Ola!
Concordo. Meu ponto é: que tal alguém, que tenha acesso aos mantenedores do Harbour, alertá-los disso e pedir uma solução? Alguém já fez isso? Será que eles sabem dessa nossa necessidade? Pensa só no volume de discussões e tentativas (de tela cheia) que todos nós ficaríamos livres?... Ia ser uma mão na roda, não é? Ir direito ao ponto, tipo um FullScreen(.t.) pra 4x3 ou 16x9 dando fim de trocentas mil discussões (e tentativas) no Forum. Uma baita economia de esforços. Eficácia?
Olha EOLO, é o seguinte: Isso já está resolvido. Não pode ter tela cheia usando pseudos GUI´s, (gtwin(padrão),gtwvt,gtwvg,gt...). O Windows não aceita isso. É uma questão técnica resolvida desde quando foram criadas as "GT's", os programadores que criaram sabem disso e alertam/ram as pessoas.
É para as pessoas ir migrando para outras totalmente gráficas tipo HWgUI, Minigui etc... mas o pessoal vê funcionando parecido com o clipper e deixa ficar assim, até aparecerem outros problemas...
Não sou, nem pretendo ser guia, só posto aqui algumas dicas, pequenas coisas... Quem quiser saber mais vai lendo os foruns e aprendendo, ou parte para uma coisa mais profissional como MUITOS estão fazendo que terá suporte, e um email para reclamar.
Quer usar Harbour ou qualquer outra coisa Open Source ? Se LIGUE nas conversas dos desenvolvedores vai ter menos dor de cabeça. Não quer fazer isso ? quer tudo prontinho porque não tem tempo seu foco é o cliente ? Neste caso, volte uma casa e compre algo com garantias para ter a quem reclamar.
Sobre as linhas do browse, eu prefiro zebrado. É muito melhor ver a LINHA TODA do item com descrição, código e preço... não tem nem como comparar com browse comum, tudo branco, e os clientes sabem disso, é unanimidade, não é problema para "OS" resolver, veja as planilhas do EXCEL, muitas são zebradas, ou listradas facilita a visualização da LINHA na HORIZONTAL.
O Windows tem LUPA, CONTRASTE etc... vários modelos da janelas e fontes de letras para todo tipo de gosto, se for no LINUX ai que vamos ficar eternamente falando de VISUAL elegante.
Quer usar zebrando use, não quer não use. Quando tem reclama porque tem. Quando não tem reclama da mesma forma.
Se estamos trabalhando com TELAS CUI, não tem como ter FULL SCREEN. É a primeira coisa que aprendemos quando compilamos nosso programa do Clipper para o Harbour.
Até hoje o pessoal reclama porque não pode mais usar "set printer to lpt1" da forma tradicional como usávamos no DOS. Mas isso é problema do Harbour ?
A tela cheia usando "GT´s" , é problema do Harbour ? Até BUG no Win95 o pessoal do Harbour encontrou quando começou a criar as GT´s... Ficava lenta uma delas.
Primeiro, o cliente final entende do negócio dele, não de informatização. Isso é ponto pacífico. Então, cabe a nós orientá-lo na informatização.
Um dos clientes que tenho aqui usa outros programas, não possui só uma loja tem várias lojas, com vários programas, e pede a mim alterações nas telas, relatórios etc... porque gostou da tela/relatório do outro programa.
Eu não sei quem é a pessoa hoje no mundo que não sabe, viu ou usa outros programas. Nem que seja os programas dos bancos.

Esse é mais complexo do que só zebrado.
Tem milhares será que todos estão errados ?
E com o Windows 10, como fica? Você vai manter o padrão XP no Win10 só porque o cliente quer?
Quando usamos o tal .RC "MANIFEST" nossos programas assumem as frescuras de cada versão "OS" da M$. Outro problema para quem usa pseudo GUI´s.
Usem Minigui, Hwgui, Xailer, Fivewin... que facilita mais o visual, ou HBQT.
...minha cunhada se acostumou com o Outlook Express e com o XP,...
Pois é, tem muita gente querendo perpetuar o DOS via CLIPPER e não querem aprender a usar o windows.
Quer, porquê quer continuar usando "GET, READ", "@ x,y to ..." ou "save screen" no windows... Não entendeu nada ainda de como funciona o sistema operacional windows e culpa o Harbour por isso.
Acredito que a finalidade do forum é, primeiro separar as coisas. Isso é problema do Harbour ? Posso relatar esse BUG no forum de desenvolvedores, eu consegui isolar o problema ? No mais o que leio é muita reclamação, e quando tem uma duvida ou problema não conseguem explicar direito, ai temos que fazer outras perguntas para entender o que a pessoa está querendo. (mas eu me enquadro ai também)
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.