TEMOS Q REALMENTE MUDAR ??!!! MAS COMO ???!! AJUDA MUTUA ...

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Achei muito proveitoso tbm este tópico...

Voltando ao assunto 'migrar', eu particularmente não tenho duvidas de que todos os clippeiros do mundo deveriam perder um ou dois dias para compilar seus sistemas com o Harbour.

É fácil, rápido e 99,99% do código é aproveitado. Isso para o modo console.

Quanto ao visual, aí já acho que é uma questão mais pessoal e de preferência, mas eu particularmente uso a miniGUI com a IDE (q como disse o Wagner dá pra gente arrastar botão) e economizo muito tempo de programação.

E e para colocar esse efeito visual é muuuito, mas muuuito mesmo mais simples do que todos que não conhecem a IDE da miniGUI imaginam...

( Claro que no caso das telas que o Wagner postou não foi utilizada a miniGUI, mas eu achei o resultado final BOM, ainda mais levando-se em consideração o tempo recorde e prinicipalmemte o ganho de desempenho, isso sim eu sei q vale e muito!)

Voltando ao Harbour com miniGUI:

Tudo depende do modo como o seu sistema Clipper já está hoje programado, se ele está organizado, se vc não chama PRGs com DO ROTINA e sim chama FUNCOES com ROTINA(), se você cuidou para que suas variaveis fossem declaradas como locais, se voce não tem funcoes diferentes com o mesmo nome em PRGs diferentes (pq o 5.2 aceita isso), se você padronizou as rotinas de tratamento de tela ao invés de escrver dezenas de vezes "@ ..to .. double" e outros comandos de tela... Enfim se você se atentou para dezenas e dezenas de fatores relevantes, sim, vai ser fácil.

Eu mesmo peguei um sistema para migrar para windows, no qual meu unico trabalho foi abrir todos os PRG no TextPad, localizar todos os comando e funcoes de tela (como o @...say) e comentar estas linhas...

Depois na miniGUI IDE, como eu ja disse, é simples desenhar as telas, e então vc coloca botoes e ajusta eles para executar as rotinas que ja estao nos fontes, exatamente como antes...

Compensa sim, seja lá que for que estiver lendo e ainda estiver na duvida, pode acreditar, COMPENSA!!!!!

Na pior das hipoteses compile com harbour no modo texto...

Vou aproveitar para colocar duas telas aqui, somente como exemplo:

Tela Principal do Programa
Imagem

Tela do Cadastro de Clientes
Imagem

Falou !!!!!!!!

:*
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Lembrei de uma outra coisa...

O pessoal ta chiando aí, mas quem entrar na sessão do Harbour ou da miniGUI e parar pra dar uma lida, vai ver que existem lá inúmeros exemplos de como começar, inclusive um projeto criado pelo colega Peter Janis, com todos os fontes e ensinando todos os macetes de compilação pra quem quiser começar!!!

Que podemos nos unir para trocar conhecimento é obvio que sim, afinal este deve ser o propósito do Forum, agora querer de mão beijada, com fontes e executável funcionando já é demais...

Pega lá os fontes e gasta umas duas horinhas do seu tempo para aprender a compilar, garanto que você se sentirá muito feliz.........

PS: Esta msg não é direcionada a ninguém... E a todos ao mesmo tempo!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Amigos,

Quanto a homologação, eu tenho diversos sistemas de PDV nos quais eu programo para empresas, o processo de homoloção são elas quem fazem.

Se é receita estadual ou federal eu não sei, só sei que aqui eu liguei para o pessoal que faz a revisão do software para saber se ele esta ou não dentro da exigencia da lei. Eles me sitaram isto, não questionei e sempre achei esta questao do banco de dados estar local a forma mais segura do sistema trabalhar. O sistema funciona local e um programa residente faz o sincronismo quando houver a disponibilidade do servidor. O sistema nao para nunca.

Mas hoje montar um PDV rodando via WEB mesmo que numa intranet é um tanto estranho. principalmente numa rede de supermercado.

Alias nem sei o por que desta discusão.

Cada um com seu processo... nao quero causar polemica.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
clauber
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por clauber »

stanis gostei da tela dos seus sistemas, muito bom e é obvio que temos que queimar pestanas para conseguir objetivos, agora onde consigo os arquivos(ide e xhabour) pra comecar a trabalhar ?
""
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Aos clippeiros e outros...

Experiência todos temos, se não não estariamos mais no mercado, uns tem mais e outros menos, uns em uma área e outros em outras.
Sistemas existem, uns bons outros menos.
Hoje tudo é moda... antigamente não se ouvia falar em ERP,CRM, isso tournou-se indispensável para uma empresa, mas já existem relatos verdadeiros que os ERP's estão sendo questionados qto a sua real função.
Linguagens é igual nariz cada um te um, e o cheiro não é o mesmo.
Ontem o clipper era moda, hoje quem sabe ?
Religião, alguns tem outros não ...e tem muita gente tentando levar mais um para o outro lado...

Assistindo uma palestra de meu antigo patrão, Marcio Moreira, hoje dono da Invit information service, aprendi que não existe linguagem melhor do que a outra e sim linguagens que fazem melhor isso ou aquilo... mas é preciso se atualizar, o mercado exige isso de vc.
De que adianta todo o conhecimento, toda a capacidade, toda a tecnologia, se não sabemos aproveitá-los?
Afinal, problemas e situações indesejáveis cedo ou tarde irão ocorrer e, nessa hora, é importante ter ao lado gente comprometida, aberta, com vontade de acertar realmente. Vocês.
Por ter lidado com tecnologias de várias gerações através dos anos(20), eu desenvolvi uma singular capacidade de lidar com a inovação. Em estreita sintonia com os movimentos evolutivos do mercado, devemos selecionar, refinar e aplicar as mais vantajosas opções tecnológicas e os mais eficazes métodos na construção das soluções.
Será que a introdução de componentes tecnológicos inovadores garante sozinha as melhores soluções, mais robustas, mais vantajosas?
Essa é uma pergunta que me faço a todo instante, mas é difícil responder com tanta informação que o mundo nos coloca.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Prezado Clauber,

Se quiser pode me add no msn q te mostro "o caminho das pedras" para a miniGUI, mas o aprendizado fica por conta de sua força de vontade, blz?

To preparando tbm um tutor simples pro pessoal q tem vontade mas nao tem tempo, qdo estiver aceitavelmente pronto eu coloco a disposição de todos...

Falo!!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Esta discussão vai longe, provavelmente igual a discussão sobre o OpenPDV que por falta de tempo de todos nós não conseguimos dar andamento.

Mas eu sei a diferença de teoria e prática, portanto não adianta de nada ficarmos colocando que esta IDE é melhor, que aquela linguaguem é mais pratica ou que o sistema operacional X é gratis.

Todos nós usamos os editores de que gostamos, a biblioteca que mais funções possui, etc.

Mas o foco de nossas aplicações deve ser um só, e depois de esgotar os recursos ou finalizar os intuitos então devemos tentar novos horizontes.

O Clipper por sí só é muito maior que nós todos juntos, não é mais uma linguagem é um meio, um paradigma, um paradoxo, um fênix que quando todos pensam que morreu, hahaha!, renasce.

Quando surgiu o Linux, e agora será que o Clipper pode rodar nele e eis que renasce como Flagship, Harbour

Quando surgiu o XP e o DOS ficou emulado, todos tremeram, mas idaí, conseguimos fazer nossos sistemas rodar.

Eis que surge a questão, pode o Clipper rodar também nos Pocket? sim.

Extensões .NET? ja temos também

Rodar nossos programas feitos em Clipper em plataformas 64Bits também é possivel.

Por isto eu dou risada, gargalhada e vejo que a minha pedra preciosa é lapidada a cada dia tornando-se mais brilhante e ofuscando muita, muita gente.

Portanto digo aos amigos que não vamos deixar este tópico somente na enquente e colocar em prática o mal necessário.

IDEs de programação, existem as pencas, C3, HMI++, miniGUI IDE, Resource Studio, Resource Builder, Visual Fivewin, vCode, Xailer, xMate, Pelles C.

Alguns geram somente as telas, outros tem bibliotecas e geram o executavel integralmente.

Na minha preferencia ainda uso, WorkShop, Fivewin 2.4 e Harbour 41 Flex.

Para quem vai começar e não quer gastar dinheiro, sugiro a primeira versão da miniGUI, pois possui todos os recursos graficos em apenas um unico .PRG e integra-la ao uso da miniGUI IDE.

Eu só não uso ela pois necessito de mais recursos que só a Fivewin possui enquanto que a miniGUI dara suporte a todo apelo gráfico ficando por conta do Harbour o trabalho com dados e periféricos.

Portanto a sugestão é algo parecido com o tutorial da miniGUI com complemento dos links de download das ferramentas necessárias e/ou um tutorial simples de uso de uma IDE com a colocação dos controles e sua ligação com o .PRG.

Logo logo vou pode disponibilizar novamente alguns tutoriais aqui mesmo para todos.

Quero ver códigos-fonte completos na sessão código fonte valeu.

@braços :?)
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O problema Rochinha é que hoje nos não somos mais programadores xBase, viramos programadores Clipper.

O programador clipper consequentemente é preso a linguagem clipper (FERRAMENTA) o programador xBase não é preso a uma ferramenta chamada "Clipper" mas ele vai aonde a linguagem estiver, os conceitos da linguagem nunca muda, somente mesmo as ferramentas que usamos com ela.

Portanto, não seja um programador clipper, quando me pergunta eu falo que uso o Clipper (Ferramenta) e sou programador xBase.

Não existem programadores Clipper e usuários de Clipper.

Somos programadores xBase e não estamos presos ao Clipper.

Basta nos libertar....

As soluções xBase são muitas e com certeza se vc for um programador xBase nao perderá mercado, mas se adptará a ele.

Agora se for um programador Clipper... ai bye bye... por que é uma ferramenta de DOS, e o DOS infelizmente nos sabemos o caminho dele, nao precisamos discutir isso aqui novamente...

Ferramentas xBase
Flagship (Caro e com poucas libs de terceiros)
Harbour
xHarbour
Clip
Recital
Clipper
Tem projeto .NET que me esqueci o nome
Fox pro
Entre outras...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Minha sincera opnião sobre este assunto é :

Feliz Natal para todos !

Até logo.

Marcelo :* :* :* :* :*
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Caros colegas...

Concordo com o vagner, temos que ser programadores xBase. Depois basta pesquisar e optar pela ferramente que melhor nos atendermos. No meu caso a ferramenta escolhida foi harbour e estou satisfeito com o resultado.
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Prezado Rochina,

Eu acho que esta combinação que você diz estar utilizando muito boa, mas acredito que ainda falte para o FiveWin uma boa IDE, de preferencia incorporada na própria biblioteca, e não de terceiros.

O Resource WorkShop é uma ferramenta sem dúvida nenhuma fenomenal, mas seu uso é um tanto quanto trabalhoso, principalmente na hora de associar os IDs dos objetos no .PRG. Neste caso seria interessante também se houvesse disponível, mesmo que não fosse free, uma DLL com grande quantidade de recuros em português, como botões etc...

Não estou aqui para defender esta ou aquela biblioteca tão somente por que uso uma delas. Eu antes de começar com o Harbour testei três delas e encontrei a que mais me atendeu, ou seja, aquela que senti maior facilidade de uso.

Concordo com você quando diz que para começar o mais fácil é mesmo a miniGUI, mas não acredito que seja somente para "começar", afinal ela tem recursos avançados, e vem com ótimos exemplos na pasta samples.

Agora quanto a essa polêmica que é gerada toda vez que se discute esse assunto, também lamento mas não fujo da realidade, é verdade, o Clipper acabou, nós todos aqui ainda temos sistemas Clipper, mas daqui pra frente não há porque iniciar um projeto usando este compilador, visto que existe compiladores xBase muito mais potentes. Ainda estão engatinhando estes projetos, mas já oferecem suporte a mais RDDs (hoje em dia até ao Oracle!), só ficam devendo um pouco na parte de libs graficas para modo console, como por exemplo uma lib compativel com a LLIBG. Para desenvolvimento for Windows é só alegria (são muitas as opões) e as vezes até ouso arriscar um palpite: O xBase vai voltar a reinar, e um dia, todo programador Delphi vai querer entender como funcionava o bom e velho Clipper...

Abraços e bom final de ano para todos...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Só pra completar ...

Hoje em São Paulo um programador xBase, especificamente VFP, é considerado "mosca branca" raro de encontrar..., com um sálario base de 2500,00 reais.

Delphi, VB, Php, asp, são como pragas existem aos montes, sem querer desmerecer.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Não é um programa VFP e sim um programador xBase com dominio de VFP.

Hoje realmente, os programadores de xBase na região norte tem um salario base cerca de 4 a 8 vezes maior que um programador Delphi.

Pois tem muito sistema ainda que roda em DOS com o clipper e o pessoal nao quer abrir mão, estou indo embora de SP hoje pois acabei de resolver um caso assim migrando um sistema para xHarbour para atender uma empresa que quer deixer seus 50 terminais locais rodando via emulação de terminal e ainda permitir acesso externos da filiais.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Olá pessoal.. estou acompanhando este tópico.. e acho o seguinte...

É muito generalizado alguem falar baixe o compilador tal ou a lib tal. e sei lá o que.... é a mesma coisa de alguem que quer informacoes a respeito de uma ECF alguem dizer vai no site do fabricante e baixe o manual.... O problema da maioiria de nós é tempo... sobrevivência... então gostaria de sugerir o seguinte... façam um programa básico de cadastro de clientes que seja... e coloquem o executável e o fonte na seção download... cada um vai baixar este programa e ver como foi desenvolvido... daí teremos ideia de como é.. sem ter que baixar toda a ferramente e se matar de fazer testes...
* Mas o problema é tempo ??? então ninguem vai ter tempo de fazer isso.. Acredito que sim.. quem está disposto ajudar vai fazer mesmo...
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

rubens escreveu: façam um programa básico de cadastro de clientes que seja... e coloquem o executável e o fonte na seção download... cada um vai baixar este programa e ver como foi desenvolvido... daí teremos ideia de como é.. sem ter que baixar toda a ferramente e se matar de fazer testes...
Não seria possível entender como funciona sem baixar as ferramentas e fazer testes , imagine que alguem te passa um .prg em clipper puro e o .exe também, se você não tem o compilador e o linkador, não entende perfeitamente o funcionamento, e entender o processo de compilação é a base da programação em qualquer linguagem.

Mas acho válidal a idéia, e como eu ja disse aqui neste tópico o amigo Janis fez um bom exemplo com a minigui, basta entrar na sessão harbour ou minigui e fazer uma pesquisa do projeto.zip dele. Vale a pena conferir...

Falou e feliz natal...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Responder