Eu freqüento.Acho que você amigo Maligno devia ir frequentar forum de Delphi
Baseado em quê você diz algo tão contundente sobre a vida de quem você não conhece?Apesar de ter 17 anos de clipper você ainda não conheceu ele a fundo
Conheço Clipper. Mas não estou aqui para jogar confete em mim mesmo.
586? Quer o quê? Veja: cada ferramenta tem sua utilidade. Delphi não foi feito pra 586. XHarbour foi. Ou, pelo menos, serve pra máquinas antigas.Usei muito o DeDe e digo com toda certeza e sem medo de errar, Uma rotina simples de delphi sempre executa mais codigo ASM do que uma rotina do mesmo porte em xHarbour, o xHarbour não é mais rapido, mas o que faz com que ele rode em um 586 133 e o Delphi demore até 3 segundos simplesmente para abrir um relogio na tela, sem contar os problemas de consumo de memoria.
No fundo, no fundo... Isso é muito vago! O que você quer dizer com "no fundo"?OOP não é tudo, tem suas limitações e no fundo no fundo, até o OOP é gerenciado por rotinas em C, se falar que mentira eu nem respondo
Não vou dizer que seja mentira. Mas verdade não é. Pelo menos até que você explique que "no fundo" é esse. Se expresse de maneira mais inteligível. Não se acanhe. Pode usar termos técnicos.
Inclusive a parte que é executada pelo SO? Menos, Wagner. Menos.não achei meio de fazer com o Delphi, claro que existe, mas é meio obscuro ainda, sem contar os infinitos erros. o xHarbour eu conheço a fundo e conheço os processos que ele tem e dispara.
Obscuridade no uso de recursos é algo que existe para quem não tem conhecimento. Se você não foi atrás desse conhecimento, é claro que tudo fica obscuro.
Poxa! Fazer forms com botões, edits, grids, etc na unha é coisa que dispenso totalmente. Se é isso que você chama de "controlar os processos", tô fora. Eu sei como criar e manter um form, processar mensagens, etc. Mas eu nunca vou querer fazer isso. Eu prefiro uma IDE que gerencie essa coisa chata. Tenho coisa melhor pra fazer.Quanto ao Delphi e Processos, não tem como você controlar os processos, pois senao vc teria que fazer rotinas para criar forms, eventos, e controlar tudo mais
Mas é um absurdo, ainda assim. Simplesmente porque NINGUÉM pode controlar tudo. Nem programando em Assembly em ring 0. Se fosse pra controlar tudo, você teria que se meter no SO, no banco de dados, etc. Em XHarbour você não faz isso.
Eu nunca vi.o Delphi é muito extenso e é impossivel de você gerenciar todos os processos, por isso maior parte dos erros o proprio programador demora dias para descobrir de onde vem, quem nunca viu uma mensagem assim apenas "I/O Erro" e ai???
O programador que demora dias pra encontrar um erro é um programador inexperiente, sem dúvida alguma. Um programador experiente, seguindo a lógica do programa, consegue resolver os erros que aparecem. E ele nem precisa "controlar todos os processos" pra fazer isso. É só uma questão de competência.
Aquilo que fica fora do alcance do programador, ele não resolve. Troca de componente. Da mesma forma que você trocaria uma função defeituosa no Clipper por outra sem bug. Em qualquer linguagem é assim.
Não digo que seja mentira, mas é, digamos, ilusão.são processos que você tem que programar seu controle, quando vc abre um banco de dados mesmo usando o Datasource, quanto replace eu ja fiz errado por que tem processos que disponisicionavam o ponteiro do arquivo, mentira? nao, tenho certeza que nao.
Datasource não abre banco de dados. Esse componente é só uma fonte de dados provenientes do provider e do connection. Apesar de pouca experiência, nunca vi um UPDATE fazer o cursor se perder. Se você se perdia desse jeito, é porque, como você mesmo disse, cometia erros. Teria sofrido menos se tivesse tido paciência e aprendido mais quanto ao uso desses componentes.
De onde diabos você tirou a idéia de que esse componente foi escrito em Xharbour para ser usado no DELPHI???? Foi isso que você afirmou na sua mensagem mais antiga.Quanto ao componente, veja no site do Mediator, alias, é até usando a RDD para xharbour que fizeram o tal componente.
Não acredito. Para o XHarbour DE FATO usar os componentes do Delphi você teria que dispor da VCL dentro do XHarbour. A VCL, você deve saber, é uma estrutura complexa que envolve não só o componente em si, mas toda a estrutura hierárquica dos classes que ela contém. Já viu a planta da VCL? Eu já vi. É imensa. Se o XHarbour tivesse isso, seria ótimo. Mas não tem jeito nenhum disso acontecer.Lembre tambem que o xHarbour pode usar recursos do Delphi e até mesmo os componentes dele, acredite, eu fiz isto interagindo com Minigui e WVW
Se você diz que isso é verdade, me diga como usar, por exemplo, o componente DevExpress Quantum Grid do Delphi no XHarbour.
Agora, não sei o que você fez com MiniGUI e WVW que te fez pensar que usou um componente Delphi. Não acho que você esteja mentindo. Acho que você apenas fez uma grande confusão com os termos e acredita que usou um componente Delphi. Se você se dispor a isso, pegue seu Delphi 5 e procure entender melhor a VCL. Vai acabar entendendo o que eu estou dizendo.
Observe: quando um novato lê você dizer "dá pra usar componente Delphi no XHarbour", o que ele vai pensar? Vai pensar que é mesmo possível. Vai se prender a uma informação errada. Me incomoda ver alguém passando uma informação errada, que eu sei que vai acabar iludindo alguém. Assim, se eu discordo, procuro, ao menos, levantar a polêmica, pra não deixar uma informação errada passar em branco. Agora, por favor, tenha mais responsabilidade nas suas afirmações.
Interagir Delphi com C? Não programo em Delphi, mas duvido muito que exista isso. Até porque OPascal nem precisa de C/C++. Ela já é uma linguagem potente e o compilador produz código objeto muito bem otimizado.agora não adianta, em Geral, o Delphi para aplicação comercial é mais lento e interagir ele direto com o C, não é tão fácil quanto ao xHarbour.
Mas discordo que Delphi seja mais lento para aplicação comercial. Tenho amigos em Londrina que desenvolveram em Delphi excelentes aplicativos comerciais. Já vi funcionando e a velocidade (em máquinas decentes, que fique claro) é excelente. Agora, com relação ao XHarbour não digo nada. Não conheço em Londrina alguém que use XHarbour. Se tiver alguém, deve ser pouca gente.
Mas ao afirmar isso, você deveria levar em conta diversos fatores. Um exemplo: XHarbour é mais rápido que Assembly? Pode ser que sim. Pode ser que não. Depende do programador. Mas você generaliza. De forma errada. Não diga que é por sua experiência que você sabe o que diz. Só sua experiência não é suficiente pra confirmar isso.
Reveja seus conceitos sobre OOP. A finalidade dela não é tornar o código mais organizado. Se fosse, seria ridículo.Quantos menos OOP mais memoria disponivel e mais velocidade do código, porem com OOP a programação fica mais organizada.
Usando OOP, é óbvio que mais código será gerado. Com qualquer linguagem é assim. O overhead extra é só uma conseqüência, em todas as linguagens.
Foi o que eu fiz há seis meses. Programo em C/C++ já há um bom tempo. Os maiores obstáculos foram outros que não a linguagem. Mas eu pude mudar dessa forma. Há quem não possa, por diversos motivos técnicos e não-técnicos.Falamos entao de tranzição, ir do Clipper direto para outra linguagem e ainda relacionada a objeto, meu Deus, num brinca né...
Não conheço XHarbour a fundo, mas já conversei com alguém que conhece XHarbour e Delphi muito bem, que garante que a OOP no XHarbour é meia-boca, e está longe da OOP do Delphi. Claro que isso nem é tão importante. Primeiro que o XHarbour "ainda" está evoluindo. Segundo que quase ninguém usa OOP no XHarbour mesmo.O xHarbour está evoluindo, trabalha muito bem com OOP nos mesmo moldes do Delphi
Não tem isso de ser gerenciado. Ainda mais por rotinas simples em C e ASM. OOP é simplesmente parte da linguagem e pronto. A relevância está em como o parser (o mecânismo interno ao compilador, que transforma código fonte em objeto) foi feito. Isso é o que conta. Não sei de onde você tirou essa idéia. Aliás, se fosse assim, você só poderia saber se alguém de dentro da Borland te dissesse como este parser foi feito. O que eu duvido.pois você esquece que OOP é gerenciado por rotinas simples escritas em C mesmo e ASM, ha, fala que é mentira?!?!?! nem respondo mais.
Agora eu concordo. Apesar do paradigma OOP, os métodos são simples procedimentos estruturados.Logo, atras de um OOP sempre tem uma programação estruturada em não oop
Concordo.o xHarbour tem suporte OOp e está sendo totalmente remodelado para isto, todas as rotinas e está ficando bom, vai ficar mais delphado, para quem quiser, para quem não quiser, será o mesmo velho e bom xharbour, preservando caracteristicas que o tornam transparentemente semelhante ao Clipper.
Meu caso, mas com o Builder. Mas porque pude fazer isso. Quem tem código legado deve se preocupar com esse detalhe. Eu tenho código XBase legado. Mas não tenho compromisso de migrá-lo para XBase 32 bits.Agora falar que Delphi é melhor caminho para quem já tem um sistema rodando?!?!?!?!
Voocê me obriga a fazer a mesma pergunta de antes: de onde você tirou isso? Alguma pesquisa séria, confiável, etc? Em que condições a medição foi feita?Há, quanto a maquina virtual do xharbour, é mais rapida que qualquer outra existente, inclusive a .NET, java, etc
Nem precisa responder. Eu sei que você está apenas "achando" isso, sem qualquer embasamento. Aliás, até parece que você vende XHarbour. Nem o Lombardo e o Culik apelavam tanto.
Ressentimento nenhum. Mas é sempre bom colocar os pingos nos "is". E você está certo. Deve mesmo procurar seguir o caminho que lhe parece melhor, de acordo com as suas conveniências. Mas é sempre bom lembrar que nem todos tem os mesmos problemas, as mesmas conveniências.sem brigas e recentimento... melhor ir por onde eu conheço e sei que vou andar do que me prender nas mãos de quem controla o caminho.
Você tem o péssimo habito de "extrair do nada" coisas que não existem. Quem definiu isso??? Wagner, fale por você. Apenas por você. E diga que é a SUA opinião. Seja mais honesto com seus colegas. Senão, daqui a pouco você vai dizer: "Votem no FULANO!!! Já foi definido que ELE é o melhor candidato!" Seria ridículo, não?Nao vamos discutir mais isto. Aqui se trata de clipper, e já fora definido a muitos e muitos anos atrás que o delphi não seria um bom caminho
devido a aprender toda uma nova estrutura e linguagem, para quem o fez parabens, eu programo em Delphi e gosto, porem para os amigos Clippeiros, como ainda sou tambem, xHarbour, sem discução.Errado! Deve ser COM muita discussão. Senão você acaba chamando os colegas de "ROBÔS", que não devem ter opinião própria. Passe informações verdadeiras e deixe os colegas decidirem por si próprios.
As vidas das pessoas são diferentes. As necessidades que você tem podem não ser as mesmas que os demais colegas têm. Assim, é natural que alguns escolham um caminho diferente do seu.
Nesse ponto da conversa o Grings deve estar pulando da cadeira. Eu disse que não voltaria. Mas voltei.))))))
Mas já que você respondeu (mais ou menos) as dúvidas que eu tinha levantado e depois de eu ter chegado a conclusão de que tudo era fantasia mesmo, acho que posso parar por aqui.
Espero que os colegas tenham aproveitado a conversa e, principalmente, tenham conseguido clarear melhor as idéias, os conceitos, etc.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg