Migrar Clipper para Harbour.

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Complementando a informação do Jairo, veja esta mensagem:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 342#p90320

Tags: TopBarMenu, HBTopBarMenu

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Josmar dos Santos »

Aproveitando o tópico do colega, eu consegui fazer a migração do meu sisteminha, mas só não entedi uma coisa: Vou tentar explicar da melhor maneira possível, pelo que notei, parece-me que é natureza do Harbour deixar a tela em um certo padrão de tamanho. Ao executar o sistema, ele abre em uma tela pequena, porém, ao executar algum comando no sistema, ou seja, quando teclo enter, a barra de rolagem rola até embaixo. Para continuar executando o sistema, tenho que subir a barra de rolagem da tela até o começo e continuar operando o sistema. Por exemplo: Ao acessar o programa, tenho que digitar o Operador e dar enter para o cursor entrar no campo da senha. (Ao dar enter, a barra de rolagem vai até o fim da tela deixada por padrão do Harbour), pois tenho que subir a tela novamente e digitar a senha. Isso ocorre em outros funcões do sistema.

O programa fica em uma parte da tela e abaixo de ele, fica um espaço vazio

Como proceder?

Será que deu para entender? O negócio é meio chato de explicar..rs.rs.rs

Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Simples:
O Clipper trabalha no DOS.
O DOS tem telas disponíveis 25 x 80, 33 x 80, 43 x 80, 50 x 80.
Se a janela consoloe estiver diferente, entra automático o padrão 25 x 80

O Harbour trabalha em Windows. Não há padrão.
Se sua janela console estiver configurada pra 1000 linhas x 100 colunas, é isso que o Harbour vai usar.
A não ser que coloque SetMode( 25, 80 ) ou o tamanho que quiser.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok JoséQuintas, problema resolvido...Um abraço

Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Ok. Só pra completar meu post, tem também 28 X 80 pro Clipper.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Puxa! Me empolguei. JoséQuintas, preciso fazer mais algumas perguntas, assim já poderei fazer o sistema rodar em rede. Para manipular o banco de dados no clipper eu utilizava o DBU e o PROMETHEUS (DBF). Os mesmos são válidos para o Harbour ou há outras opções?
E Aproveitando a brecha, como colocar uma LIB Gráfica no Sistema? E qual a melhor opção na sua opinião?

No Clipper eu colocava as LIbs no sistema.lnk, agora não sei se é a mesma coisa
Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

A opção que uso é gtwvg.
Se quiser apenas fazer teste, sem mexer definitivo, acrescente gtwvg.hbc na linha de comando.

hbmk2 arquivo.hbp gtwvg.hbc

Se quiser deixar fixo, só acrescentar uma linha no hbp com isso.

Um detalhe é que se chamar o programa pelo DOS/BAT, ele vai abrir uma janela DOS de fundo.
A saída, se usar arquivo BAT, é usar

start seuaplicativo.exe

Mas se o seu bat tiver mais coisas pra depois do aplicativo, vai ter que estudar uma forma de contornar.
José M. C. Quintas

Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Josmar dos Santos escreveu:Para manipular o banco de dados no clipper eu utilizava o DBU e o PROMETHEUS (DBF). Os mesmos são válidos para o Harbour ou há outras opções?
Você pode usar o DBU convertido para Harbour do nosso amigo Jairo Maia:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... 659#p92758

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Esqueci dessa parte.
Depende o quanto quer mexer, e que tipos de DBF/Campos vai usar.

Em último caso, último mesmo, eu apelo pro foxpro DOS em uma máquina virtual (porque minha máquina é 64 bits e não roda nela).

No uso normal, pra pequenos trabalhos, uso o "dbase-JoséQuintas"...rs
Criei no tempo do Clipper, e embuto no sistema, liberado só na minha senha.
A vantagem é que usa a mesma RDD do sistema.
Já postei por aqui.

Mas no geral crio fontes pra tudo.
Se faz sempre a mesma coisa por fora, é sinal de que poderia criar uma opção no sistema pra isso.
E sempre que precisar vai estar na mão, e vai fazer a coisa certa.
Costuma ser comum criar tabelas fixas em DBF, e nem fazer tela de cadastro, e alterar por fora quando precisar.
Essa seria uma boa hora de criar o programa de cadastro pra elas, melhor do que usar programa externo não compatível.
José M. C. Quintas

Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Bom dia, num está dando para entender: Em uma pasta, eu consegui compilar legalzinho, já em outra com a cópia do antigo, está gerando esse erro com as mesmas configurações que fiz na outra pasta que está dando certo:
Explicando melhor: Ambos são cópias do antigo sistema gerado pelo clipper52

hbnk2: Processando opções do ambiente: -comp=mingw
gcc.exe: error: .hbmk/win/mingw/_hbmkaut_OFIC.o: No such file or directory
hbmk2[OFIC]: Erro: Executando linkeditor. 1

Por que isso está acontecendo?

Vale lembrar que estou pesquisando no fórum para ver o porque do erro

Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Acho que esse é o único bug da hbmk.
É criado automaticamente um arquivo de inicialização e de vez em quando ele se perde nisso ao ser interrompido.
Se -rebuild não funcionar, apague todos os obj (.o e .c) temporários pra refazer tudo.
Justamente esse nome _hbmkaut_

É bom destacar:
No normal, dependendo da compilação, hbmk2 cria uma pasta .hbmk que não é visível no Windows. Isso na pasta dos fontes/compilação.
Não gosto desse esquema.
Aqui eu uso a configuração -workdir=d:\temp
Sö tem que lembrar que, se trocar de fonte a ser compilado, convém limpar essa pasta temp (d:\temp)
José M. C. Quintas

Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

José, aconteceu um negócio interessante, eu criei o arquivo OFIC.HBP e tinha colocado ele e os PRGS para compilar dentro de uma pasta com o mesmo nome, ou seja, "OFIC", no qual o mesmo gerava o erro acima. Mudei a pasta para "TESTE" e o danado funcionou. Só por Deus mesmo! O Harbour possui uns critérios bem diferente do Clipper, nele não existia essas coisas..

Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

O rolo é justamente a pasta que mencionei.
Dentro da pasta anterior deve ter uma pasta .hbmk. Lá estavam os intermediários. (anterior\.hbmk)
Quando moveu pra uma pasta nova, passou a usar a nova vazia (teste\.hbmk)
Por isso eu prefiro definir uma pasta única, pra ficar fácil apagar.

Nota: O Windows não mostra a pasta .hbmk, mas dá pra olhar manualmente ou pelo prompt.
cd .hbmk

A opção -rebuild é pra recriar tudo do zero, deve ajudar numa hora dessas também

Ou pra simplificar tudo, faça como eu: -workdir=c:\temp
Qualquer coisa, só apagar o conteúdo de c:\temp
José M. C. Quintas

Josmar dos Santos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Para finalizar, ao fazer o atalho do programa para executar o mesmo, o windows sempre da aviso de segurança, ou seja, fornecedor desconhecido, gostaria que não aparecesse mais essa mensagem, tem como fazer isso?
A outra pergunta é: Notei nos monitores de acesso ao servidor que o sistema ficou mais lento. Pelo clipper, o mesmo era mais rápido. É assim mesmo ou existe algum método de aumentar a velocidade do mesmo?

Atenciosamente,

Josmar
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Explique melhor esse "mais lento".
Quanto a mensagem, é normal do Windows porque inventaram a checagem de certificado. Talvez desativar isso.
José M. C. Quintas

Responder