Página 1 de 1

Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 13 Jul 2010 11:22
por prodac
Bom dia a todos !!! Uma empresa de uma grande cidade no Brasil quer adquirir os fontes de meus sistemas.

Alguém pode me dar uma idéia de como calcular o valor destes fontes ? Confesso que não tenho a mínima idéia de como dimensionar este valor...

Abs

Renato

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 13 Jul 2010 21:32
por sygecom
Diga o que seu sistema faz, complexidade, se é multiusuario, clipper ?xharbour ? gui ? etc....

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 13 Jul 2010 23:15
por alxsts
Olá!

Creio que esta questão é difícil de responder... É como se estivéssemos a vender um de nossos filhos e alguem nos perguntasse o preço.

Recentemente estive interessado em adquirir alguns fontes e pesquisei na internet. Seguem dois links que encontrei. Talvez lhe forneçam algum subsídio:
http://www.fullscreen.com.br/d_vb_fonte.asp
http://www.sistemascomfontes.com.br/mas ... 7godGHshAg

Nós, desenvolvedores, sabemos o quanto custa o nosso trabalho em termos de tempo dedicado ao desenvolvimento, estudos da ferramenta, pesquisas de legislação, etc... O comprador dificilmente levará em conta estes aspectos.

Note que os dois links vendem sistemas de automação comercial com fontes incluídos. Um custa 100 reais e o outro 800. Como aferir a qualidade, funcionalidade, performance sem antes comprar?

Provavelmente, a empresa que quer comprar o teu sistema já o conhece por ter usado ou visto alguém usar. Se quer comprar é porque acha bom. Assim, penso que você deveria valorizar ao máximo o teu trabalho mas, sem exagerar para que eles não optem por outra solução. Esse é o equilíbrio difícil de encontrar...

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 13 Jul 2010 23:44
por Maligno
Além de tudo, também tem o aspecto licenciamento. Pode-se vender os fontes de um programa, mas com licença de usufruto. Se a finalidade for comercial, é outra história. É realmente difícil compor preço de um programa. Mas alguns aspectos são mais fáceis de analisar: tempo que o desenvolvimento durou, expectativa de faturamento a médio prazo, etc. Claro que o valor final também precisa estar dentro da realidade de pagamento do futuro comprador.

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 14 Jul 2010 10:36
por Dr.Microso
Olá colega, salve!

Se já considerou a venda dos fontes, deve saber muito bem o que está fazendo e haver fortes razões para isso... Presumo.

Partindo desse princípio, creio que a questão mais difícil (sendo o desenvolvedor) foi resolvida...
Agora é muito fácil achar a base de negociação: tente comprar no mercado justamente o que você está vendendo!
A média apurada indicará as regras do negócio e poderá te surpreender.

A depender do caso, uma parceria comercial (código assistido, ou não) pode ser mais interessante do que a venda, além de ter o lado residual da troca de know-hol (atentar assim, para um contrato bem-amarrado e juridicamente assistido).

Um abraço!

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 14 Jul 2010 12:37
por gvc
Um método "novo" de avaliar o custo de desenvolvimento é o Ponto de Função.
Dê uma estudada para avaliar o tamanho dos seus sistemas. Depois disso vc pode colocar uma valor por Ponto de Função e assim chegar ao valor de cada sistema.

Re: Quanto valem meus Sistemas ?

Enviado: 21 Nov 2010 21:21
por billy1943
Um sistema vale pela serventia que irá proporcionar à empresa que o utilizará.

Como geralmente desenvolvemos um sistema sob medida para uma empresa, dificilmente será utilizado da mesma forma por outra, mesmo que de ramo idêntico.
E vem o mais importante: o empresário é que tem de definir como ele quer administrar seus negócios. Se pudessemos ter um software que servisse para todo mundo, todos os programadores/analistas poderiam ter que procurar outro ofício...

Sistemas dos tipos relatados acima, servem apenas para o empresário iniciar seu aprendizado na utilização de ferramentas, e decidir o que vai precisar, em atendimento total.

Não dá para comprar uma caixa com um CD dentro e pensar que vai administrar seu negócio com isso. Logo ele perceberá que muitas coisas necessárias não existem, e, o mais importante, ele não poderá fazer modificação alguma, mesmo porque nada entenderá de linguagem alguma e retornará ao ponto inicial ou zero.

Terá de contratar uma empresa ou um desenvolvedor e solicitar o que realmente necessita.

O que valeu comprar sistemas com fontes se o trabalho de alterá-los ou adaptá-los não compensará o provável baixo custo deles ?

Bem diz aquele velho ditado: "Não compre coisas inúteis sob o pretexto de baratas."