Prezado Andril, salve!
Conseguiu recuperar o arquivo? Se ainda não, saiba que talvez isso
ainda seja possível...
Essa possibilidade é tão real, que aqui na empresa quando nos desfazemos de um PC, rodamos softwares específicos de deleção no HD para frustar qualquer tentativa de recuperação de projetos por algum programador.
Embora a solução já tenha sido dada pelo colega
José Carlos, minha intenção não é
"chover no molhado", mas dar um
realce ao assunto por considerar que mereça atenção complementar (há outros posts no fórum)...
Sempre acontece no lapso de um segundo, como foi contigo, comigo e com certeza acontecerá ainda com muitos, e se o leitor chegou aqui por este motivo, veja os procedimentos que podem
"salvar o dia"....
O que fazer
a) A exemplo de um
acidente com vítimas, a primeira coisa a fazer é
procurar manter a calma. O arquivo ainda está lá... Não saia mexendo aqui ou ali arbritáriamente, porque aí sim, você poderá dificultar/impraticar sua recuperação.
b) Afim de ajudar no processo, começe a fechar os outros programas que rodam em paralelo (inclusive os que estão na
TrayBar), desde que nao gravem mais nada onde estava o arquivo.
c) De
modo algum rode programas que trabalham com a reorganização e manutenção do disco (ferramentas Norton, defrags, scandisks...). Se estão agendados, desative-os: o rearranjo lógico ou físico dos arquivos são as principais causas de insucesso.
d) Mesmo com sobreposição, se não foi apagado a pasta (diretório), isso eleva ainda mais as chances de recuperação.
e) Instale um software de recuperação (como os que foi citado pelo colega). Se ainda não o fez, dê preferência a instalar em outra partição do HD ou rodar um que seja do tipo PAF (portátil) em mídia externa (CD, pendrive, etc).
f) Muitos recuperadores exigem a presença de outra partição para salvar o arquivo recuperado. Caso seu HD não seja particionado, um pendrive vai servir ao propósito. Os arquivos que encontrar, quando salvar, procure renomea-los, isso facilita se tiver que repetir o processo várias vezes.
Desde que passei por isso a 1a vez em 1997 (o backup foi junto) aprendi, e agora sempre que tenho um novo HD, instalo ferramentas de recuperação para casos similares e inclusive faço simulações para aferir sucesso em casos de emergência.
Em 2005 uma colega formatou "acidentalmente" um dos terminais da empresa, onde estava (sem backup) todos os projetos recentes...
Ela ficou um final de semana levando à varios "entendidos no assunto" (mexeram bastante), sem êxito.
Na ocasião, recuperamos todos os arquivos (e por surpresa até outros anteriores a penúltima formatação) através deste freeware:
Drive Rescue 1.9d.
Tem a opção de idioma português, é intuitivo e possui 3 níveis de recuperação. Conseguimos nosso intento na 2a opção de recuperação "Dados Perdidos" (pode levar minutos ou algumas horas em função do tamanho da partição), embora lhe recomende começar pela 1a opção que é rápida ("Deletados").
Na intenção que logre sucesso, através deste ou de outros...
Um abraço!