Página 1 de 1
Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 29 Dez 2010 09:18
por ANDRIL
Pessoal, alguém tem idéia de operar o uso de ECF para Deliverys, exemplo uma Pizzaria.
Por exemplo, o cliente liga faz o pedido vai sair o pedido impresso na impressora comum de cupom (nao fiscal), agora o cupom fiscal deve ser emitido antes (assim o motoboy ja leva o cupom) ou depois (na volta do motoboy com certeza que o cliente ja pagou).
Penso que se emitir antes, o cliente pode devolver a pizza ( por n motivos ) e o cupom ja ter sido impresso e como sabemos não terá como cancelar, devido nao ser mais o ultimo emitido.
Alguém com uma luz?
Abraços
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 29 Dez 2010 11:48
por alaminojunior
Fala Andril.
Eu entendo o seguinte:
Independente do cliente comprar pessoalmente ou não, o comerciante está se propondo a vender, e com isso arcar com possíveis problemas que a gente sabe existir.
Sendo assim, o correto sería emitir o cupom fiscal, para amparar o transporte da mercadoria. Com isso o comerciante se isenta de problemas caso um fiscal páre o transportador no meio do trajeto, ou ainda alguém pense que o motoboy esteja roubando a pizza (pode ser que a sogra esteja de marcação com ele).
Caso o cliente devolva esta pizza, o comerciante emite uma nota de entrada, ou dependendo da velocidez do motoboy e movimento da pizzaria, cancela o último cupom fiscal emitido.
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 29 Dez 2010 15:06
por ANDRIL
Alamino Obrigado.
Eu também penso dessa forma e talvez seja até a correta (não faria sentido emitir o cupom fiscal depois, o cliente não ira buscar mesmo).
Tem também o problema da forma de pagamento, o cliente fala que é dinheiro durante o atendimento, chega lá paga com ticket por que se enganou, etc.
Vamos ver se tem mais alguém que já usa esse esquema ou tenha outro ponto de vista.
Ate+
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 30 Dez 2010 09:16
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
Independente do ponto de vista de cada um, o correto e respeitar a legislação.
Deve emitir no ato da compra. Se a pizza voltar, se a forma de pagamento mudar, se... não vem ao caso é melhor fazer como manda a legislação do que levar uma multa.
Pior que emitir o cupom e alguma coisa dar errada, é sem dúvida a devolução física do produto. Pizza fria e requentada ninguém quer :'(
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 30 Dez 2010 11:47
por ANDRIL
Olá Itamar,
Com certeza pizza fria e requentada não dá. Agora se a cada pedido via telefone, tiver que imprimir um cupom nao fiscal (com os itens para a cozinha, bar etc) e logo em seguida um fiscal, vai complicar ate mesmo pelo gasto como pelo tempo. E também, cada ponto de atendimento telefônico, por lei, terá que ter uma ECF física.
Haja investimento!
Agradeço aos colegas pelas respostas.
Abraços e Feliz 2011 a todos nós!
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 30 Dez 2010 12:23
por alaminojunior
E se por acaso fosse adotada uma rotina de emitir esses cupons fiscais num segundo momento antes da partida do maluco da motocicleta, por um outro operador responsável pelas entregas ?? Note que haverá um tempinho entre a ligação do cliente e a pizza estar pronta para sair.
Nesse caso podería haver apenas 01 ou 02 ECF´s dependendo da demanda, e os atendentes precisaríam apenas se dedicar em atender os pedidos.
Olha, podemos até não chegar a conclusão nenhuma, mas esse papo já deu fome ontem e vai dar hoje de novo !
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 31 Dez 2010 09:14
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
No caso dos itens para cozinha/sucos/Drinks etc... Nestes locais deverá ter uma impressora. É só colocar uma MultSerial, puxar viar com1,com2,com3... O programa verifica o que é de cada lugar e manda. Quando o atendente pressionar a tecla para fechar o pedido ai sim sai o cupom fiscal. Não precisa ter uma impressora para cada CPU. O BematechMonitor/ACBR verifica se existe os arquivos de comandos e manda para a ECF, é só compartilhar a pasta. Até se preferir pode criar seu próprio programa de monitoramento para tirar cupom fiscal, não é dificil, existem alguns programas homologados que fazem isso.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 31 Dez 2010 09:22
por Maligno
Penso que se emitir antes, o cliente pode devolver a pizza
É o mesmo caso do comerciante aceitar cheque como pagamento (é obrigado). Se o cheque voltar e não for possível recuperar, é prejuízo dele. Se o cliente devolver a pizza, o comerciante terá de arcar com o imposto e ficar com a pizza fria. É o risco ao qual esse tipo de comércio sempre estará sujeito. Não tem como fugir.
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 03 Jan 2011 15:01
por asimoes
Quando a Domino´s Pizza usava meu sistema, a emissão do cupom fiscal era na saída do motoqueiro. A impressão do cupom era feita no terminal de saída da pizza, aliás, só tinha uma impressora fiscal. Quando um cliente no balção fazia um pedido, o cupom era impresso nesta estação de saída. Quando o pedido era de entrega, caso o cliente desistice da compra o procedimento era fazer um nota de entrada no final do dia.
[]´s
Re: Delivery e Cupom Fiscal como proceder?
Enviado: 03 Jan 2011 18:18
por ANDRIL
Amigos, obrigados a todos que responderam. Acho que no caso específico de pizzaria, vou bolar algo que imprima na liberação da pizza o motoqueiro.
Abraços