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Erro 5305

Enviado: 27 Ago 2010 18:54
por lipearu
ola amigos. peguei um programa em clipper de um cliente e salvei. depois formatei o pc dele. e ao executar novamente o programa ele da um erro. na verdade sao dois programas um funcionou corretamente quando eu adicionei alguns valores no congih.nt e no autoexec.nt . mas um deles da um erro na hora que o usuario faz o login. ele abre normal pede login e senha e quando aperto enter. ele minimiza a janela e da o seguinte erro.


CONFIG_CFG (0) Unrecoverable error 5305: Conventional Memory exhausted.

o outro estava dando outro erro e como citei ja resolvei adicionando uma linha naqueles arquivos. este ja procurei em tudo e nao consegui.

uma luz por favorr. heheheheheh

gostei dessa linguagem. nunca tinha ouvido falar. pretendo me aprofundar mais no assunto e começar a programar nela

Re: Erro 5305

Enviado: 28 Ago 2010 13:47
por alxsts
Olá!

Seja bem-vindo ao fórum!

Olhando à distancia, e analisando a mensagem relatada, o problema só pode ser falta de memória base (aquela até os 640Kb). Você terá algumas opções:
- no prompt do CMD, execute o comando MEM e veja quanto tem disponível. Tente verificar o que está sendo carregado no Config.Nt e Autoexec.NT. Veja se tem algo desnecessário sendo carregado e elimine. Um config e autoexec "limpos" deixam 611Kb livres.
- este erro normalmente ocorre com aplicativos clipper gerados em modo real, pelo RTLink. Não sei se você tem os fontes desse sistema. Se tiver, o ideal seria gerar uma nova versão, em modo protegido, através do Blinker. Neste caso, o gerenciamento de memória é muito melhor.

Re: Erro 5305

Enviado: 28 Ago 2010 14:18
por lipearu
poiseh. como citei eh um computador de um cliente que eu formatei. nao tenho o fonte. e o dono que tem o fonte quer nada mais nada menos do que 300 R$ soh para reinstalar. eu sei que ele nao vai reinstalar. vai somente alterar alguma coisa e vai ganhar um dinheiro facil. hehehehe. vou pegar o autoexec e o config e postar aki. nas configurações do atalho eu ja tentei aumentar a memoria ali, mas nao obtive êxito.

desde ja agradeço.

Re: Erro 5305

Enviado: 28 Ago 2010 20:58
por alxsts
Olá!

Respeito a tua opinião mas, creio que o colega que desenvolveu o software vive disso e merece todo respeito...

Fico imaginando quanto tempo e dinheiro ele gastou antes de estar apto a "ganhar um dinheiro fácil".

Além disso, o que representam R$ 300,00, para uma empresa, se ela necessita do benefício da ferramenta?

Re: Erro 5305

Enviado: 29 Ago 2010 02:26
por lipearu
o cara poderia ser mais maleavel nessa questao. ele cobrou a instalação. recebe mensalidade. ai em uma simples formatada ele quer ganhar tudo isso? nao estou dizendo que nao deveria e sim ser um preço justo.

me desculpem se eu fugi do assunto.

Re: Erro 5305

Enviado: 29 Ago 2010 13:11
por alxsts
Olá!

Sem problemas. Se funcionava antes, deveria funcionar agora também. Poste o Config.nt e o Autoexec.nt para análise.

Re: Erro 5305

Enviado: 29 Ago 2010 13:51
por ANDRIL
Provavelmente na versao anterior do windows instalada, tinha em seu config.nt ou autoexec.nt, chamada a algum aplicativo de gerenciamento de memoria. Ou no atalho desse sistema, um bat usando algum gerenciador. Ou ainda, tente utilitarios que conseguem aumentar os 640kb.

Sem fugir do assunto...
o cara poderia ser mais maleavel nessa questao. ele cobrou a instalação. recebe mensalidade. ai em uma simples formatada ele quer ganhar tudo isso?
Não posso deixar de comentar. Na hora de vender o sistema, eu (pelo menos e acho que os demais colegas aqui), explicamos sob qual forma estamos vendendo nossos softwares.

O cliente tem que ter opções, ou seja, quer comprar e ficar na "sorte", ok. Quer comprar e pagar mensalidade para casos como o citado aqui estejam respaldados. Quem decide é o cliente. Agora quando a porca perde o rabo, ai é fácil falar que a empresa ou programador gosta de ganhar dinheiro nas costas deles.

Nada contra técnicos, mais eles são os primeiros a meter formatação na máquina sem antes consultar o desenvolvedor para ver se o cliente tem ou nao cobertura para isso, ou para pelo menos informar o cliente que nesse caso, tera que pagar novamente. Depois que fazem... ai ajudam a meter o pau no desenvolvedor falando que é imoral cobrar novamente. Eu mesmo mexo com hardware, porem quando pego uma maquina que tem softwares de terceiros, ja aviso logo o cliente para obter informacoes sobre reinstalações, o que deveria ser de praxe.

Agora me fale, se o cliente pega se micro formatadinho, usa pega virus e etc, precisa formatar de novo, quantas vezes ele vai ficar fazendo isso sem cobrar novamente?

Não vou estender aqui, por que sei que o pessoal ja conhece muito bem esta historia.


Boa sorte.