Migrar Clipper para Harbour.

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá rlira,

rlira, veja atentamente essa mensagem:
SAOBIB.c:(.text+0x800): multiple definition of 'HB_FUN_EXPLODBX'
SAO.c:(.text+0xb80): first defined here
Então vou perguntar: Será que esse arquivo SAO.PRG não é cópia do arquivo SAOBIB.PRG e você está linkando ambos, por isso essas mensagens de duplicidade?

Veja que a mensagem é bastante clara ao dizer que existe a função EXPLODBX() no arquivo SAO.PRG também. Se esse for o caso, está explicado, se não, faça uma compilação incondicional de seu projeto, ou seja, remova ou comente o parâmetro -inc e compile (embora estou propenso a dizer pela mensagem que há duplicidade de funções nos arquivos SAOBIB.PRG e SAO.PRG).
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
rlira
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por rlira »

Sr. Jairo bom dia.

Obrigado pelo retorno, bem eu diria que a procura com o TS ela não me retornou outra definição da função em outros arquivos, apenas a sua chamada contudo irei fazer alguns testes alterando o arquivo hbp como mencionado e até eliminando e inserindo os prg´s de um em um e observando a compilação com o intuito de chegar a alguma conclusão.

Mais uma vez obrigado pela interação e retornarei com minhas conclusões.

Robson
marcelomteles
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por marcelomteles »

Pessoal boa noite,

Pegando um gancho no Post no Sr. "Maurício Elias" e para não abrir um novo com questões semelhantes peço a vocês a colaboração e ajuda abaixo:

Deixei a programação (clipper) de lado há alguns anos (parei literalmente no tempo), mas nunca abandonei definitivamente, porém agora preciso fazer algumas atualizações em alguns clientes e estou retornando. A muito tempo atrás cheguei a iniciar no Harbour mas acabei interrompendo também. Tenho alguns sistemas com o gaspro40 e com este post e com pesquisas em outros consegui compilar meus sistemas em modo console. Estou fazendo alguns testes para verificar se todas as funções estão funcionando corretamente como impressão, exportação, importação, etc antes de colocar para rodar nos clientes, caso tenha algumas dúvidas postarei para pedir ajuda, esta etapa é para passar os sistemas para 32/64 bits e compatibilizá-los com os pcs mais atuais. Minhas dúvidas estão dividas em duas etapas: 1) Modo console e 2) Modo gráfico:

1) Modo console:
a) Quando iniciei a muito tempo atrás no harbour, lembro-me que tinha um manual em português da equivalência dos comandos clipper x harbour. Existe ainda algum manual deste tipo ? É realmente útil ?
b) Qual a diferença entre harbour e xharbour ?
c) Compilando os sistemas com o hbmk2-x64 os sistemas são gerados realmente em 64bits ?

2) Modo gráfico:
a) O segundo passo de meu retorno, tão logo consiga recompilar os sistemas para o harbour e compatibilizá-los para 32 ou 64 bits em modo console, quero partir de vez para convertê-los em modo gráfico. Para isto peço a ajuda de todos para que me sugiram o que usar para esta migração ?
b) Terei muita dificuldade, quais as mais comuns para quem já passou por esta fase ?
c) Existe algum manual para os comando, pois sei que para a parte gráfica os comandos não serão os mesmos.
d) Qual a base de dados que me sugerem para esta migração para a parte gráfica ?

Amigos, espero que me perdoem por tantas pergundas, mas como disse anteriormente práticamente parei no tempo então quero retomar o tempo perdido. Sei que não conseguirei recuperar este tempo de uma hora para outra, mas estou disposto a encarrar todas as dificuldades principalmente porque sei que terei o apoio de todos nestes foruns, pois sei que todos são muito parceiros.
Aproveito para agradecer ao Toledo e todos que colaboraram na Gas4harbour, realmente uma iniciativa excelente e também dos outros tópicos e colaborações, igual a este fórum não tem igual.

Abraços

Marcelo Teles
Marcelo
Harbour 3.2.0
rlira
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por rlira »

Olá Marcelo Teles bom dia!

Prezado infelizmente eu assim como vc estamos na mesma fase e atras de respostas, como percebeu estou entre os últimos a perguntar mais já consegui algo, um pequeno sistema convertido, o atual em que estou trabalhando estou com umas dores de cabeça que não consegui ultrapassar como pode ser lido aqui mesmo.

No que se refere a banco, vc mencionou de forma sucinta sobre este assunto que acho de vital importância, eu já tive postado na parte que se refere a banco de dados mais infelizmente não obtive ainda algum retorno e percebo que são poucas as documentações ou tutoriais sobre o uso do banco de dados que é um dos meus intentos apos passar pela fase atual, olhei sobre a sqllib mais não decolei, por isto estou lendo agora sobre uma biblioteca ADO vc já deve ter visto sobre ela aqui https://pctoledo.org/forum/viewto ... =42&t=6772 contudo suas questões são de importância para os que estão iniciando vamos aguardar os colegas.

Um Abraço!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Senhores, vocês estão fazendo perguntas, das quais algumas respostas são muito grandes.
E todas já foram respondidas em outras oportunidades. Pesquisem aqui no forum, procurem na internet.

Código: Selecionar todos

SAOBIB.c:(.text+0x800): multiple definition of 'HB_FUN_EXPLODBX'
SAO.c:(.text+0xb80): first defined here
Aqui a regra é CLARA! como diz o Arnaldo. Só pode uma função com mesmo nome, duas não pode.
multiple definition of
Procure no seus fontes que existe a mesma função duas vezes ou mais.
Se não achar zip seus fontes e cole aqui no forum p/ que nós possamos compilar e auxiliar melhor.

O Harbour roda em 64Bits REAL diferente do xHarbour que embora rode em 64Bits não aproveita dos recursos desta plataforma.
O xHarbour é bom só que está sem manutenção desde muitos anos, e alguns bugs encontrados estão sem correção.
Para quem não usa dos recursos com BUG´s do xHarbour não vê nada errado e continua usando.

Os comandos do Harbour ou xHarbour são os mesmos do CLIPPER, então a primeira coisa a fazer é compilar seus sistemas antigos.
Depois é escolher qual GT ou qual lib gráfica.

Essa parte de ESCOLHER qual lib gráfica ou qual GT vai do gosto de cada um.
Tem o GT_WVG, GT_WVW, GT_WIN, GT_WVT.
O pessoa fica entre o GTWVW e GTWVG, o GTWIN não tem muita coisa é o que usamos quando convertemos nossa aplicação em clipper.
Já o GT_WVG, WVW são parecidos, só que a sintaxe pode mudar algum detalhe.
Já entre as lib gráficas temos MINIGUI, HWGUI, OOHG, e a HBQT.
A lógica é a mesma, só que uma tem mais recursos, mais simples, etc... vai do gosto do programador.

Os MANUAIS são os exemplos ou a própria fonte(prg) !!!!
Ficam na pasta contrib do [x]Harbour.
Vamos botar a mão na MASSA e ir perguntando devagarinho quando empacar.
Muitas questões não faz sentido serem respondidas antes dos primeiros passos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
marcelomteles
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por marcelomteles »

Ok Itamar

Concordo, talvez a vontade de respostas acabe por muitas vezes fazendo exagerarmos em excessivos questionamentos antes das primeiras dificuldades. Já dei muitos passos após minha postagem pesquisando aqui mesmo. Obrigado pela contribuição e vou postando ou pesquisando a medida que obstáculos forem sendo encontrados.

Abraços

Marcelo Teles
Marcelo
Harbour 3.2.0
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Pessoal...

No Xharbour eu testei o hbmake para criar o arquivo .bc.
Tem alguma opção no hbmk2 com a mesma função... abrir a tela com as opções onde eu escolho os prg e as libs...?

Obg
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ola!
Não tem.
Nós usamos qualquer editor de texto p/ essa tarefa.
Basta criar um arquivo texto com extensão ".hbp"
Por exemplo:

meuprojeto.hbp
#inicio
hbtip.hbc #incluir a lib TIP
hwgui.hbc #incluir a LIB HWGUI.
arquivo01.prg
arquivo02.prg
..\funcoes\*.prg
\pasta02\*.prg
#Fim

Apenas isso. "Tem outras formas!!!"
O arquivo pode ser criado com HBIDE, xEdit (do Xailer) é gratuita! Na minha opinião são as melhores.
No Harbour dispomos de uma boa IDE que é a HBIDE.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Jefferson JF
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Jefferson JF »

Trabalhei entre 1993 e 2003 com Clipper deixando a área desenvolvimento desde então. Sempre que preciso ainda faço algumas aplicações para uso pessoal e diante das evoluções lidas aqui, decidi me aventurar em conhecer o Projeto Harbour.

Usava a biblioteca CA-TOOLS, e algumas rotinas usam funções específicas dela.

É possível continuar usando-a em HB?

Estou ainda um pouco confuso sobre o que vem a ser o QTContrib e como fazer um ambiente visual. Alguém pode me esclarecer?
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

no caso da catools sim pode sim ela so mudou o nome de ct pra hbct mais com todas as funcionalidades
no caso da qt eu sendo vc começaria como eu fiz em modo console pra ir pegando a pratica e ir estudando a parte grafica
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

No caso da HBQT/Hwgui/Minigui é melhor partir direto para usar elas.
A curva de aprendizado é a mesma se não for mais fácil.
Se for usar GTWVT/GTWVG/GT... são tantas é muito mais complicado. O pessoal gosta porque vai fazendo uma coisa aqui outra ali... porém p/ ficar cheio de recursos igual a uma aplicação visual é uma trabalheira...

Ainda mais agora com HBQT que podemos usar sintaxe bem perto do que usávamos no clipper.
A Hwgui também não é complicado.
Minha opnião é que se deseja usar o visual gráfico e vai ficar apenas no windows, use a Hwgui ou Minigui se quer algo mais novo mais promissor HBQT.

Compare a sintaxe de cada uma delas.
Na Hwgui:

@ 10,10 say "Nome" size 20,40
@ 10,40 get oNome Var cNome size 20,400 MAXLENGTH 40 Valid {|oNome,cNome|fSuaFuncao(oNome,cNome)} STYLE ES_UPPERCASE 

Tem n recursos...
oNome é o objeto, a variável é cNome.

Browse:

@ 10,10 BROWSE oBrw DATABASE size 400,600
Add column FieldBlock("nome") to oBrw ;
      Header "Nome' Length 40 ;
      justify head DT_CENTER justify Line DT_LEFT
oBrw é o objeto

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Jefferson JF
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Jefferson JF »

Obrigado!

Josivan Nascimento, acredito que esteja compilando já com a biblioteca, pois não apresenta erros após compilar e executar. Porém uso a função Vgapallete() associada com setcolor() e as cores não assumem os valores definidos. Tenho que fazer alguma coisa diferente.

inserir no meu arquivo .HBP a linha: "-lhbct". É o suficiente?

Outra dúvida: é possível usar arquivos de índices .NSX?
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

acredito que sim pois eu tenho um fonte de um sistema que tem muita coisa da antiga ct.lib
e no hbp coloquei como vc falou ai
-lhbct
e todas as funçoes funcionaram corretamente
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Fernando queiroz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Fernando queiroz »

bom pessoal, estou tentando usar a TopBarMenu mas esta dando esse erro

C:/Users/FERNANDO/AppData/Local/Temp/hbmk_ba1ubr.dir/omainmenu.o:omainmenu.c:(.d
ata+0x98): undefined reference to `HB_FUN_TOPBARMENU'
collect2: ld returned 1 exit status
hbmk2[sgc]: Erro: Executando linkeditor. 1.

C:\SGCHB>
o meu .HBP esta assim

-oSGC
-quiet
-gui
-lxhb
-lhbct
-lhbwin
hbct.hbc

SGC.PRG
omainmenu.prg
SGCARQ.PRG
SGCFU1.PRG
alguma ajuda????
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Fernando,

Em Harbour é: HBTopBarMenu()
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Responder