primeira postagem sobre, mas disponho de tempo somente nos finais de semana, e às vezes, um pouco à noite.
Acessei todos os links aqui indicados, encontrei mais alguns, mas mesmo assim, quem souber onde posso encontrar mais material (vídeos, tutoriais, dicas...), por favor, coloquem o link aqui, ou até mesmo quem tiver e puder disponibilizar algum material, podem, por favor, enviar no meu e-mail: ademirparticular@gmail.com
Só esclarecendo: Não pretendo criar nada para comercializar, é apenas para atender minhas necessidades, e desenferrujar um pouco, pois deixei de desenvolver há 13 anos (desenvolvia em Clipper 5.3 para uma meia dúzia de clientes, e Abap/4 da SAP na empresa que eu trabalhava).
A ideia é apenas desenferrujar fazendo aquilo que sempre gostei.
É isso aí!
E novamente, obrigado!
Só passando para agradecer a todos e avisar que fiz o download da HMG Extended 21.01 conforme foi indicado pelo Nascimento.
Gerei os executáveis das pastas "SAMPLES", "UTILS", enfim, e vou iniciar os estudos.
Tudo um tanto lento demais, pois já tem uma semana que fiz a primeira postagem sobre, mas disponho de tempo somente nos finais de semana, e às vezes, um pouco à noite.
Acessei todos os links aqui indicados, encontrei mais alguns, mas mesmo assim, quem souber onde posso encontrar mais material (vídeos, tutoriais, dicas...), por favor, coloquem o link aqui, ou até mesmo quem tiver e puder disponibilizar algum material, podem, por favor, enviar no meu e-mail: ademirparticular@gmail.com
Só esclarecendo: Não pretendo criar nada para comercializar, é apenas para atender minhas necessidades, e desenferrujar um pouco, pois deixei de desenvolver há 13 anos (desenvolvia em Clipper 5.3 para uma meia dúzia de clientes, e Abap/4 da SAP na empresa que eu trabalhava).
A ideia é apenas desenferrujar fazendo aquilo que sempre gostei.
É isso aí!
E novamente, obrigado!
Abraços,
Ademir Spitzer
Ademir Spitzer
- Nascimento
- Usuário Nível 4

HMG Extended
no youtube tem um canal chamado hmg ligths, procure ele , mesmo sendo baseado na hmg oficial, tem muita coisa que é igual a ex, da pra estudar por ele sem problemas, pena que o amigo daniel não deu muita continuidade, mais o que tem é muito bom
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- JoséQuintas
- Administrador

HMG Extended
Eu não entendi muito bem...
Um dos exemplos da HMG Extended é a IDE da HMG? É isso?
Se for assim, ela é 100% compatível.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Nascimento
- Usuário Nível 4

HMG Extended
nobre amigo, como a extended foi totalmente baseada na HMG oficial, muita coisa dali pode se extrair como estudos, como eu falei , é minigui oficial mais da pra estudar por ali para adquirir conhecimento , entendeu?JoséQuintas escreveu:Eu não entendi muito bem...
ja que é em sí a mesma forma de uso
sobre o 100% compativel, posso dizer 99% porque a minigui ex ela foi adicionada muitos componentes e outros não foi exportado da oficial para ela
então , sendo exato são pouquissimas diferenças
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
-
ivanil.marcelino
- Usuário Nível 1

HMG Extended
Olá Quintas,
Com relação a duplicidade de funções na Hmg-Extend, seu exemplo de obter o nome de executável...
Tudo isto é convertido para a função hb_ProgName(), depois dê uma olhadela no arquivo i_pseudofunc.ch, acredito que os mantenedores mantem as definições apenas para não estragar os códigos prontos dos usuários mais antigos, então independente da forma como se escreve o compilador vai apontar para função real do harbour.
Lá no começo da Minigui, lembro que o Roberto fez uma mudança radical no núcleo e causou um grande rebuliço na época...
é complicado...
at.
Ivanil
Com relação a duplicidade de funções na Hmg-Extend, seu exemplo de obter o nome de executável...
Tudo isto é convertido para a função hb_ProgName(), depois dê uma olhadela no arquivo i_pseudofunc.ch, acredito que os mantenedores mantem as definições apenas para não estragar os códigos prontos dos usuários mais antigos, então independente da forma como se escreve o compilador vai apontar para função real do harbour.
Lá no começo da Minigui, lembro que o Roberto fez uma mudança radical no núcleo e causou um grande rebuliço na época...
é complicado...
at.
Ivanil
- carlaoonline
- Usuário Nível 3

HMG Extended
ATENÇÃO Para Versão 22.06 (Update 1) — 2022.07.05
Quem usa o arquivo Hbmk2.bat em linha de comando E está gerando essa mensagem:
"A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta."
É só comentar a linha 167 do hbmk2.bat
167 -> if exist nul.map del nul.map
Pois menciona para um arquivo com nome 'nul' que é reservado para o sistema Windows e por esse motivo é gerada a mensagem de advertência.
Comentando a referida linha faz não aparecer mais a mensagem chata.
Quem usa o arquivo Hbmk2.bat em linha de comando E está gerando essa mensagem:
"A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta."
Pois menciona para um arquivo com nome 'nul' que é reservado para o sistema Windows e por esse motivo é gerada a mensagem de advertência.
- JoséQuintas
- Administrador

HMG Extended
Acho que tá errado mesmo, não sei se estou confundindo com MySQL, mas acho que é EXISTS e não EXIST.carlaoonline escreveu:Quem usa o arquivo Hbmk2.bat em linha de comando E está gerando essa mensagem:
Ou talvez falta o DO, não lembro se isso é só pra FOR %%A IN (*.PRG) DO xxx.
Coisas usadas eventualmente acabo esquecendo.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

HMG Extended
Tem razão, é o NUL mesmo.
José M. C. Quintas