Amiguinho,
Desculpe-me pela falta de visão da palavrinha
no na sua sentença.
Realmente, que é do meu conhecimento geralmente usamos, DLLs e OCXs no mundo Harbour, vindas do Delphi, Visual Basic, etc.
E por que fazemos isto? Para suprir a falta de algum recurso disponivel para estas linguagens de alto-nivel em nossas aplicação no mundo Harbour. Lógico que alto-nivel se refere financeiramente as linguagens, visto que Harbour não é concorrente comercial mas possui tantos ou mais recursos destas linguagens.
O contrario, uso de DLL com recursos Harbour em aplicativos Delphi, Visual Basic, não seria uma boa adaptação.
Mesmo porque a Harbour.DLL foi criada para ter em tempo de execução as bibliotecas do mesmo.
Se voce vai utilizar uma linguagem que não use Harbour, não vá para Delphi ou Visual Basic e sim para ForPRO, pois voce terá pelo menos 99% de compatibilidade de comandos e recursos.
Quando eu faço uma integração entre Harbour e Delphi/Visual Basic, eu estou colocando estes ultimos em segundo plano de meu projeto, tornando-os meros coadjuvantes de meu aplicativo.
Caso seu desejo seja usar sintaxe xBase no Delphi, aqui mesmo no forum tem contribuição de comandos xBase para Delphi.
Resumindo não conheço casos de uso da Harbour.dll em aplicativos Delphi ou Visual Basic, chegando a conclusão que não é possivel.
Segundo Ron Pinkas voce deveria adquirir a OleServer.lib em
http://www.xHarbour.com para usar com sua DLL de forma que as funções das mesmas se tornassem publicas para outros tipos de lignuagens.